O dissídio de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233215 no cargo de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial.

Estado com maior salário médio

Mato Grosso do Sul

R$ 8.529,53

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

3.273 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Rio Branco - AC

R$ 2.462,38

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.536 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Tratamento de Dados, Provedores de Serviços de Aplicação e Serviços de Hospedagem na Internet

R$ 14.743,68

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Outras Atividades de Ensino

3.638 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, em empresas, órgãos e instituições públicos ou privados Promove atividades de ensino, considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a planejamento, organização, otimização e realização de processos e operações de serviços administrativos de comercialização de bens e produtos.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

O que faz um Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial

O Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento comercial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os locais de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, considerando as especificidades da ocupação, de acordo com a legislação.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas.

Ensina métodos, técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes de teorias e práticas comerciais, referentes a planejamento, organização, otimização e realização de operações e processos administrativos e de rotinas de secretaria, de acordo com normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde, de qualidade e de preservação ambiental Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas comerciais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudos de caso, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar técnicas comerciais, por meio de procedimentos, operações e processos de serviços administrativos e de rotinas de secretaria, referentes à gestão de informações, organização e normas administrativas, elaboração e expedição de documentos, controle de processos e de entrada e saída de correspondência e documentação, arquivamento de informações, legislação, normas e procedimentos de comercialização.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas comerciais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas, e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao descarte e acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.

Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Pode realizar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela preservação, acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.

Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial

O profissional Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial deve comunicar-se, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, planejar metas e estratégias de ações educacionais, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, prestar serviços À comunidade, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, demonstrar competências pessoais, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, elaborar material pedagógico.

Condições de trabalho da profissão

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.

Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial

Um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial deve preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), demonstrar criatividade, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, criar situações operacionais de atividades, fixar critérios de avaliação dos alunos, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, demonstrar perseverança, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, corrigir trabalhos, provas, exercícios, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, criar situações de trabalho em equipe, participar da captação de recursos financeiros e físicos, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, programar calendário de atividades para estágios de alunos, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, demonstrar capacidade de aprendizagem, comprovar certificação das competências, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, registrar controles de estoque, revisar material pedagógico, sistematizar as mudanças tecnológicas, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, auto avaliar-se, preparar material didático, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, confeccionar apostilas para apoio às aulas, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, executar a manutenção preventiva, integrar-se em eventos da área, revisar as metodologias e técnicas de ensino, demonstrar flexibilidade, verificar o estado dos equipamentos de segurança, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, dialogar com membros e instituições da comunidade, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, sistematizar as normas técnicas, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, dialogar com outros setores ou unidades da escola, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, demonstrar tolerância e paciência, analisar as avaliações, sistematizar os termos técnicos da área, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, prestar assessoria técnica à comunidade, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, demonstrar liderança, identificar novas fontes para atualização, especificar equipamentos para manutenção e reposição, orientar os alunos, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, definir metodologias e técnicas de ensino, fixar metas educacionais para a escola, preparar recursos audiovisuais, demonstrar capacidade de avaliação, expressar-se com clareza, dialogar com os outros professores, encaminhar alunos para atendimentos específicos, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, participar de campanhas educativas, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, promover intercâmbios institucionais, investigar diferentes recursos didáticos, processar materiais para a utilização em ensino, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, promover a exposição e venda de produtos do curso, negociar projetos e cursos, preencher planilhas de custo, comprovar qualificação profissional na área de atuação, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, selecionar material pedagógico, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, comprovar experiência na área específica, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, tomar providências em casos de emergência, identificar características e interesses pessoais dos alunos, conferir a execução da manutenção, sistematizar a produção científica da área, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, tomar parte na organização do currículo escolar, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, limpar os equipamentos, participar de atividades de elaboração do plano de curso, criar situações interativas com o mercado de trabalho, organizar exposições de produtos, simular situações atuais de trabalho, divulgar ideias através de projetos de ensino, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, controlar o estoque de peças de reposição, propor cronograma de atividades pedagógicas, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, dialogar com os alunos, avaliar competências adquiridas anteriormente, elaborar os planos de aula, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, estabelecer referenciais de avaliação, ministrar palestras para públicos de fora da escola, adequar material pedagógico, utilizar referenciais de avaliação normatizados, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, tomar parte na elaboração do calendário escolar, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, demonstrar capacidade de organização, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, agir eticamente na profissão, preencher diários de classe ou similares, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, consultar manual do equipamento para manutenção, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, selecionar recursos didáticos, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, sistematizar a legislação na sua área, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, criar relacionamentos de confiabilidade, dialogar com os meios de comunicação de massa, participar de ações institucionais com objetivo social, estimular os alunos na busca de conhecimento, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, registrar as tarefas executadas pelos alunos, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, programar a utilização de material didático-pedagógico.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 4.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial ficou em 10.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025

O salário de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial mostrado aqui é resultado do levantamento de 7.947 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial CBO 233215 salário