O dissídio de Capitão de Longo Curso 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215140 no cargo de Capitão de Longo Curso.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 18.988,22

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

1.943 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Gonçalo - RJ

R$ 19.460,19

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

996 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Oficial de quarto de navegação da marinha mercante Atua como oficial de quarto de navegação em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), executando – no seu período de quarto – serviços de navegação, de acordo com ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode comandar ou imediatar embarcações, dentro de limites estabelecidos pela autoridade marítima para a carreira de aquaviários.

Navega e orienta a navegação Auxilia nas operações com carga Supervisiona equipes de trabalho e operações.

Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

O que faz um Capitão de Longo Curso

O Oficial de quarto de navegação da marinha mercante toma conhecimento das ordens do comandante ao entrar de quarto (período de quatro horas) de navegação e comunica ao substituto as instruções recebidas Observa os registros de todos os instrumentos auxiliares de navegação.

Atua como oficial de quarto de navegação em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando – no seu período – trabalhos de bordo, de acordo com ordens emanadas do comando da embarcação, aplicando conhecimentos do campo das ciências náuticas.

Pode comandar ou imediatar embarcações, dentro de limites estabelecidos pela autoridade marítima para a carreira de aquaviários Prepara o passadiço e a casa de navegação para a viagem.

Elabora plano para reboque Inspeciona condições de flutuabilidade, de segurança e de navegabilidade, inspeciona equipamentos de navegação, de convés, de comunicação e de segurança, procurando sinais de irregularidades.

Executa cálculos de posição da embarcação e azimute, dá corda nos cronômetros, mantém atualizada a hora a bordo, registrando os estados absolutos e as marchas dos cronômetros, bem como prepara os boletins meteorológicos.

Executa a navegação, de acordo com as ordens do comandante, avisando-o, imediatamente, de qualquer ocorrência que afete a segurança da navegação, bem como qualquer anormalidade que se verifique Manobra a embarcação.

Supervisiona operação e opera sistema de posicionamento dinâmico.

Avalia a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas Verifica, constantemente, a posição da embarcação, especialmente com terra à vista Determina, periodicamente, a posição da embarcação, plotando-a em carta náutica e utilizando os equipamentos disponíveis – binóculos e todo equipamento de navegação – para esse fim.

Fiscaliza, frequentemente, o rumo e o governo da embarcação Verifica, constantemente, à noite, se as luzes de navegação estão acesas, sobretudo quando houver embarcações à vista Auxilia no passadiço, na proa ou na popa, nas manobras de fundear, suspender, atracar, desatracar, entrada e saída de dique, e outras fainas.

Coordena faina de embarque e desembarque de prático e de capitão de manobra Providencia escada de quebra peito para prático e manobras de bandeira, observando o cerimonial marítimo.

Executa procedimentos para navegação com o prático, em canais estreitos, em águas rasas, em mau tempo, em situações de emergência, com visibilidade restrita Executa procedimentos de serviços no porto Realiza operações com carga, auxiliando nas distribuições de cargas, verificações de avarias na carga, protestos, declarações, mapas, pedidos e outros documentos legais.

Supervisiona conexão de mangote em embarcações e unidades móveis marítimas Toma as necessárias providências com relação à segurança da carga de convés, material e equipamentos da embarcação, em caso de mau tempo iminente Escritura o diário de navegação, livros de azimute, diário de cronômetros e outros livros, de acordo com normas em vigor.

Prepara documentos necessários ao despacho da embarcação nas repartições competentes, responsabilizando-se pelo rol de equipagem, cadernetas de inscrição e registro (CIR) e demais documentos exigidos, verificando, à saída dos portos, se os documentos foram entregues em ordem pelas agências Mantém atualizadas as cartas náuticas a serem utilizadas Treina os praticantes de prático e estagiários de náutica, quando embarcados.

Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Controla material de passadiço Controla sobressalentes de equipamentos de navegação, de comunicação, de segurança, de salvatagem e de convés.

Efetura registros pertinentes Fiscaliza uso de equipamentos de proteção individual (EPI).

Funções do Oficial de quarto de navegação da marinha mercante

O profissional Capitão de Longo Curso deve administrar pessoal, operar cargas, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), coordenar manutenção de bordo, gerenciar operações, demonstrar competências pessoais, qualificar pessoal, realizar inspeção naval a bordo, navegar com segurança, gerenciar material de bordo.

Condições de trabalho da profissão

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Oficial de quarto de navegação da marinha mercante

Um Oficial de quarto de navegação da marinha mercante deve coordenar operações de resgate, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), conferir certificação da embarcação, supervisionar equipe de convés, elaborar o plano para reboque, ministrar aulas de formação profissional, controlar manuais técnicos de bordo, operar equipamentos de navegação, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, ministrar treinamento em terra, transportar passageiros, controlar material de passadiço, controlar rancho, trabalhar sob pressão, operar guincho de manuseio de âncoras, efetuar auditorias internas, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), demonstrar liderança, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, operar o sistema de lastro, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, demonstrar capacidade de adaptação, demonstrar criatividade, tomar decisões rápidas em situações críticas, controlar certificados regulamentares de bordo, discriminar cores, controlar atmosfera do tanque, realizar manutenção de equipamentos de navegação, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), avaliar a quantidade de carga movimentada, demonstrar comportamento proativo, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, orientar a navegação, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, operar tampas de escotilha, demonstrar percepção cinemática, controlar material de combate à poluição, inspecionar condições de flutuabilidade, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, acionar plano de contingência, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, operar sistema de posicionamento dinâmico, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), manobrar a embarcação, controlar epi e epc, inspecionar equipamentos de comunicação, demonstrar raciocínio matemático, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, coordenar navegação de objeto rebocado, inspecionar equipamentos de salvatagem, coordenar operações de reboque, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, elaborar apresentações, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), efetuar embarque e desembarque da tripulação, demonstrar capacidade de improvisação, discriminar sons e ruídos, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), verificar peação da carga, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, coordenar a operação do guincho de reboque, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, ministrar treinamento a bordo, operar rampas de cargas, supervisionar o sms, operar guincho de reboque, efetuar os registros pertinentes, fiscalizar a aplicação da legislação, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, tomar decisões, executar procedimentos para navegação em águas rasas, inspecionar equipamentos de navegação, controlar certificação da tripulação, supervisionar equipe de conexão de mangote, definir área segura para trabalho, verificar a permissão de acesso de terceiros, demonstrar capacidade de negociação, coordenar reuniões de segurança, coordenar operação de controle à poluição, inspecionar as condições de segurança, efetuar embarque e desembarque de passageiros, orientar praticante-aluno a bordo, controlar publicações regulamentares de bordo, coordenar operações de manuseio de âncora, coordenar manutenção de equipamentos de convés, inspecionar equipamentos de segurança, avaliar estanqueidade dos porões, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, elaborar material didático, testar equipamentos de segurança, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, avaliar as condições para desatracação, avaliar as condições para amarração, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, inspecionar condições de navegabilidade, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, realizar o plano de viagem, conduzir embarcação rápida de salvamento, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, fiscalizar o uso de epi, controlar medicamento de bordo, aplicar legislação, demonstrar capacidade de autocontrole, consultar legislação, controlar pressão atmosférica dos tanques, supervisionar seção de câmara, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), controlar temperatura dos tanques, avaliar as condições para desamarração, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, executar procedimentos de serviços no porto, inspecionar equipamentos de convés, executar procedimentos para navegação com o prático, realizar comunicação de bordo, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, supervisionar postos de manobra de fundeio, executar procedimentos para navegação costeira, coordenar postos de emergência, avaliar as condições de atracação, demonstrar percepção espacial, avaliar o preparo da tripulação, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, avaliar as condições de calado, controlar as condições da carga durante a viagem, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, testar equipamentos de salvatagem, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, supervisionar operações de carga e descarga, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, manusear cargas a bordo, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, avaliar as condições meteorológicas, conduzir embarcação de salvamento, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, executar procedimentos para navegação em mau tempo, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, demonstrar raciocínio sintético, verificar marcação das cargas, acionar plano de emergência, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), preparar a unidade para reboque, proferir palestras, controlar planos de bordo, realizar manutenção de equipamentos de segurança, demonstrar raciocínio analítico, emitir permissão para trabalho, conferir certificação da tripulação, operar cobertas de cargas, elaborar conteúdo programático, orientar estagiário-aluno a bordo, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, preparar documentação para despacho da embarcação, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, operar rampas de acesso, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, supervisionar postos de manobra de amarração.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Capitão de Longo Curso ficou em 5.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Capitão de Longo Curso e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 5.30% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Capitão de Longo Curso em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Capitão de Longo Curso ficou em 9.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2024

O salário de Capitão de Longo Curso mostrado aqui é resultado do levantamento de 2231 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Capitão de Longo Curso com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Capitão de Longo Curso CBO 215140 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Capitão de Longo Curso em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Capitão de Longo Curso por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro 42h 7.323,00 7.606,82 10.734,97 36,08 7.60%
Santa Catarina 44h 5.159,48 5.359,44 7.563,41 24,39 6.50%
Espírito Santo 44h 11.946,16 12.409,16 17.512,17 56,41 6.60%
São Paulo 43h 9.572,22 9.943,21 14.032,16 45,79 8.00%
Pará 44h 5.594,96 5.811,81 8.201,80 26,65 7.30%
Amazonas 42h 4.268,13 4.433,55 6.256,76 21,21 7.00%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Capitão de Longo Curso.

Dissídio de Capitão de Longo Curso por cidade

Quanto ganha um Capitão de Longo Curso nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Capitão de Longo Curso na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro, RJ 42 6.879,28 7.145,90 10.084,50 33,76 7.90%
Macaé, RJ 42 7.388,34 7.674,69 10.830,75 36,13 6.30%
Rio das Ostras, RJ 41 7.981,97 8.291,33 11.700,97 40,16 5.60%
São João da Barra, RJ 40 7.384,54 7.670,74 10.825,19 38,83 5.00%
Itajaí, SC 44 5.145,55 5.344,97 7.542,99 24,32 6.30%
Vitoria, ES 44 11.946,16 12.409,16 17.512,17 56,41 7.70%
Niterói, RJ 41 6.739,76 7.000,97 9.879,98 34,53 6.10%
São Paulo, SP 43 10.092,50 10.483,65 14.794,84 48,47 5.60%
São Gonçalo, RJ 44 18.734,11 19.460,19 27.462,81 88,46 6.70%
Guapimirim, RJ 44 6.285,92 6.529,55 9.214,70 29,68 6.30%
Manaus, AM 42 4.268,13 4.433,55 6.256,76 21,21 6.70%
Belém, PA 43 7.641,83 7.938,00 11.202,34 36,67 4.80%
Barcarena, PA 44 2.075,29 2.155,73 3.042,23 9,80 4.40%
Santos, SP 44 8.176,21 8.493,10 11.985,72 38,61 5.00%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Capitão de Longo Curso. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Capitão de Longo Curso no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Navegação de apoio marítimo 7.197,69 7.476,65 10.551,27 7.30%
Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural 9.297,48 9.657,82 13.629,41 8.00%
Atividades de agenciamento marítimo 7.052,22 7.325,54 10.338,02 4.10%
Transporte marítimo de cabotagem - carga 6.615,22 6.871,61 9.697,42 4.50%
Locação de mão-de-obra temporária 9.451,26 9.817,56 13.854,84 5.20%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 5.627,01 5.845,10 8.248,77 6.20%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 6.864,54 7.130,59 10.062,91 6.30%
Transporte dutoviário 5.332,61 5.539,29 7.817,21 6.30%
Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais 11.946,16 12.409,16 17.512,17 7.80%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 8.203,62 8.521,57 12.025,89 6.40%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 6.262,85 6.505,58 9.180,87 6.30%
Transporte marítimo de longo curso - carga 3.286,75 3.414,13 4.818,13 6.90%
Escafandria e mergulho 6.262,10 6.504,80 9.179,77 7.80%
Obras de montagem industrial 11.946,01 12.409,00 17.511,95 6.30%
Operador de transporte multimodal - otm 6.582,61 6.837,74 9.649,62 5.20%
Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos 6.120,13 6.357,33 8.971,66 7.80%
Serviços de engenharia 7.742,96 8.043,06 11.350,61 8.20%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 5.776,62 6.000,50 8.468,09 6.20%
Operações de terminais 5.760,41 5.983,67 8.444,33 5.00%
Seleção e agenciamento de mão-de-obra 9.803,76 10.183,73 14.371,58 5.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.