O dissídio de Instrutor Agrícola 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233205 no cargo de Instrutor Agrícola.
Estado com maior salário médio
Bahia
R$ 7.972,45
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
76 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Carlos - SP
R$ 1.802,29
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Carlos - SP
17 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Formação de Condutores
R$ 1.790,31
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais
28 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento agropecuário no ensino profissional, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar diferentes tecnologias na produção agrícola Promove a aprendizagem considerando situações reais de trabalho, por meio do ensino de teorias e práticas referentes a processos, operações, produtos e serviços, insumos, máquinas e equipamentos, custos e tempos operacionais da agropecuária.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.
O que faz um Instrutor Agrícola
O Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário planeja ações educacionais para aprendizagem e treinamento agropecuário no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos agrícolas, as instalações e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, seleciona material didático e de consumo, prepara os recursos de trabalho.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento agropecuário no ensino profissional, de acordo com a legislação, incorporando conhecimentos de genética, biotecnologia, automação e tecnologias da informação e comunicação na agropecuária.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.
Ensina técnicas agrícolas, referentes a processos, operações, insumos, produtos e serviços, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, estimativa e apropriação de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam aplicar métodos e técnicas agrícolas, nos processos de produção e na realização de serviços agropecuários, considerando aspectos como: medições e demarcações de áreas para cultivo e de criação pecuária, manejo de solo e de animais, melhoramento genético, irrigação e drenagem, implementação de insumos biológicos e sintéticos, rotação de culturas, manejo integrado de doenças e pragas.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos, habilidades e atitudes Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisa.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação, de resolução de situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições de equipamentos, ferramentas e instrumentos, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela integridade e manutenção dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação .
Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
O profissional Instrutor Agrícola deve zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, planejar metas e estratégias de ações educacionais, comunicar-se, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, prestar serviços À comunidade, elaborar material pedagógico, demonstrar competências pessoais, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada.
Condições de trabalho da profissão
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
Um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário deve executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, estabelecer referenciais de avaliação, demonstrar perseverança, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, organizar exposições de produtos, tomar providências em casos de emergência, dialogar com os outros professores, identificar características e interesses pessoais dos alunos, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, participar de campanhas educativas, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, executar a manutenção preventiva, agir eticamente na profissão, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, verificar o estado dos equipamentos de segurança, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, dialogar com os meios de comunicação de massa, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, adequar material pedagógico, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, auto avaliar-se, promover a exposição e venda de produtos do curso, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, fixar critérios de avaliação dos alunos, comprovar experiência na área específica, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, identificar novas fontes para atualização, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, confeccionar apostilas para apoio às aulas, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, corrigir trabalhos, provas, exercícios, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, dialogar com os alunos, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, dialogar com outros setores ou unidades da escola, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, sistematizar os termos técnicos da área, sistematizar as mudanças tecnológicas, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, comprovar certificação das competências, negociar projetos e cursos, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, dialogar com membros e instituições da comunidade, integrar-se em eventos da área, divulgar ideias através de projetos de ensino, orientar os alunos, demonstrar capacidade de organização, registrar as tarefas executadas pelos alunos, criar situações interativas com o mercado de trabalho, avaliar competências adquiridas anteriormente, sistematizar as normas técnicas, consultar manual do equipamento para manutenção, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, encaminhar alunos para atendimentos específicos, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, participar de atividades de elaboração do plano de curso, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, demonstrar criatividade, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, analisar as avaliações, prestar assessoria técnica à comunidade, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, revisar material pedagógico, utilizar referenciais de avaliação normatizados, preparar recursos audiovisuais, tomar parte na organização do currículo escolar, limpar os equipamentos, sistematizar a legislação na sua área, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, programar calendário de atividades para estágios de alunos, processar materiais para a utilização em ensino, investigar diferentes recursos didáticos, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, sistematizar a produção científica da área, demonstrar capacidade de avaliação, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, elaborar os planos de aula, participar da captação de recursos financeiros e físicos, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, criar situações de trabalho em equipe, preencher planilhas de custo, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, registrar controles de estoque, conferir a execução da manutenção, demonstrar tolerância e paciência, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, especificar equipamentos para manutenção e reposição, participar de ações institucionais com objetivo social, comprovar qualificação profissional na área de atuação, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, expressar-se com clareza, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, criar relacionamentos de confiabilidade, demonstrar capacidade de aprendizagem, controlar o estoque de peças de reposição, demonstrar flexibilidade, preencher diários de classe ou similares, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, demonstrar liderança, promover intercâmbios institucionais.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Instrutor Agrícola ficou em 4.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor Agrícola e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 4.00% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor Agrícola em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor Agrícola ficou em 8.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025
O salário de Instrutor Agrícola mostrado aqui é resultado do levantamento de 277 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor Agrícola com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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