O dissídio de Capitão de Cabotagem (comandante) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215115 no cargo de Capitão de Cabotagem (comandante).
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 11.458,11
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
321 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 9.721,56
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
159 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Navegação de Apoio Marítimo
R$ 13.724,12
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Navegação de Apoio Marítimo
142 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Comandante da marinha mercante Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros.
Administra pessoal e gerencia material de bordo Supervisiona e coordena operações diversificadas como manutenção e inspeção a bordo, dentre outras fainas do navio Qualifica pessoal aquaviário.
Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Capitão de Cabotagem (comandante)
O Comandante da marinha mercante inspeciona ou faz inspecionar a embarcação, diariamente, para verificar as condições de asseio, higiene e segurança Cumpre disposições previstas nas instruções sobre os meios de salvamento a bordo, assegura a ordem e serventia das embarcações auxiliares de salvamento, toma precauções para segurança da embarcação, em viagem e no porto.
Avalia estanqueidade de porões.
Cumpre e aplica legislação Supervisiona o carregamento, a descarga, o lastro e o deslastro da embarcação, de acordo com normas de segurança.
Avalia a quantidade de carga movimentada Supervisiona postos de manobras.
Elabora plano para reboque.
Avalia o estado do mar e outros ambientes aquaviários para início e paralisação de manobras Avalia condições para desatracação e desamarração.
Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas, cumprindo e fazendo cumprir – por todos os subordinados, as leis e regulamentos em vigor, mantendo a disciplina na sua embarcação, zelando pela execução dos deveres dos tripulantes, de todas as categorias e funções sob as suas ordens.
Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros, realizando o plano de viagem Durante a viagem, controla as condições da carga, bem como as condições operacionais dos tanques da embarcação Avalia condições externas, como vento e correntes.
Assume pessoalmente a direção da embarcação, sempre que necessário, por ocasião de travessias perigosas, entrada e saída de portos, atracação e desatracação, manobras de fundear ou suspender, entrada e saída de diques, em temporais, cerração ou qualquer outra manobra da embarcação em casos de emergência Avalia condições de calado, de atracação e de amarração Coordena fainas de embarque e desembarque de capitão de manobra e de prático em zonas de praticagem.
Administra pessoal, delegando poderes aos subordinados para distribuição de serviços, visando ao bom andamento dos trabalhos de bordo Organiza os serviços de quarto, de forma a manter a vigilância e a segurança da navegação.
Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo.
Impõe penas disciplinares aos que perturbarem a ordem na embarcação, cometerem faltas disciplinares ou deixarem de fazer o serviço que lhes compete, comunicando às autoridades constituídas, de acordo com a legislação Supervisiona serviços de terceiros em embarcações e unidades aquaviárias móveis Fiscaliza e repreende contrabando, transporte de armas, munições e cargas não declaradas em manifesto (relação completa das mercadorias transportadas por navio).
Gerencia material de bordo, superintendendo os serviços de abastecimento e reparos, manutenção, docagem e reclassificação da embarcação, visando as respectivas faturas, relatórios de serviço e pedidos, bem como todos e quaisquer outros documentos Implanta e mantém sistemas de controle sobre planos de bordo, certificação da tripulação e manuais técnicos, dentre outros documentos obrigatórios da embarcação Gerencia operações atinentes ao material de custeio, e aos sobressalentes de equipamentos.
Supervisiona e coordena operações de manutenção de bordo, de dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas navais, a fim de garantir plenas condições operacionais da embarcação Implanta e faz cumprir, a bordo, plano de prevenção e combate à poluição.
Funções do Comandante da marinha mercante
O profissional Capitão de Cabotagem (comandante) deve coordenar manutenção de bordo, qualificar pessoal, gerenciar operações, navegar com segurança, demonstrar competências pessoais, administrar pessoal, realizar inspeção naval a bordo, gerenciar material de bordo, operar cargas, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms).
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Atividades exercidas por um Comandante da marinha mercante
Um Comandante da marinha mercante deve controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, controlar material de combate à poluição, transportar passageiros, avaliar as condições meteorológicas, supervisionar operações de carga e descarga, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, avaliar as condições para desamarração, controlar certificados regulamentares de bordo, controlar material de passadiço, executar procedimentos para navegação costeira, demonstrar capacidade de autocontrole, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, supervisionar equipe de hotelaria, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, coordenar operações de resgate, inspecionar equipamentos de comunicação, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, demonstrar liderança, controlar rancho, executar procedimentos para navegação em águas rasas, manobrar a embarcação, avaliar as condições de atracação, coordenar postos de emergência, realizar manutenção de equipamentos de segurança, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, operar sistema de posicionamento dinâmico, tomar decisões rápidas em situações críticas, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), controlar certificação da tripulação, demonstrar capacidade de negociação, testar equipamentos de segurança, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), inspecionar equipamentos de navegação, conferir certificação da tripulação, testar equipamentos de salvatagem, controlar material de custeio, supervisionar pessoal de segurança do trabalho, ministrar treinamento a bordo, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, coordenar operação de controle à poluição, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), demonstrar percepção cinemática, verificar peação da carga, supervisionar o sms, coordenar operações de reboque, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), efetuar os registros pertinentes, conduzir embarcação de salvamento, definir área segura para trabalho, controlar publicações regulamentares de bordo, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), operar equipamentos de navegação, aplicar legislação, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, efetuar embarque e desembarque de passageiros, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, tomar decisões, acionar plano de emergência, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, demonstrar capacidade de adaptação, orientar estagiário-aluno a bordo, operar guincho de reboque, inspecionar condições de navegabilidade, verificar a permissão de acesso de terceiros, supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança), realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), discriminar cores, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, demonstrar raciocínio analítico, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, controlar pressão atmosférica dos tanques, avaliar as condições para desatracação, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, operar guincho de manuseio de âncoras, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, controlar atmosfera do tanque, coordenar a operação do guincho de reboque, coordenar equipe de resgate, verificar marcação das cargas, conduzir embarcação rápida de salvamento, inspecionar equipamentos de convés, discriminar sons e ruídos, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), acionar plano de contingência, elaborar conteúdo programático, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, demonstrar raciocínio sintético, efetuar auditorias internas, inspecionar equipamentos de segurança, preparar a unidade para reboque, orientar praticante-aluno a bordo, avaliar as condições para amarração, realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, controlar medicamento de bordo, realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, demonstrar capacidade de improvisação, coordenar navegação de objeto rebocado, coordenar operações de manuseio de âncora, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, avaliar as condições de calado, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), controlar manuais técnicos de bordo, consultar legislação, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, controlar as condições da carga durante a viagem, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, supervisionar seção de câmara, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, elaborar o plano para reboque, demonstrar comportamento proativo, fiscalizar a aplicação da legislação, proferir palestras, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, supervisionar postos de manobra de fundeio, avaliar o preparo da tripulação, supervisionar equipe de lastro, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, operar o sistema de lastro, preparar documentação para despacho da embarcação, emitir permissão para trabalho, supervisionar equipe de combate à poluição, ministrar aulas de formação profissional, realizar comunicação de bordo, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, demonstrar raciocínio matemático, conferir certificação da embarcação, executar procedimentos de serviços no porto, inspecionar as condições de segurança, efetuar embarque e desembarque da tripulação, inspecionar equipamentos de salvatagem, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, ministrar treinamento em terra, controlar planos de bordo, executar procedimentos para navegação com o prático, executar procedimentos para navegação em mau tempo, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, realizar o plano de viagem, demonstrar criatividade, demonstrar percepção espacial, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, supervisionar equipe de convés, supervisionar postos de manobra de amarração, fiscalizar o uso de epi, avaliar estanqueidade dos porões, elaborar material didático, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, controlar temperatura dos tanques, realizar manutenção de equipamentos de navegação, coordenar manutenção de equipamentos de convés, trabalhar em equipe, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, avaliar a quantidade de carga movimentada, coordenar reuniões de segurança, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, elaborar apresentações, inspecionar condições de flutuabilidade, controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), orientar a navegação, trabalhar sob pressão.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Capitão de Cabotagem (comandante) ficou em 4.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Capitão de Cabotagem (comandante) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 4.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Capitão de Cabotagem (comandante) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Capitão de Cabotagem (comandante) ficou em 4.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025
O salário de Capitão de Cabotagem (comandante) mostrado aqui é resultado do levantamento de 662 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Capitão de Cabotagem (comandante) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Agente de Manobra e Docagem
- Primeiro Oficial de Náutica
- Inspetor de Terminal
- Imediato da Marinha Mercante
- Vistoriador Naval
- Capitão de Longo Curso (imediato)
- Capitão de Cabotagem
- Capitão de Longo Curso (comandante)
- Comandante da Marinha Mercante
- Coordenador de Operações de Combate À Poluição no Meio Aquaviário