O dissídio de Capitão de Longo Curso (comandante) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215115 no cargo de Capitão de Longo Curso (comandante).
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 11.458,11
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
321 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 9.721,56
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
159 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Navegação de Apoio Marítimo
R$ 13.724,12
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Navegação de Apoio Marítimo
142 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Comandante da marinha mercante Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros.
Administra pessoal e gerencia material de bordo Supervisiona e coordena operações diversificadas como manutenção e inspeção a bordo, dentre outras fainas do navio Qualifica pessoal aquaviário.
Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Capitão de Longo Curso (comandante)
O Comandante da marinha mercante inspeciona ou faz inspecionar a embarcação, diariamente, para verificar as condições de asseio, higiene e segurança Cumpre disposições previstas nas instruções sobre os meios de salvamento a bordo, assegura a ordem e serventia das embarcações auxiliares de salvamento, toma precauções para segurança da embarcação, em viagem e no porto.
Avalia estanqueidade de porões.
Cumpre e aplica legislação Supervisiona o carregamento, a descarga, o lastro e o deslastro da embarcação, de acordo com normas de segurança.
Avalia a quantidade de carga movimentada Supervisiona postos de manobras.
Elabora plano para reboque.
Avalia o estado do mar e outros ambientes aquaviários para início e paralisação de manobras Avalia condições para desatracação e desamarração.
Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas, cumprindo e fazendo cumprir – por todos os subordinados, as leis e regulamentos em vigor, mantendo a disciplina na sua embarcação, zelando pela execução dos deveres dos tripulantes, de todas as categorias e funções sob as suas ordens.
Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros, realizando o plano de viagem Durante a viagem, controla as condições da carga, bem como as condições operacionais dos tanques da embarcação Avalia condições externas, como vento e correntes.
Assume pessoalmente a direção da embarcação, sempre que necessário, por ocasião de travessias perigosas, entrada e saída de portos, atracação e desatracação, manobras de fundear ou suspender, entrada e saída de diques, em temporais, cerração ou qualquer outra manobra da embarcação em casos de emergência Avalia condições de calado, de atracação e de amarração Coordena fainas de embarque e desembarque de capitão de manobra e de prático em zonas de praticagem.
Administra pessoal, delegando poderes aos subordinados para distribuição de serviços, visando ao bom andamento dos trabalhos de bordo Organiza os serviços de quarto, de forma a manter a vigilância e a segurança da navegação.
Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo.
Impõe penas disciplinares aos que perturbarem a ordem na embarcação, cometerem faltas disciplinares ou deixarem de fazer o serviço que lhes compete, comunicando às autoridades constituídas, de acordo com a legislação Supervisiona serviços de terceiros em embarcações e unidades aquaviárias móveis Fiscaliza e repreende contrabando, transporte de armas, munições e cargas não declaradas em manifesto (relação completa das mercadorias transportadas por navio).
Gerencia material de bordo, superintendendo os serviços de abastecimento e reparos, manutenção, docagem e reclassificação da embarcação, visando as respectivas faturas, relatórios de serviço e pedidos, bem como todos e quaisquer outros documentos Implanta e mantém sistemas de controle sobre planos de bordo, certificação da tripulação e manuais técnicos, dentre outros documentos obrigatórios da embarcação Gerencia operações atinentes ao material de custeio, e aos sobressalentes de equipamentos.
Supervisiona e coordena operações de manutenção de bordo, de dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas navais, a fim de garantir plenas condições operacionais da embarcação Implanta e faz cumprir, a bordo, plano de prevenção e combate à poluição.
Funções do Comandante da marinha mercante
O profissional Capitão de Longo Curso (comandante) deve realizar inspeção naval a bordo, coordenar manutenção de bordo, administrar pessoal, demonstrar competências pessoais, qualificar pessoal, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), navegar com segurança, gerenciar material de bordo, gerenciar operações, operar cargas.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Atividades exercidas por um Comandante da marinha mercante
Um Comandante da marinha mercante deve executar procedimentos para navegação costeira, coordenar navegação de objeto rebocado, controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, proferir palestras, inspecionar equipamentos de salvatagem, trabalhar sob pressão, controlar material de combate à poluição, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, operar equipamentos de navegação, controlar temperatura dos tanques, efetuar auditorias internas, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, demonstrar capacidade de negociação, avaliar as condições meteorológicas, verificar a permissão de acesso de terceiros, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, operar guincho de manuseio de âncoras, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, avaliar estanqueidade dos porões, testar equipamentos de salvatagem, avaliar as condições para desamarração, controlar medicamento de bordo, orientar a navegação, trabalhar em equipe, elaborar conteúdo programático, acionar plano de emergência, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma, demonstrar comportamento proativo, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), ministrar treinamento a bordo, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, tomar decisões rápidas em situações críticas, coordenar operação de controle à poluição, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, ministrar treinamento em terra, emitir permissão para trabalho, controlar as condições da carga durante a viagem, supervisionar o sms, efetuar os registros pertinentes, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, controlar certificados regulamentares de bordo, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, supervisionar postos de manobra de fundeio, controlar material de custeio, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, avaliar a quantidade de carga movimentada, supervisionar equipe de combate à poluição, tomar decisões, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, efetuar embarque e desembarque da tripulação, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, inspecionar condições de navegabilidade, operar o sistema de lastro, preparar a unidade para reboque, realizar manutenção de equipamentos de navegação, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, inspecionar as condições de segurança, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), definir área segura para trabalho, realizar comunicação de bordo, demonstrar raciocínio sintético, demonstrar raciocínio matemático, coordenar equipe de resgate, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, fiscalizar o uso de epi, transportar passageiros, executar procedimentos para navegação em águas rasas, realizar manutenção de equipamentos de segurança, supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança), avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, discriminar sons e ruídos, controlar atmosfera do tanque, manobrar a embarcação, elaborar o plano para reboque, executar procedimentos para navegação em mau tempo, avaliar o preparo da tripulação, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), acionar plano de contingência, supervisionar operações de carga e descarga, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), verificar marcação das cargas, inspecionar equipamentos de segurança, inspecionar equipamentos de convés, avaliar as condições para amarração, coordenar operações de manuseio de âncora, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, controlar manuais técnicos de bordo, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, executar procedimentos de serviços no porto, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, ministrar aulas de formação profissional, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), demonstrar raciocínio analítico, controlar publicações regulamentares de bordo, elaborar material didático, controlar material de passadiço, supervisionar equipe de hotelaria, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, conduzir embarcação de salvamento, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, aplicar legislação, operar sistema de posicionamento dinâmico, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental, controlar certificação da tripulação, efetuar embarque e desembarque de passageiros, supervisionar postos de manobra de amarração, controlar rancho, testar equipamentos de segurança, coordenar a operação do guincho de reboque, controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, inspecionar condições de flutuabilidade, inspecionar equipamentos de navegação, avaliar as condições de atracação, controlar pressão atmosférica dos tanques, verificar peação da carga, executar procedimentos para navegação com o prático, coordenar operações de resgate, orientar estagiário-aluno a bordo, supervisionar equipe de convés, elaborar apresentações, supervisionar pessoal de segurança do trabalho, inspecionar equipamentos de comunicação, discriminar cores, coordenar postos de emergência, consultar legislação, fiscalizar a aplicação da legislação, conferir certificação da embarcação, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, realizar o plano de viagem, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, coordenar manutenção de equipamentos de convés, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, controlar planos de bordo, conferir certificação da tripulação, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, orientar praticante-aluno a bordo, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, coordenar operações de reboque, avaliar as condições para desatracação, demonstrar capacidade de improvisação, demonstrar capacidade de adaptação, demonstrar percepção espacial, preparar documentação para despacho da embarcação, demonstrar criatividade, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, supervisionar seção de câmara, coordenar reuniões de segurança, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, demonstrar liderança, demonstrar percepção cinemática, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, conduzir embarcação rápida de salvamento, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), operar guincho de reboque, avaliar as condições de calado, supervisionar equipe de lastro, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, demonstrar capacidade de autocontrole.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Capitão de Longo Curso (comandante) ficou em 6.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Capitão de Longo Curso (comandante) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 6.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Capitão de Longo Curso (comandante) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Capitão de Longo Curso (comandante) ficou em 4.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025
O salário de Capitão de Longo Curso (comandante) mostrado aqui é resultado do levantamento de 662 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Capitão de Longo Curso (comandante) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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