O dissídio de Capitão de Longo Curso 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215140 no cargo de Capitão de Longo Curso.

Estado com maior salário médio

Espírito Santo

R$ 12.246,97

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

1.818 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 5.891,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

999 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Obras de Montagem Industrial

R$ 12.427,24

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Navegação de Apoio Marítimo

821 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Oficial de quarto de navegação da marinha mercante Atua como oficial de quarto de navegação em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), executando – no seu período de quarto – serviços de navegação, de acordo com ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode comandar ou imediatar embarcações, dentro de limites estabelecidos pela autoridade marítima para a carreira de aquaviários.

Navega e orienta a navegação Auxilia nas operações com carga Supervisiona equipes de trabalho e operações.

Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

O que faz um Capitão de Longo Curso

O Oficial de quarto de navegação da marinha mercante toma conhecimento das ordens do comandante ao entrar de quarto (período de quatro horas) de navegação e comunica ao substituto as instruções recebidas Observa os registros de todos os instrumentos auxiliares de navegação.

Atua como oficial de quarto de navegação em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando – no seu período – trabalhos de bordo, de acordo com ordens emanadas do comando da embarcação, aplicando conhecimentos do campo das ciências náuticas.

Pode comandar ou imediatar embarcações, dentro de limites estabelecidos pela autoridade marítima para a carreira de aquaviários Prepara o passadiço e a casa de navegação para a viagem.

Elabora plano para reboque Inspeciona condições de flutuabilidade, de segurança e de navegabilidade, inspeciona equipamentos de navegação, de convés, de comunicação e de segurança, procurando sinais de irregularidades.

Executa cálculos de posição da embarcação e azimute, dá corda nos cronômetros, mantém atualizada a hora a bordo, registrando os estados absolutos e as marchas dos cronômetros, bem como prepara os boletins meteorológicos.

Executa a navegação, de acordo com as ordens do comandante, avisando-o, imediatamente, de qualquer ocorrência que afete a segurança da navegação, bem como qualquer anormalidade que se verifique Manobra a embarcação.

Supervisiona operação e opera sistema de posicionamento dinâmico.

Avalia a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas Verifica, constantemente, a posição da embarcação, especialmente com terra à vista Determina, periodicamente, a posição da embarcação, plotando-a em carta náutica e utilizando os equipamentos disponíveis – binóculos e todo equipamento de navegação – para esse fim.

Fiscaliza, frequentemente, o rumo e o governo da embarcação Verifica, constantemente, à noite, se as luzes de navegação estão acesas, sobretudo quando houver embarcações à vista Auxilia no passadiço, na proa ou na popa, nas manobras de fundear, suspender, atracar, desatracar, entrada e saída de dique, e outras fainas.

Coordena faina de embarque e desembarque de prático e de capitão de manobra Providencia escada de quebra peito para prático e manobras de bandeira, observando o cerimonial marítimo.

Executa procedimentos para navegação com o prático, em canais estreitos, em águas rasas, em mau tempo, em situações de emergência, com visibilidade restrita Executa procedimentos de serviços no porto Realiza operações com carga, auxiliando nas distribuições de cargas, verificações de avarias na carga, protestos, declarações, mapas, pedidos e outros documentos legais.

Supervisiona conexão de mangote em embarcações e unidades móveis marítimas Toma as necessárias providências com relação à segurança da carga de convés, material e equipamentos da embarcação, em caso de mau tempo iminente Escritura o diário de navegação, livros de azimute, diário de cronômetros e outros livros, de acordo com normas em vigor.

Prepara documentos necessários ao despacho da embarcação nas repartições competentes, responsabilizando-se pelo rol de equipagem, cadernetas de inscrição e registro (CIR) e demais documentos exigidos, verificando, à saída dos portos, se os documentos foram entregues em ordem pelas agências Mantém atualizadas as cartas náuticas a serem utilizadas Treina os praticantes de prático e estagiários de náutica, quando embarcados.

Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Controla material de passadiço Controla sobressalentes de equipamentos de navegação, de comunicação, de segurança, de salvatagem e de convés.

Efetura registros pertinentes Fiscaliza uso de equipamentos de proteção individual (EPI).

Funções do Oficial de quarto de navegação da marinha mercante

O profissional Capitão de Longo Curso deve trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), qualificar pessoal, administrar pessoal, navegar com segurança, gerenciar material de bordo, coordenar manutenção de bordo, realizar inspeção naval a bordo, demonstrar competências pessoais, gerenciar operações, operar cargas.

Condições de trabalho da profissão

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.

Atividades exercidas por um Oficial de quarto de navegação da marinha mercante

Um Oficial de quarto de navegação da marinha mercante deve avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, controlar medicamento de bordo, inspecionar condições de navegabilidade, conferir certificação da embarcação, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, coordenar navegação de objeto rebocado, demonstrar liderança, inspecionar equipamentos de navegação, verificar peação da carga, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), controlar material de passadiço, orientar a navegação, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, consultar legislação, verificar a permissão de acesso de terceiros, avaliar as condições de calado, avaliar as condições de atracação, realizar comunicação de bordo, controlar material de combate à poluição, inspecionar equipamentos de segurança, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, coordenar a operação do guincho de reboque, preparar documentação para despacho da embarcação, inspecionar condições de flutuabilidade, ministrar treinamento em terra, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, controlar manuais técnicos de bordo, demonstrar comportamento proativo, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, executar procedimentos de serviços no porto, controlar pressão atmosférica dos tanques, trabalhar em equipe, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, controlar publicações regulamentares de bordo, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), avaliar as condições para amarração, demonstrar raciocínio analítico, manobrar a embarcação, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), operar o sistema de lastro, efetuar auditorias internas, controlar epi e epc, efetuar embarque e desembarque de passageiros, avaliar as condições para desatracação, demonstrar percepção espacial, executar procedimentos para navegação em águas rasas, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), elaborar conteúdo programático, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, orientar praticante-aluno a bordo, conferir certificação da tripulação, fiscalizar a aplicação da legislação, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, elaborar material didático, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, operar tampas de escotilha, demonstrar raciocínio sintético, aplicar legislação, supervisionar seção de câmara, elaborar apresentações, controlar atmosfera do tanque, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, discriminar cores, supervisionar equipe de convés, manusear cargas a bordo, coordenar operações de resgate, supervisionar postos de manobra de fundeio, demonstrar raciocínio matemático, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, coordenar operações de reboque, inspecionar equipamentos de salvatagem, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, definir área segura para trabalho, demonstrar capacidade de negociação, ministrar treinamento a bordo, tomar decisões rápidas em situações críticas, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, acionar plano de emergência, executar procedimentos para navegação costeira, operar equipamentos de navegação, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), avaliar as condições meteorológicas, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, demonstrar criatividade, acionar plano de contingência, controlar rancho, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, operar rampas de acesso, supervisionar equipe de conexão de mangote, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), supervisionar postos de manobra de amarração, orientar estagiário-aluno a bordo, executar procedimentos para navegação em mau tempo, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, preparar a unidade para reboque, verificar marcação das cargas, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, inspecionar as condições de segurança, inspecionar equipamentos de comunicação, avaliar o preparo da tripulação, realizar manutenção de equipamentos de navegação, avaliar a quantidade de carga movimentada, demonstrar capacidade de improvisação, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, ministrar aulas de formação profissional, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, trabalhar sob pressão, tomar decisões, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, conduzir embarcação de salvamento, demonstrar percepção cinemática, demonstrar capacidade de autocontrole, coordenar operações de manuseio de âncora, proferir palestras, controlar certificados regulamentares de bordo, fiscalizar o uso de epi, operar sistema de posicionamento dinâmico, coordenar reuniões de segurança, coordenar manutenção de equipamentos de convés, controlar certificação da tripulação, avaliar estanqueidade dos porões, operar guincho de manuseio de âncoras, testar equipamentos de segurança, coordenar operação de controle à poluição, transportar passageiros, operar guincho de reboque, supervisionar operações de carga e descarga, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, realizar o plano de viagem, executar procedimentos para navegação com o prático, avaliar as condições para desamarração, demonstrar capacidade de adaptação, efetuar embarque e desembarque da tripulação, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, conduzir embarcação rápida de salvamento, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, controlar as condições da carga durante a viagem, controlar planos de bordo, efetuar os registros pertinentes, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, operar cobertas de cargas, testar equipamentos de salvatagem, supervisionar o sms, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), coordenar postos de emergência, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), realizar manutenção de equipamentos de segurança, controlar temperatura dos tanques, emitir permissão para trabalho, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, discriminar sons e ruídos, inspecionar equipamentos de convés, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, operar rampas de cargas, elaborar o plano para reboque.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Capitão de Longo Curso ficou em 7.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Capitão de Longo Curso e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 7.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Capitão de Longo Curso em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Capitão de Longo Curso ficou em 9.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025

O salário de Capitão de Longo Curso mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.036 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Capitão de Longo Curso com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Capitão de Longo Curso CBO 215140 salário