O dissídio de Primeiro Oficial de Náutica (comandante) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215115 no cargo de Primeiro Oficial de Náutica (comandante).

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 11.458,11

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

321 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 9.721,56

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

159 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Navegação de Apoio Marítimo

R$ 13.724,12

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Navegação de Apoio Marítimo

142 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Comandante da marinha mercante Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros.

Administra pessoal e gerencia material de bordo Supervisiona e coordena operações diversificadas como manutenção e inspeção a bordo, dentre outras fainas do navio Qualifica pessoal aquaviário.

Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

O que faz um Primeiro Oficial de Náutica (comandante)

O Comandante da marinha mercante inspeciona ou faz inspecionar a embarcação, diariamente, para verificar as condições de asseio, higiene e segurança Cumpre disposições previstas nas instruções sobre os meios de salvamento a bordo, assegura a ordem e serventia das embarcações auxiliares de salvamento, toma precauções para segurança da embarcação, em viagem e no porto.

Avalia estanqueidade de porões.

Cumpre e aplica legislação Supervisiona o carregamento, a descarga, o lastro e o deslastro da embarcação, de acordo com normas de segurança.

Avalia a quantidade de carga movimentada Supervisiona postos de manobras.

Elabora plano para reboque.

Avalia o estado do mar e outros ambientes aquaviários para início e paralisação de manobras Avalia condições para desatracação e desamarração.

Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas, cumprindo e fazendo cumprir – por todos os subordinados, as leis e regulamentos em vigor, mantendo a disciplina na sua embarcação, zelando pela execução dos deveres dos tripulantes, de todas as categorias e funções sob as suas ordens.

Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros, realizando o plano de viagem Durante a viagem, controla as condições da carga, bem como as condições operacionais dos tanques da embarcação Avalia condições externas, como vento e correntes.

Assume pessoalmente a direção da embarcação, sempre que necessário, por ocasião de travessias perigosas, entrada e saída de portos, atracação e desatracação, manobras de fundear ou suspender, entrada e saída de diques, em temporais, cerração ou qualquer outra manobra da embarcação em casos de emergência Avalia condições de calado, de atracação e de amarração Coordena fainas de embarque e desembarque de capitão de manobra e de prático em zonas de praticagem.

Administra pessoal, delegando poderes aos subordinados para distribuição de serviços, visando ao bom andamento dos trabalhos de bordo Organiza os serviços de quarto, de forma a manter a vigilância e a segurança da navegação.

Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo.

Impõe penas disciplinares aos que perturbarem a ordem na embarcação, cometerem faltas disciplinares ou deixarem de fazer o serviço que lhes compete, comunicando às autoridades constituídas, de acordo com a legislação Supervisiona serviços de terceiros em embarcações e unidades aquaviárias móveis Fiscaliza e repreende contrabando, transporte de armas, munições e cargas não declaradas em manifesto (relação completa das mercadorias transportadas por navio).

Gerencia material de bordo, superintendendo os serviços de abastecimento e reparos, manutenção, docagem e reclassificação da embarcação, visando as respectivas faturas, relatórios de serviço e pedidos, bem como todos e quaisquer outros documentos Implanta e mantém sistemas de controle sobre planos de bordo, certificação da tripulação e manuais técnicos, dentre outros documentos obrigatórios da embarcação Gerencia operações atinentes ao material de custeio, e aos sobressalentes de equipamentos.

Supervisiona e coordena operações de manutenção de bordo, de dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas navais, a fim de garantir plenas condições operacionais da embarcação Implanta e faz cumprir, a bordo, plano de prevenção e combate à poluição.

Funções do Comandante da marinha mercante

O profissional Primeiro Oficial de Náutica (comandante) deve demonstrar competências pessoais, administrar pessoal, gerenciar operações, coordenar manutenção de bordo, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), operar cargas, qualificar pessoal, realizar inspeção naval a bordo, navegar com segurança, gerenciar material de bordo.

Condições de trabalho da profissão

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.

Atividades exercidas por um Comandante da marinha mercante

Um Comandante da marinha mercante deve orientar a navegação, preparar documentação para despacho da embarcação, controlar pressão atmosférica dos tanques, conferir certificação da embarcação, efetuar auditorias internas, demonstrar capacidade de improvisação, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, demonstrar capacidade de negociação, realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), supervisionar seção de câmara, demonstrar criatividade, realizar manutenção de equipamentos de segurança, supervisionar operações de carga e descarga, fiscalizar o uso de epi, acionar plano de emergência, tomar decisões rápidas em situações críticas, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), supervisionar equipe de combate à poluição, demonstrar percepção espacial, demonstrar raciocínio sintético, elaborar material didático, inspecionar equipamentos de navegação, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, realizar comunicação de bordo, ministrar aulas de formação profissional, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, inspecionar equipamentos de salvatagem, trabalhar em equipe, avaliar estanqueidade dos porões, testar equipamentos de salvatagem, testar equipamentos de segurança, operar equipamentos de navegação, operar guincho de reboque, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, avaliar as condições de calado, manobrar a embarcação, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, definir área segura para trabalho, avaliar as condições de atracação, supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança), avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental, coordenar operações de resgate, efetuar embarque e desembarque da tripulação, verificar peação da carga, executar procedimentos para navegação com o prático, efetuar embarque e desembarque de passageiros, conferir certificação da tripulação, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, coordenar navegação de objeto rebocado, controlar temperatura dos tanques, inspecionar equipamentos de convés, discriminar sons e ruídos, operar sistema de posicionamento dinâmico, avaliar as condições para desamarração, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, demonstrar capacidade de adaptação, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, inspecionar condições de navegabilidade, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, orientar estagiário-aluno a bordo, fiscalizar a aplicação da legislação, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, coordenar equipe de resgate, demonstrar capacidade de autocontrole, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, executar procedimentos para navegação em águas rasas, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, controlar manuais técnicos de bordo, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, controlar planos de bordo, coordenar manutenção de equipamentos de convés, controlar medicamento de bordo, verificar a permissão de acesso de terceiros, inspecionar condições de flutuabilidade, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, avaliar as condições para amarração, tomar decisões, operar guincho de manuseio de âncoras, avaliar as condições para desatracação, operar o sistema de lastro, avaliar as condições meteorológicas, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), avaliar o preparo da tripulação, coordenar operações de reboque, supervisionar equipe de lastro, coordenar postos de emergência, inspecionar equipamentos de comunicação, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, supervisionar postos de manobra de fundeio, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, executar procedimentos de serviços no porto, aplicar legislação, ministrar treinamento a bordo, coordenar operação de controle à poluição, controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), controlar as condições da carga durante a viagem, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, supervisionar equipe de hotelaria, efetuar os registros pertinentes, demonstrar liderança, demonstrar percepção cinemática, supervisionar pessoal de segurança do trabalho, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, conduzir embarcação de salvamento, supervisionar o sms, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), demonstrar comportamento proativo, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, controlar material de custeio, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, controlar rancho, realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), trabalhar sob pressão, executar procedimentos para navegação em mau tempo, transportar passageiros, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, consultar legislação, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), controlar a manutenção de equipamentos de navegação, controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas, conduzir embarcação rápida de salvamento, realizar o plano de viagem, verificar marcação das cargas, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, controlar certificados regulamentares de bordo, discriminar cores, controlar certificação da tripulação, coordenar operações de manuseio de âncora, controlar material de combate à poluição, inspecionar equipamentos de segurança, controlar publicações regulamentares de bordo, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), supervisionar equipe de convés, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, orientar praticante-aluno a bordo, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, elaborar conteúdo programático, realizar manutenção de equipamentos de navegação, coordenar reuniões de segurança, emitir permissão para trabalho, executar procedimentos para navegação costeira, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, demonstrar raciocínio analítico, controlar material de passadiço, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, inspecionar as condições de segurança, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, preparar a unidade para reboque, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, avaliar a quantidade de carga movimentada, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, controlar atmosfera do tanque, demonstrar raciocínio matemático, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), elaborar o plano para reboque, coordenar a operação do guincho de reboque, elaborar apresentações, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), ministrar treinamento em terra, proferir palestras, acionar plano de contingência, supervisionar postos de manobra de amarração.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Primeiro Oficial de Náutica (comandante) ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Primeiro Oficial de Náutica (comandante) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 4.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Primeiro Oficial de Náutica (comandante) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Primeiro Oficial de Náutica (comandante) ficou em 5.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025

O salário de Primeiro Oficial de Náutica (comandante) mostrado aqui é resultado do levantamento de 662 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Primeiro Oficial de Náutica (comandante) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Primeiro Oficial de Náutica (comandante) CBO 215115 salário