O dissídio de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233215 no cargo de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial.
Estado com maior salário médio
Mato Grosso do Sul
R$ 8.579,61
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
3.180 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Três Lagoas - MS
R$ 8.958,40
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.452 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, em empresas, órgãos e instituições públicos ou privados Promove atividades de ensino, considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a planejamento, organização, otimização e realização de processos e operações de serviços administrativos de comercialização de bens e produtos.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
O que faz um Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial
O Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento comercial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os locais de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, considerando as especificidades da ocupação, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas.
Ensina métodos, técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes de teorias e práticas comerciais, referentes a planejamento, organização, otimização e realização de operações e processos administrativos e de rotinas de secretaria, de acordo com normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde, de qualidade e de preservação ambiental Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas comerciais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudos de caso, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar técnicas comerciais, por meio de procedimentos, operações e processos de serviços administrativos e de rotinas de secretaria, referentes à gestão de informações, organização e normas administrativas, elaboração e expedição de documentos, controle de processos e de entrada e saída de correspondência e documentação, arquivamento de informações, legislação, normas e procedimentos de comercialização.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas comerciais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas, e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao descarte e acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode realizar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela preservação, acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
O profissional Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial deve garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, prestar serviços À comunidade, demonstrar competências pessoais, elaborar material pedagógico, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, planejar metas e estratégias de ações educacionais, comunicar-se, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho.
Condições de trabalho da profissão
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
Um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial deve negociar projetos e cursos, selecionar recursos didáticos, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, divulgar ideias através de projetos de ensino, registrar as tarefas executadas pelos alunos, comprovar experiência na área específica, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, adequar material pedagógico, revisar material pedagógico, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, tomar providências em casos de emergência, comprovar qualificação profissional na área de atuação, preparar material didático, dialogar com os alunos, selecionar material pedagógico, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, controlar o estoque de peças de reposição, prestar assessoria técnica à comunidade, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, estabelecer referenciais de avaliação, analisar as avaliações, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, demonstrar tolerância e paciência, expressar-se com clareza, consultar manual do equipamento para manutenção, auto avaliar-se, confeccionar apostilas para apoio às aulas, criar situações de trabalho em equipe, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, identificar novas fontes para atualização, encaminhar alunos para atendimentos específicos, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, definir metodologias e técnicas de ensino, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, organizar exposições de produtos, identificar características e interesses pessoais dos alunos, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, participar de campanhas educativas, demonstrar capacidade de avaliação, ministrar palestras para públicos de fora da escola, demonstrar perseverança, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), fixar critérios de avaliação dos alunos, processar materiais para a utilização em ensino, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, demonstrar flexibilidade, programar calendário de atividades para estágios de alunos, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, criar relacionamentos de confiabilidade, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, criar situações operacionais de atividades, especificar equipamentos para manutenção e reposição, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, verificar o estado dos equipamentos de segurança, demonstrar criatividade, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, utilizar referenciais de avaliação normatizados, sistematizar as mudanças tecnológicas, propor cronograma de atividades pedagógicas, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, estimular os alunos na busca de conhecimento, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, demonstrar liderança, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, sistematizar os termos técnicos da área, simular situações atuais de trabalho, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, sistematizar as normas técnicas, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, preencher planilhas de custo, fixar metas educacionais para a escola, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, tomar parte na organização do currículo escolar, preparar recursos audiovisuais, promover a exposição e venda de produtos do curso, demonstrar capacidade de organização, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, criar situações interativas com o mercado de trabalho, executar a manutenção preventiva, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, elaborar os planos de aula, promover intercâmbios institucionais, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, registrar controles de estoque, comprovar certificação das competências, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, orientar os alunos, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, tomar parte na elaboração do calendário escolar, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, limpar os equipamentos, demonstrar capacidade de aprendizagem, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, programar a utilização de material didático-pedagógico, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, corrigir trabalhos, provas, exercícios, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, dialogar com os meios de comunicação de massa, participar de ações institucionais com objetivo social, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, revisar as metodologias e técnicas de ensino, agir eticamente na profissão, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, sistematizar a produção científica da área, participar de atividades de elaboração do plano de curso, dialogar com os outros professores, dialogar com membros e instituições da comunidade, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, preencher diários de classe ou similares, sistematizar a legislação na sua área, conferir a execução da manutenção, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, dialogar com outros setores ou unidades da escola, participar da captação de recursos financeiros e físicos, avaliar competências adquiridas anteriormente, investigar diferentes recursos didáticos, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, integrar-se em eventos da área.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial ficou em 4.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 4.50% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial ficou em 7.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2024
O salário de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial mostrado aqui é resultado do levantamento de 7966 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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Valor do salário na CCT 2024 de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 37h | 4.546,74 | 4.722,96 | 6.665,19 | 25,56 | 7.20% |
Minas Gerais | 41h | 5.096,51 | 5.294,04 | 7.471,10 | 25,92 | 6.70% |
Paraná | 43h | 5.385,35 | 5.594,07 | 7.894,52 | 25,83 | 7.80% |
Maranhão | 23h | 3.248,57 | 3.374,48 | 4.762,17 | 28,88 | 4.70% |
Mato Grosso | 30h | 5.375,15 | 5.583,47 | 7.879,57 | 36,82 | 7.70% |
Santa Catarina | 42h | 2.519,62 | 2.617,27 | 3.693,57 | 12,45 | 7.90% |
Rio de Janeiro | 42h | 3.586,54 | 3.725,54 | 5.257,60 | 17,56 | 5.70% |
Paraíba | 31h | 3.239,34 | 3.364,88 | 4.748,62 | 21,49 | 4.50% |
Piauí | 43h | 6.558,50 | 6.812,69 | 9.614,27 | 31,53 | 6.80% |
Mato Grosso do Sul | 40h | 8.259,49 | 8.579,61 | 12.107,80 | 42,71 | 6.60% |
Ceará | 44h | 6.056,31 | 6.291,03 | 8.878,09 | 28,84 | 5.00% |
Bahia | 41h | 4.464,91 | 4.637,96 | 6.545,23 | 22,46 | 6.20% |
Rio Grande do Sul | 41h | 3.292,67 | 3.420,28 | 4.826,80 | 16,59 | 6.50% |
Pernambuco | 24h | 2.473,84 | 2.569,72 | 3.626,46 | 21,49 | 7.90% |
Espírito Santo | 26h | 3.317,58 | 3.446,16 | 4.863,32 | 26,22 | 4.30% |
Goiás | 40h | 3.213,31 | 3.337,85 | 4.710,47 | 16,74 | 5.60% |
Distrito Federal | 35h | 3.028,60 | 3.145,98 | 4.439,70 | 17,95 | 5.20% |
Rio Grande do Norte | 25h | 2.399,19 | 2.492,18 | 3.517,04 | 19,88 | 6.80% |
Alagoas | 31h | 3.598,39 | 3.737,85 | 5.274,97 | 23,96 | 6.00% |
Amazonas | 42h | 2.847,05 | 2.957,39 | 4.173,56 | 14,10 | 5.00% |
Pará | 43h | 2.323,82 | 2.413,88 | 3.406,54 | 11,13 | 4.90% |
Sergipe | 42h | 1.735,79 | 1.803,07 | 2.544,54 | 8,61 | 4.50% |
Acre | 44h | 2.662,48 | 2.765,67 | 3.902,99 | 12,57 | 6.20% |
Rondônia | 43h | 4.067,25 | 4.224,88 | 5.962,28 | 19,69 | 7.80% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial. |
Dissídio de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 39 | 5.152,98 | 5.352,69 | 7.553,88 | 27,37 | 6.40% |
Belo Horizonte, MG | 42 | 3.887,14 | 4.037,80 | 5.698,26 | 19,05 | 4.50% |
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 3.674,18 | 3.816,58 | 5.386,08 | 18,07 | 6.30% |
Barueri, SP | 43 | 4.213,29 | 4.376,58 | 6.176,36 | 20,56 | 6.70% |
São Luís, MA | 24 | 3.357,57 | 3.487,70 | 4.921,95 | 29,28 | 7.40% |
Curitiba, PR | 42 | 4.548,93 | 4.725,23 | 6.668,39 | 22,29 | 6.80% |
Cuiabá, MT | 28 | 5.290,50 | 5.495,55 | 7.755,48 | 39,06 | 6.10% |
Uberlândia, MG | 40 | 3.148,92 | 3.270,96 | 4.616,08 | 16,43 | 5.90% |
João Pessoa, PB | 31 | 3.298,42 | 3.426,26 | 4.835,24 | 22,14 | 5.40% |
Campo Grande, MS | 40 | 7.922,54 | 8.229,60 | 11.613,86 | 40,95 | 8.20% |
Imperatriz, MA | 25 | 3.390,35 | 3.521,75 | 4.970,00 | 28,64 | 6.50% |
São Caetano do Sul, SP | 41 | 4.465,77 | 4.638,85 | 6.546,49 | 22,45 | 5.40% |
Recife, PE | 19 | 2.041,53 | 2.120,65 | 2.992,73 | 22,53 | 6.10% |
Brasília, DF | 35 | 3.028,60 | 3.145,98 | 4.439,70 | 17,95 | 6.20% |
Campinas, SP | 34 | 4.595,24 | 4.773,34 | 6.736,28 | 28,32 | 4.40% |
Fortaleza, CE | 43 | 5.513,29 | 5.726,97 | 8.082,07 | 26,37 | 6.80% |
Balsas, MA | 22 | 3.050,77 | 3.169,01 | 4.472,21 | 29,31 | 5.30% |
Goiânia, GO | 39 | 3.446,99 | 3.580,58 | 5.053,02 | 18,29 | 8.00% |
Teresina, PI | 43 | 5.537,17 | 5.751,78 | 8.117,08 | 26,75 | 5.90% |
São Bernardo do Campo, SP | 37 | 4.850,03 | 5.038,01 | 7.109,78 | 27,48 | 4.40% |
Bacabal, MA | 20 | 3.053,61 | 3.171,96 | 4.476,36 | 31,48 | 6.40% |
Jundiaí, SP | 34 | 2.755,09 | 2.861,87 | 4.038,75 | 16,73 | 7.20% |
Sorocaba, SP | 35 | 3.873,64 | 4.023,77 | 5.678,47 | 23,30 | 6.20% |
Salvador, BA | 42 | 4.003,60 | 4.158,76 | 5.868,97 | 19,87 | 5.70% |
Caxias, MA | 23 | 3.520,99 | 3.657,45 | 5.161,51 | 31,37 | 6.30% |
Guarulhos, SP | 39 | 4.698,05 | 4.880,13 | 6.886,98 | 25,15 | 4.30% |
Ribeirão Preto, SP | 34 | 4.194,82 | 4.357,40 | 6.149,29 | 25,78 | 8.20% |
Santa Inês, MA | 26 | 3.489,66 | 3.624,91 | 5.115,59 | 28,33 | 6.80% |
Santo André, SP | 34 | 4.613,70 | 4.792,51 | 6.763,34 | 28,10 | 7.60% |
Osasco, SP | 32 | 3.437,72 | 3.570,96 | 5.039,45 | 22,54 | 8.20% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 5.353,36 | 5.560,84 | 7.847,63 | 6.10% | |
Atividades de teleatendimento | 2.206,85 | 2.292,38 | 3.235,07 | 8.10% | |
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares | 1.894,52 | 1.967,94 | 2.777,22 | 7.50% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 3.355,50 | 3.485,55 | 4.918,91 | 7.90% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 4.824,28 | 5.011,26 | 7.072,04 | 4.60% | |
Restaurantes e similares | 1.851,80 | 1.923,57 | 2.714,60 | 6.00% | |
Promoção de vendas | 3.493,94 | 3.629,35 | 5.121,85 | 4.80% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 4.551,40 | 4.727,80 | 6.672,01 | 7.30% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 3.210,99 | 3.335,44 | 4.707,07 | 5.30% | |
Gestão de ativos intangíveis não-financeiros | 3.584,28 | 3.723,19 | 5.254,28 | 4.20% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 3.803,21 | 3.950,61 | 5.575,22 | 8.30% | |
Atividades de condicionamento físico | 2.607,26 | 2.708,31 | 3.822,05 | 5.30% | |
Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria | 4.906,24 | 5.096,39 | 7.192,17 | 7.90% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 3.030,84 | 3.148,31 | 4.442,98 | 7.70% | |
Atividades de cobrança e informações cadastrais | 1.960,43 | 2.036,41 | 2.873,84 | 6.00% | |
Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios | 9.087,75 | 9.439,97 | 13.321,97 | 5.50% | |
Treinamento em informática | 1.606,49 | 1.668,75 | 2.355,00 | 6.90% | |
Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal | 3.387,17 | 3.518,44 | 4.965,33 | 4.70% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 4.292,96 | 4.459,35 | 6.293,16 | 5.80% | |
Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário | 3.171,92 | 3.294,85 | 4.649,80 | 8.20% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |