O dissídio de Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233210 no cargo de Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional).

Estado com maior salário médio

Alagoas

R$ 17.482,24

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.827 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 2.606,20

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

774 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo

R$ 8.669,37

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Outras Atividades de Ensino

4.330 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, de acordo com a área específica e a ocupação Promove atividades de ensino considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a processos, operações de máquinas e equipamentos, manuseio de instrumentos e ferramentas, materiais e matéria-prima, tecnologia, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, instalações.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

O que faz um Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional)

O Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento industrial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com as especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático e de consumo, prepara máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.

Ensina procedimentos, métodos e técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e técnicas de demonstração de práticas operacionais, referentes a processos, operações, produtos e serviços industriais, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, especificações, controle de processo, custos e tempos operacionais, normas e procedimentos Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas industriais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam compreender e aplicar métodos e técnicas industriais, nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento de superfície, controle de processo e de qualidade, parâmetros, variáveis, máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de aprendizagem industrial Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao manuseio e acondicionamento de resíduos, verificando as condições e integridade dos EPC, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.

Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode realizar projetos de assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área.

Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela preservação, acondicionamento, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho Realiza reparos, limpeza e lubrificação em máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.

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Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial

O profissional Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional) deve sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, demonstrar competências pessoais, planejar metas e estratégias de ações educacionais, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, comunicar-se, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, prestar serviços À comunidade, elaborar material pedagógico.

Condições de trabalho da profissão

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.

Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial

Um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial deve expor ideias e opiniões em reuniões da escola, revisar as metodologias e técnicas de ensino, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, dialogar com outros setores ou unidades da escola, integrar-se em eventos da área, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, comprovar certificação das competências, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, demonstrar capacidade de organização, criar situações interativas com o mercado de trabalho, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, executar a manutenção preventiva, investigar diferentes recursos didáticos, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, orientar os alunos, sistematizar a legislação na sua área, agir eticamente na profissão, demonstrar criatividade, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, preencher planilhas de custo, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, sistematizar os termos técnicos da área, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, dialogar com os alunos, demonstrar perseverança, participar de atividades de elaboração do plano de curso, dialogar com os meios de comunicação de massa, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, conferir a execução da manutenção, selecionar material pedagógico, fixar critérios de avaliação dos alunos, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, comprovar qualificação profissional na área de atuação, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, promover a exposição e venda de produtos do curso, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, analisar as avaliações, promover intercâmbios institucionais, preencher diários de classe ou similares, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, adequar material pedagógico, avaliar competências adquiridas anteriormente, participar da captação de recursos financeiros e físicos, propor cronograma de atividades pedagógicas, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, limpar os equipamentos, tomar providências em casos de emergência, elaborar os planos de aula, verificar o estado dos equipamentos de segurança, criar situações operacionais de atividades, auto avaliar-se, participar de campanhas educativas, registrar as tarefas executadas pelos alunos, confeccionar apostilas para apoio às aulas, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, identificar características e interesses pessoais dos alunos, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, utilizar referenciais de avaliação normatizados, selecionar recursos didáticos, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, organizar exposições de produtos, comprovar experiência na área específica, participar de ações institucionais com objetivo social, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, sistematizar as normas técnicas, demonstrar tolerância e paciência, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, dialogar com os outros professores, simular situações atuais de trabalho, sistematizar as mudanças tecnológicas, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, sistematizar a produção científica da área, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, revisar material pedagógico, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, registrar controles de estoque, tomar parte na elaboração do calendário escolar, encaminhar alunos para atendimentos específicos, dialogar com membros e instituições da comunidade, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, estabelecer referenciais de avaliação, demonstrar flexibilidade, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, tomar parte na organização do currículo escolar, corrigir trabalhos, provas, exercícios, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, demonstrar capacidade de avaliação, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, identificar novas fontes para atualização, prestar assessoria técnica à comunidade, divulgar ideias através de projetos de ensino, criar situações de trabalho em equipe, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, consultar manual do equipamento para manutenção, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, preparar recursos audiovisuais, processar materiais para a utilização em ensino, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, definir metodologias e técnicas de ensino, negociar projetos e cursos, programar calendário de atividades para estágios de alunos, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, demonstrar liderança, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, expressar-se com clareza, fixar metas educacionais para a escola, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, especificar equipamentos para manutenção e reposição, ministrar palestras para públicos de fora da escola, preparar material didático, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, programar a utilização de material didático-pedagógico, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, demonstrar capacidade de aprendizagem, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, estimular os alunos na busca de conhecimento, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, criar relacionamentos de confiabilidade, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, controlar o estoque de peças de reposição.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional) ficou em 6.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 6.30% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional) ficou em 7.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025

O salário de Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional) mostrado aqui é resultado do levantamento de 8.803 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional) CBO 233210 salário