O dissídio de Agente de Manobra e Docagem 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215105 no cargo de Agente de Manobra e Docagem.
Estado com maior salário médio
Ceará
R$ 2.750,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
161 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio de Janeiro - RJ
R$ 3.418,67
Cidade que mais contrata
Macaé - RJ
80 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Agente de manobra e docagem Planeja e executa manobras de navios nas fainas em diques, plataformas flutuantes, estaleiros e carreiras, aplicando conhecimentos de meteorologia, oceanografia física, navegação, hidrodinâmica e manobrabilidade de embarcações, dentre outros do campo das ciências náuticas, para permitir entrada, atracação, desatracação e saída das embarcações nas operações de docagem Supervisiona atividades e equipes de apoio à docagem.
Controla material, efetua registros e realiza ações de qualificação de pessoal Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Agente de Manobra e Docagem
O Agente de manobra e docagem planeja as operações, avaliando limitações e precauções de segurança, examinando recursos utilizados nas comunicações sonoras, visuais e em VHF, consultando e aplicando legislação Elabora planos de atracação e amarração, articulando-se com o setor de operações marítimas do estaleiro.
Analisa as condições meteorológicas.
Examina as condições de segurança das embarcações Avalia condições de atracação e de desatracação dos diques, estaleiros e carreiras.
Avalia o estado do mar, ou do corpo de água em questão, para início e paralisação de manobras Avalia as condições de calado, examinando dimensão vertical do casco das embarcações e profundidade de água da bacia de manobras, para assegurar as condições de flutuação dos navios.
Executa manobras de navios nas fainas (atividades de trabalho) de movimentação em diques (construção dotada de comportas para controlar as águas), plataformas flutuantes, estaleiros (locais para construção ou reparo de navios) e carreiras (plano inclinado onde o navio é montado ou em que é encalhado para revisão ou reparos), para permitir atracação e desatracação das embarcações nas operações de docagem.
Aplica conhecimentos de meteorologia, oceanografia física, navegação, hidrodinâmica e manobrabilidade de embarcações, dentre outros do campo das ciências náuticas Realiza manobras de entrada e saída do dique, manobras de atracação e desatracação no terminal portuário ou no cais do porto, manobras a bordo de rebocadores – trabalhando pela proa e trabalhando pela popa, operando equipamentos de navegação, realizando comunicação de bordo e orientando a navegação das embarcações.
Orienta a entrada de diques e de comportas.
Realiza manobras de fundeio e manobras de suspensão na bacia de manobras do estaleiro Durante as operações, avalia condições de vento, de corrente e de outras condicionantes externas, fiscaliza o cumprimento de normas de segurança e o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) Pode executar manobras em condições de mau tempo e/ou com visibilidade restrita, observando diretrizes de segurança em navegação, inclusive para situações de emergência.
Supervisiona o preparo do berço de diques e a equipe de apoio à docagem Nas operações de manobra, coordena navegação de embarcações e objetos rebocados, bem como o conjunto das operações de reboque, coordena embarcações de apoio Controla material de diques e comportas.
Efetua os registros referentes às manobras Ministra aulas de formação profissional e treinamentos, para qualificação de pessoal, nos campos de conhecimento relacionados com manobras de navios nas fainas de movimentação em diques, estaleiros e carreiras, definindo o conteúdo programático das atividades formadoras.
Profere palestras Elabora apresentações e material didático.
Funções do Agente de manobra e docagem
O profissional Agente de Manobra e Docagem deve navegar com segurança, gerenciar operações, demonstrar competências pessoais, qualificar pessoal, administrar pessoal, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), realizar inspeção naval a bordo, gerenciar material de bordo.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Agente de manobra e docagem
Um Agente de manobra e docagem deve consultar legislação, demonstrar percepção espacial, demonstrar raciocínio analítico, demonstrar raciocínio matemático, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, executar procedimentos para navegação em águas rasas, demonstrar raciocínio sintético, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, elaborar conteúdo programático, demonstrar liderança, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, avaliar as condições para desatracação, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, orientar a entrada de diques e ou comportas, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, controlar material de diques e comportas, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar criatividade, discriminar cores, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, elaborar material didático, discriminar sons e ruídos, elaborar apresentações, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, supervisionar o preparo do berço de diques, aplicar legislação, avaliar as condições de atracação, coordenar navegação de objeto rebocado, executar procedimentos para navegação em mau tempo, demonstrar comportamento proativo, realizar comunicação de bordo, proferir palestras, ministrar aulas de formação profissional, trabalhar em equipe, ministrar treinamento em terra, demonstrar percepção cinemática, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), avaliar as condições de calado, tomar decisões rápidas em situações críticas, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, coordenar as embarcações de apoio, demonstrar capacidade de adaptação, inspecionar as condições de segurança, demonstrar capacidade de autocontrole, trabalhar sob pressão, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, efetuar os registros pertinentes, operar equipamentos de navegação, avaliar as condições meteorológicas, orientar a navegação, supervisionar equipe de apoio à docagem, coordenar operações de reboque, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, tomar decisões, demonstrar capacidade de improvisação, fiscalizar o uso de epi.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Agente de Manobra e Docagem ficou em 7.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Agente de Manobra e Docagem e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 7.40% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Agente de Manobra e Docagem em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Agente de Manobra e Docagem ficou em 3.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 22,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025
O salário de Agente de Manobra e Docagem mostrado aqui é resultado do levantamento de 288 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Agente de Manobra e Docagem com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Segundo Oficial de Náutica (imediato)
- Comandante da Marinha Mercante
- Capitão de Manobra da Marinha Mercante
- Primeiro Oficial de Náutica (comandante)
- Capitão de Longo Curso (comandante)
- Primeiro Oficial de Náutica (imediato)
- Capitão de Longo Curso (imediato)
- Capitão de Longo Curso
- Inspetor Naval
- Vistoriador Naval
Valor do salário na CCT 2025 de Agente de Manobra e Docagem em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2025 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Rio de Janeiro | 42h | 2.598,27 | 2.698,97 | 3.808,87 | 12,84 | 5.40% |
São Paulo | 44h | 2.083,09 | 2.163,83 | 3.053,66 | 9,91 | 6.20% |
Santa Catarina | 44h | 1.722,91 | 1.789,68 | 2.525,66 | 8,15 | 8.30% |
Bahia | 44h | 1.786,82 | 1.856,08 | 2.619,35 | 8,44 | 5.40% |
Amazonas | 44h | 1.430,12 | 1.485,55 | 2.096,45 | 6,75 | 8.30% |
Rondônia | 44h | 1.393,20 | 1.447,20 | 2.042,33 | 6,58 | 5.00% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Agente de Manobra e Docagem. |
Dissídio de Agente de Manobra e Docagem por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2025 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Macaé, RJ | 43 | 2.199,68 | 2.284,93 | 3.224,56 | 10,56 | 4.20% |
Rio de Janeiro, RJ | 40 | 3.291,11 | 3.418,67 | 4.824,52 | 17,04 | 7.90% |
Campinas, SP | 44 | 1.814,78 | 1.885,12 | 2.660,34 | 8,57 | 6.10% |
Biguaçu, SC | 44 | 1.750,17 | 1.818,00 | 2.565,62 | 8,26 | 8.20% |
Manaus, AM | 44 | 1.430,12 | 1.485,55 | 2.096,45 | 6,75 | 7.90% |
Porto Velho, RO | 44 | 1.393,20 | 1.447,20 | 2.042,33 | 6,58 | 4.40% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Agente de Manobra e Docagem. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Agente de Manobra e Docagem no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2025 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Navegação de apoio marítimo | 1.986,48 | 2.063,47 | 2.912,04 | 7.60% | |
Fabricação de produtos do refino de petróleo | 3.319,40 | 3.448,05 | 4.865,99 | 4.10% | |
Estacionamento de veículos | 1.802,15 | 1.872,00 | 2.641,82 | 4.30% | |
Outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente | 1.700,56 | 1.766,47 | 2.492,90 | 5.10% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 1.682,48 | 1.747,69 | 2.466,40 | 5.90% | |
Agências de viagens | 1.435,54 | 1.491,18 | 2.104,40 | 5.30% | |
Operações de terminais | 3.615,35 | 3.755,47 | 5.299,84 | 6.40% | |
Gestão e administração da propriedade imobiliária | 1.712,78 | 1.779,16 | 2.510,80 | 7.40% | |
Ensino de esportes | 1.360,42 | 1.413,14 | 1.994,27 | 4.70% | |
Atividades de agenciamento marítimo | 2.368,08 | 2.459,86 | 3.471,42 | 6.60% | |
Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura não especificadas anteriormente | 1.867,62 | 1.940,00 | 2.737,79 | 5.90% | |
Navegação de apoio portuário | 1.745,36 | 1.813,00 | 2.558,56 | 6.00% | |
Outras atividades esportivas não especificadas anteriormente | 1.564,37 | 1.625,00 | 2.293,25 | 7.00% | |
Restaurantes e similares | 1.630,55 | 1.693,75 | 2.390,27 | 7.10% | |
Atividades de fornecimento de infra-estrutura de apoio e assistência a paciente no domicílio | 1.732,84 | 1.800,00 | 2.540,21 | 5.00% | |
Obras portuárias, marítimas e fluviais | 2.347,52 | 2.438,50 | 3.441,28 | 6.00% | |
Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes | 1.378,81 | 1.432,25 | 2.021,23 | 7.40% | |
Fabricação de estruturas metálicas | 2.265,21 | 2.353,00 | 3.320,62 | 7.30% | |
Comércio varejista de embarcações e outros veículos recreativos | 1.675,08 | 1.740,00 | 2.455,54 | 7.20% | |
Aluguel de equipamentos recreativos e esportivos | 1.610,58 | 1.673,00 | 2.360,99 | 6.60% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |