O dissídio de Inspetor de Terminal 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215130 no cargo de Inspetor de Terminal.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 4.714,29
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
99 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio de Janeiro - RJ
R$ 4.392,72
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
47 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Locação de Mão-De-Obra Temporária
R$ 4.051,21
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Locação de Mão-De-Obra Temporária
40 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Inspetor de terminal Planeja, define estratégias de execução e realiza inspeção de terminais, com o objetivo de garantir a segurança da navegação e das operações, bem como a proteção da poluição ambiental, aplicando conhecimentos de legislação marítima e ambiental, transporte marítimo, infraestrutura portuária, arquitetura naval, manobras de embarcações, dentre outros do campo das ciências náuticas e afins Realiza inspeções de embarcações, de instalações e de operações de logística nos terminais.
Inspeciona operações com navios-tanques em terminais Supervisiona atividades de equipe de combate à poluição Ministra treinamento e forma pessoal aquaviário.
Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Inspetor de Terminal
O Inspetor de terminal examina políticas, procedimentos administrativos, regras de segurança, contratos, políticas ambientais, dentre outras convenções, para planejar as atividades de inspeção de terminal Consulta e aplica legislação.
Segue normas internacionais para a segurança de terminais e navios.
Aplica conhecimentos de ciências navais e afins Examina o plano de carga e sua execução, referente a cada operação de carga no terminal, enfocando distribuição de carga na chegada e partida, densidade, quantidade e temperatura do produto, tanques da embarcação a serem carregados ou descarregados e sequência das operações, identificação das redes de carga a serem usadas – na embarcação e no terminal, vazão máxima de transferência de carga, limites de pressão, limites de temperatura, restrições relativas à acumulação de energia estática, dentre outros itens de controle.
Verifica a existência de meios seguros de acesso entre as embarcações ou entre a embarcação e a instalação em terra no terminal Verifica se foram estabelecidos sinais para situação de emergência, devidamente compreendidos por todos os trabalhadores.
Confere procedimentos para abastecimento.
Avalia condições meteorológicas, vento e correntes, na zona do terminal Avalia as condições ambientais para início e paralisação de manobras.
Inspeciona condições de flutuabilidade.
Avalia condições de atracação e desatracação e de calado Orienta as manobras de atracação, desatracação e fundeio Inspeciona embarcação, examinando equipamentos de convés, de comunicação, de segurança, de salvatagem, da seção de máquinas e de prevenção da poluição ambiental.
Confere certificação da embarcação e de equipamentos Inspeciona condições de segurança e de navegabilidade Controla atmosfera de tanques e avalia estanqueidade de porões.
Avalia o preparo da tripulação Avalia procedimentos de prevenção da poluição ambiental.
Supervisiona atividades dos trabalhadores envolvidos nas operações dos terminais Supervisiona equipe de combate à poluição Controla material de combate à poluição.
Inspeciona condições físicas dos terminais, seus equipamentos e navios, a fim de fornecer indicações, quando cabível, para testes, manutenção, reparos ou substituições Monitora operações e sistemas específicos de medição nos terminais Inspeciona operações logísticas no terminal, avaliando desempenho de segurança e gestão da qualidade dos processos empregados.
Inspeciona áreas de carga da embarcação – local onde estão os tanques de carga, praça de bombas de carga, tanques de lastro, espaços vazios e praças de bombas adjacentes aos tanques de carga – Inspeciona navios-tanques em terminais, para transporte de gás, petróleo, álcool, produtos químicos Realiza a verificação de segurança operacional de embarcações que transportam petróleo e seus derivados.
Verifica desvios nas operações com carga, podendo sugerir alterações de processo para melhorar o desempenho do terminal Coordena operações de controle da poluição, inspecionando instrumentos de controle do lixo descartado pelas embarcações em terminais, examinando registros de bordo, avaliando peso de lixo e data de realização do descarte Realiza inspeção de segurança operacional, no tocante à segurança e ao risco de poluição acordada, para toda operação de carga e descarga em terminal Monitora emissão de poluentes de navio Fiscaliza aplicação da legislação, uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC) e cumprimento das normas de segurança.
Em caso de descumprimento de normas, aciona a autoridade portuária Efetua os registros pertinentes às atividades de inspeção de terminal Efetua auditorias internas em terminais Ministra aulas de formação profissional e treinamentos, para qualificação de pessoal aquaviário, nos campos de conhecimento relacionados com a atividade de inspeção de terminal, definindo o conteúdo programático das atividades formadoras Profere palestras Elabora apresentações e material didático.
Funções do Inspetor de terminal
O profissional Inspetor de Terminal deve navegar com segurança, operar cargas, qualificar pessoal, demonstrar competências pessoais, realizar inspeção naval a bordo, gerenciar material de bordo, administrar pessoal, gerenciar operações, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms).
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Atividades exercidas por um Inspetor de terminal
Um Inspetor de terminal deve demonstrar capacidade de improvisação, demonstrar raciocínio sintético, demonstrar capacidade de adaptação, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, tomar decisões rápidas em situações críticas, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, demonstrar comportamento proativo, coordenar operações de resgate, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, controlar atmosfera do tanque, efetuar auditorias internas, acionar plano de emergência, supervisionar equipe de combate à poluição, elaborar apresentações, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, fiscalizar o uso de epi, elaborar conteúdo programático, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, controlar material de combate à poluição, demonstrar raciocínio matemático, acionar plano de contingência, inspecionar equipamentos de comunicação, fiscalizar a aplicação da legislação, inspecionar condições de navegabilidade, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, avaliar as condições de calado, tomar decisões, inspecionar condições de flutuabilidade, aplicar legislação, avaliar estanqueidade dos porões, avaliar as condições de atracação, trabalhar em equipe, avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental, inspecionar equipamentos de salvatagem, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, proferir palestras, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, demonstrar raciocínio analítico, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), demonstrar criatividade, avaliar o preparo da tripulação, avaliar as condições meteorológicas, elaborar material didático, coordenar operação de controle à poluição, ministrar aulas de formação profissional, inspecionar equipamentos da seção de máquinas, ministrar treinamento em terra, inspecionar as condições de segurança, consultar legislação, efetuar os registros pertinentes, trabalhar sob pressão, avaliar as condições para desatracação, conferir certificação de equipamentos, inspecionar equipamentos de convés, inspecionar equipamentos de segurança, demonstrar percepção espacial, discriminar sons e ruídos, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, conferir certificação da embarcação, demonstrar capacidade de autocontrole, demonstrar percepção cinemática, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, demonstrar liderança, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, discriminar cores.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Inspetor de Terminal ficou em 7.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Inspetor de Terminal e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 7.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Inspetor de Terminal em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Inspetor de Terminal ficou em 5.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025
O salário de Inspetor de Terminal mostrado aqui é resultado do levantamento de 195 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Inspetor de Terminal com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Capitão de Cabotagem (comandante)
- Comandante da Marinha Mercante
- Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante
- Capitão de Manobra da Marinha Mercante
- Primeiro Oficial de Náutica (imediato)
- Agente de Manobra e Docagem
- Segundo Oficial de Náutica
- Vistoriador Naval
- Capitão de Cabotagem
- Primeiro Oficial de Náutica