O dissídio de Capitão de Longo Curso (comandante) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215115 no cargo de Capitão de Longo Curso (comandante).

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 11.317,98

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

344 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Simão - GO

R$ 10.023,45

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

152 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Comandante da marinha mercante Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros.

Administra pessoal e gerencia material de bordo Supervisiona e coordena operações diversificadas como manutenção e inspeção a bordo, dentre outras fainas do navio Qualifica pessoal aquaviário.

Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

O que faz um Capitão de Longo Curso (comandante)

O Comandante da marinha mercante inspeciona ou faz inspecionar a embarcação, diariamente, para verificar as condições de asseio, higiene e segurança Cumpre disposições previstas nas instruções sobre os meios de salvamento a bordo, assegura a ordem e serventia das embarcações auxiliares de salvamento, toma precauções para segurança da embarcação, em viagem e no porto.

Avalia estanqueidade de porões.

Cumpre e aplica legislação Supervisiona o carregamento, a descarga, o lastro e o deslastro da embarcação, de acordo com normas de segurança.

Avalia a quantidade de carga movimentada Supervisiona postos de manobras.

Elabora plano para reboque.

Avalia o estado do mar e outros ambientes aquaviários para início e paralisação de manobras Avalia condições para desatracação e desamarração.

Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas, cumprindo e fazendo cumprir – por todos os subordinados, as leis e regulamentos em vigor, mantendo a disciplina na sua embarcação, zelando pela execução dos deveres dos tripulantes, de todas as categorias e funções sob as suas ordens.

Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros, realizando o plano de viagem Durante a viagem, controla as condições da carga, bem como as condições operacionais dos tanques da embarcação Avalia condições externas, como vento e correntes.

Assume pessoalmente a direção da embarcação, sempre que necessário, por ocasião de travessias perigosas, entrada e saída de portos, atracação e desatracação, manobras de fundear ou suspender, entrada e saída de diques, em temporais, cerração ou qualquer outra manobra da embarcação em casos de emergência Avalia condições de calado, de atracação e de amarração Coordena fainas de embarque e desembarque de capitão de manobra e de prático em zonas de praticagem.

Administra pessoal, delegando poderes aos subordinados para distribuição de serviços, visando ao bom andamento dos trabalhos de bordo Organiza os serviços de quarto, de forma a manter a vigilância e a segurança da navegação.

Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo.

Impõe penas disciplinares aos que perturbarem a ordem na embarcação, cometerem faltas disciplinares ou deixarem de fazer o serviço que lhes compete, comunicando às autoridades constituídas, de acordo com a legislação Supervisiona serviços de terceiros em embarcações e unidades aquaviárias móveis Fiscaliza e repreende contrabando, transporte de armas, munições e cargas não declaradas em manifesto (relação completa das mercadorias transportadas por navio).

Gerencia material de bordo, superintendendo os serviços de abastecimento e reparos, manutenção, docagem e reclassificação da embarcação, visando as respectivas faturas, relatórios de serviço e pedidos, bem como todos e quaisquer outros documentos Implanta e mantém sistemas de controle sobre planos de bordo, certificação da tripulação e manuais técnicos, dentre outros documentos obrigatórios da embarcação Gerencia operações atinentes ao material de custeio, e aos sobressalentes de equipamentos.

Supervisiona e coordena operações de manutenção de bordo, de dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas navais, a fim de garantir plenas condições operacionais da embarcação Implanta e faz cumprir, a bordo, plano de prevenção e combate à poluição.

Funções do Comandante da marinha mercante

O profissional Capitão de Longo Curso (comandante) deve trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), gerenciar operações, administrar pessoal, navegar com segurança, operar cargas, qualificar pessoal, gerenciar material de bordo, realizar inspeção naval a bordo, demonstrar competências pessoais, coordenar manutenção de bordo.

Condições de trabalho da profissão

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Comandante da marinha mercante

Um Comandante da marinha mercante deve coordenar reuniões de segurança, avaliar as condições de calado, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, demonstrar raciocínio analítico, avaliar estanqueidade dos porões, preparar documentação para despacho da embarcação, controlar as condições da carga durante a viagem, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, fiscalizar o uso de epi, aplicar legislação, conduzir embarcação rápida de salvamento, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, executar procedimentos para navegação em águas rasas, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), supervisionar equipe de combate à poluição, supervisionar postos de manobra de fundeio, demonstrar percepção espacial, supervisionar seção de câmara, supervisionar operações de carga e descarga, transportar passageiros, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, inspecionar equipamentos de navegação, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, tomar decisões rápidas em situações críticas, avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, demonstrar percepção cinemática, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), discriminar sons e ruídos, elaborar conteúdo programático, controlar material de passadiço, supervisionar equipe de lastro, demonstrar capacidade de autocontrole, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), efetuar embarque e desembarque de passageiros, executar procedimentos para navegação costeira, conferir certificação da embarcação, coordenar manutenção de equipamentos de convés, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, ministrar treinamento a bordo, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, realizar manutenção de equipamentos de navegação, inspecionar equipamentos de salvatagem, controlar certificação da tripulação, orientar a navegação, controlar medicamento de bordo, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), emitir permissão para trabalho, avaliar a quantidade de carga movimentada, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, demonstrar raciocínio sintético, demonstrar capacidade de negociação, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, controlar temperatura dos tanques, supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança), tomar decisões, operar guincho de manuseio de âncoras, verificar a permissão de acesso de terceiros, preparar a unidade para reboque, orientar praticante-aluno a bordo, supervisionar postos de manobra de amarração, coordenar operações de manuseio de âncora, controlar atmosfera do tanque, testar equipamentos de segurança, verificar peação da carga, supervisionar equipe de convés, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, efetuar os registros pertinentes, controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas, realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), executar procedimentos de navegação em situações de emergência, executar procedimentos de serviços no porto, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), avaliar as condições meteorológicas, definir área segura para trabalho, demonstrar capacidade de adaptação, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, conduzir embarcação de salvamento, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, inspecionar condições de navegabilidade, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, operar o sistema de lastro, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, testar equipamentos de salvatagem, realizar comunicação de bordo, controlar rancho, fiscalizar a aplicação da legislação, controlar manuais técnicos de bordo, operar equipamentos de navegação, coordenar operações de reboque, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, coordenar postos de emergência, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, demonstrar comportamento proativo, orientar estagiário-aluno a bordo, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, elaborar o plano para reboque, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, avaliar as condições para amarração, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), coordenar equipe de resgate, conferir certificação da tripulação, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, trabalhar em equipe, executar procedimentos para navegação em mau tempo, controlar certificados regulamentares de bordo, controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), inspecionar equipamentos de comunicação, supervisionar equipe de hotelaria, controlar pressão atmosférica dos tanques, controlar planos de bordo, supervisionar o sms, controlar material de combate à poluição, inspecionar as condições de segurança, demonstrar capacidade de improvisação, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, controlar publicações regulamentares de bordo, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), demonstrar criatividade, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, supervisionar pessoal de segurança do trabalho, acionar plano de contingência, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, ministrar aulas de formação profissional, avaliar as condições para desatracação, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, realizar o plano de viagem, coordenar operação de controle à poluição, inspecionar equipamentos de segurança, coordenar navegação de objeto rebocado, consultar legislação, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, discriminar cores, avaliar o preparo da tripulação, coordenar a operação do guincho de reboque, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, inspecionar equipamentos de convés, avaliar as condições de atracação, efetuar embarque e desembarque da tripulação, trabalhar sob pressão, elaborar material didático, controlar material de custeio, executar procedimentos para navegação com o prático, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, ministrar treinamento em terra, demonstrar liderança, operar guincho de reboque, coordenar operações de resgate, demonstrar raciocínio matemático, manobrar a embarcação, avaliar as condições para desamarração, inspecionar condições de flutuabilidade, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, realizar manutenção de equipamentos de segurança, elaborar apresentações, verificar marcação das cargas, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, operar sistema de posicionamento dinâmico, proferir palestras, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, efetuar auditorias internas, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, acionar plano de emergência, realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Capitão de Longo Curso (comandante) ficou em 4.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Capitão de Longo Curso (comandante) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 4.90% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Capitão de Longo Curso (comandante) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Capitão de Longo Curso (comandante) ficou em 9.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2024

O salário de Capitão de Longo Curso (comandante) mostrado aqui é resultado do levantamento de 644 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Capitão de Longo Curso (comandante) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Capitão de Longo Curso (comandante) CBO 215115 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Capitão de Longo Curso (comandante) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Capitão de Longo Curso (comandante) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro 43h 10.223,75 10.620,00 14.987,26 49,82 7.30%
Amazonas 44h 2.170,28 2.254,40 3.181,47 10,26 8.30%
São Paulo 40h 4.848,82 5.036,75 7.108,01 25,31 6.00%
Rondônia 44h 9.225,74 9.583,31 13.524,25 43,76 7.10%
Pará 44h 4.534,05 4.709,78 6.646,58 21,41 5.30%
Goiás 43h 9.118,64 9.472,05 13.367,24 43,76 8.10%
Maranhão 43h 5.310,99 5.516,82 7.785,51 25,91 4.30%
Rio Grande do Norte 44h 3.191,57 3.315,27 4.678,61 15,07 6.70%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Capitão de Longo Curso (comandante).

Dissídio de Capitão de Longo Curso (comandante) por cidade

Quanto ganha um Capitão de Longo Curso (comandante) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Capitão de Longo Curso (comandante) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro, RJ 42 9.082,01 9.434,01 13.313,55 44,53 5.40%
Macaé, RJ 43 9.472,74 9.839,87 13.886,32 45,87 4.60%
Manaus, AM 44 2.125,80 2.208,19 3.116,26 10,05 5.70%
Porto Velho, RO 44 9.225,74 9.583,31 13.524,25 43,76 4.50%
São Simão, GO 43 9.649,47 10.023,45 14.145,40 46,12 5.40%
Belém, PA 44 5.245,60 5.448,90 7.689,66 24,77 7.90%
Rio das Ostras, RJ 43 11.776,81 12.233,25 17.263,92 57,39 4.70%
Barueri, SP 37 3.887,90 4.038,59 5.699,38 21,86 6.00%
São Luís, MA 43 5.310,99 5.516,82 7.785,51 25,91 7.50%
São João da Barra, RJ 42 11.168,38 11.601,23 16.372,01 55,62 5.90%
São Gonçalo, RJ 44 30.096,18 31.262,62 44.118,74 143,10 5.00%
São Paulo, SP 41 6.524,87 6.777,75 9.564,96 32,80 6.80%
Niterói, RJ 44 6.798,61 7.062,10 9.966,25 32,10 5.40%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Capitão de Longo Curso (comandante). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Capitão de Longo Curso (comandante) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Navegação de apoio marítimo 11.885,20 12.345,83 17.422,81 7.00%
Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia 2.203,24 2.288,63 3.229,78 5.00%
Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural 8.851,05 9.194,09 12.974,98 4.80%
Locação de mão-de-obra temporária 6.412,27 6.660,79 9.399,91 5.10%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 9.225,42 9.582,97 13.523,78 7.80%
Navegação de apoio portuário 7.963,66 8.272,31 11.674,13 4.20%
Transporte por navegação interior de carga, municipal, exceto travessia 9.409,62 9.774,31 13.793,80 4.10%
Outros transportes aquaviários 1.743,07 1.810,62 2.555,21 7.20%
Atividades de agenciamento marítimo 9.453,07 9.819,44 13.857,49 7.80%
Transporte marítimo de cabotagem - carga 8.171,14 8.487,83 11.978,28 6.30%
Organização logística do transporte de carga 1.773,91 1.842,67 2.600,43 7.60%
Operações de terminais 4.407,19 4.578,00 6.460,61 4.50%
Serviços de engenharia 9.554,69 9.925,00 14.006,46 5.40%
Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais , sem operador 8.376,97 8.701,64 12.280,01 7.90%
Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos 11.332,68 11.771,90 16.612,86 8.20%
Transporte marítimo de longo curso - carga 4.137,17 4.297,51 6.064,78 7.00%
Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes 1.850,05 1.921,75 2.712,03 6.30%
Agências de viagens 2.361,36 2.452,88 3.461,57 6.40%
Operador de transporte multimodal - otm 11.615,65 12.065,83 17.027,67 7.40%
Pesca de peixes em água salgada 2.689,75 2.794,00 3.942,98 5.20%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.