O dissídio de Agente de Manobra e Docagem 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215105 no cargo de Agente de Manobra e Docagem.

Estado com maior salário médio

Espírito Santo

R$ 3.613,60

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

155 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Rio de Janeiro - RJ

R$ 3.448,05

Cidade que mais contrata

Macaé - RJ

64 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Agente de manobra e docagem Planeja e executa manobras de navios nas fainas em diques, plataformas flutuantes, estaleiros e carreiras, aplicando conhecimentos de meteorologia, oceanografia física, navegação, hidrodinâmica e manobrabilidade de embarcações, dentre outros do campo das ciências náuticas, para permitir entrada, atracação, desatracação e saída das embarcações nas operações de docagem Supervisiona atividades e equipes de apoio à docagem.

Controla material, efetua registros e realiza ações de qualificação de pessoal Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

O que faz um Agente de Manobra e Docagem

O Agente de manobra e docagem planeja as operações, avaliando limitações e precauções de segurança, examinando recursos utilizados nas comunicações sonoras, visuais e em VHF, consultando e aplicando legislação Elabora planos de atracação e amarração, articulando-se com o setor de operações marítimas do estaleiro.

Analisa as condições meteorológicas.

Examina as condições de segurança das embarcações Avalia condições de atracação e de desatracação dos diques, estaleiros e carreiras.

Avalia o estado do mar, ou do corpo de água em questão, para início e paralisação de manobras Avalia as condições de calado, examinando dimensão vertical do casco das embarcações e profundidade de água da bacia de manobras, para assegurar as condições de flutuação dos navios.

Executa manobras de navios nas fainas (atividades de trabalho) de movimentação em diques (construção dotada de comportas para controlar as águas), plataformas flutuantes, estaleiros (locais para construção ou reparo de navios) e carreiras (plano inclinado onde o navio é montado ou em que é encalhado para revisão ou reparos), para permitir atracação e desatracação das embarcações nas operações de docagem.

Aplica conhecimentos de meteorologia, oceanografia física, navegação, hidrodinâmica e manobrabilidade de embarcações, dentre outros do campo das ciências náuticas Realiza manobras de entrada e saída do dique, manobras de atracação e desatracação no terminal portuário ou no cais do porto, manobras a bordo de rebocadores – trabalhando pela proa e trabalhando pela popa, operando equipamentos de navegação, realizando comunicação de bordo e orientando a navegação das embarcações.

Orienta a entrada de diques e de comportas.

Realiza manobras de fundeio e manobras de suspensão na bacia de manobras do estaleiro Durante as operações, avalia condições de vento, de corrente e de outras condicionantes externas, fiscaliza o cumprimento de normas de segurança e o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) Pode executar manobras em condições de mau tempo e/ou com visibilidade restrita, observando diretrizes de segurança em navegação, inclusive para situações de emergência.

Supervisiona o preparo do berço de diques e a equipe de apoio à docagem Nas operações de manobra, coordena navegação de embarcações e objetos rebocados, bem como o conjunto das operações de reboque, coordena embarcações de apoio Controla material de diques e comportas.

Efetua os registros referentes às manobras Ministra aulas de formação profissional e treinamentos, para qualificação de pessoal, nos campos de conhecimento relacionados com manobras de navios nas fainas de movimentação em diques, estaleiros e carreiras, definindo o conteúdo programático das atividades formadoras.

Profere palestras Elabora apresentações e material didático.

Funções do Agente de manobra e docagem

O profissional Agente de Manobra e Docagem deve navegar com segurança, realizar inspeção naval a bordo, gerenciar operações, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), demonstrar competências pessoais, gerenciar material de bordo, qualificar pessoal, administrar pessoal.

Condições de trabalho da profissão

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Agente de manobra e docagem

Um Agente de manobra e docagem deve controlar material de diques e comportas, coordenar as embarcações de apoio, demonstrar capacidade de improvisação, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, avaliar as condições para desatracação, proferir palestras, discriminar sons e ruídos, elaborar material didático, consultar legislação, coordenar operações de reboque, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, executar procedimentos para navegação em águas rasas, elaborar conteúdo programático, demonstrar capacidade de adaptação, demonstrar raciocínio analítico, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, operar equipamentos de navegação, demonstrar criatividade, trabalhar sob pressão, tomar decisões rápidas em situações críticas, demonstrar raciocínio matemático, realizar comunicação de bordo, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, orientar a navegação, demonstrar percepção cinemática, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, demonstrar percepção espacial, discriminar cores, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, demonstrar raciocínio sintético, executar procedimentos para navegação em mau tempo, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), inspecionar as condições de segurança, avaliar as condições meteorológicas, coordenar navegação de objeto rebocado, elaborar apresentações, orientar a entrada de diques e ou comportas, aplicar legislação, demonstrar liderança, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, tomar decisões, avaliar as condições de atracação, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, fiscalizar o uso de epi, ministrar aulas de formação profissional, demonstrar capacidade de autocontrole, avaliar as condições de calado, supervisionar equipe de apoio à docagem, demonstrar capacidade de negociação, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, ministrar treinamento em terra, trabalhar em equipe, supervisionar o preparo do berço de diques, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, efetuar os registros pertinentes, demonstrar comportamento proativo, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Agente de Manobra e Docagem ficou em 3.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Agente de Manobra e Docagem e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 3.90% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Agente de Manobra e Docagem em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Agente de Manobra e Docagem ficou em 5.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2024

O salário de Agente de Manobra e Docagem mostrado aqui é resultado do levantamento de 346 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Agente de Manobra e Docagem com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Agente de Manobra e Docagem CBO 215105 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Agente de Manobra e Docagem em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Agente de Manobra e Docagem por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro 42h 2.478,07 2.574,12 3.632,67 12,25 5.20%
São Paulo 44h 1.945,12 2.020,51 2.851,41 9,25 6.00%
Santa Catarina 44h 1.689,62 1.755,10 2.476,85 7,99 8.00%
Amazonas 44h 1.635,39 1.698,77 2.397,36 7,72 6.80%
Bahia 44h 1.613,72 1.676,26 2.365,59 7,62 4.80%
Rondônia 44h 1.363,41 1.416,25 1.998,65 6,44 7.50%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Agente de Manobra e Docagem.

Dissídio de Agente de Manobra e Docagem por cidade

Quanto ganha um Agente de Manobra e Docagem nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Agente de Manobra e Docagem na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Macaé, RJ 43 2.030,10 2.108,78 2.975,98 9,75 8.10%
Rio de Janeiro, RJ 40 3.319,40 3.448,05 4.865,99 17,24 8.20%
Manaus, AM 44 1.569,51 1.630,34 2.300,79 7,41 8.00%
Campinas, SP 44 1.767,05 1.835,54 2.590,37 8,34 5.50%
Mangaratiba, RJ 44 1.389,95 1.443,82 2.037,57 6,56 8.10%
Biguaçu, SC 44 1.714,01 1.780,44 2.512,62 8,09 6.70%
Porto Velho, RO 44 1.363,41 1.416,25 1.998,65 6,44 5.90%
Itajaí, SC 44 1.665,94 1.730,51 2.442,14 7,87 8.00%
Salvador, BA 44 1.300,11 1.350,50 1.905,87 6,14 6.30%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Agente de Manobra e Docagem. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Agente de Manobra e Docagem no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Fabricação de produtos do refino de petróleo 3.319,40 3.448,05 4.865,99 8.10%
Navegação de apoio marítimo 1.895,95 1.969,43 2.779,32 5.20%
Locação de mão-de-obra temporária 1.396,48 1.450,60 2.047,13 7.80%
Estacionamento de veículos 1.760,19 1.828,41 2.580,31 5.50%
Atividades de agenciamento marítimo 2.695,52 2.799,99 3.951,43 6.10%
Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes 1.354,31 1.406,80 1.985,32 7.40%
Gestão e administração da propriedade imobiliária 1.665,94 1.730,51 2.442,14 7.70%
Agências de viagens 1.363,41 1.416,25 1.998,65 5.80%
Ensino de esportes 1.300,11 1.350,50 1.905,87 7.50%
Comércio varejista de embarcações e outros veículos recreativos 1.675,08 1.740,00 2.455,54 4.90%
Outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente 1.708,20 1.774,40 2.504,09 7.50%
Navegação de apoio portuário 1.598,64 1.660,60 2.343,49 4.50%
Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura não especificadas anteriormente 1.867,62 1.940,00 2.737,79 8.30%
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos 1.780,28 1.849,28 2.609,76 7.90%
Operações de terminais 2.592,09 2.692,55 3.799,80 5.20%
Atividades de fornecimento de infra-estrutura de apoio e assistência a paciente no domicílio 1.732,84 1.800,00 2.540,21 6.80%
Obras portuárias, marítimas e fluviais 2.256,86 2.344,33 3.308,39 8.20%
Outras atividades esportivas não especificadas anteriormente 1.540,30 1.600,00 2.257,97 7.60%
Fabricação de estruturas metálicas 2.265,21 2.353,00 3.320,62 7.00%
Restaurantes e similares 1.586,83 1.648,33 2.326,18 4.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.