O dissídio de Instrutor de Aprendizagem Comercial 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233215 no cargo de Instrutor de Aprendizagem Comercial.

Estado com maior salário médio

Mato Grosso do Sul

R$ 8.529,53

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

3.273 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Rio Branco - AC

R$ 2.462,38

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.536 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Tratamento de Dados, Provedores de Serviços de Aplicação e Serviços de Hospedagem na Internet

R$ 14.743,68

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Outras Atividades de Ensino

3.638 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, em empresas, órgãos e instituições públicos ou privados Promove atividades de ensino, considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a planejamento, organização, otimização e realização de processos e operações de serviços administrativos de comercialização de bens e produtos.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

O que faz um Instrutor de Aprendizagem Comercial

O Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento comercial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os locais de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, considerando as especificidades da ocupação, de acordo com a legislação.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas.

Ensina métodos, técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes de teorias e práticas comerciais, referentes a planejamento, organização, otimização e realização de operações e processos administrativos e de rotinas de secretaria, de acordo com normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde, de qualidade e de preservação ambiental Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas comerciais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudos de caso, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar técnicas comerciais, por meio de procedimentos, operações e processos de serviços administrativos e de rotinas de secretaria, referentes à gestão de informações, organização e normas administrativas, elaboração e expedição de documentos, controle de processos e de entrada e saída de correspondência e documentação, arquivamento de informações, legislação, normas e procedimentos de comercialização.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas comerciais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas, e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao descarte e acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.

Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Pode realizar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela preservação, acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.

Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial

O profissional Instrutor de Aprendizagem Comercial deve prestar serviços À comunidade, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, comunicar-se, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, planejar metas e estratégias de ações educacionais, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, elaborar material pedagógico, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.

Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial

Um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial deve sistematizar a produção científica da área, definir metodologias e técnicas de ensino, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, sistematizar a legislação na sua área, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, processar materiais para a utilização em ensino, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, demonstrar capacidade de avaliação, identificar novas fontes para atualização, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, confeccionar apostilas para apoio às aulas, analisar as avaliações, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, dialogar com os outros professores, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, demonstrar criatividade, identificar características e interesses pessoais dos alunos, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, corrigir trabalhos, provas, exercícios, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, consultar manual do equipamento para manutenção, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, estimular os alunos na busca de conhecimento, preencher planilhas de custo, negociar projetos e cursos, selecionar recursos didáticos, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, comprovar experiência na área específica, participar da captação de recursos financeiros e físicos, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, sistematizar os termos técnicos da área, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, criar situações de trabalho em equipe, expressar-se com clareza, elaborar os planos de aula, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, revisar as metodologias e técnicas de ensino, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, comprovar qualificação profissional na área de atuação, criar situações interativas com o mercado de trabalho, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, promover a exposição e venda de produtos do curso, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, utilizar referenciais de avaliação normatizados, conferir a execução da manutenção, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, orientar os alunos, fixar critérios de avaliação dos alunos, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, organizar exposições de produtos, revisar material pedagógico, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, tomar parte na elaboração do calendário escolar, programar a utilização de material didático-pedagógico, verificar o estado dos equipamentos de segurança, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, fixar metas educacionais para a escola, demonstrar liderança, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, participar de atividades de elaboração do plano de curso, demonstrar perseverança, limpar os equipamentos, investigar diferentes recursos didáticos, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, agir eticamente na profissão, promover intercâmbios institucionais, avaliar competências adquiridas anteriormente, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, auto avaliar-se, dialogar com os meios de comunicação de massa, controlar o estoque de peças de reposição, preencher diários de classe ou similares, adequar material pedagógico, comprovar certificação das competências, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, tomar parte na organização do currículo escolar, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, participar de ações institucionais com objetivo social, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, prestar assessoria técnica à comunidade, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, dialogar com membros e instituições da comunidade, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, participar de campanhas educativas, sistematizar as mudanças tecnológicas, integrar-se em eventos da área, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, programar calendário de atividades para estágios de alunos, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, encaminhar alunos para atendimentos específicos, selecionar material pedagógico, registrar as tarefas executadas pelos alunos, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, demonstrar capacidade de aprendizagem, ministrar palestras para públicos de fora da escola, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, executar a manutenção preventiva, simular situações atuais de trabalho, preparar recursos audiovisuais, criar situações operacionais de atividades, demonstrar tolerância e paciência, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, especificar equipamentos para manutenção e reposição, divulgar ideias através de projetos de ensino, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, propor cronograma de atividades pedagógicas, dialogar com os alunos, estabelecer referenciais de avaliação, demonstrar flexibilidade, preparar material didático, demonstrar capacidade de organização, criar relacionamentos de confiabilidade, dialogar com outros setores ou unidades da escola, registrar controles de estoque, sistematizar as normas técnicas, tomar providências em casos de emergência.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Aprendizagem Comercial ficou em 8.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Aprendizagem Comercial e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 8.00% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Aprendizagem Comercial em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Aprendizagem Comercial ficou em 3.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025

O salário de Instrutor de Aprendizagem Comercial mostrado aqui é resultado do levantamento de 7.947 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Aprendizagem Comercial com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Instrutor de Aprendizagem Comercial CBO 233215 salário