O dissídio de Instrutor de Aprendizagem em Informática 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233225 no cargo de Instrutor de Aprendizagem em Informática.
Estado com maior salário médio
Rio Grande do Norte
R$ 5.955,90
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.274 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 1.579,33
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Brumado - BA
754 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Serviços de Perícia Técnica Relacionados à Segurança do Trabalho
R$ 10.089,55
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Outras Atividades de Ensino
1.002 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços Ministra aulas para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, de acordo com as especificidades do setor de prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, transportes, administrativos, financeiros, imobiliários, de saúde, entre outros Promove atividades de ensino, em situações de trabalho, por meio de teorias e práticas de planejamento, organização, otimização e realização de processos.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos e elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho segundo a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
O que faz um Instrutor de Aprendizagem em Informática
O Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços planeja ações educacionais para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos técnicos e administrativos, as esferas de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem de serviços, no ensino profissional, considerando as especificidades e heterogeneidade do setor, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com princípios de gestão, de negócios e com o contexto social, político e econômico.
Ensina métodos e técnicas de trabalho de planejamento, organização, otimização e realização de serviços, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes para prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, administrativos, financeiros, imobiliários, securitários, de saúde, serviços às pessoas, entre outros Orienta os alunos na observação das normas técnicas e regulamentares de saúde, segurança no trabalho e preservação ambiental.
Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e define práticas de prestação de serviços, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar processos referentes à prestação de serviços, considerando organização técnica e administrativa, documentação do setor, controle de processos, entrada e saída de produtos, de materiais e de informações, princípios de contabilidade e logística Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades na prestação de serviços.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento.
Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas.
Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, palestras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pelo acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos para descarte.
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Funções do Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
O profissional Instrutor de Aprendizagem em Informática deve planejar metas e estratégias de ações educacionais, prestar serviços À comunidade, elaborar material pedagógico, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, comunicar-se, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, demonstrar competências pessoais, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem.
Condições de trabalho da profissão
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços deve testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, sistematizar a legislação na sua área, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, selecionar recursos didáticos, promover intercâmbios institucionais, preparar recursos audiovisuais, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, participar de campanhas educativas, demonstrar liderança, criar situações operacionais de atividades, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, encaminhar alunos para atendimentos específicos, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, agir eticamente na profissão, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), demonstrar capacidade de trabalho em equipe, demonstrar criatividade, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, adequar material pedagógico, identificar novas fontes para atualização, limpar os equipamentos, tomar parte na organização do currículo escolar, fixar critérios de avaliação dos alunos, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, criar relacionamentos de confiabilidade, verificar o estado dos equipamentos de segurança, divulgar ideias através de projetos de ensino, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, criar situações interativas com o mercado de trabalho, estabelecer referenciais de avaliação, tomar providências em casos de emergência, negociar projetos e cursos, dialogar com os meios de comunicação de massa, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, demonstrar capacidade de organização, processar materiais para a utilização em ensino, dialogar com os alunos, participar de atividades de elaboração do plano de curso, revisar as metodologias e técnicas de ensino, fixar metas educacionais para a escola, preencher diários de classe ou similares, consultar manual do equipamento para manutenção, programar a utilização de material didático-pedagógico, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, sistematizar os termos técnicos da área, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, investigar diferentes recursos didáticos, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, demonstrar tolerância e paciência, estimular os alunos na busca de conhecimento, dialogar com membros e instituições da comunidade, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, analisar as avaliações, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, sistematizar as normas técnicas, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, identificar características e interesses pessoais dos alunos, demonstrar flexibilidade, dialogar com os outros professores, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, conferir a execução da manutenção, preencher planilhas de custo, expressar-se com clareza, comprovar experiência na área específica, elaborar os planos de aula, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, controlar o estoque de peças de reposição, comprovar qualificação profissional na área de atuação, demonstrar capacidade de avaliação, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, propor cronograma de atividades pedagógicas, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, ministrar palestras para públicos de fora da escola, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, registrar as tarefas executadas pelos alunos, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, executar a manutenção preventiva, promover a exposição e venda de produtos do curso, tomar parte na elaboração do calendário escolar, revisar material pedagógico, especificar equipamentos para manutenção e reposição, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, simular situações atuais de trabalho, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, demonstrar perseverança, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, programar calendário de atividades para estágios de alunos, sistematizar as mudanças tecnológicas, demonstrar capacidade de aprendizagem, preparar material didático, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, orientar os alunos, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, participar da captação de recursos financeiros e físicos, prestar assessoria técnica à comunidade, corrigir trabalhos, provas, exercícios, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, comprovar certificação das competências, dialogar com outros setores ou unidades da escola, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, sistematizar a produção científica da área, definir metodologias e técnicas de ensino, selecionar material pedagógico, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, avaliar competências adquiridas anteriormente, criar situações de trabalho em equipe, confeccionar apostilas para apoio às aulas, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, participar de ações institucionais com objetivo social, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, registrar controles de estoque, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, organizar exposições de produtos, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, utilizar referenciais de avaliação normatizados, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, integrar-se em eventos da área, auto avaliar-se.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Aprendizagem em Informática ficou em 3.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Aprendizagem em Informática e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 3.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Aprendizagem em Informática em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Aprendizagem em Informática ficou em 9.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025
O salário de Instrutor de Aprendizagem em Informática mostrado aqui é resultado do levantamento de 8.516 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Aprendizagem em Informática com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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