O dissídio de Instrutor de Educação Profissional Industrial 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233210 no cargo de Instrutor de Educação Profissional Industrial.
Estado com maior salário médio
Alagoas
R$ 17.482,24
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.827 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 2.606,20
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
774 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo
R$ 8.669,37
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Outras Atividades de Ensino
4.330 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, de acordo com a área específica e a ocupação Promove atividades de ensino considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a processos, operações de máquinas e equipamentos, manuseio de instrumentos e ferramentas, materiais e matéria-prima, tecnologia, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, instalações.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
O que faz um Instrutor de Educação Profissional Industrial
O Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento industrial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com as especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático e de consumo, prepara máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.
Ensina procedimentos, métodos e técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e técnicas de demonstração de práticas operacionais, referentes a processos, operações, produtos e serviços industriais, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, especificações, controle de processo, custos e tempos operacionais, normas e procedimentos Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas industriais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam compreender e aplicar métodos e técnicas industriais, nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento de superfície, controle de processo e de qualidade, parâmetros, variáveis, máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de aprendizagem industrial Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao manuseio e acondicionamento de resíduos, verificando as condições e integridade dos EPC, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode realizar projetos de assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área.
Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela preservação, acondicionamento, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho Realiza reparos, limpeza e lubrificação em máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
.
Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
O profissional Instrutor de Educação Profissional Industrial deve elaborar material pedagógico, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, prestar serviços À comunidade, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, comunicar-se, planejar metas e estratégias de ações educacionais, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, demonstrar competências pessoais, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho.
Condições de trabalho da profissão
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
Um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial deve dialogar com os alunos, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, executar a manutenção preventiva, especificar equipamentos para manutenção e reposição, prestar assessoria técnica à comunidade, dialogar com os meios de comunicação de massa, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, consultar manual do equipamento para manutenção, expressar-se com clareza, simular situações atuais de trabalho, revisar as metodologias e técnicas de ensino, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, organizar exposições de produtos, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, participar de campanhas educativas, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, corrigir trabalhos, provas, exercícios, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, fixar critérios de avaliação dos alunos, dialogar com os outros professores, fixar metas educacionais para a escola, selecionar material pedagógico, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, preencher diários de classe ou similares, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, conferir a execução da manutenção, revisar material pedagógico, utilizar referenciais de avaliação normatizados, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, processar materiais para a utilização em ensino, demonstrar criatividade, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, preparar material didático, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, demonstrar capacidade de aprendizagem, demonstrar perseverança, demonstrar flexibilidade, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, criar relacionamentos de confiabilidade, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, identificar novas fontes para atualização, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, promover intercâmbios institucionais, ministrar palestras para públicos de fora da escola, sistematizar a produção científica da área, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, participar da captação de recursos financeiros e físicos, registrar as tarefas executadas pelos alunos, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, selecionar recursos didáticos, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, programar a utilização de material didático-pedagógico, participar de ações institucionais com objetivo social, investigar diferentes recursos didáticos, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, propor cronograma de atividades pedagógicas, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, sistematizar a legislação na sua área, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, demonstrar capacidade de avaliação, negociar projetos e cursos, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, criar situações operacionais de atividades, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, integrar-se em eventos da área, tomar parte na organização do currículo escolar, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, divulgar ideias através de projetos de ensino, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, definir metodologias e técnicas de ensino, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, controlar o estoque de peças de reposição, criar situações de trabalho em equipe, avaliar competências adquiridas anteriormente, preparar recursos audiovisuais, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, orientar os alunos, criar situações interativas com o mercado de trabalho, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, sistematizar as normas técnicas, adequar material pedagógico, confeccionar apostilas para apoio às aulas, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, estimular os alunos na busca de conhecimento, comprovar qualificação profissional na área de atuação, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), limpar os equipamentos, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, sistematizar as mudanças tecnológicas, demonstrar tolerância e paciência, tomar parte na elaboração do calendário escolar, verificar o estado dos equipamentos de segurança, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, comprovar certificação das competências, auto avaliar-se, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, comprovar experiência na área específica, demonstrar capacidade de organização, analisar as avaliações, demonstrar liderança, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, elaborar os planos de aula, estabelecer referenciais de avaliação, promover a exposição e venda de produtos do curso, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, identificar características e interesses pessoais dos alunos, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, programar calendário de atividades para estágios de alunos, participar de atividades de elaboração do plano de curso, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, agir eticamente na profissão, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, preencher planilhas de custo, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, sistematizar os termos técnicos da área, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, encaminhar alunos para atendimentos específicos, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, registrar controles de estoque, dialogar com membros e instituições da comunidade, tomar providências em casos de emergência, dialogar com outros setores ou unidades da escola.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Educação Profissional Industrial ficou em 4.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Educação Profissional Industrial e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 4.00% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Educação Profissional Industrial em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Educação Profissional Industrial ficou em 3.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025
O salário de Instrutor de Educação Profissional Industrial mostrado aqui é resultado do levantamento de 8.803 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Educação Profissional Industrial com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Instrutor de Aprendizagem Industrial
- Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços
- Instrutor Agrícola
- Instrutor de Treinamento Agropecuário
- Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Agropecuário
- Instrutor de Informática
- Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial
- Instrutor de Aprendizagem em Comunicação
- Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal
- Instrutor de Aprendizagem Agropecuária