O dissídio de Instrutor de Treinamento Comercial 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233215 no cargo de Instrutor de Treinamento Comercial.

Estado com maior salário médio

Mato Grosso do Sul

R$ 8.529,53

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

3.273 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Rio Branco - AC

R$ 2.462,38

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.536 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Tratamento de Dados, Provedores de Serviços de Aplicação e Serviços de Hospedagem na Internet

R$ 14.743,68

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Outras Atividades de Ensino

3.638 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, em empresas, órgãos e instituições públicos ou privados Promove atividades de ensino, considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a planejamento, organização, otimização e realização de processos e operações de serviços administrativos de comercialização de bens e produtos.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

O que faz um Instrutor de Treinamento Comercial

O Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento comercial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os locais de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, considerando as especificidades da ocupação, de acordo com a legislação.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas.

Ensina métodos, técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes de teorias e práticas comerciais, referentes a planejamento, organização, otimização e realização de operações e processos administrativos e de rotinas de secretaria, de acordo com normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde, de qualidade e de preservação ambiental Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas comerciais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudos de caso, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar técnicas comerciais, por meio de procedimentos, operações e processos de serviços administrativos e de rotinas de secretaria, referentes à gestão de informações, organização e normas administrativas, elaboração e expedição de documentos, controle de processos e de entrada e saída de correspondência e documentação, arquivamento de informações, legislação, normas e procedimentos de comercialização.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas comerciais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas, e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao descarte e acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.

Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Pode realizar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela preservação, acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.

Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial

O profissional Instrutor de Treinamento Comercial deve planejar metas e estratégias de ações educacionais, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, demonstrar competências pessoais, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, prestar serviços À comunidade, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, comunicar-se, elaborar material pedagógico.

Condições de trabalho da profissão

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.

Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial

Um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial deve integrar-se em eventos da área, participar da captação de recursos financeiros e físicos, prestar assessoria técnica à comunidade, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, demonstrar perseverança, auto avaliar-se, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, demonstrar criatividade, dialogar com os meios de comunicação de massa, sistematizar a produção científica da área, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, participar de campanhas educativas, sistematizar os termos técnicos da área, orientar os alunos, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, simular situações atuais de trabalho, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, comprovar certificação das competências, promover intercâmbios institucionais, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, sistematizar as mudanças tecnológicas, comprovar experiência na área específica, participar de ações institucionais com objetivo social, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, participar de atividades de elaboração do plano de curso, demonstrar capacidade de aprendizagem, criar situações de trabalho em equipe, selecionar material pedagógico, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, agir eticamente na profissão, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, demonstrar capacidade de avaliação, limpar os equipamentos, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, definir metodologias e técnicas de ensino, demonstrar flexibilidade, preparar recursos audiovisuais, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, adequar material pedagógico, fixar metas educacionais para a escola, preencher planilhas de custo, demonstrar liderança, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, tomar parte na elaboração do calendário escolar, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, investigar diferentes recursos didáticos, selecionar recursos didáticos, tomar providências em casos de emergência, analisar as avaliações, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, revisar material pedagógico, identificar características e interesses pessoais dos alunos, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, organizar exposições de produtos, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, registrar as tarefas executadas pelos alunos, demonstrar tolerância e paciência, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, demonstrar capacidade de organização, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, comprovar qualificação profissional na área de atuação, corrigir trabalhos, provas, exercícios, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, dialogar com os outros professores, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, elaborar os planos de aula, executar a manutenção preventiva, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, fixar critérios de avaliação dos alunos, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, negociar projetos e cursos, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, dialogar com membros e instituições da comunidade, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, utilizar referenciais de avaliação normatizados, registrar controles de estoque, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, consultar manual do equipamento para manutenção, promover a exposição e venda de produtos do curso, revisar as metodologias e técnicas de ensino, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, criar situações operacionais de atividades, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, preencher diários de classe ou similares, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, ministrar palestras para públicos de fora da escola, preparar material didático, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, verificar o estado dos equipamentos de segurança, programar a utilização de material didático-pedagógico, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, programar calendário de atividades para estágios de alunos, estimular os alunos na busca de conhecimento, controlar o estoque de peças de reposição, tomar parte na organização do currículo escolar, avaliar competências adquiridas anteriormente, sistematizar as normas técnicas, expressar-se com clareza, sistematizar a legislação na sua área, propor cronograma de atividades pedagógicas, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, conferir a execução da manutenção, identificar novas fontes para atualização, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, estabelecer referenciais de avaliação, dialogar com outros setores ou unidades da escola, encaminhar alunos para atendimentos específicos, criar situações interativas com o mercado de trabalho, processar materiais para a utilização em ensino, divulgar ideias através de projetos de ensino, confeccionar apostilas para apoio às aulas, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, especificar equipamentos para manutenção e reposição, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, criar relacionamentos de confiabilidade, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, dialogar com os alunos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Treinamento Comercial ficou em 6.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Treinamento Comercial e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 6.70% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Treinamento Comercial em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Treinamento Comercial ficou em 8.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025

O salário de Instrutor de Treinamento Comercial mostrado aqui é resultado do levantamento de 7.947 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Treinamento Comercial com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Instrutor de Treinamento Comercial CBO 233215 salário