O dissídio de Segundo Oficial de Náutica (imediato) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215125 no cargo de Segundo Oficial de Náutica (imediato).
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 9.284,77
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
400 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Guapimirim - RJ
R$ 8.567,00
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
207 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Transporte Marítimo de Cabotagem - Carga
R$ 11.641,06
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Navegação de Apoio Marítimo
184 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Imediato da marinha mercante Serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode substituir, eventualmente, o comandante.
Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima Atua como encarregado das seções de convés e câmara, supervisionando equipes de trabalho, administrando operações com carga e dirigindo fainas de convés Auxilia o comandante nas manobras e o assessora na administração da manutenção da embarcação.
Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Segundo Oficial de Náutica (imediato)
O Imediato da marinha mercante serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante Aplica conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas.
Atua como segunda autoridade de bordo, podendo, nessa qualidade, intervir em qualquer parte da embarcação.
Substitui o comandante em suas faltas e impedimentos Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima.
Efetua embarque e desembarque da tripulação Executa ou determina a execução de procedimentos relacionados à segurança da navegação.
Realiza procedimentos relacionados com a inspeção naval, a bordo.
Programa, dirige e fiscaliza a limpeza, a conservação e a desgaseificação dos tanques, redes e válvulas dos sistemas de carga da embarcação, tomando as providências que evitem a poluição do meio ambiente Verifica, pessoal e diariamente, o estado geral dos porões, ralos e pocetos, sobretudo no início do carregamento.
Inspeciona os locais designados para estivagem de cargas inflamáveis, explosivas ou corrosivas.
Prepara o convés para o recebimento de carga Atua como encarregado das seções de convés e de câmara, realizando operações com carga (carga e descarga) e ações de administração de serviços da embarcação, no porto e em viagem Supervisiona equipes de trabalho de convés e de câmara.
Administra a seção de convés, emitindo pedidos de suprimentos, reparos e revisões, mantendo inventariado todo o material, fiscalizando escrituração de livros e documentos Dirige fainas de convés, por ocasião de acidentes e exercícios Controla, com a cooperação do chefe de máquinas, o serviço de abastecimento e distribuição de combustíveis e água, para garantir a eficiência operacional e a segurança da embarcação.
Prepara documentação para despacho da embarcação, de acordo com padrões exigidos pelas autoridades dos portos de escala Administra as operações com carga, elaborando planos de carregamento, de descarga e de manuseio de cargas.
Gerencia e supervisiona atividades com cargas Apresenta previamente, ao comandante, o plano de carregamento e, concluída a carga, entrega o plano final da distribuição, por tanques, dos produtos e suas quantidades embarcadas Dirige o serviço geral de distribuição das cargas dos porões, conveses, frigoríficos e tanques, considerando o calado da embarcação, sua estabilidade, esforços máximos permissíveis, estiva e desestiva da carga.
Fiscaliza as operações de carga, descarga, lastro e deslastro da embarcação Verifica peação, marcação e peação da carga Avalia quantidade de carga movimentada.
Controla as condições da carga durante a viagem, arejando os porões e mantendo a carga líquida ou seca nas condições específicas para transporte, usando os recursos existentes a bordo Controla pressão atmosférica e temperatura de tanques Mantém o navio dentro dos padrões corretos de inertização durante os carregamentos, travessias, estadias, descargas e nas fainas de limpeza dos tanques e movimentação de lastros.
Conduz e coordena programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Conduz sindicâncias a bordo.
Auxilia o comandante em todas as manobras da embarcação Assessora o comandante na administração dos processos de manutenção de bordo.
Funções do Imediato da marinha mercante
O profissional Segundo Oficial de Náutica (imediato) deve demonstrar competências pessoais, navegar com segurança, realizar inspeção naval a bordo, administrar pessoal, operar cargas, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), qualificar pessoal, gerenciar operações, gerenciar material de bordo, coordenar manutenção de bordo.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Atividades exercidas por um Imediato da marinha mercante
Um Imediato da marinha mercante deve testar equipamentos de segurança, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, supervisionar operações de carga e descarga, proferir palestras, manusear cargas a bordo, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, tomar decisões, verificar compatibilidade de cargas, controlar as condições da carga durante a viagem, controlar atmosfera do tanque, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, definir área segura para trabalho, orientar a navegação, supervisionar o sms, conduzir embarcação rápida de salvamento, avaliar a quantidade de carga movimentada, executar procedimentos para navegação com o prático, manobrar a embarcação, executar procedimentos para navegação costeira, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, coordenar operações de reboque, demonstrar raciocínio matemático, transportar passageiros, controlar pressão atmosférica dos tanques, discriminar cores, demonstrar capacidade de autocontrole, operar tampas de escotilha, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, fiscalizar o uso de epi, coordenar postos de emergência, coordenar reuniões de segurança, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, controlar material de combate à poluição, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, elaborar conteúdo programático, avaliar estanqueidade dos porões, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, demonstrar liderança, inspecionar equipamentos de segurança, executar procedimentos de serviços no porto, controlar material de passadiço, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, supervisionar equipe de convés, avaliar as condições para desamarração, coordenar operações de resgate, inspecionar equipamentos de comunicação, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, trabalhar sob pressão, conferir certificação da tripulação, coordenar navegação de objeto rebocado, testar equipamentos de salvatagem, coordenar manutenção de equipamentos de convés, inspecionar equipamentos de navegação, demonstrar criatividade, efetuar embarque e desembarque da tripulação, ministrar treinamento a bordo, coordenar operação de controle à poluição, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, preparar a unidade para reboque, operar cobertas de cargas, inspecionar as condições de segurança, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), ministrar aulas de formação profissional, verificar a permissão de acesso de terceiros, elaborar plano de manuseio da carga, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, controlar material de custeio, controlar temperatura dos tanques, avaliar as condições para amarração, orientar estagiário-aluno a bordo, demonstrar capacidade de improvisação, aplicar legislação, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, operar sistema de posicionamento dinâmico, inspecionar equipamentos de convés, coordenar a operação do guincho de reboque, operar o sistema de lastro, realizar o plano de viagem, demonstrar comportamento proativo, controlar rancho, conferir certificação da embarcação, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, orientar praticante-aluno a bordo, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, operar guincho de manuseio de âncoras, ministrar treinamento em terra, supervisionar postos de manobra de fundeio, efetuar auditorias internas, avaliar as condições de calado, verificar peação da carga, executar procedimentos para navegação em mau tempo, inspecionar condições de flutuabilidade, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, demonstrar percepção espacial, realizar manutenção de equipamentos de navegação, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, supervisionar postos de manobra de amarração, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), verificar sistema de segurança para cargas perigosas, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), operar guincho de reboque, demonstrar raciocínio analítico, demonstrar capacidade de adaptação, inspecionar condições de navegabilidade, realizar manutenção de equipamentos de segurança, elaborar o plano para reboque, conduzir embarcação de salvamento, avaliar as condições meteorológicas, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, elaborar planos de carregamento descarga, controlar publicações regulamentares de bordo, tomar decisões rápidas em situações críticas, controlar epi e epc, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), auxiliar na elaboração de conteúdo didático, efetuar os registros pertinentes, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, preparar documentação para despacho da embarcação, elaborar apresentações, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), controlar certificação da tripulação, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, avaliar as condições de atracação, consultar legislação, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, acionar plano de emergência, controlar certificados regulamentares de bordo, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, elaborar material didático, demonstrar capacidade de negociação, acionar plano de contingência, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, controlar manuais técnicos de bordo, trabalhar em equipe, realizar comunicação de bordo, executar procedimentos para navegação em águas rasas, operar rampas de cargas, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), supervisionar equipe de combate à poluição, controlar planos de bordo, supervisionar seção de câmara, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, controlar medicamento de bordo, discriminar sons e ruídos, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar raciocínio sintético, efetuar embarque e desembarque de passageiros, emitir permissão para trabalho, avaliar o preparo da tripulação, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, inspecionar equipamentos de salvatagem, operar equipamentos de navegação, verificar marcação das cargas, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, supervisionar equipe de conexão de mangote, avaliar as condições para desatracação, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), coordenar operações de manuseio de âncora, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, operar rampas de acesso, demonstrar percepção cinemática, fiscalizar a aplicação da legislação.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Segundo Oficial de Náutica (imediato) ficou em 5.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Segundo Oficial de Náutica (imediato) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 5.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Segundo Oficial de Náutica (imediato) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Segundo Oficial de Náutica (imediato) ficou em 3.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025
O salário de Segundo Oficial de Náutica (imediato) mostrado aqui é resultado do levantamento de 437 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Segundo Oficial de Náutica (imediato) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: