O dissídio de Capitão de Longo Curso (comandante) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215115 no cargo de Capitão de Longo Curso (comandante).

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 11.458,11

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

321 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 9.721,56

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

159 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Navegação de Apoio Marítimo

R$ 13.724,12

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Navegação de Apoio Marítimo

142 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Comandante da marinha mercante Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros.

Administra pessoal e gerencia material de bordo Supervisiona e coordena operações diversificadas como manutenção e inspeção a bordo, dentre outras fainas do navio Qualifica pessoal aquaviário.

Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

O que faz um Capitão de Longo Curso (comandante)

O Comandante da marinha mercante inspeciona ou faz inspecionar a embarcação, diariamente, para verificar as condições de asseio, higiene e segurança Cumpre disposições previstas nas instruções sobre os meios de salvamento a bordo, assegura a ordem e serventia das embarcações auxiliares de salvamento, toma precauções para segurança da embarcação, em viagem e no porto.

Avalia estanqueidade de porões.

Cumpre e aplica legislação Supervisiona o carregamento, a descarga, o lastro e o deslastro da embarcação, de acordo com normas de segurança.

Avalia a quantidade de carga movimentada Supervisiona postos de manobras.

Elabora plano para reboque.

Avalia o estado do mar e outros ambientes aquaviários para início e paralisação de manobras Avalia condições para desatracação e desamarração.

Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas, cumprindo e fazendo cumprir – por todos os subordinados, as leis e regulamentos em vigor, mantendo a disciplina na sua embarcação, zelando pela execução dos deveres dos tripulantes, de todas as categorias e funções sob as suas ordens.

Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros, realizando o plano de viagem Durante a viagem, controla as condições da carga, bem como as condições operacionais dos tanques da embarcação Avalia condições externas, como vento e correntes.

Assume pessoalmente a direção da embarcação, sempre que necessário, por ocasião de travessias perigosas, entrada e saída de portos, atracação e desatracação, manobras de fundear ou suspender, entrada e saída de diques, em temporais, cerração ou qualquer outra manobra da embarcação em casos de emergência Avalia condições de calado, de atracação e de amarração Coordena fainas de embarque e desembarque de capitão de manobra e de prático em zonas de praticagem.

Administra pessoal, delegando poderes aos subordinados para distribuição de serviços, visando ao bom andamento dos trabalhos de bordo Organiza os serviços de quarto, de forma a manter a vigilância e a segurança da navegação.

Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo.

Impõe penas disciplinares aos que perturbarem a ordem na embarcação, cometerem faltas disciplinares ou deixarem de fazer o serviço que lhes compete, comunicando às autoridades constituídas, de acordo com a legislação Supervisiona serviços de terceiros em embarcações e unidades aquaviárias móveis Fiscaliza e repreende contrabando, transporte de armas, munições e cargas não declaradas em manifesto (relação completa das mercadorias transportadas por navio).

Gerencia material de bordo, superintendendo os serviços de abastecimento e reparos, manutenção, docagem e reclassificação da embarcação, visando as respectivas faturas, relatórios de serviço e pedidos, bem como todos e quaisquer outros documentos Implanta e mantém sistemas de controle sobre planos de bordo, certificação da tripulação e manuais técnicos, dentre outros documentos obrigatórios da embarcação Gerencia operações atinentes ao material de custeio, e aos sobressalentes de equipamentos.

Supervisiona e coordena operações de manutenção de bordo, de dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas navais, a fim de garantir plenas condições operacionais da embarcação Implanta e faz cumprir, a bordo, plano de prevenção e combate à poluição.

Funções do Comandante da marinha mercante

O profissional Capitão de Longo Curso (comandante) deve demonstrar competências pessoais, operar cargas, navegar com segurança, qualificar pessoal, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), administrar pessoal, gerenciar operações, coordenar manutenção de bordo, realizar inspeção naval a bordo, gerenciar material de bordo.

Condições de trabalho da profissão

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.

Atividades exercidas por um Comandante da marinha mercante

Um Comandante da marinha mercante deve demonstrar comportamento proativo, demonstrar raciocínio analítico, proferir palestras, coordenar equipe de resgate, demonstrar raciocínio sintético, controlar atmosfera do tanque, executar procedimentos de serviços no porto, executar procedimentos para navegação em águas rasas, verificar marcação das cargas, aplicar legislação, supervisionar equipe de convés, demonstrar capacidade de negociação, avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), preparar documentação para despacho da embarcação, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, controlar medicamento de bordo, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, realizar manutenção de equipamentos de navegação, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, testar equipamentos de segurança, elaborar o plano para reboque, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, fiscalizar a aplicação da legislação, supervisionar pessoal de segurança do trabalho, conferir certificação da embarcação, coordenar navegação de objeto rebocado, ministrar aulas de formação profissional, operar guincho de reboque, efetuar embarque e desembarque de passageiros, inspecionar equipamentos de convés, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, definir área segura para trabalho, controlar material de custeio, controlar certificados regulamentares de bordo, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, realizar o plano de viagem, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), coordenar postos de emergência, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, avaliar as condições para amarração, demonstrar liderança, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, inspecionar equipamentos de navegação, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, coordenar manutenção de equipamentos de convés, avaliar as condições para desamarração, controlar temperatura dos tanques, discriminar cores, emitir permissão para trabalho, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, controlar publicações regulamentares de bordo, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, manobrar a embarcação, testar equipamentos de salvatagem, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), elaborar material didático, tomar decisões rápidas em situações críticas, avaliar as condições de atracação, coordenar a operação do guincho de reboque, avaliar estanqueidade dos porões, realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, avaliar o preparo da tripulação, controlar material de combate à poluição, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, preparar a unidade para reboque, demonstrar percepção cinemática, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), verificar peação da carga, orientar estagiário-aluno a bordo, efetuar auditorias internas, demonstrar percepção espacial, avaliar a quantidade de carga movimentada, operar sistema de posicionamento dinâmico, demonstrar capacidade de autocontrole, controlar as condições da carga durante a viagem, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma, demonstrar capacidade de improvisação, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, supervisionar equipe de lastro, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, controlar rancho, efetuar embarque e desembarque da tripulação, controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, inspecionar condições de navegabilidade, operar guincho de manuseio de âncoras, discriminar sons e ruídos, fiscalizar o uso de epi, supervisionar postos de manobra de fundeio, trabalhar em equipe, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, consultar legislação, supervisionar o sms, elaborar conteúdo programático, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, demonstrar raciocínio matemático, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, efetuar os registros pertinentes, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, controlar manuais técnicos de bordo, transportar passageiros, coordenar reuniões de segurança, executar procedimentos para navegação em mau tempo, demonstrar criatividade, conduzir embarcação de salvamento, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, acionar plano de contingência, controlar pressão atmosférica dos tanques, orientar a navegação, inspecionar equipamentos de segurança, avaliar as condições de calado, inspecionar as condições de segurança, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, trabalhar sob pressão, avaliar as condições para desatracação, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, verificar a permissão de acesso de terceiros, demonstrar capacidade de adaptação, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, controlar planos de bordo, supervisionar equipe de hotelaria, conferir certificação da tripulação, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, inspecionar equipamentos de salvatagem, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, coordenar operação de controle à poluição, executar procedimentos para navegação costeira, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, coordenar operações de reboque, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, tomar decisões, avaliar as condições meteorológicas, ministrar treinamento em terra, realizar manutenção de equipamentos de segurança, realizar comunicação de bordo, supervisionar postos de manobra de amarração, supervisionar operações de carga e descarga, supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança), elaborar apresentações, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), executar procedimentos para navegação com o prático, orientar praticante-aluno a bordo, controlar certificação da tripulação, supervisionar equipe de combate à poluição, ministrar treinamento a bordo, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, operar equipamentos de navegação, conduzir embarcação rápida de salvamento, coordenar operações de manuseio de âncora, inspecionar condições de flutuabilidade, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, supervisionar seção de câmara, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), acionar plano de emergência, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, operar o sistema de lastro, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, controlar material de passadiço, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, inspecionar equipamentos de comunicação, coordenar operações de resgate.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Capitão de Longo Curso (comandante) ficou em 7.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Capitão de Longo Curso (comandante) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 7.00% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Capitão de Longo Curso (comandante) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Capitão de Longo Curso (comandante) ficou em 9.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025

O salário de Capitão de Longo Curso (comandante) mostrado aqui é resultado do levantamento de 662 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Capitão de Longo Curso (comandante) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Capitão de Longo Curso (comandante) CBO 215115 salário