O dissídio de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233215 no cargo de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial.
Estado com maior salário médio
Mato Grosso do Sul
R$ 8.579,61
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
3.180 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Três Lagoas - MS
R$ 8.958,40
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.452 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, em empresas, órgãos e instituições públicos ou privados Promove atividades de ensino, considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a planejamento, organização, otimização e realização de processos e operações de serviços administrativos de comercialização de bens e produtos.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
O que faz um Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial
O Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento comercial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os locais de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, considerando as especificidades da ocupação, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas.
Ensina métodos, técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes de teorias e práticas comerciais, referentes a planejamento, organização, otimização e realização de operações e processos administrativos e de rotinas de secretaria, de acordo com normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde, de qualidade e de preservação ambiental Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas comerciais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudos de caso, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar técnicas comerciais, por meio de procedimentos, operações e processos de serviços administrativos e de rotinas de secretaria, referentes à gestão de informações, organização e normas administrativas, elaboração e expedição de documentos, controle de processos e de entrada e saída de correspondência e documentação, arquivamento de informações, legislação, normas e procedimentos de comercialização.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas comerciais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas, e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao descarte e acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode realizar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela preservação, acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
O profissional Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial deve sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, planejar metas e estratégias de ações educacionais, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, prestar serviços À comunidade, elaborar material pedagógico, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, avaliar o processo de ensino-aprendizagem.
Condições de trabalho da profissão
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
Um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial deve analisar as avaliações, tomar parte na organização do currículo escolar, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, integrar-se em eventos da área, preparar recursos audiovisuais, revisar as metodologias e técnicas de ensino, preencher planilhas de custo, avaliar competências adquiridas anteriormente, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, promover intercâmbios institucionais, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, encaminhar alunos para atendimentos específicos, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, simular situações atuais de trabalho, controlar o estoque de peças de reposição, identificar novas fontes para atualização, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, sistematizar os termos técnicos da área, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, dialogar com os outros professores, consultar manual do equipamento para manutenção, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, expressar-se com clareza, demonstrar capacidade de aprendizagem, preparar material didático, demonstrar liderança, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, tomar parte na elaboração do calendário escolar, agir eticamente na profissão, estabelecer referenciais de avaliação, organizar exposições de produtos, fixar critérios de avaliação dos alunos, demonstrar capacidade de avaliação, comprovar experiência na área específica, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, estimular os alunos na busca de conhecimento, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, demonstrar flexibilidade, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, programar a utilização de material didático-pedagógico, executar a manutenção preventiva, fixar metas educacionais para a escola, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, comprovar certificação das competências, comprovar qualificação profissional na área de atuação, participar de ações institucionais com objetivo social, corrigir trabalhos, provas, exercícios, demonstrar perseverança, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, dialogar com membros e instituições da comunidade, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, elaborar os planos de aula, definir metodologias e técnicas de ensino, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, registrar controles de estoque, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, investigar diferentes recursos didáticos, negociar projetos e cursos, sistematizar as mudanças tecnológicas, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, limpar os equipamentos, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, especificar equipamentos para manutenção e reposição, registrar as tarefas executadas pelos alunos, ministrar palestras para públicos de fora da escola, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, participar de atividades de elaboração do plano de curso, criar situações operacionais de atividades, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, prestar assessoria técnica à comunidade, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, participar de campanhas educativas, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, identificar características e interesses pessoais dos alunos, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, revisar material pedagógico, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, propor cronograma de atividades pedagógicas, confeccionar apostilas para apoio às aulas, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, auto avaliar-se, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, dialogar com outros setores ou unidades da escola, sistematizar a produção científica da área, dialogar com os meios de comunicação de massa, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, demonstrar criatividade, participar da captação de recursos financeiros e físicos, selecionar recursos didáticos, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, processar materiais para a utilização em ensino, dialogar com os alunos, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, utilizar referenciais de avaliação normatizados, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, selecionar material pedagógico, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, demonstrar capacidade de organização, verificar o estado dos equipamentos de segurança, demonstrar tolerância e paciência, divulgar ideias através de projetos de ensino, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, criar relacionamentos de confiabilidade, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, orientar os alunos, adequar material pedagógico, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, criar situações interativas com o mercado de trabalho, preencher diários de classe ou similares, sistematizar a legislação na sua área, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, promover a exposição e venda de produtos do curso, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, conferir a execução da manutenção, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, sistematizar as normas técnicas, tomar providências em casos de emergência, criar situações de trabalho em equipe, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, programar calendário de atividades para estágios de alunos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 5.90% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial ficou em 6.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2024
O salário de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial mostrado aqui é resultado do levantamento de 7966 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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- Instrutor Agrícola
- Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços
- Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional)
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- Instrutor de Informática
- Instrutor de Ofícios Industriais
- Instrutor de Aprendizagem em Transportes
- Instrutor de Educação Profissional Industrial
- Instrutor de Treinamento Comercial
Valor do salário na CCT 2024 de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 37h | 4.546,74 | 4.722,96 | 6.665,19 | 25,56 | 8.10% |
Minas Gerais | 41h | 5.096,51 | 5.294,04 | 7.471,10 | 25,92 | 6.90% |
Paraná | 43h | 5.385,35 | 5.594,07 | 7.894,52 | 25,83 | 7.40% |
Maranhão | 23h | 3.248,57 | 3.374,48 | 4.762,17 | 28,88 | 8.30% |
Mato Grosso | 30h | 5.375,15 | 5.583,47 | 7.879,57 | 36,82 | 5.40% |
Santa Catarina | 42h | 2.519,62 | 2.617,27 | 3.693,57 | 12,45 | 7.70% |
Rio de Janeiro | 42h | 3.586,54 | 3.725,54 | 5.257,60 | 17,56 | 8.30% |
Paraíba | 31h | 3.239,34 | 3.364,88 | 4.748,62 | 21,49 | 5.40% |
Piauí | 43h | 6.558,50 | 6.812,69 | 9.614,27 | 31,53 | 7.80% |
Mato Grosso do Sul | 40h | 8.259,49 | 8.579,61 | 12.107,80 | 42,71 | 6.00% |
Ceará | 44h | 6.056,31 | 6.291,03 | 8.878,09 | 28,84 | 7.30% |
Bahia | 41h | 4.464,91 | 4.637,96 | 6.545,23 | 22,46 | 6.40% |
Rio Grande do Sul | 41h | 3.292,67 | 3.420,28 | 4.826,80 | 16,59 | 8.30% |
Pernambuco | 24h | 2.473,84 | 2.569,72 | 3.626,46 | 21,49 | 7.60% |
Espírito Santo | 26h | 3.317,58 | 3.446,16 | 4.863,32 | 26,22 | 7.70% |
Goiás | 40h | 3.213,31 | 3.337,85 | 4.710,47 | 16,74 | 4.10% |
Distrito Federal | 35h | 3.028,60 | 3.145,98 | 4.439,70 | 17,95 | 7.50% |
Rio Grande do Norte | 25h | 2.399,19 | 2.492,18 | 3.517,04 | 19,88 | 7.80% |
Alagoas | 31h | 3.598,39 | 3.737,85 | 5.274,97 | 23,96 | 5.30% |
Amazonas | 42h | 2.847,05 | 2.957,39 | 4.173,56 | 14,10 | 4.10% |
Pará | 43h | 2.323,82 | 2.413,88 | 3.406,54 | 11,13 | 5.20% |
Sergipe | 42h | 1.735,79 | 1.803,07 | 2.544,54 | 8,61 | 8.10% |
Acre | 44h | 2.662,48 | 2.765,67 | 3.902,99 | 12,57 | 5.60% |
Rondônia | 43h | 4.067,25 | 4.224,88 | 5.962,28 | 19,69 | 6.40% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial. |
Dissídio de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 39 | 5.152,98 | 5.352,69 | 7.553,88 | 27,37 | 4.90% |
Belo Horizonte, MG | 42 | 3.887,14 | 4.037,80 | 5.698,26 | 19,05 | 4.20% |
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 3.674,18 | 3.816,58 | 5.386,08 | 18,07 | 5.20% |
Barueri, SP | 43 | 4.213,29 | 4.376,58 | 6.176,36 | 20,56 | 7.00% |
São Luís, MA | 24 | 3.357,57 | 3.487,70 | 4.921,95 | 29,28 | 6.50% |
Curitiba, PR | 42 | 4.548,93 | 4.725,23 | 6.668,39 | 22,29 | 6.30% |
Cuiabá, MT | 28 | 5.290,50 | 5.495,55 | 7.755,48 | 39,06 | 6.40% |
Uberlândia, MG | 40 | 3.148,92 | 3.270,96 | 4.616,08 | 16,43 | 7.80% |
João Pessoa, PB | 31 | 3.298,42 | 3.426,26 | 4.835,24 | 22,14 | 5.50% |
Campo Grande, MS | 40 | 7.922,54 | 8.229,60 | 11.613,86 | 40,95 | 6.30% |
Imperatriz, MA | 25 | 3.390,35 | 3.521,75 | 4.970,00 | 28,64 | 5.30% |
São Caetano do Sul, SP | 41 | 4.465,77 | 4.638,85 | 6.546,49 | 22,45 | 7.70% |
Recife, PE | 19 | 2.041,53 | 2.120,65 | 2.992,73 | 22,53 | 6.00% |
Brasília, DF | 35 | 3.028,60 | 3.145,98 | 4.439,70 | 17,95 | 6.20% |
Campinas, SP | 34 | 4.595,24 | 4.773,34 | 6.736,28 | 28,32 | 8.00% |
Fortaleza, CE | 43 | 5.513,29 | 5.726,97 | 8.082,07 | 26,37 | 7.90% |
Balsas, MA | 22 | 3.050,77 | 3.169,01 | 4.472,21 | 29,31 | 7.50% |
Goiânia, GO | 39 | 3.446,99 | 3.580,58 | 5.053,02 | 18,29 | 7.80% |
Teresina, PI | 43 | 5.537,17 | 5.751,78 | 8.117,08 | 26,75 | 4.40% |
São Bernardo do Campo, SP | 37 | 4.850,03 | 5.038,01 | 7.109,78 | 27,48 | 7.00% |
Bacabal, MA | 20 | 3.053,61 | 3.171,96 | 4.476,36 | 31,48 | 5.70% |
Jundiaí, SP | 34 | 2.755,09 | 2.861,87 | 4.038,75 | 16,73 | 6.50% |
Sorocaba, SP | 35 | 3.873,64 | 4.023,77 | 5.678,47 | 23,30 | 4.20% |
Salvador, BA | 42 | 4.003,60 | 4.158,76 | 5.868,97 | 19,87 | 5.20% |
Caxias, MA | 23 | 3.520,99 | 3.657,45 | 5.161,51 | 31,37 | 6.80% |
Guarulhos, SP | 39 | 4.698,05 | 4.880,13 | 6.886,98 | 25,15 | 4.80% |
Ribeirão Preto, SP | 34 | 4.194,82 | 4.357,40 | 6.149,29 | 25,78 | 7.60% |
Santa Inês, MA | 26 | 3.489,66 | 3.624,91 | 5.115,59 | 28,33 | 6.80% |
Santo André, SP | 34 | 4.613,70 | 4.792,51 | 6.763,34 | 28,10 | 6.80% |
Osasco, SP | 32 | 3.437,72 | 3.570,96 | 5.039,45 | 22,54 | 7.50% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 5.353,36 | 5.560,84 | 7.847,63 | 8.10% | |
Atividades de teleatendimento | 2.206,85 | 2.292,38 | 3.235,07 | 7.70% | |
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares | 1.894,52 | 1.967,94 | 2.777,22 | 4.30% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 3.355,50 | 3.485,55 | 4.918,91 | 5.70% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 4.824,28 | 5.011,26 | 7.072,04 | 6.60% | |
Restaurantes e similares | 1.851,80 | 1.923,57 | 2.714,60 | 4.10% | |
Promoção de vendas | 3.493,94 | 3.629,35 | 5.121,85 | 4.70% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 4.551,40 | 4.727,80 | 6.672,01 | 4.80% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 3.210,99 | 3.335,44 | 4.707,07 | 5.30% | |
Gestão de ativos intangíveis não-financeiros | 3.584,28 | 3.723,19 | 5.254,28 | 5.90% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 3.803,21 | 3.950,61 | 5.575,22 | 7.70% | |
Atividades de condicionamento físico | 2.607,26 | 2.708,31 | 3.822,05 | 4.60% | |
Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria | 4.906,24 | 5.096,39 | 7.192,17 | 5.20% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 3.030,84 | 3.148,31 | 4.442,98 | 7.00% | |
Atividades de cobrança e informações cadastrais | 1.960,43 | 2.036,41 | 2.873,84 | 4.60% | |
Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios | 9.087,75 | 9.439,97 | 13.321,97 | 7.00% | |
Treinamento em informática | 1.606,49 | 1.668,75 | 2.355,00 | 5.30% | |
Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal | 3.387,17 | 3.518,44 | 4.965,33 | 8.30% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 4.292,96 | 4.459,35 | 6.293,16 | 4.60% | |
Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário | 3.171,92 | 3.294,85 | 4.649,80 | 7.40% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |