O dissídio de Segundo Oficial de Náutica 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215140 no cargo de Segundo Oficial de Náutica.

Estado com maior salário médio

Espírito Santo

R$ 12.246,97

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

1.818 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 5.891,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

999 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Obras de Montagem Industrial

R$ 12.427,24

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Navegação de Apoio Marítimo

821 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Oficial de quarto de navegação da marinha mercante Atua como oficial de quarto de navegação em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), executando – no seu período de quarto – serviços de navegação, de acordo com ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode comandar ou imediatar embarcações, dentro de limites estabelecidos pela autoridade marítima para a carreira de aquaviários.

Navega e orienta a navegação Auxilia nas operações com carga Supervisiona equipes de trabalho e operações.

Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

O que faz um Segundo Oficial de Náutica

O Oficial de quarto de navegação da marinha mercante toma conhecimento das ordens do comandante ao entrar de quarto (período de quatro horas) de navegação e comunica ao substituto as instruções recebidas Observa os registros de todos os instrumentos auxiliares de navegação.

Atua como oficial de quarto de navegação em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando – no seu período – trabalhos de bordo, de acordo com ordens emanadas do comando da embarcação, aplicando conhecimentos do campo das ciências náuticas.

Pode comandar ou imediatar embarcações, dentro de limites estabelecidos pela autoridade marítima para a carreira de aquaviários Prepara o passadiço e a casa de navegação para a viagem.

Elabora plano para reboque Inspeciona condições de flutuabilidade, de segurança e de navegabilidade, inspeciona equipamentos de navegação, de convés, de comunicação e de segurança, procurando sinais de irregularidades.

Executa cálculos de posição da embarcação e azimute, dá corda nos cronômetros, mantém atualizada a hora a bordo, registrando os estados absolutos e as marchas dos cronômetros, bem como prepara os boletins meteorológicos.

Executa a navegação, de acordo com as ordens do comandante, avisando-o, imediatamente, de qualquer ocorrência que afete a segurança da navegação, bem como qualquer anormalidade que se verifique Manobra a embarcação.

Supervisiona operação e opera sistema de posicionamento dinâmico.

Avalia a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas Verifica, constantemente, a posição da embarcação, especialmente com terra à vista Determina, periodicamente, a posição da embarcação, plotando-a em carta náutica e utilizando os equipamentos disponíveis – binóculos e todo equipamento de navegação – para esse fim.

Fiscaliza, frequentemente, o rumo e o governo da embarcação Verifica, constantemente, à noite, se as luzes de navegação estão acesas, sobretudo quando houver embarcações à vista Auxilia no passadiço, na proa ou na popa, nas manobras de fundear, suspender, atracar, desatracar, entrada e saída de dique, e outras fainas.

Coordena faina de embarque e desembarque de prático e de capitão de manobra Providencia escada de quebra peito para prático e manobras de bandeira, observando o cerimonial marítimo.

Executa procedimentos para navegação com o prático, em canais estreitos, em águas rasas, em mau tempo, em situações de emergência, com visibilidade restrita Executa procedimentos de serviços no porto Realiza operações com carga, auxiliando nas distribuições de cargas, verificações de avarias na carga, protestos, declarações, mapas, pedidos e outros documentos legais.

Supervisiona conexão de mangote em embarcações e unidades móveis marítimas Toma as necessárias providências com relação à segurança da carga de convés, material e equipamentos da embarcação, em caso de mau tempo iminente Escritura o diário de navegação, livros de azimute, diário de cronômetros e outros livros, de acordo com normas em vigor.

Prepara documentos necessários ao despacho da embarcação nas repartições competentes, responsabilizando-se pelo rol de equipagem, cadernetas de inscrição e registro (CIR) e demais documentos exigidos, verificando, à saída dos portos, se os documentos foram entregues em ordem pelas agências Mantém atualizadas as cartas náuticas a serem utilizadas Treina os praticantes de prático e estagiários de náutica, quando embarcados.

Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Controla material de passadiço Controla sobressalentes de equipamentos de navegação, de comunicação, de segurança, de salvatagem e de convés.

Efetura registros pertinentes Fiscaliza uso de equipamentos de proteção individual (EPI).

Funções do Oficial de quarto de navegação da marinha mercante

O profissional Segundo Oficial de Náutica deve coordenar manutenção de bordo, qualificar pessoal, administrar pessoal, gerenciar material de bordo, navegar com segurança, realizar inspeção naval a bordo, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), gerenciar operações, demonstrar competências pessoais, operar cargas.

Condições de trabalho da profissão

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.

Atividades exercidas por um Oficial de quarto de navegação da marinha mercante

Um Oficial de quarto de navegação da marinha mercante deve executar procedimentos de navegação em situações de emergência, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), elaborar apresentações, consultar legislação, tomar decisões rápidas em situações críticas, emitir permissão para trabalho, trabalhar sob pressão, avaliar as condições para desatracação, inspecionar as condições de segurança, discriminar sons e ruídos, avaliar as condições para desamarração, elaborar conteúdo programático, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, avaliar as condições para amarração, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, verificar peação da carga, operar o sistema de lastro, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, coordenar operações de resgate, demonstrar capacidade de adaptação, realizar comunicação de bordo, conferir certificação da embarcação, supervisionar operações de carga e descarga, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, acionar plano de emergência, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), demonstrar percepção espacial, coordenar postos de emergência, preparar a unidade para reboque, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, inspecionar equipamentos de salvatagem, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, demonstrar capacidade de improvisação, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, avaliar a quantidade de carga movimentada, realizar manutenção de equipamentos de navegação, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, manusear cargas a bordo, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), avaliar as condições meteorológicas, fiscalizar o uso de epi, verificar marcação das cargas, operar rampas de acesso, manobrar a embarcação, demonstrar liderança, fiscalizar a aplicação da legislação, ministrar aulas de formação profissional, coordenar navegação de objeto rebocado, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, controlar planos de bordo, controlar atmosfera do tanque, elaborar material didático, operar sistema de posicionamento dinâmico, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), controlar certificados regulamentares de bordo, operar guincho de manuseio de âncoras, operar tampas de escotilha, ministrar treinamento a bordo, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, demonstrar percepção cinemática, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, supervisionar equipe de conexão de mangote, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, coordenar a operação do guincho de reboque, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, tomar decisões, orientar estagiário-aluno a bordo, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, verificar a permissão de acesso de terceiros, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, controlar material de combate à poluição, inspecionar condições de navegabilidade, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, efetuar os registros pertinentes, controlar epi e epc, controlar pressão atmosférica dos tanques, controlar publicações regulamentares de bordo, inspecionar condições de flutuabilidade, proferir palestras, aplicar legislação, testar equipamentos de segurança, supervisionar postos de manobra de fundeio, demonstrar criatividade, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, orientar praticante-aluno a bordo, inspecionar equipamentos de navegação, acionar plano de contingência, realizar o plano de viagem, operar equipamentos de navegação, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, controlar manuais técnicos de bordo, executar procedimentos de serviços no porto, supervisionar postos de manobra de amarração, discriminar cores, controlar material de passadiço, operar guincho de reboque, controlar medicamento de bordo, demonstrar raciocínio analítico, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, elaborar o plano para reboque, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), executar procedimentos para navegação costeira, controlar certificação da tripulação, definir área segura para trabalho, inspecionar equipamentos de segurança, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, orientar a navegação, conferir certificação da tripulação, controlar temperatura dos tanques, efetuar embarque e desembarque da tripulação, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), operar cobertas de cargas, efetuar embarque e desembarque de passageiros, coordenar operações de manuseio de âncora, controlar rancho, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), supervisionar o sms, testar equipamentos de salvatagem, avaliar as condições de calado, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, demonstrar raciocínio matemático, operar rampas de cargas, coordenar reuniões de segurança, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, executar procedimentos para navegação em mau tempo, trabalhar em equipe, supervisionar equipe de convés, inspecionar equipamentos de convés, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), coordenar manutenção de equipamentos de convés, inspecionar equipamentos de comunicação, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, demonstrar comportamento proativo, ministrar treinamento em terra, realizar manutenção de equipamentos de segurança, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, coordenar operação de controle à poluição, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, conduzir embarcação de salvamento, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, avaliar as condições de atracação, avaliar o preparo da tripulação, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, conduzir embarcação rápida de salvamento, efetuar auditorias internas, controlar as condições da carga durante a viagem, preparar documentação para despacho da embarcação, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, transportar passageiros, avaliar estanqueidade dos porões, coordenar operações de reboque, supervisionar seção de câmara, executar procedimentos para navegação com o prático, demonstrar raciocínio sintético, demonstrar capacidade de autocontrole, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, executar procedimentos para navegação em águas rasas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Segundo Oficial de Náutica ficou em 6.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Segundo Oficial de Náutica e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 6.70% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Segundo Oficial de Náutica em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Segundo Oficial de Náutica ficou em 4.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025

O salário de Segundo Oficial de Náutica mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.036 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Segundo Oficial de Náutica com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Segundo Oficial de Náutica CBO 215140 salário