O dissídio de Segundo Oficial de Náutica 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215140 no cargo de Segundo Oficial de Náutica.

Estado com maior salário médio

Espírito Santo

R$ 12.246,97

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

1.818 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 5.891,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

999 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Obras de Montagem Industrial

R$ 12.427,24

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Navegação de Apoio Marítimo

821 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Oficial de quarto de navegação da marinha mercante Atua como oficial de quarto de navegação em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), executando – no seu período de quarto – serviços de navegação, de acordo com ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode comandar ou imediatar embarcações, dentro de limites estabelecidos pela autoridade marítima para a carreira de aquaviários.

Navega e orienta a navegação Auxilia nas operações com carga Supervisiona equipes de trabalho e operações.

Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

O que faz um Segundo Oficial de Náutica

O Oficial de quarto de navegação da marinha mercante toma conhecimento das ordens do comandante ao entrar de quarto (período de quatro horas) de navegação e comunica ao substituto as instruções recebidas Observa os registros de todos os instrumentos auxiliares de navegação.

Atua como oficial de quarto de navegação em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando – no seu período – trabalhos de bordo, de acordo com ordens emanadas do comando da embarcação, aplicando conhecimentos do campo das ciências náuticas.

Pode comandar ou imediatar embarcações, dentro de limites estabelecidos pela autoridade marítima para a carreira de aquaviários Prepara o passadiço e a casa de navegação para a viagem.

Elabora plano para reboque Inspeciona condições de flutuabilidade, de segurança e de navegabilidade, inspeciona equipamentos de navegação, de convés, de comunicação e de segurança, procurando sinais de irregularidades.

Executa cálculos de posição da embarcação e azimute, dá corda nos cronômetros, mantém atualizada a hora a bordo, registrando os estados absolutos e as marchas dos cronômetros, bem como prepara os boletins meteorológicos.

Executa a navegação, de acordo com as ordens do comandante, avisando-o, imediatamente, de qualquer ocorrência que afete a segurança da navegação, bem como qualquer anormalidade que se verifique Manobra a embarcação.

Supervisiona operação e opera sistema de posicionamento dinâmico.

Avalia a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas Verifica, constantemente, a posição da embarcação, especialmente com terra à vista Determina, periodicamente, a posição da embarcação, plotando-a em carta náutica e utilizando os equipamentos disponíveis – binóculos e todo equipamento de navegação – para esse fim.

Fiscaliza, frequentemente, o rumo e o governo da embarcação Verifica, constantemente, à noite, se as luzes de navegação estão acesas, sobretudo quando houver embarcações à vista Auxilia no passadiço, na proa ou na popa, nas manobras de fundear, suspender, atracar, desatracar, entrada e saída de dique, e outras fainas.

Coordena faina de embarque e desembarque de prático e de capitão de manobra Providencia escada de quebra peito para prático e manobras de bandeira, observando o cerimonial marítimo.

Executa procedimentos para navegação com o prático, em canais estreitos, em águas rasas, em mau tempo, em situações de emergência, com visibilidade restrita Executa procedimentos de serviços no porto Realiza operações com carga, auxiliando nas distribuições de cargas, verificações de avarias na carga, protestos, declarações, mapas, pedidos e outros documentos legais.

Supervisiona conexão de mangote em embarcações e unidades móveis marítimas Toma as necessárias providências com relação à segurança da carga de convés, material e equipamentos da embarcação, em caso de mau tempo iminente Escritura o diário de navegação, livros de azimute, diário de cronômetros e outros livros, de acordo com normas em vigor.

Prepara documentos necessários ao despacho da embarcação nas repartições competentes, responsabilizando-se pelo rol de equipagem, cadernetas de inscrição e registro (CIR) e demais documentos exigidos, verificando, à saída dos portos, se os documentos foram entregues em ordem pelas agências Mantém atualizadas as cartas náuticas a serem utilizadas Treina os praticantes de prático e estagiários de náutica, quando embarcados.

Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Controla material de passadiço Controla sobressalentes de equipamentos de navegação, de comunicação, de segurança, de salvatagem e de convés.

Efetura registros pertinentes Fiscaliza uso de equipamentos de proteção individual (EPI).

Funções do Oficial de quarto de navegação da marinha mercante

O profissional Segundo Oficial de Náutica deve coordenar manutenção de bordo, gerenciar operações, navegar com segurança, qualificar pessoal, operar cargas, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), demonstrar competências pessoais, gerenciar material de bordo, administrar pessoal, realizar inspeção naval a bordo.

Condições de trabalho da profissão

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.

Atividades exercidas por um Oficial de quarto de navegação da marinha mercante

Um Oficial de quarto de navegação da marinha mercante deve controlar a manutenção de equipamentos de navegação, inspecionar equipamentos de segurança, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, demonstrar raciocínio analítico, executar procedimentos para navegação com o prático, trabalhar em equipe, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, avaliar estanqueidade dos porões, controlar as condições da carga durante a viagem, inspecionar equipamentos de comunicação, avaliar as condições de calado, coordenar operações de resgate, operar rampas de cargas, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, inspecionar equipamentos de navegação, avaliar a quantidade de carga movimentada, demonstrar raciocínio matemático, consultar legislação, efetuar os registros pertinentes, controlar temperatura dos tanques, executar procedimentos para navegação em águas rasas, coordenar postos de emergência, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, operar equipamentos de navegação, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, controlar rancho, realizar o plano de viagem, avaliar o preparo da tripulação, avaliar as condições para desamarração, supervisionar seção de câmara, controlar publicações regulamentares de bordo, controlar manuais técnicos de bordo, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), operar o sistema de lastro, manobrar a embarcação, inspecionar equipamentos de salvatagem, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, tomar decisões, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, executar procedimentos de serviços no porto, orientar praticante-aluno a bordo, inspecionar equipamentos de convés, ministrar treinamento a bordo, avaliar as condições para desatracação, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), coordenar faina de embarque e desembarque de prático, efetuar embarque e desembarque da tripulação, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), avaliar as condições meteorológicas, ministrar treinamento em terra, trabalhar sob pressão, coordenar navegação de objeto rebocado, supervisionar equipe de conexão de mangote, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, inspecionar condições de navegabilidade, demonstrar capacidade de adaptação, controlar certificação da tripulação, operar guincho de manuseio de âncoras, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, operar cobertas de cargas, controlar epi e epc, demonstrar capacidade de negociação, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, proferir palestras, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, realizar manutenção de equipamentos de segurança, conduzir embarcação rápida de salvamento, verificar marcação das cargas, demonstrar raciocínio sintético, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, coordenar operações de reboque, verificar peação da carga, fiscalizar a aplicação da legislação, definir área segura para trabalho, controlar medicamento de bordo, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, coordenar a operação do guincho de reboque, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, aplicar legislação, operar tampas de escotilha, coordenar reuniões de segurança, manusear cargas a bordo, operar guincho de reboque, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), coordenar manutenção de equipamentos de convés, elaborar material didático, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, efetuar auditorias internas, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, verificar a permissão de acesso de terceiros, efetuar embarque e desembarque de passageiros, testar equipamentos de segurança, controlar pressão atmosférica dos tanques, orientar estagiário-aluno a bordo, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, orientar a navegação, preparar a unidade para reboque, demonstrar criatividade, preparar documentação para despacho da embarcação, executar procedimentos para navegação em mau tempo, conduzir embarcação de salvamento, inspecionar as condições de segurança, conferir certificação da embarcação, supervisionar operações de carga e descarga, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, realizar manutenção de equipamentos de navegação, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, supervisionar postos de manobra de amarração, realizar comunicação de bordo, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, discriminar sons e ruídos, elaborar apresentações, demonstrar comportamento proativo, elaborar o plano para reboque, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), supervisionar o sms, emitir permissão para trabalho, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, fiscalizar o uso de epi, testar equipamentos de salvatagem, acionar plano de contingência, avaliar as condições de atracação, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), discriminar cores, transportar passageiros, supervisionar equipe de convés, controlar material de passadiço, demonstrar capacidade de autocontrole, demonstrar capacidade de improvisação, coordenar operações de manuseio de âncora, executar procedimentos para navegação costeira, inspecionar condições de flutuabilidade, acionar plano de emergência, avaliar as condições para amarração, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), controlar certificados regulamentares de bordo, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, controlar material de combate à poluição, conferir certificação da tripulação, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), controlar planos de bordo, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, coordenar operação de controle à poluição, tomar decisões rápidas em situações críticas, operar rampas de acesso, controlar atmosfera do tanque, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, elaborar conteúdo programático, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, supervisionar postos de manobra de fundeio, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, demonstrar liderança, demonstrar percepção cinemática, ministrar aulas de formação profissional, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, demonstrar percepção espacial, operar sistema de posicionamento dinâmico, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Segundo Oficial de Náutica ficou em 4.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Segundo Oficial de Náutica e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 4.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Segundo Oficial de Náutica em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Segundo Oficial de Náutica ficou em 10.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025

O salário de Segundo Oficial de Náutica mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.036 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Segundo Oficial de Náutica com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Segundo Oficial de Náutica CBO 215140 salário