O dissídio de Instrutor de Aprendizagem em Informática 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233225 no cargo de Instrutor de Aprendizagem em Informática.

Estado com maior salário médio

Maranhão

R$ 6.244,51

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.241 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Luís - MA

R$ 7.031,73

Cidade que mais contrata

Brumado - BA

886 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços Ministra aulas para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, de acordo com as especificidades do setor de prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, transportes, administrativos, financeiros, imobiliários, de saúde, entre outros Promove atividades de ensino, em situações de trabalho, por meio de teorias e práticas de planejamento, organização, otimização e realização de processos.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos e elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho segundo a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

O que faz um Instrutor de Aprendizagem em Informática

O Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços planeja ações educacionais para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos técnicos e administrativos, as esferas de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem de serviços, no ensino profissional, considerando as especificidades e heterogeneidade do setor, de acordo com a legislação.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com princípios de gestão, de negócios e com o contexto social, político e econômico.

Ensina métodos e técnicas de trabalho de planejamento, organização, otimização e realização de serviços, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes para prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, administrativos, financeiros, imobiliários, securitários, de saúde, serviços às pessoas, entre outros Orienta os alunos na observação das normas técnicas e regulamentares de saúde, segurança no trabalho e preservação ambiental.

Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e define práticas de prestação de serviços, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar processos referentes à prestação de serviços, considerando organização técnica e administrativa, documentação do setor, controle de processos, entrada e saída de produtos, de materiais e de informações, princípios de contabilidade e logística Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades na prestação de serviços.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento.

Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas.

Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, palestras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pelo acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos para descarte.

.

Funções do Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços

O profissional Instrutor de Aprendizagem em Informática deve demonstrar competências pessoais, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, elaborar material pedagógico, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, planejar metas e estratégias de ações educacionais, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, comunicar-se, prestar serviços À comunidade.

Condições de trabalho da profissão

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços

Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços deve prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, utilizar referenciais de avaliação normatizados, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, dialogar com membros e instituições da comunidade, preparar material didático, demonstrar capacidade de organização, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, preparar recursos audiovisuais, divulgar ideias através de projetos de ensino, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, elaborar os planos de aula, demonstrar criatividade, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, demonstrar capacidade de avaliação, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, negociar projetos e cursos, sistematizar a produção científica da área, controlar o estoque de peças de reposição, dialogar com outros setores ou unidades da escola, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, adequar material pedagógico, executar a manutenção preventiva, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, verificar o estado dos equipamentos de segurança, propor cronograma de atividades pedagógicas, conferir a execução da manutenção, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, prestar assessoria técnica à comunidade, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, comprovar certificação das competências, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, ministrar palestras para públicos de fora da escola, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, comprovar qualificação profissional na área de atuação, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, demonstrar perseverança, corrigir trabalhos, provas, exercícios, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, identificar características e interesses pessoais dos alunos, participar de campanhas educativas, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, revisar material pedagógico, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, sistematizar as normas técnicas, criar situações operacionais de atividades, promover intercâmbios institucionais, integrar-se em eventos da área, programar a utilização de material didático-pedagógico, programar calendário de atividades para estágios de alunos, simular situações atuais de trabalho, expressar-se com clareza, tomar parte na elaboração do calendário escolar, analisar as avaliações, participar de ações institucionais com objetivo social, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, revisar as metodologias e técnicas de ensino, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, participar de atividades de elaboração do plano de curso, demonstrar capacidade de aprendizagem, tomar parte na organização do currículo escolar, organizar exposições de produtos, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, sistematizar as mudanças tecnológicas, preencher planilhas de custo, dialogar com os alunos, selecionar recursos didáticos, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, demonstrar tolerância e paciência, auto avaliar-se, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, demonstrar flexibilidade, demonstrar liderança, definir metodologias e técnicas de ensino, identificar novas fontes para atualização, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, dialogar com os outros professores, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, dialogar com os meios de comunicação de massa, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, limpar os equipamentos, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, estimular os alunos na busca de conhecimento, registrar controles de estoque, registrar as tarefas executadas pelos alunos, avaliar competências adquiridas anteriormente, agir eticamente na profissão, especificar equipamentos para manutenção e reposição, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, processar materiais para a utilização em ensino, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), criar situações interativas com o mercado de trabalho, fixar metas educacionais para a escola, criar situações de trabalho em equipe, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, comprovar experiência na área específica, selecionar material pedagógico, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, fixar critérios de avaliação dos alunos, tomar providências em casos de emergência, investigar diferentes recursos didáticos, criar relacionamentos de confiabilidade, preencher diários de classe ou similares, confeccionar apostilas para apoio às aulas, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, estabelecer referenciais de avaliação, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, consultar manual do equipamento para manutenção, orientar os alunos, sistematizar os termos técnicos da área, sistematizar a legislação na sua área, participar da captação de recursos financeiros e físicos, encaminhar alunos para atendimentos específicos, promover a exposição e venda de produtos do curso.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Instrutor de Aprendizagem em Informática ficou em 6.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Aprendizagem em Informática e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 6.20% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Aprendizagem em Informática em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Instrutor de Aprendizagem em Informática ficou em 6.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2024

O salário de Instrutor de Aprendizagem em Informática mostrado aqui é resultado do levantamento de 8122 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Aprendizagem em Informática com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Instrutor de Aprendizagem em Informática CBO 233225 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Instrutor de Aprendizagem em Informática em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Instrutor de Aprendizagem em Informática por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 39h 2.796,98 2.905,38 4.100,16 14,74 4.80%
Minas Gerais 39h 3.008,45 3.125,05 4.410,17 15,83 7.30%
Bahia 43h 1.846,55 1.918,12 2.706,91 8,84 8.20%
Rio de Janeiro 39h 3.788,44 3.935,27 5.553,57 20,33 5.00%
Santa Catarina 40h 2.808,47 2.917,32 4.117,01 14,62 5.30%
Paraná 38h 2.545,11 2.643,75 3.730,94 14,02 8.00%
Rio Grande do Sul 41h 3.234,65 3.360,01 4.741,75 16,50 4.10%
Mato Grosso do Sul 40h 4.521,36 4.696,60 6.627,98 23,62 6.30%
Pernambuco 36h 2.844,79 2.955,05 4.170,26 16,31 4.10%
Espírito Santo 40h 2.306,11 2.395,48 3.380,58 11,97 5.50%
Ceará 40h 2.217,25 2.303,18 3.250,32 11,39 5.70%
Pará 42h 2.213,77 2.299,57 3.245,22 11,00 8.10%
Goiás 42h 2.859,86 2.970,70 4.192,35 14,29 6.70%
Maranhão 39h 6.011,52 6.244,51 8.812,44 32,39 7.50%
Distrito Federal 42h 2.510,64 2.607,94 3.680,40 12,29 5.30%
Rio Grande do Norte 40h 4.391,19 4.561,38 6.437,15 22,94 6.70%
Mato Grosso 42h 2.238,69 2.325,45 3.281,75 11,20 5.40%
Alagoas 29h 2.067,09 2.147,20 3.030,20 14,66 4.80%
Paraíba 42h 2.034,93 2.113,80 2.983,06 10,04 7.60%
Rondônia 42h 1.732,73 1.799,89 2.540,06 8,56 8.00%
Roraima 37h 4.888,53 5.077,99 7.166,22 27,80 7.90%
Amazonas 43h 2.054,07 2.133,68 3.011,12 9,86 5.00%
Tocantins 43h 1.992,84 2.070,08 2.921,36 9,55 7.00%
Sergipe 37h 2.815,98 2.925,12 4.128,01 15,96 5.80%
Piauí 42h 2.339,14 2.429,79 3.429,00 11,56 6.60%
Acre 44h 1.808,79 1.878,89 2.651,54 8,54 8.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Instrutor de Aprendizagem em Informática.

Dissídio de Instrutor de Aprendizagem em Informática por cidade

Quanto ganha um Instrutor de Aprendizagem em Informática nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Instrutor de Aprendizagem em Informática na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Brumado, BA 44 1.693,95 1.759,61 2.483,21 8,00 6.70%
São Paulo, SP 38 3.079,03 3.198,36 4.513,63 16,81 5.40%
Rio de Janeiro, RJ 39 3.701,49 3.844,95 5.426,11 19,92 5.70%
Belo Horizonte, MG 41 3.267,66 3.394,31 4.790,15 16,52 6.00%
Taubaté, SP 43 1.775,95 1.844,78 2.603,41 8,67 6.20%
Campo Grande, MS 40 5.167,85 5.368,14 7.575,68 26,95 5.00%
Brasília, DF 42 2.510,64 2.607,94 3.680,40 12,29 7.70%
Porto Alegre, RS 41 4.040,59 4.197,19 5.923,21 20,37 4.90%
São Luís, MA 38 6.769,37 7.031,73 9.923,39 37,45 4.40%
Florianópolis, SC 40 2.837,17 2.947,13 4.159,08 14,67 6.50%
Curitiba, PR 37 3.447,51 3.581,13 5.053,80 19,45 4.70%
Recife, PE 34 2.890,02 3.002,03 4.236,56 17,50 4.80%
Barueri, SP 42 5.031,45 5.226,46 7.375,73 24,95 5.90%
Fortaleza, CE 41 2.038,58 2.117,59 2.988,41 10,23 7.30%
Campinas, SP 37 2.912,88 3.025,77 4.270,06 16,16 7.90%
São Bernardo do Campo, SP 39 6.376,33 6.623,46 9.347,22 34,23 5.00%
Montes Claros, MG 39 4.229,86 4.393,79 6.200,65 22,62 5.00%
Uberlândia, MG 38 3.599,43 3.738,94 5.276,50 19,52 7.30%
Goiânia, GO 40 3.133,60 3.255,05 4.593,63 16,08 5.10%
Betim, MG 35 2.433,13 2.527,43 3.566,78 14,27 4.50%
Contagem, MG 37 3.036,87 3.154,57 4.451,83 16,83 8.20%
Salvador, BA 35 2.784,62 2.892,55 4.082,05 16,51 7.70%
Maceió, AL 26 2.132,35 2.214,99 3.125,86 17,29 4.90%
Araçatuba, SP 44 1.946,74 2.022,19 2.853,78 9,25 6.70%
Boa Vista, RR 36 4.721,40 4.904,38 6.921,21 27,25 5.80%
Ribeirão Preto, SP 42 2.378,66 2.470,85 3.486,93 11,77 7.70%
Duque de Caxias, RJ 40 3.469,87 3.604,35 5.086,57 17,99 6.90%
Itajaí, SC 39 3.512,14 3.648,26 5.148,54 18,58 7.30%
Divinópolis, MG 31 2.961,01 3.075,77 4.340,62 19,68 5.50%
Juiz de Fora, MG 34 3.608,44 3.748,30 5.289,71 21,95 7.80%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Instrutor de Aprendizagem em Informática. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Instrutor de Aprendizagem em Informática no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 1.838,65 1.909,91 2.695,33 8.00%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 4.639,63 4.819,45 6.801,35 7.40%
Treinamento em informática 1.910,31 1.984,35 2.800,37 7.40%
Ensino fundamental 2.064,02 2.144,02 3.025,70 5.90%
Educação profissional de nível técnico 4.290,11 4.456,39 6.288,99 4.90%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.820,94 2.930,27 4.135,29 5.70%
Ensino de idiomas 2.479,04 2.575,12 3.634,09 4.20%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.945,26 3.059,41 4.317,52 8.10%
Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais 1.737,55 1.804,90 2.547,12 6.00%
Atividades de teleatendimento 2.162,57 2.246,38 3.170,16 6.90%
Formação de condutores 2.009,26 2.087,13 2.945,43 6.70%
Atividades de condicionamento físico 2.683,74 2.787,76 3.934,16 8.00%
Comércio varejista de livros 1.810,63 1.880,80 2.654,25 7.40%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 4.309,80 4.476,84 6.317,85 4.10%
Educação superior - graduação e pós-graduação 5.066,96 5.263,34 7.427,79 5.40%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 1.907,57 1.981,51 2.796,36 7.80%
Locação de mão-de-obra temporária 4.217,21 4.380,65 6.182,11 7.00%
Administração de caixas escolares 1.663,56 1.728,03 2.438,65 6.60%
Educação infantil - pré-escola 2.508,55 2.605,78 3.677,35 4.30%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.951,79 3.066,20 4.327,11 8.30%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.