O dissídio de Instrutor de Treinamento Comercial 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233215 no cargo de Instrutor de Treinamento Comercial.
Estado com maior salário médio
Mato Grosso do Sul
R$ 8.529,53
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
3.273 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio Branco - AC
R$ 2.462,38
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.536 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Tratamento de Dados, Provedores de Serviços de Aplicação e Serviços de Hospedagem na Internet
R$ 14.743,68
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Outras Atividades de Ensino
3.638 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, em empresas, órgãos e instituições públicos ou privados Promove atividades de ensino, considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a planejamento, organização, otimização e realização de processos e operações de serviços administrativos de comercialização de bens e produtos.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
O que faz um Instrutor de Treinamento Comercial
O Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento comercial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os locais de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, considerando as especificidades da ocupação, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas.
Ensina métodos, técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes de teorias e práticas comerciais, referentes a planejamento, organização, otimização e realização de operações e processos administrativos e de rotinas de secretaria, de acordo com normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde, de qualidade e de preservação ambiental Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas comerciais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudos de caso, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar técnicas comerciais, por meio de procedimentos, operações e processos de serviços administrativos e de rotinas de secretaria, referentes à gestão de informações, organização e normas administrativas, elaboração e expedição de documentos, controle de processos e de entrada e saída de correspondência e documentação, arquivamento de informações, legislação, normas e procedimentos de comercialização.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas comerciais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas, e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao descarte e acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode realizar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela preservação, acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
O profissional Instrutor de Treinamento Comercial deve comunicar-se, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, prestar serviços À comunidade, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, elaborar material pedagógico, planejar metas e estratégias de ações educacionais, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
Um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial deve confeccionar apostilas para apoio às aulas, dialogar com os alunos, demonstrar liderança, tomar parte na organização do currículo escolar, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, dialogar com outros setores ou unidades da escola, preencher planilhas de custo, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, simular situações atuais de trabalho, processar materiais para a utilização em ensino, selecionar recursos didáticos, negociar projetos e cursos, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, comprovar experiência na área específica, demonstrar flexibilidade, registrar as tarefas executadas pelos alunos, definir metodologias e técnicas de ensino, fixar critérios de avaliação dos alunos, demonstrar capacidade de organização, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, tomar providências em casos de emergência, promover intercâmbios institucionais, selecionar material pedagógico, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, dialogar com membros e instituições da comunidade, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, executar a manutenção preventiva, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, preparar recursos audiovisuais, comprovar certificação das competências, adequar material pedagógico, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, estabelecer referenciais de avaliação, ministrar palestras para públicos de fora da escola, programar calendário de atividades para estágios de alunos, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, participar de campanhas educativas, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, programar a utilização de material didático-pedagógico, investigar diferentes recursos didáticos, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, criar relacionamentos de confiabilidade, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, sistematizar os termos técnicos da área, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, sistematizar a legislação na sua área, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, sistematizar as mudanças tecnológicas, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, utilizar referenciais de avaliação normatizados, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, orientar os alunos, elaborar os planos de aula, dialogar com os outros professores, dialogar com os meios de comunicação de massa, demonstrar capacidade de avaliação, verificar o estado dos equipamentos de segurança, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, estimular os alunos na busca de conhecimento, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, preparar material didático, demonstrar criatividade, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, divulgar ideias através de projetos de ensino, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, limpar os equipamentos, controlar o estoque de peças de reposição, criar situações interativas com o mercado de trabalho, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, participar da captação de recursos financeiros e físicos, demonstrar tolerância e paciência, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, revisar as metodologias e técnicas de ensino, participar de ações institucionais com objetivo social, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, agir eticamente na profissão, registrar controles de estoque, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, organizar exposições de produtos, encaminhar alunos para atendimentos específicos, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, promover a exposição e venda de produtos do curso, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, criar situações de trabalho em equipe, demonstrar perseverança, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, integrar-se em eventos da área, consultar manual do equipamento para manutenção, auto avaliar-se, avaliar competências adquiridas anteriormente, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, prestar assessoria técnica à comunidade, preencher diários de classe ou similares, revisar material pedagógico, corrigir trabalhos, provas, exercícios, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, especificar equipamentos para manutenção e reposição, participar de atividades de elaboração do plano de curso, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, sistematizar a produção científica da área, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), fixar metas educacionais para a escola, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, analisar as avaliações, tomar parte na elaboração do calendário escolar, sistematizar as normas técnicas, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, criar situações operacionais de atividades, propor cronograma de atividades pedagógicas, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, comprovar qualificação profissional na área de atuação, demonstrar capacidade de aprendizagem, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, identificar novas fontes para atualização, conferir a execução da manutenção, expressar-se com clareza, identificar características e interesses pessoais dos alunos, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Treinamento Comercial ficou em 6.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Treinamento Comercial e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 6.40% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Treinamento Comercial em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Treinamento Comercial ficou em 9.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025
O salário de Instrutor de Treinamento Comercial mostrado aqui é resultado do levantamento de 7.947 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Treinamento Comercial com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços
- Instrutor de Treinamentos Industriais
- Instrutor de Aprendizagem em Transportes
- Instrutor de Aprendizagem Comercial
- Instrutor Agrícola
- Instrutor de Aprendizagem Industrial
- Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Agropecuário
- Instrutor de Aprendizagem em Informática
- Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional)
- Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal