O dissídio de Instrutor de Aprendizagem Comercial 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233215 no cargo de Instrutor de Aprendizagem Comercial.
Estado com maior salário médio
Mato Grosso do Sul
R$ 8.529,53
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
3.273 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio Branco - AC
R$ 2.462,38
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.536 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Tratamento de Dados, Provedores de Serviços de Aplicação e Serviços de Hospedagem na Internet
R$ 14.743,68
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Outras Atividades de Ensino
3.638 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, em empresas, órgãos e instituições públicos ou privados Promove atividades de ensino, considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a planejamento, organização, otimização e realização de processos e operações de serviços administrativos de comercialização de bens e produtos.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
O que faz um Instrutor de Aprendizagem Comercial
O Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento comercial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os locais de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, considerando as especificidades da ocupação, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas.
Ensina métodos, técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes de teorias e práticas comerciais, referentes a planejamento, organização, otimização e realização de operações e processos administrativos e de rotinas de secretaria, de acordo com normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde, de qualidade e de preservação ambiental Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas comerciais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudos de caso, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar técnicas comerciais, por meio de procedimentos, operações e processos de serviços administrativos e de rotinas de secretaria, referentes à gestão de informações, organização e normas administrativas, elaboração e expedição de documentos, controle de processos e de entrada e saída de correspondência e documentação, arquivamento de informações, legislação, normas e procedimentos de comercialização.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas comerciais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas, e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao descarte e acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode realizar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela preservação, acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
O profissional Instrutor de Aprendizagem Comercial deve fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, prestar serviços À comunidade, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, elaborar material pedagógico, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, comunicar-se, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, planejar metas e estratégias de ações educacionais, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
Um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial deve participar de ações institucionais com objetivo social, fixar critérios de avaliação dos alunos, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, criar situações de trabalho em equipe, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, executar a manutenção preventiva, investigar diferentes recursos didáticos, comprovar experiência na área específica, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, agir eticamente na profissão, selecionar recursos didáticos, dialogar com os meios de comunicação de massa, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, dialogar com os outros professores, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, controlar o estoque de peças de reposição, demonstrar perseverança, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, preparar recursos audiovisuais, divulgar ideias através de projetos de ensino, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, elaborar os planos de aula, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, programar a utilização de material didático-pedagógico, preencher planilhas de custo, criar situações operacionais de atividades, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, registrar controles de estoque, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, orientar os alunos, criar situações interativas com o mercado de trabalho, participar de campanhas educativas, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, corrigir trabalhos, provas, exercícios, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, dialogar com membros e instituições da comunidade, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, sistematizar a produção científica da área, prestar assessoria técnica à comunidade, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, estabelecer referenciais de avaliação, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, definir metodologias e técnicas de ensino, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, analisar as avaliações, conferir a execução da manutenção, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, preencher diários de classe ou similares, fixar metas educacionais para a escola, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, sistematizar as normas técnicas, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, auto avaliar-se, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, participar da captação de recursos financeiros e físicos, criar relacionamentos de confiabilidade, identificar novas fontes para atualização, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, sistematizar a legislação na sua área, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, especificar equipamentos para manutenção e reposição, negociar projetos e cursos, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, demonstrar tolerância e paciência, revisar material pedagógico, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, registrar as tarefas executadas pelos alunos, demonstrar criatividade, consultar manual do equipamento para manutenção, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, expressar-se com clareza, demonstrar capacidade de organização, programar calendário de atividades para estágios de alunos, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), comprovar qualificação profissional na área de atuação, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, preparar material didático, promover intercâmbios institucionais, utilizar referenciais de avaliação normatizados, confeccionar apostilas para apoio às aulas, demonstrar capacidade de aprendizagem, revisar as metodologias e técnicas de ensino, encaminhar alunos para atendimentos específicos, tomar parte na organização do currículo escolar, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, avaliar competências adquiridas anteriormente, dialogar com os alunos, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, tomar parte na elaboração do calendário escolar, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, demonstrar liderança, processar materiais para a utilização em ensino, comprovar certificação das competências, simular situações atuais de trabalho, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, selecionar material pedagógico, limpar os equipamentos, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, ministrar palestras para públicos de fora da escola, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, sistematizar os termos técnicos da área, tomar providências em casos de emergência, demonstrar capacidade de avaliação, participar de atividades de elaboração do plano de curso, adequar material pedagógico, verificar o estado dos equipamentos de segurança, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, propor cronograma de atividades pedagógicas, integrar-se em eventos da área, organizar exposições de produtos, identificar características e interesses pessoais dos alunos, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, promover a exposição e venda de produtos do curso, demonstrar flexibilidade, estimular os alunos na busca de conhecimento, dialogar com outros setores ou unidades da escola, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, sistematizar as mudanças tecnológicas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Aprendizagem Comercial ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Aprendizagem Comercial e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 4.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Aprendizagem Comercial em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Aprendizagem Comercial ficou em 9.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025
O salário de Instrutor de Aprendizagem Comercial mostrado aqui é resultado do levantamento de 7.947 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Aprendizagem Comercial com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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