O dissídio de Instrutor de Educação Profissional Industrial 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233210 no cargo de Instrutor de Educação Profissional Industrial.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 7.342,85
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
3.141 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Araraquara - SP
R$ 11.368,01
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
805 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, de acordo com a área específica e a ocupação Promove atividades de ensino considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a processos, operações de máquinas e equipamentos, manuseio de instrumentos e ferramentas, materiais e matéria-prima, tecnologia, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, instalações.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
O que faz um Instrutor de Educação Profissional Industrial
O Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento industrial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com as especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático e de consumo, prepara máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.
Ensina procedimentos, métodos e técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e técnicas de demonstração de práticas operacionais, referentes a processos, operações, produtos e serviços industriais, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, especificações, controle de processo, custos e tempos operacionais, normas e procedimentos Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas industriais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam compreender e aplicar métodos e técnicas industriais, nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento de superfície, controle de processo e de qualidade, parâmetros, variáveis, máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de aprendizagem industrial Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao manuseio e acondicionamento de resíduos, verificando as condições e integridade dos EPC, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode realizar projetos de assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área.
Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela preservação, acondicionamento, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho Realiza reparos, limpeza e lubrificação em máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
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Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
O profissional Instrutor de Educação Profissional Industrial deve avaliar o processo de ensino-aprendizagem, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, prestar serviços À comunidade, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, comunicar-se, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, demonstrar competências pessoais, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, planejar metas e estratégias de ações educacionais, elaborar material pedagógico.
Condições de trabalho da profissão
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
Um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial deve sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, executar a manutenção preventiva, programar a utilização de material didático-pedagógico, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, sistematizar as normas técnicas, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, registrar controles de estoque, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, processar materiais para a utilização em ensino, sistematizar as mudanças tecnológicas, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, tomar parte na organização do currículo escolar, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, corrigir trabalhos, provas, exercícios, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, orientar os alunos, confeccionar apostilas para apoio às aulas, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, sistematizar a legislação na sua área, analisar as avaliações, demonstrar tolerância e paciência, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, comprovar certificação das competências, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, demonstrar liderança, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, programar calendário de atividades para estágios de alunos, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, identificar características e interesses pessoais dos alunos, negociar projetos e cursos, agir eticamente na profissão, simular situações atuais de trabalho, definir metodologias e técnicas de ensino, conferir a execução da manutenção, registrar as tarefas executadas pelos alunos, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, promover a exposição e venda de produtos do curso, preparar material didático, criar situações de trabalho em equipe, criar situações interativas com o mercado de trabalho, selecionar material pedagógico, participar da captação de recursos financeiros e físicos, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, identificar novas fontes para atualização, tomar providências em casos de emergência, adequar material pedagógico, selecionar recursos didáticos, dialogar com os outros professores, dialogar com outros setores ou unidades da escola, demonstrar flexibilidade, divulgar ideias através de projetos de ensino, comprovar qualificação profissional na área de atuação, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, organizar exposições de produtos, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, prestar assessoria técnica à comunidade, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, elaborar os planos de aula, preencher planilhas de custo, integrar-se em eventos da área, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, dialogar com os alunos, sistematizar a produção científica da área, controlar o estoque de peças de reposição, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, preencher diários de classe ou similares, investigar diferentes recursos didáticos, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, estimular os alunos na busca de conhecimento, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, demonstrar capacidade de aprendizagem, utilizar referenciais de avaliação normatizados, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, revisar material pedagógico, criar situações operacionais de atividades, estabelecer referenciais de avaliação, avaliar competências adquiridas anteriormente, participar de campanhas educativas, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, consultar manual do equipamento para manutenção, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, demonstrar capacidade de avaliação, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, revisar as metodologias e técnicas de ensino, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, dialogar com os meios de comunicação de massa, encaminhar alunos para atendimentos específicos, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, verificar o estado dos equipamentos de segurança, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, auto avaliar-se, fixar critérios de avaliação dos alunos, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, tomar parte na elaboração do calendário escolar, limpar os equipamentos, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, demonstrar capacidade de organização, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, sistematizar os termos técnicos da área, fixar metas educacionais para a escola, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, participar de atividades de elaboração do plano de curso, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, demonstrar criatividade, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, dialogar com membros e instituições da comunidade, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, propor cronograma de atividades pedagógicas, participar de ações institucionais com objetivo social, ministrar palestras para públicos de fora da escola, demonstrar perseverança, expressar-se com clareza, criar relacionamentos de confiabilidade, preparar recursos audiovisuais, especificar equipamentos para manutenção e reposição, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, promover intercâmbios institucionais, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, comprovar experiência na área específica, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Instrutor de Educação Profissional Industrial ficou em 6.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Educação Profissional Industrial e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 6.80% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Educação Profissional Industrial em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Instrutor de Educação Profissional Industrial ficou em 8.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2024
O salário de Instrutor de Educação Profissional Industrial mostrado aqui é resultado do levantamento de 9002 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Educação Profissional Industrial com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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Valor do salário na CCT 2024 de Instrutor de Educação Profissional Industrial em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 39h | 4.880,94 | 5.070,11 | 7.155,09 | 26,16 | 4.70% |
Santa Catarina | 43h | 7.068,88 | 7.342,85 | 10.362,44 | 34,53 | 5.10% |
Minas Gerais | 35h | 3.579,64 | 3.718,38 | 5.247,48 | 21,47 | 5.90% |
Paraná | 42h | 4.040,41 | 4.197,00 | 5.922,93 | 19,79 | 5.20% |
Rio de Janeiro | 39h | 3.481,67 | 3.616,61 | 5.103,86 | 18,50 | 5.80% |
Goiás | 41h | 4.456,46 | 4.629,18 | 6.532,83 | 22,55 | 8.30% |
Mato Grosso | 40h | 4.811,66 | 4.998,15 | 7.053,53 | 24,71 | 4.50% |
Bahia | 41h | 3.590,01 | 3.729,14 | 5.262,68 | 17,99 | 7.00% |
Maranhão | 39h | 4.244,26 | 4.408,76 | 6.221,77 | 22,86 | 5.20% |
Rio Grande do Sul | 41h | 3.591,08 | 3.730,26 | 5.264,25 | 18,19 | 8.00% |
Ceará | 42h | 2.969,54 | 3.084,63 | 4.353,12 | 14,73 | 7.40% |
Espírito Santo | 36h | 4.438,44 | 4.610,46 | 6.506,42 | 25,69 | 5.80% |
Mato Grosso do Sul | 41h | 4.339,37 | 4.507,55 | 6.361,19 | 22,18 | 4.90% |
Pará | 42h | 5.180,42 | 5.381,20 | 7.594,11 | 25,67 | 5.60% |
Pernambuco | 36h | 3.096,09 | 3.216,09 | 4.538,64 | 18,04 | 4.80% |
Tocantins | 40h | 3.815,96 | 3.963,85 | 5.593,91 | 19,97 | 6.20% |
Distrito Federal | 38h | 3.349,99 | 3.479,83 | 4.910,84 | 18,55 | 5.30% |
Paraíba | 41h | 2.732,15 | 2.838,04 | 4.005,13 | 13,92 | 6.70% |
Alagoas | 36h | 3.078,58 | 3.197,90 | 4.512,97 | 17,53 | 5.50% |
Amazonas | 34h | 4.056,94 | 4.214,17 | 5.947,17 | 24,52 | 6.90% |
Rondônia | 31h | 3.129,42 | 3.250,70 | 4.587,49 | 20,88 | 5.80% |
Roraima | 34h | 3.295,26 | 3.422,97 | 4.830,60 | 19,90 | 8.30% |
Piauí | 39h | 3.222,86 | 3.347,76 | 4.724,47 | 17,00 | 5.40% |
Amapá | 43h | 4.371,19 | 4.540,60 | 6.407,83 | 20,92 | 7.70% |
Rio Grande do Norte | 41h | 5.982,69 | 6.214,56 | 8.770,18 | 30,31 | 5.30% |
Acre | 40h | 3.671,15 | 3.813,43 | 5.381,62 | 19,07 | 5.60% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Instrutor de Educação Profissional Industrial. |
Dissídio de Instrutor de Educação Profissional Industrial por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 4.062,76 | 4.220,22 | 5.955,71 | 20,09 | 6.90% |
São Bernardo do Campo, SP | 28 | 4.765,63 | 4.950,33 | 6.986,06 | 35,54 | 4.10% |
Curitiba, PR | 42 | 3.653,81 | 3.795,42 | 5.356,21 | 18,06 | 6.80% |
Rio de Janeiro, RJ | 41 | 3.610,75 | 3.750,70 | 5.293,09 | 18,40 | 4.70% |
Belo Horizonte, MG | 38 | 3.393,72 | 3.525,25 | 4.974,94 | 18,58 | 7.80% |
Goiânia, GO | 40 | 4.941,35 | 5.132,86 | 7.243,65 | 25,67 | 4.20% |
Macaé, RJ | 43 | 4.025,12 | 4.181,12 | 5.900,52 | 19,66 | 6.80% |
Joinville, SC | 40 | 6.312,31 | 6.556,96 | 9.253,38 | 32,41 | 6.30% |
Florianópolis, SC | 44 | 9.146,48 | 9.500,97 | 13.408,05 | 43,29 | 7.70% |
Campinas, SP | 40 | 7.639,40 | 7.935,48 | 11.198,78 | 40,00 | 7.80% |
Barueri, SP | 43 | 3.812,15 | 3.959,89 | 5.588,32 | 18,34 | 5.60% |
Fortaleza, CE | 41 | 3.056,34 | 3.174,79 | 4.480,36 | 15,33 | 5.60% |
São Luís, MA | 37 | 4.202,81 | 4.365,69 | 6.161,00 | 23,48 | 6.60% |
Jaraguá do Sul, SC | 43 | 7.257,07 | 7.538,33 | 10.638,32 | 35,39 | 5.40% |
São Caetano do Sul, SP | 43 | 4.349,63 | 4.518,21 | 6.376,23 | 21,00 | 7.70% |
São Jose, SC | 43 | 5.955,57 | 6.186,39 | 8.730,43 | 28,63 | 7.70% |
Blumenau, SC | 44 | 8.543,66 | 8.874,79 | 12.524,37 | 40,65 | 6.30% |
Criciúma, SC | 43 | 6.341,00 | 6.586,76 | 9.295,43 | 30,46 | 7.00% |
Sorocaba, SP | 39 | 4.829,15 | 5.016,31 | 7.079,17 | 25,77 | 5.00% |
Guarulhos, SP | 39 | 5.163,01 | 5.363,12 | 7.568,59 | 27,36 | 6.80% |
Brasília, DF | 38 | 3.349,99 | 3.479,83 | 4.910,84 | 18,55 | 6.80% |
Contagem, MG | 34 | 3.848,13 | 3.997,27 | 5.641,07 | 23,47 | 5.80% |
Salvador, BA | 41 | 3.273,37 | 3.400,24 | 4.798,52 | 16,42 | 8.30% |
Uberlândia, MG | 39 | 3.483,63 | 3.618,65 | 5.106,74 | 18,71 | 6.60% |
Chapeco, SC | 43 | 7.393,36 | 7.679,90 | 10.838,11 | 35,89 | 6.20% |
Santos, SP | 43 | 3.283,76 | 3.411,03 | 4.813,75 | 15,88 | 7.10% |
Maceió, AL | 37 | 3.212,39 | 3.336,90 | 4.709,13 | 17,88 | 5.00% |
Cuiabá, MT | 40 | 4.351,43 | 4.520,08 | 6.378,88 | 22,35 | 4.70% |
Caçador, SC | 42 | 6.761,55 | 7.023,61 | 9.911,93 | 33,25 | 6.60% |
Manaus, AM | 34 | 4.148,46 | 4.309,25 | 6.081,34 | 25,25 | 7.70% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Instrutor de Educação Profissional Industrial. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Instrutor de Educação Profissional Industrial no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 5.702,53 | 5.923,54 | 8.359,48 | 4.60% | |
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares | 1.643,63 | 1.707,33 | 2.409,44 | 7.10% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 4.619,31 | 4.798,34 | 6.771,56 | 4.10% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 3.383,28 | 3.514,41 | 4.959,64 | 4.60% | |
Atividades de organizações associativas patronais e empresariais | 7.773,32 | 8.074,59 | 11.395,11 | 5.70% | |
Construção de rodovias e ferrovias | 4.910,02 | 5.100,32 | 7.197,73 | 7.20% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 2.614,82 | 2.716,16 | 3.833,13 | 5.00% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 9.401,59 | 9.765,96 | 13.782,02 | 7.70% | |
Outras atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente | 3.844,78 | 3.993,80 | 5.636,16 | 4.20% | |
Serviços de engenharia | 3.680,42 | 3.823,07 | 5.395,23 | 8.20% | |
Educação profissional de nível técnico | 4.052,60 | 4.209,67 | 5.940,81 | 5.10% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 2.828,14 | 2.937,75 | 4.145,84 | 7.30% | |
Atividades de teleatendimento | 2.522,96 | 2.620,74 | 3.698,47 | 7.60% | |
Frigorífico - abate de suínos | 2.618,01 | 2.719,48 | 3.837,81 | 8.20% | |
Formação de condutores | 2.552,31 | 2.651,23 | 3.741,49 | 5.40% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 4.151,17 | 4.312,06 | 6.085,30 | 5.40% | |
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo | 2.535,75 | 2.634,03 | 3.717,22 | 4.90% | |
Promoção de vendas | 3.324,24 | 3.453,08 | 4.873,09 | 5.00% | |
Ensino de idiomas | 3.091,92 | 3.211,76 | 4.532,53 | 7.70% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 5.103,51 | 5.301,31 | 7.481,36 | 5.70% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |