O dissídio de Instrutor de Aprendizagem Comercial 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233215 no cargo de Instrutor de Aprendizagem Comercial.

Estado com maior salário médio

Mato Grosso do Sul

R$ 8.529,53

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

3.273 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Rio Branco - AC

R$ 2.462,38

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.536 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Tratamento de Dados, Provedores de Serviços de Aplicação e Serviços de Hospedagem na Internet

R$ 14.743,68

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Outras Atividades de Ensino

3.638 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, em empresas, órgãos e instituições públicos ou privados Promove atividades de ensino, considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a planejamento, organização, otimização e realização de processos e operações de serviços administrativos de comercialização de bens e produtos.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

O que faz um Instrutor de Aprendizagem Comercial

O Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento comercial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os locais de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, considerando as especificidades da ocupação, de acordo com a legislação.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas.

Ensina métodos, técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes de teorias e práticas comerciais, referentes a planejamento, organização, otimização e realização de operações e processos administrativos e de rotinas de secretaria, de acordo com normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde, de qualidade e de preservação ambiental Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas comerciais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudos de caso, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar técnicas comerciais, por meio de procedimentos, operações e processos de serviços administrativos e de rotinas de secretaria, referentes à gestão de informações, organização e normas administrativas, elaboração e expedição de documentos, controle de processos e de entrada e saída de correspondência e documentação, arquivamento de informações, legislação, normas e procedimentos de comercialização.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas comerciais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas, e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao descarte e acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.

Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Pode realizar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela preservação, acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.

Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial

O profissional Instrutor de Aprendizagem Comercial deve zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, prestar serviços À comunidade, demonstrar competências pessoais, planejar metas e estratégias de ações educacionais, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, comunicar-se, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, elaborar material pedagógico, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, avaliar o processo de ensino-aprendizagem.

Condições de trabalho da profissão

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.

Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial

Um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial deve selecionar material pedagógico, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, programar calendário de atividades para estágios de alunos, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, demonstrar perseverança, ministrar palestras para públicos de fora da escola, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, sistematizar a produção científica da área, selecionar recursos didáticos, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, programar a utilização de material didático-pedagógico, dialogar com os alunos, corrigir trabalhos, provas, exercícios, especificar equipamentos para manutenção e reposição, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, revisar material pedagógico, demonstrar flexibilidade, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, registrar controles de estoque, adequar material pedagógico, verificar o estado dos equipamentos de segurança, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, sistematizar a legislação na sua área, dialogar com os outros professores, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, identificar novas fontes para atualização, revisar as metodologias e técnicas de ensino, investigar diferentes recursos didáticos, simular situações atuais de trabalho, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, expressar-se com clareza, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, participar de ações institucionais com objetivo social, consultar manual do equipamento para manutenção, organizar exposições de produtos, demonstrar liderança, encaminhar alunos para atendimentos específicos, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, dialogar com os meios de comunicação de massa, prestar assessoria técnica à comunidade, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, confeccionar apostilas para apoio às aulas, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, avaliar competências adquiridas anteriormente, participar de atividades de elaboração do plano de curso, sistematizar os termos técnicos da área, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, processar materiais para a utilização em ensino, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, definir metodologias e técnicas de ensino, auto avaliar-se, tomar providências em casos de emergência, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, executar a manutenção preventiva, elaborar os planos de aula, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, estimular os alunos na busca de conhecimento, criar situações interativas com o mercado de trabalho, comprovar experiência na área específica, preencher planilhas de custo, propor cronograma de atividades pedagógicas, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, controlar o estoque de peças de reposição, dialogar com membros e instituições da comunidade, fixar critérios de avaliação dos alunos, promover intercâmbios institucionais, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, comprovar certificação das competências, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, registrar as tarefas executadas pelos alunos, sistematizar as mudanças tecnológicas, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, estabelecer referenciais de avaliação, tomar parte na elaboração do calendário escolar, criar situações de trabalho em equipe, criar situações operacionais de atividades, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, preparar recursos audiovisuais, participar da captação de recursos financeiros e físicos, sistematizar as normas técnicas, criar relacionamentos de confiabilidade, participar de campanhas educativas, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, integrar-se em eventos da área, preparar material didático, preencher diários de classe ou similares, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, conferir a execução da manutenção, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, utilizar referenciais de avaliação normatizados, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, limpar os equipamentos, dialogar com outros setores ou unidades da escola, fixar metas educacionais para a escola, demonstrar capacidade de organização, tomar parte na organização do currículo escolar, demonstrar capacidade de avaliação, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, analisar as avaliações, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, demonstrar capacidade de aprendizagem, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, comprovar qualificação profissional na área de atuação, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, agir eticamente na profissão, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, identificar características e interesses pessoais dos alunos, demonstrar criatividade, orientar os alunos, demonstrar tolerância e paciência, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, divulgar ideias através de projetos de ensino, promover a exposição e venda de produtos do curso, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, negociar projetos e cursos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Aprendizagem Comercial ficou em 5.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Aprendizagem Comercial e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 5.00% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Aprendizagem Comercial em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Aprendizagem Comercial ficou em 5.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025

O salário de Instrutor de Aprendizagem Comercial mostrado aqui é resultado do levantamento de 7.947 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Aprendizagem Comercial com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Instrutor de Aprendizagem Comercial CBO 233215 salário