O dissídio de Capitão de Manobra da Marinha Mercante 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215110 no cargo de Capitão de Manobra da Marinha Mercante.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 12.229,14
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Amazonas
57 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 2.232,98
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Manaus - AM
55 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Treinamento em Desenvolvimento Profissional e Gerencial
R$ 10.000,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Transporte por Navegação Interior de Carga, Intermunicipal, Interestadual e Internacional
63 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Capitão de manobra da marinha mercante Comanda – como capitão, manobras de fundear, suspender, atracar, desatracar e para manutenção “offshore”, dentre outras fainas, em mar aberto, canais, portos e outros cenários da navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), sob direção do comandante do navio, aplicando conhecimentos de legislação marítima, meteorologia, oceanografia física, hidrodinâmica e manobrabilidade das embarcações, dentre outros do campo das ciências náuticas Realiza cálculos complexos, para execução de manobras, podendo contar com o auxílio de recursos computacionais embarcados.
Supervisiona atividades e equipes de trabalho Ministra treinamento e forma pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário.
O que faz um Capitão de Manobra da Marinha Mercante
O Capitão de manobra da marinha mercante planeja as operações de manobra de embarcações, avaliando condições meteorológicas, avaliando o estado mar, ou do corpo de água em questão, para início e paralisação de manobras e avalia condições de atracação, desatracação, amarração e desamarração Consulta e aplica legislação.
Avalia as condições de calado, examinando dimensão vertical do casco das embarcações e profundidade de água da bacia de manobras, para assegurar as condições de flutuação dos navios.
Examina condições de segurança e avalia condições dos equipamentos de prevenção da poluição ambiental Realiza cálculos complexos, para execução de manobras, podendo contar com o auxílio de recursos computacionais embarcados.
Comanda – como capitão – manobras de fundear, suspender, atracar, desatracar e para manutenção “offshore”, dentre outras fainas, em mar aberto, canais, portos e outros cenários da navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), sob direção do comandante do navio, aplicando conhecimentos de legislação marítima, meteorologia, oceanografia física, hidrodinâmica e manobra das embarcações, dentre outros do campo das ciências náuticas Orienta as operações de navegação necessárias, observando condições de segurança.
Realiza comunicação de bordo.
Comanda manobras de aproximação, amarração, ancoragem e desancoragem, para permitir a manutenção “offshore” de embarcações Coordena operações de manutenção “offshore” com a execução de manobras.
Sob delegação do comandante da embarcação, capitaneia manobras da embarcação em casos de emergência, como por ocasião de travessias perigosas, em temporais e com visibilidade restrita, bem como de entrada e saída de diques.
Executa procedimentos de navegação em águas rasas e em situações de emergência Aciona planos de contingência e de emergência Comanda manobras com rebocadores, planejando e coordenando operações de reboque.
Coordena navegação de embarcação ou objeto rebocado Durante operações de manobra, avalia condições externas, como vento e correntes marítimas ou fluviais, fiscaliza o cumprimento de normas de segurança e o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) Supervisiona postos de manobra de amarração.
Supervisiona conexão do mangote em embarcações e unidades marítimas, nas operações de manobra e atracação de navios Coordena embarcações de manuseio de espias (cabos utilizados para amarração de embarcações).
Supervisiona e coordena atividades e equipes de trabalho nas fainas de conexão de mangote, de manutenção “offshore”, de combate à poluição, de amarração de embarcações e de resgate Efetua registros pertinentes às manobras das embarcações Ministra aulas de formação profissional e treinamentos – inclusive a bordo, para qualificação de pessoal, nos campos de conhecimento relacionados com as fainas de manobras de navios da marinha mercante, definindo o conteúdo programático das atividades formadoras.
Profere palestras Elabora apresentações e material didático.
Funções do Capitão de manobra da marinha mercante
O profissional Capitão de Manobra da Marinha Mercante deve administrar pessoal, navegar com segurança, gerenciar material de bordo, gerenciar operações, realizar inspeção naval a bordo, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), demonstrar competências pessoais, qualificar pessoal.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Atividades exercidas por um Capitão de manobra da marinha mercante
Um Capitão de manobra da marinha mercante deve trabalhar em equipe, efetuar os registros pertinentes, demonstrar capacidade de adaptação, discriminar cores, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, supervisionar equipe de manutenção offshore, demonstrar capacidade de autocontrole, fiscalizar o uso de epi, executar procedimentos para navegação em mau tempo, executar procedimentos para navegação em águas rasas, elaborar apresentações, elaborar o plano para reboque, coordenar operações de resgate, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar raciocínio sintético, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, coordenar operação de controle à poluição, demonstrar comportamento proativo, avaliar as condições para desatracação, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, demonstrar criatividade, operar equipamentos de navegação, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, coordenar operações de reboque, demonstrar percepção cinemática, supervisionar postos de manobra de amarração, avaliar as condições de calado, elaborar conteúdo programático, proferir palestras, elaborar material didático, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, realizar comunicação de bordo, consultar legislação, avaliar as condições para desamarração, coordenar embarcações de manuseio de espias, acionar plano de contingência, coordenar equipe de resgate, coordenar navegação de objeto rebocado, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, tomar decisões, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, demonstrar liderança, ministrar treinamento em terra, aplicar legislação, demonstrar capacidade de improvisação, coordenar equipe de amarração, avaliar as condições de atracação, supervisionar equipe de combate à poluição, avaliar as condições para amarração, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), discriminar sons e ruídos, demonstrar percepção espacial, coordenar operações de manutenção offshore, tomar decisões rápidas em situações críticas, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, trabalhar sob pressão, supervisionar equipe de conexão de mangote, demonstrar raciocínio analítico, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, inspecionar as condições de segurança, orientar a navegação, avaliar as condições meteorológicas, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, demonstrar raciocínio matemático, acionar plano de emergência, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, ministrar aulas de formação profissional.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Capitão de Manobra da Marinha Mercante ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Capitão de Manobra da Marinha Mercante e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 4.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Capitão de Manobra da Marinha Mercante em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Capitão de Manobra da Marinha Mercante ficou em 6.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025
O salário de Capitão de Manobra da Marinha Mercante mostrado aqui é resultado do levantamento de 133 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Capitão de Manobra da Marinha Mercante com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Prático de Portos da Marinha Mercante
- Primeiro Oficial de Náutica (imediato)
- Capitão de Cabotagem (comandante)
- Primeiro Oficial de Náutica (comandante)
- Inspetor de Terminal
- Primeiro Oficial de Náutica
- Capitão de Cabotagem
- Segundo Oficial de Náutica (imediato)
- Capitão de Longo Curso
- Agente de Manobra e Docagem