O dissídio de Segundo Oficial de Náutica (imediato) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215125 no cargo de Segundo Oficial de Náutica (imediato).

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 9.284,77

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

400 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Guapimirim - RJ

R$ 8.567,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

207 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Transporte Marítimo de Cabotagem - Carga

R$ 11.641,06

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Navegação de Apoio Marítimo

184 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Imediato da marinha mercante Serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode substituir, eventualmente, o comandante.

Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima Atua como encarregado das seções de convés e câmara, supervisionando equipes de trabalho, administrando operações com carga e dirigindo fainas de convés Auxilia o comandante nas manobras e o assessora na administração da manutenção da embarcação.

Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

O que faz um Segundo Oficial de Náutica (imediato)

O Imediato da marinha mercante serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante Aplica conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas.

Atua como segunda autoridade de bordo, podendo, nessa qualidade, intervir em qualquer parte da embarcação.

Substitui o comandante em suas faltas e impedimentos Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima.

Efetua embarque e desembarque da tripulação Executa ou determina a execução de procedimentos relacionados à segurança da navegação.

Realiza procedimentos relacionados com a inspeção naval, a bordo.

Programa, dirige e fiscaliza a limpeza, a conservação e a desgaseificação dos tanques, redes e válvulas dos sistemas de carga da embarcação, tomando as providências que evitem a poluição do meio ambiente Verifica, pessoal e diariamente, o estado geral dos porões, ralos e pocetos, sobretudo no início do carregamento.

Inspeciona os locais designados para estivagem de cargas inflamáveis, explosivas ou corrosivas.

Prepara o convés para o recebimento de carga Atua como encarregado das seções de convés e de câmara, realizando operações com carga (carga e descarga) e ações de administração de serviços da embarcação, no porto e em viagem Supervisiona equipes de trabalho de convés e de câmara.

Administra a seção de convés, emitindo pedidos de suprimentos, reparos e revisões, mantendo inventariado todo o material, fiscalizando escrituração de livros e documentos Dirige fainas de convés, por ocasião de acidentes e exercícios Controla, com a cooperação do chefe de máquinas, o serviço de abastecimento e distribuição de combustíveis e água, para garantir a eficiência operacional e a segurança da embarcação.

Prepara documentação para despacho da embarcação, de acordo com padrões exigidos pelas autoridades dos portos de escala Administra as operações com carga, elaborando planos de carregamento, de descarga e de manuseio de cargas.

Gerencia e supervisiona atividades com cargas Apresenta previamente, ao comandante, o plano de carregamento e, concluída a carga, entrega o plano final da distribuição, por tanques, dos produtos e suas quantidades embarcadas Dirige o serviço geral de distribuição das cargas dos porões, conveses, frigoríficos e tanques, considerando o calado da embarcação, sua estabilidade, esforços máximos permissíveis, estiva e desestiva da carga.

Fiscaliza as operações de carga, descarga, lastro e deslastro da embarcação Verifica peação, marcação e peação da carga Avalia quantidade de carga movimentada.

Controla as condições da carga durante a viagem, arejando os porões e mantendo a carga líquida ou seca nas condições específicas para transporte, usando os recursos existentes a bordo Controla pressão atmosférica e temperatura de tanques Mantém o navio dentro dos padrões corretos de inertização durante os carregamentos, travessias, estadias, descargas e nas fainas de limpeza dos tanques e movimentação de lastros.

Conduz e coordena programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Conduz sindicâncias a bordo.

Auxilia o comandante em todas as manobras da embarcação Assessora o comandante na administração dos processos de manutenção de bordo.

Funções do Imediato da marinha mercante

O profissional Segundo Oficial de Náutica (imediato) deve trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), gerenciar operações, coordenar manutenção de bordo, realizar inspeção naval a bordo, administrar pessoal, gerenciar material de bordo, qualificar pessoal, operar cargas, navegar com segurança, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.

Atividades exercidas por um Imediato da marinha mercante

Um Imediato da marinha mercante deve elaborar o plano para reboque, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), operar guincho de reboque, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, demonstrar criatividade, operar sistema de posicionamento dinâmico, efetuar auditorias internas, executar procedimentos para navegação em mau tempo, avaliar as condições para desatracação, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, avaliar as condições para desamarração, verificar marcação das cargas, controlar planos de bordo, inspecionar equipamentos de comunicação, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), discriminar sons e ruídos, avaliar a quantidade de carga movimentada, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, controlar pressão atmosférica dos tanques, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, controlar manuais técnicos de bordo, controlar material de passadiço, operar rampas de cargas, verificar peação da carga, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, inspecionar equipamentos de convés, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, conferir certificação da tripulação, supervisionar postos de manobra de amarração, efetuar embarque e desembarque de passageiros, proferir palestras, executar procedimentos de serviços no porto, controlar atmosfera do tanque, demonstrar capacidade de negociação, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, inspecionar as condições de segurança, coordenar operação de controle à poluição, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, operar o sistema de lastro, discriminar cores, supervisionar operações de carga e descarga, supervisionar equipe de convés, controlar material de combate à poluição, elaborar conteúdo programático, consultar legislação, elaborar apresentações, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), inspecionar condições de flutuabilidade, avaliar as condições meteorológicas, conferir certificação da embarcação, efetuar os registros pertinentes, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, controlar as condições da carga durante a viagem, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, conduzir embarcação rápida de salvamento, coordenar manutenção de equipamentos de convés, avaliar estanqueidade dos porões, executar procedimentos para navegação em águas rasas, coordenar operações de manuseio de âncora, realizar o plano de viagem, coordenar postos de emergência, demonstrar capacidade de improvisação, operar tampas de escotilha, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), inspecionar equipamentos de salvatagem, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, demonstrar raciocínio analítico, controlar publicações regulamentares de bordo, trabalhar sob pressão, coordenar operações de reboque, demonstrar raciocínio sintético, orientar praticante-aluno a bordo, trabalhar em equipe, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, coordenar navegação de objeto rebocado, avaliar as condições de atracação, inspecionar equipamentos de navegação, verificar compatibilidade de cargas, conduzir embarcação de salvamento, testar equipamentos de salvatagem, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, operar equipamentos de navegação, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), executar procedimentos para navegação costeira, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), acionar plano de contingência, demonstrar capacidade de adaptação, coordenar operações de resgate, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), ministrar medicamentos regulamentares de bordo, acionar plano de emergência, demonstrar comportamento proativo, supervisionar equipe de conexão de mangote, tomar decisões rápidas em situações críticas, elaborar material didático, elaborar plano de manuseio da carga, demonstrar liderança, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, emitir permissão para trabalho, orientar estagiário-aluno a bordo, manusear cargas a bordo, controlar certificados regulamentares de bordo, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, avaliar as condições de calado, demonstrar capacidade de autocontrole, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, testar equipamentos de segurança, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, executar procedimentos para navegação com o prático, controlar rancho, demonstrar percepção cinemática, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar percepção espacial, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, inspecionar equipamentos de segurança, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, aplicar legislação, controlar medicamento de bordo, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, manobrar a embarcação, preparar a unidade para reboque, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, fiscalizar o uso de epi, transportar passageiros, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, controlar certificação da tripulação, operar rampas de acesso, tomar decisões, avaliar o preparo da tripulação, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, avaliar as condições para amarração, controlar epi e epc, inspecionar condições de navegabilidade, operar guincho de manuseio de âncoras, operar cobertas de cargas, elaborar planos de carregamento descarga, supervisionar equipe de combate à poluição, definir área segura para trabalho, realizar comunicação de bordo, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, preparar documentação para despacho da embarcação, supervisionar o sms, ministrar treinamento em terra, coordenar reuniões de segurança, efetuar embarque e desembarque da tripulação, supervisionar postos de manobra de fundeio, realizar manutenção de equipamentos de segurança, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, orientar a navegação, supervisionar seção de câmara, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, verificar a permissão de acesso de terceiros, demonstrar raciocínio matemático, ministrar aulas de formação profissional, realizar manutenção de equipamentos de navegação, ministrar treinamento a bordo, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, coordenar a operação do guincho de reboque, fiscalizar a aplicação da legislação, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, controlar temperatura dos tanques, controlar material de custeio, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Segundo Oficial de Náutica (imediato) ficou em 7.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Segundo Oficial de Náutica (imediato) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 7.30% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Segundo Oficial de Náutica (imediato) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Segundo Oficial de Náutica (imediato) ficou em 6.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025

O salário de Segundo Oficial de Náutica (imediato) mostrado aqui é resultado do levantamento de 437 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Segundo Oficial de Náutica (imediato) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Segundo Oficial de Náutica (imediato) CBO 215125 salário