O dissídio de Capitão de Cabotagem (imediato) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215125 no cargo de Capitão de Cabotagem (imediato).
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 9.284,77
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
400 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Guapimirim - RJ
R$ 8.567,00
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
207 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Transporte Marítimo de Cabotagem - Carga
R$ 11.641,06
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Navegação de Apoio Marítimo
184 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Imediato da marinha mercante Serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode substituir, eventualmente, o comandante.
Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima Atua como encarregado das seções de convés e câmara, supervisionando equipes de trabalho, administrando operações com carga e dirigindo fainas de convés Auxilia o comandante nas manobras e o assessora na administração da manutenção da embarcação.
Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Capitão de Cabotagem (imediato)
O Imediato da marinha mercante serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante Aplica conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas.
Atua como segunda autoridade de bordo, podendo, nessa qualidade, intervir em qualquer parte da embarcação.
Substitui o comandante em suas faltas e impedimentos Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima.
Efetua embarque e desembarque da tripulação Executa ou determina a execução de procedimentos relacionados à segurança da navegação.
Realiza procedimentos relacionados com a inspeção naval, a bordo.
Programa, dirige e fiscaliza a limpeza, a conservação e a desgaseificação dos tanques, redes e válvulas dos sistemas de carga da embarcação, tomando as providências que evitem a poluição do meio ambiente Verifica, pessoal e diariamente, o estado geral dos porões, ralos e pocetos, sobretudo no início do carregamento.
Inspeciona os locais designados para estivagem de cargas inflamáveis, explosivas ou corrosivas.
Prepara o convés para o recebimento de carga Atua como encarregado das seções de convés e de câmara, realizando operações com carga (carga e descarga) e ações de administração de serviços da embarcação, no porto e em viagem Supervisiona equipes de trabalho de convés e de câmara.
Administra a seção de convés, emitindo pedidos de suprimentos, reparos e revisões, mantendo inventariado todo o material, fiscalizando escrituração de livros e documentos Dirige fainas de convés, por ocasião de acidentes e exercícios Controla, com a cooperação do chefe de máquinas, o serviço de abastecimento e distribuição de combustíveis e água, para garantir a eficiência operacional e a segurança da embarcação.
Prepara documentação para despacho da embarcação, de acordo com padrões exigidos pelas autoridades dos portos de escala Administra as operações com carga, elaborando planos de carregamento, de descarga e de manuseio de cargas.
Gerencia e supervisiona atividades com cargas Apresenta previamente, ao comandante, o plano de carregamento e, concluída a carga, entrega o plano final da distribuição, por tanques, dos produtos e suas quantidades embarcadas Dirige o serviço geral de distribuição das cargas dos porões, conveses, frigoríficos e tanques, considerando o calado da embarcação, sua estabilidade, esforços máximos permissíveis, estiva e desestiva da carga.
Fiscaliza as operações de carga, descarga, lastro e deslastro da embarcação Verifica peação, marcação e peação da carga Avalia quantidade de carga movimentada.
Controla as condições da carga durante a viagem, arejando os porões e mantendo a carga líquida ou seca nas condições específicas para transporte, usando os recursos existentes a bordo Controla pressão atmosférica e temperatura de tanques Mantém o navio dentro dos padrões corretos de inertização durante os carregamentos, travessias, estadias, descargas e nas fainas de limpeza dos tanques e movimentação de lastros.
Conduz e coordena programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Conduz sindicâncias a bordo.
Auxilia o comandante em todas as manobras da embarcação Assessora o comandante na administração dos processos de manutenção de bordo.
Funções do Imediato da marinha mercante
O profissional Capitão de Cabotagem (imediato) deve administrar pessoal, navegar com segurança, coordenar manutenção de bordo, realizar inspeção naval a bordo, operar cargas, demonstrar competências pessoais, qualificar pessoal, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), gerenciar material de bordo, gerenciar operações.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Atividades exercidas por um Imediato da marinha mercante
Um Imediato da marinha mercante deve controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), efetuar os registros pertinentes, operar guincho de reboque, controlar material de custeio, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), manobrar a embarcação, acionar plano de emergência, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, supervisionar o sms, inspecionar equipamentos de navegação, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, testar equipamentos de salvatagem, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, coordenar operações de reboque, preparar documentação para despacho da embarcação, trabalhar sob pressão, inspecionar as condições de segurança, demonstrar capacidade de autocontrole, conferir certificação da embarcação, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, demonstrar raciocínio sintético, inspecionar equipamentos de segurança, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, controlar material de passadiço, transportar passageiros, conduzir embarcação de salvamento, operar cobertas de cargas, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, supervisionar equipe de convés, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), avaliar as condições para desamarração, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, acionar plano de contingência, elaborar apresentações, trabalhar em equipe, emitir permissão para trabalho, elaborar conteúdo programático, inspecionar condições de flutuabilidade, demonstrar percepção cinemática, testar equipamentos de segurança, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, consultar legislação, conferir certificação da tripulação, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, operar o sistema de lastro, preparar a unidade para reboque, tomar decisões rápidas em situações críticas, executar procedimentos para navegação com o prático, elaborar o plano para reboque, controlar as condições da carga durante a viagem, coordenar navegação de objeto rebocado, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, avaliar as condições de calado, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, executar procedimentos para navegação costeira, operar sistema de posicionamento dinâmico, ministrar treinamento a bordo, demonstrar raciocínio matemático, fiscalizar o uso de epi, supervisionar equipe de combate à poluição, avaliar as condições para desatracação, controlar manuais técnicos de bordo, executar procedimentos de serviços no porto, controlar certificados regulamentares de bordo, supervisionar postos de manobra de fundeio, coordenar operações de manuseio de âncora, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, orientar a navegação, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, verificar peação da carga, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, elaborar material didático, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, avaliar o preparo da tripulação, demonstrar capacidade de improvisação, supervisionar postos de manobra de amarração, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, controlar rancho, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, controlar medicamento de bordo, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, controlar publicações regulamentares de bordo, efetuar embarque e desembarque de passageiros, efetuar auditorias internas, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, avaliar as condições de atracação, ministrar aulas de formação profissional, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, avaliar a quantidade de carga movimentada, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, verificar compatibilidade de cargas, avaliar as condições meteorológicas, inspecionar equipamentos de comunicação, supervisionar seção de câmara, coordenar operações de resgate, coordenar a operação do guincho de reboque, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, controlar pressão atmosférica dos tanques, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, discriminar cores, verificar marcação das cargas, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, inspecionar condições de navegabilidade, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), demonstrar capacidade de adaptação, coordenar postos de emergência, definir área segura para trabalho, realizar manutenção de equipamentos de segurança, supervisionar operações de carga e descarga, tomar decisões, controlar atmosfera do tanque, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, coordenar reuniões de segurança, operar equipamentos de navegação, demonstrar comportamento proativo, demonstrar liderança, discriminar sons e ruídos, avaliar estanqueidade dos porões, operar tampas de escotilha, coordenar manutenção de equipamentos de convés, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, orientar estagiário-aluno a bordo, operar rampas de acesso, fiscalizar a aplicação da legislação, coordenar operação de controle à poluição, verificar a permissão de acesso de terceiros, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, demonstrar criatividade, executar procedimentos para navegação em águas rasas, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, avaliar as condições para amarração, demonstrar raciocínio analítico, efetuar embarque e desembarque da tripulação, manusear cargas a bordo, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, demonstrar capacidade de negociação, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, executar procedimentos para navegação em mau tempo, orientar praticante-aluno a bordo, aplicar legislação, controlar epi e epc, inspecionar equipamentos de salvatagem, demonstrar percepção espacial, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), realizar o plano de viagem, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, conduzir embarcação rápida de salvamento, controlar certificação da tripulação, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), ministrar treinamento em terra, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, operar guincho de manuseio de âncoras, realizar manutenção de equipamentos de navegação, inspecionar equipamentos de convés, controlar temperatura dos tanques, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, elaborar plano de manuseio da carga, elaborar planos de carregamento descarga, controlar planos de bordo, operar rampas de cargas, proferir palestras, controlar material de combate à poluição, realizar comunicação de bordo, supervisionar equipe de conexão de mangote.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Capitão de Cabotagem (imediato) ficou em 7.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Capitão de Cabotagem (imediato) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 7.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Capitão de Cabotagem (imediato) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Capitão de Cabotagem (imediato) ficou em 6.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025
O salário de Capitão de Cabotagem (imediato) mostrado aqui é resultado do levantamento de 437 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Capitão de Cabotagem (imediato) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Inspetor Naval
- Inspetor de Terminal
- Segundo Oficial de Náutica (imediato)
- Coordenador de Operações de Combate À Poluição no Meio Aquaviário
- Comandante da Marinha Mercante
- Segundo Oficial de Náutica (comandante)
- Agente de Manobra e Docagem
- Segundo Oficial de Náutica
- Capitão de Cabotagem (comandante)
- Capitão de Longo Curso (comandante)