O dissídio de Instrutor de Aprendizagem Industrial 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233210 no cargo de Instrutor de Aprendizagem Industrial.

Estado com maior salário médio

Alagoas

R$ 17.482,24

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.827 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 2.606,20

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

774 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo

R$ 8.669,37

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Outras Atividades de Ensino

4.330 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, de acordo com a área específica e a ocupação Promove atividades de ensino considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a processos, operações de máquinas e equipamentos, manuseio de instrumentos e ferramentas, materiais e matéria-prima, tecnologia, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, instalações.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

O que faz um Instrutor de Aprendizagem Industrial

O Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento industrial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com as especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático e de consumo, prepara máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.

Ensina procedimentos, métodos e técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e técnicas de demonstração de práticas operacionais, referentes a processos, operações, produtos e serviços industriais, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, especificações, controle de processo, custos e tempos operacionais, normas e procedimentos Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas industriais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam compreender e aplicar métodos e técnicas industriais, nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento de superfície, controle de processo e de qualidade, parâmetros, variáveis, máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de aprendizagem industrial Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao manuseio e acondicionamento de resíduos, verificando as condições e integridade dos EPC, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.

Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode realizar projetos de assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área.

Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela preservação, acondicionamento, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho Realiza reparos, limpeza e lubrificação em máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.

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Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial

O profissional Instrutor de Aprendizagem Industrial deve sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, elaborar material pedagógico, comunicar-se, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, prestar serviços À comunidade, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, planejar metas e estratégias de ações educacionais, demonstrar competências pessoais, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem.

Condições de trabalho da profissão

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.

Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial

Um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial deve ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, dialogar com os meios de comunicação de massa, limpar os equipamentos, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, criar situações operacionais de atividades, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, selecionar material pedagógico, registrar as tarefas executadas pelos alunos, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, demonstrar perseverança, conferir a execução da manutenção, tomar parte na elaboração do calendário escolar, identificar características e interesses pessoais dos alunos, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, estabelecer referenciais de avaliação, promover a exposição e venda de produtos do curso, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, divulgar ideias através de projetos de ensino, propor cronograma de atividades pedagógicas, simular situações atuais de trabalho, elaborar os planos de aula, confeccionar apostilas para apoio às aulas, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, dialogar com membros e instituições da comunidade, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, auto avaliar-se, dialogar com os outros professores, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, avaliar competências adquiridas anteriormente, corrigir trabalhos, provas, exercícios, negociar projetos e cursos, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, identificar novas fontes para atualização, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, dialogar com os alunos, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, agir eticamente na profissão, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, preencher planilhas de custo, comprovar qualificação profissional na área de atuação, sistematizar os termos técnicos da área, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, demonstrar capacidade de avaliação, registrar controles de estoque, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, preparar recursos audiovisuais, processar materiais para a utilização em ensino, consultar manual do equipamento para manutenção, encaminhar alunos para atendimentos específicos, expressar-se com clareza, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, verificar o estado dos equipamentos de segurança, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), dialogar com outros setores ou unidades da escola, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, investigar diferentes recursos didáticos, demonstrar capacidade de organização, participar de atividades de elaboração do plano de curso, participar da captação de recursos financeiros e físicos, tomar parte na organização do currículo escolar, demonstrar capacidade de aprendizagem, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, sistematizar as mudanças tecnológicas, criar relacionamentos de confiabilidade, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, demonstrar flexibilidade, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, tomar providências em casos de emergência, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, especificar equipamentos para manutenção e reposição, participar de ações institucionais com objetivo social, integrar-se em eventos da área, executar a manutenção preventiva, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, prestar assessoria técnica à comunidade, selecionar recursos didáticos, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, controlar o estoque de peças de reposição, preencher diários de classe ou similares, participar de campanhas educativas, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, promover intercâmbios institucionais, analisar as avaliações, comprovar experiência na área específica, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, preparar material didático, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, criar situações interativas com o mercado de trabalho, adequar material pedagógico, orientar os alunos, sistematizar a produção científica da área, programar a utilização de material didático-pedagógico, sistematizar a legislação na sua área, revisar material pedagógico, comprovar certificação das competências, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, sistematizar as normas técnicas, estimular os alunos na busca de conhecimento, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, organizar exposições de produtos, definir metodologias e técnicas de ensino, demonstrar tolerância e paciência, programar calendário de atividades para estágios de alunos, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, revisar as metodologias e técnicas de ensino, fixar critérios de avaliação dos alunos, utilizar referenciais de avaliação normatizados, demonstrar criatividade, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, criar situações de trabalho em equipe, demonstrar liderança, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, ministrar palestras para públicos de fora da escola, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, fixar metas educacionais para a escola, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Aprendizagem Industrial ficou em 8.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Aprendizagem Industrial e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 8.00% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Aprendizagem Industrial em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Aprendizagem Industrial ficou em 3.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025

O salário de Instrutor de Aprendizagem Industrial mostrado aqui é resultado do levantamento de 8.803 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Aprendizagem Industrial com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Instrutor de Aprendizagem Industrial CBO 233210 salário