O dissídio de Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233210 no cargo de Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional).

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 7.342,85

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

3.141 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Araraquara - SP

R$ 11.368,01

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

805 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, de acordo com a área específica e a ocupação Promove atividades de ensino considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a processos, operações de máquinas e equipamentos, manuseio de instrumentos e ferramentas, materiais e matéria-prima, tecnologia, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, instalações.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

O que faz um Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional)

O Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento industrial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com as especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático e de consumo, prepara máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.

Ensina procedimentos, métodos e técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e técnicas de demonstração de práticas operacionais, referentes a processos, operações, produtos e serviços industriais, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, especificações, controle de processo, custos e tempos operacionais, normas e procedimentos Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas industriais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam compreender e aplicar métodos e técnicas industriais, nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento de superfície, controle de processo e de qualidade, parâmetros, variáveis, máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de aprendizagem industrial Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao manuseio e acondicionamento de resíduos, verificando as condições e integridade dos EPC, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.

Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode realizar projetos de assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área.

Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela preservação, acondicionamento, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho Realiza reparos, limpeza e lubrificação em máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.

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Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial

O profissional Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional) deve zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, demonstrar competências pessoais, prestar serviços À comunidade, comunicar-se, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, elaborar material pedagógico, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, planejar metas e estratégias de ações educacionais, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada.

Condições de trabalho da profissão

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial

Um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial deve ministrar palestras para públicos de fora da escola, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, criar relacionamentos de confiabilidade, agir eticamente na profissão, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, participar de atividades de elaboração do plano de curso, demonstrar tolerância e paciência, fixar metas educacionais para a escola, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, identificar novas fontes para atualização, elaborar os planos de aula, demonstrar flexibilidade, dialogar com membros e instituições da comunidade, criar situações operacionais de atividades, adequar material pedagógico, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, criar situações de trabalho em equipe, comprovar experiência na área específica, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, promover intercâmbios institucionais, negociar projetos e cursos, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, investigar diferentes recursos didáticos, propor cronograma de atividades pedagógicas, simular situações atuais de trabalho, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, programar a utilização de material didático-pedagógico, registrar as tarefas executadas pelos alunos, identificar características e interesses pessoais dos alunos, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, utilizar referenciais de avaliação normatizados, integrar-se em eventos da área, auto avaliar-se, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, processar materiais para a utilização em ensino, criar situações interativas com o mercado de trabalho, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, sistematizar a legislação na sua área, participar de ações institucionais com objetivo social, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, participar de campanhas educativas, fixar critérios de avaliação dos alunos, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, demonstrar criatividade, expressar-se com clareza, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), demonstrar liderança, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, consultar manual do equipamento para manutenção, verificar o estado dos equipamentos de segurança, preencher diários de classe ou similares, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, executar a manutenção preventiva, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, dialogar com outros setores ou unidades da escola, preparar material didático, demonstrar capacidade de avaliação, demonstrar capacidade de aprendizagem, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, preparar recursos audiovisuais, tomar providências em casos de emergência, avaliar competências adquiridas anteriormente, analisar as avaliações, tomar parte na organização do currículo escolar, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, comprovar certificação das competências, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, controlar o estoque de peças de reposição, corrigir trabalhos, provas, exercícios, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, demonstrar perseverança, divulgar ideias através de projetos de ensino, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, tomar parte na elaboração do calendário escolar, dialogar com os outros professores, sistematizar as mudanças tecnológicas, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, confeccionar apostilas para apoio às aulas, estimular os alunos na busca de conhecimento, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, limpar os equipamentos, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, preencher planilhas de custo, participar da captação de recursos financeiros e físicos, registrar controles de estoque, sistematizar as normas técnicas, prestar assessoria técnica à comunidade, conferir a execução da manutenção, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, encaminhar alunos para atendimentos específicos, estabelecer referenciais de avaliação, dialogar com os alunos, dialogar com os meios de comunicação de massa, sistematizar a produção científica da área, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, sistematizar os termos técnicos da área, definir metodologias e técnicas de ensino, demonstrar capacidade de organização, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, comprovar qualificação profissional na área de atuação, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, promover a exposição e venda de produtos do curso, selecionar recursos didáticos, organizar exposições de produtos, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, revisar material pedagógico, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, especificar equipamentos para manutenção e reposição, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, programar calendário de atividades para estágios de alunos, selecionar material pedagógico, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, revisar as metodologias e técnicas de ensino, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, orientar os alunos, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional) ficou em 7.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 7.60% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional) ficou em 4.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2024

O salário de Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional) mostrado aqui é resultado do levantamento de 9002 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional) CBO 233210 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 39h 4.880,94 5.070,11 7.155,09 26,16 6.80%
Santa Catarina 43h 7.068,88 7.342,85 10.362,44 34,53 7.20%
Minas Gerais 35h 3.579,64 3.718,38 5.247,48 21,47 5.80%
Paraná 42h 4.040,41 4.197,00 5.922,93 19,79 4.20%
Rio de Janeiro 39h 3.481,67 3.616,61 5.103,86 18,50 4.10%
Goiás 41h 4.456,46 4.629,18 6.532,83 22,55 7.80%
Mato Grosso 40h 4.811,66 4.998,15 7.053,53 24,71 5.00%
Bahia 41h 3.590,01 3.729,14 5.262,68 17,99 7.20%
Maranhão 39h 4.244,26 4.408,76 6.221,77 22,86 7.60%
Rio Grande do Sul 41h 3.591,08 3.730,26 5.264,25 18,19 4.80%
Ceará 42h 2.969,54 3.084,63 4.353,12 14,73 6.90%
Espírito Santo 36h 4.438,44 4.610,46 6.506,42 25,69 6.80%
Mato Grosso do Sul 41h 4.339,37 4.507,55 6.361,19 22,18 4.90%
Pará 42h 5.180,42 5.381,20 7.594,11 25,67 6.60%
Pernambuco 36h 3.096,09 3.216,09 4.538,64 18,04 4.50%
Tocantins 40h 3.815,96 3.963,85 5.593,91 19,97 6.80%
Distrito Federal 38h 3.349,99 3.479,83 4.910,84 18,55 6.50%
Paraíba 41h 2.732,15 2.838,04 4.005,13 13,92 7.60%
Alagoas 36h 3.078,58 3.197,90 4.512,97 17,53 5.30%
Amazonas 34h 4.056,94 4.214,17 5.947,17 24,52 6.60%
Rondônia 31h 3.129,42 3.250,70 4.587,49 20,88 7.20%
Roraima 34h 3.295,26 3.422,97 4.830,60 19,90 5.10%
Piauí 39h 3.222,86 3.347,76 4.724,47 17,00 7.80%
Amapá 43h 4.371,19 4.540,60 6.407,83 20,92 5.20%
Rio Grande do Norte 41h 5.982,69 6.214,56 8.770,18 30,31 5.30%
Acre 40h 3.671,15 3.813,43 5.381,62 19,07 6.40%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional).

Dissídio de Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional) por cidade

Quanto ganha um Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 4.062,76 4.220,22 5.955,71 20,09 7.70%
São Bernardo do Campo, SP 28 4.765,63 4.950,33 6.986,06 35,54 4.40%
Curitiba, PR 42 3.653,81 3.795,42 5.356,21 18,06 5.00%
Rio de Janeiro, RJ 41 3.610,75 3.750,70 5.293,09 18,40 6.20%
Belo Horizonte, MG 38 3.393,72 3.525,25 4.974,94 18,58 7.90%
Goiânia, GO 40 4.941,35 5.132,86 7.243,65 25,67 4.50%
Macaé, RJ 43 4.025,12 4.181,12 5.900,52 19,66 6.50%
Joinville, SC 40 6.312,31 6.556,96 9.253,38 32,41 4.20%
Florianópolis, SC 44 9.146,48 9.500,97 13.408,05 43,29 6.90%
Campinas, SP 40 7.639,40 7.935,48 11.198,78 40,00 6.70%
Barueri, SP 43 3.812,15 3.959,89 5.588,32 18,34 4.60%
Fortaleza, CE 41 3.056,34 3.174,79 4.480,36 15,33 5.20%
São Luís, MA 37 4.202,81 4.365,69 6.161,00 23,48 5.70%
Jaraguá do Sul, SC 43 7.257,07 7.538,33 10.638,32 35,39 5.90%
São Caetano do Sul, SP 43 4.349,63 4.518,21 6.376,23 21,00 4.30%
São Jose, SC 43 5.955,57 6.186,39 8.730,43 28,63 6.00%
Blumenau, SC 44 8.543,66 8.874,79 12.524,37 40,65 6.30%
Criciúma, SC 43 6.341,00 6.586,76 9.295,43 30,46 5.10%
Sorocaba, SP 39 4.829,15 5.016,31 7.079,17 25,77 4.70%
Guarulhos, SP 39 5.163,01 5.363,12 7.568,59 27,36 7.40%
Brasília, DF 38 3.349,99 3.479,83 4.910,84 18,55 5.30%
Contagem, MG 34 3.848,13 3.997,27 5.641,07 23,47 6.20%
Salvador, BA 41 3.273,37 3.400,24 4.798,52 16,42 4.20%
Uberlândia, MG 39 3.483,63 3.618,65 5.106,74 18,71 6.50%
Chapeco, SC 43 7.393,36 7.679,90 10.838,11 35,89 7.80%
Santos, SP 43 3.283,76 3.411,03 4.813,75 15,88 8.10%
Maceió, AL 37 3.212,39 3.336,90 4.709,13 17,88 7.00%
Cuiabá, MT 40 4.351,43 4.520,08 6.378,88 22,35 4.90%
Caçador, SC 42 6.761,55 7.023,61 9.911,93 33,25 8.30%
Manaus, AM 34 4.148,46 4.309,25 6.081,34 25,25 5.00%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 5.702,53 5.923,54 8.359,48 5.50%
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares 1.643,63 1.707,33 2.409,44 5.00%
Locação de mão-de-obra temporária 4.619,31 4.798,34 6.771,56 6.40%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 3.383,28 3.514,41 4.959,64 4.50%
Atividades de organizações associativas patronais e empresariais 7.773,32 8.074,59 11.395,11 4.30%
Construção de rodovias e ferrovias 4.910,02 5.100,32 7.197,73 4.20%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.614,82 2.716,16 3.833,13 5.50%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 9.401,59 9.765,96 13.782,02 4.10%
Outras atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente 3.844,78 3.993,80 5.636,16 6.20%
Serviços de engenharia 3.680,42 3.823,07 5.395,23 4.80%
Educação profissional de nível técnico 4.052,60 4.209,67 5.940,81 6.70%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.828,14 2.937,75 4.145,84 5.80%
Atividades de teleatendimento 2.522,96 2.620,74 3.698,47 5.10%
Frigorífico - abate de suínos 2.618,01 2.719,48 3.837,81 4.10%
Formação de condutores 2.552,31 2.651,23 3.741,49 8.00%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 4.151,17 4.312,06 6.085,30 4.30%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 2.535,75 2.634,03 3.717,22 7.10%
Promoção de vendas 3.324,24 3.453,08 4.873,09 6.40%
Ensino de idiomas 3.091,92 3.211,76 4.532,53 5.60%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 5.103,51 5.301,31 7.481,36 5.90%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.