O dissídio de Instrutor de Aprendizagem em Informática 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233225 no cargo de Instrutor de Aprendizagem em Informática.

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Norte

R$ 5.955,90

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.274 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 1.579,33

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Brumado - BA

754 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Serviços de Perícia Técnica Relacionados à Segurança do Trabalho

R$ 10.089,55

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Outras Atividades de Ensino

1.002 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços Ministra aulas para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, de acordo com as especificidades do setor de prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, transportes, administrativos, financeiros, imobiliários, de saúde, entre outros Promove atividades de ensino, em situações de trabalho, por meio de teorias e práticas de planejamento, organização, otimização e realização de processos.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos e elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho segundo a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

O que faz um Instrutor de Aprendizagem em Informática

O Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços planeja ações educacionais para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos técnicos e administrativos, as esferas de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem de serviços, no ensino profissional, considerando as especificidades e heterogeneidade do setor, de acordo com a legislação.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com princípios de gestão, de negócios e com o contexto social, político e econômico.

Ensina métodos e técnicas de trabalho de planejamento, organização, otimização e realização de serviços, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes para prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, administrativos, financeiros, imobiliários, securitários, de saúde, serviços às pessoas, entre outros Orienta os alunos na observação das normas técnicas e regulamentares de saúde, segurança no trabalho e preservação ambiental.

Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e define práticas de prestação de serviços, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar processos referentes à prestação de serviços, considerando organização técnica e administrativa, documentação do setor, controle de processos, entrada e saída de produtos, de materiais e de informações, princípios de contabilidade e logística Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades na prestação de serviços.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento.

Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas.

Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, palestras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pelo acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos para descarte.

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Funções do Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços

O profissional Instrutor de Aprendizagem em Informática deve demonstrar competências pessoais, prestar serviços À comunidade, comunicar-se, elaborar material pedagógico, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, planejar metas e estratégias de ações educacionais, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem.

Condições de trabalho da profissão

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.

Atividades exercidas por um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços

Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços deve realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, tomar providências em casos de emergência, demonstrar perseverança, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, demonstrar capacidade de aprendizagem, criar situações operacionais de atividades, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, demonstrar tolerância e paciência, dialogar com os outros professores, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, registrar as tarefas executadas pelos alunos, identificar características e interesses pessoais dos alunos, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, fixar critérios de avaliação dos alunos, definir metodologias e técnicas de ensino, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, utilizar referenciais de avaliação normatizados, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, organizar exposições de produtos, sistematizar as mudanças tecnológicas, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, dialogar com membros e instituições da comunidade, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, identificar novas fontes para atualização, sistematizar a produção científica da área, fixar metas educacionais para a escola, participar de campanhas educativas, participar da captação de recursos financeiros e físicos, criar situações interativas com o mercado de trabalho, registrar controles de estoque, negociar projetos e cursos, sistematizar as normas técnicas, sistematizar a legislação na sua área, estimular os alunos na busca de conhecimento, selecionar material pedagógico, programar a utilização de material didático-pedagógico, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, selecionar recursos didáticos, ministrar palestras para públicos de fora da escola, encaminhar alunos para atendimentos específicos, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, executar a manutenção preventiva, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, propor cronograma de atividades pedagógicas, comprovar experiência na área específica, criar situações de trabalho em equipe, revisar as metodologias e técnicas de ensino, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, participar de ações institucionais com objetivo social, avaliar competências adquiridas anteriormente, sistematizar os termos técnicos da área, investigar diferentes recursos didáticos, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, corrigir trabalhos, provas, exercícios, preencher diários de classe ou similares, tomar parte na organização do currículo escolar, conferir a execução da manutenção, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, programar calendário de atividades para estágios de alunos, agir eticamente na profissão, estabelecer referenciais de avaliação, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, auto avaliar-se, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, adequar material pedagógico, revisar material pedagógico, demonstrar liderança, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, analisar as avaliações, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, controlar o estoque de peças de reposição, confeccionar apostilas para apoio às aulas, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, demonstrar capacidade de organização, preparar recursos audiovisuais, tomar parte na elaboração do calendário escolar, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, dialogar com outros setores ou unidades da escola, especificar equipamentos para manutenção e reposição, processar materiais para a utilização em ensino, demonstrar criatividade, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, dialogar com os meios de comunicação de massa, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, preencher planilhas de custo, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, elaborar os planos de aula, promover intercâmbios institucionais, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, integrar-se em eventos da área, criar relacionamentos de confiabilidade, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, participar de atividades de elaboração do plano de curso, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, dialogar com os alunos, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, simular situações atuais de trabalho, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, divulgar ideias através de projetos de ensino, promover a exposição e venda de produtos do curso, verificar o estado dos equipamentos de segurança, prestar assessoria técnica à comunidade, comprovar certificação das competências, orientar os alunos, demonstrar flexibilidade, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, limpar os equipamentos, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, comprovar qualificação profissional na área de atuação, consultar manual do equipamento para manutenção, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, preparar material didático, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, demonstrar capacidade de avaliação, expressar-se com clareza.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Aprendizagem em Informática ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Aprendizagem em Informática e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 4.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Aprendizagem em Informática em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Aprendizagem em Informática ficou em 6.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025

O salário de Instrutor de Aprendizagem em Informática mostrado aqui é resultado do levantamento de 8.516 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Aprendizagem em Informática com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Instrutor de Aprendizagem em Informática CBO 233225 salário