O dissídio de Instrutor de Aprendizagem Industrial 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233210 no cargo de Instrutor de Aprendizagem Industrial.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 7.342,85
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
3.141 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Araraquara - SP
R$ 11.368,01
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
805 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, de acordo com a área específica e a ocupação Promove atividades de ensino considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a processos, operações de máquinas e equipamentos, manuseio de instrumentos e ferramentas, materiais e matéria-prima, tecnologia, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, instalações.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
O que faz um Instrutor de Aprendizagem Industrial
O Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento industrial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com as especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático e de consumo, prepara máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.
Ensina procedimentos, métodos e técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e técnicas de demonstração de práticas operacionais, referentes a processos, operações, produtos e serviços industriais, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, especificações, controle de processo, custos e tempos operacionais, normas e procedimentos Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas industriais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam compreender e aplicar métodos e técnicas industriais, nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento de superfície, controle de processo e de qualidade, parâmetros, variáveis, máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de aprendizagem industrial Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao manuseio e acondicionamento de resíduos, verificando as condições e integridade dos EPC, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode realizar projetos de assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área.
Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela preservação, acondicionamento, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho Realiza reparos, limpeza e lubrificação em máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
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Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
O profissional Instrutor de Aprendizagem Industrial deve avaliar o processo de ensino-aprendizagem, prestar serviços À comunidade, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, elaborar material pedagógico, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, comunicar-se, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, planejar metas e estratégias de ações educacionais, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
Um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial deve corrigir trabalhos, provas, exercícios, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, organizar exposições de produtos, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, ministrar palestras para públicos de fora da escola, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, demonstrar capacidade de avaliação, consultar manual do equipamento para manutenção, fixar metas educacionais para a escola, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, confeccionar apostilas para apoio às aulas, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, integrar-se em eventos da área, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, definir metodologias e técnicas de ensino, demonstrar perseverança, demonstrar capacidade de aprendizagem, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, propor cronograma de atividades pedagógicas, sistematizar os termos técnicos da área, participar de campanhas educativas, executar a manutenção preventiva, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, tomar parte na elaboração do calendário escolar, demonstrar criatividade, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, dialogar com os alunos, preencher planilhas de custo, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, especificar equipamentos para manutenção e reposição, tomar parte na organização do currículo escolar, expressar-se com clareza, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, investigar diferentes recursos didáticos, demonstrar flexibilidade, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, dialogar com os outros professores, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, revisar material pedagógico, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, criar relacionamentos de confiabilidade, registrar controles de estoque, estabelecer referenciais de avaliação, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, analisar as avaliações, agir eticamente na profissão, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, participar de ações institucionais com objetivo social, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, sistematizar as mudanças tecnológicas, adequar material pedagógico, negociar projetos e cursos, dialogar com outros setores ou unidades da escola, auto avaliar-se, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, estimular os alunos na busca de conhecimento, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, encaminhar alunos para atendimentos específicos, identificar novas fontes para atualização, promover a exposição e venda de produtos do curso, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, selecionar material pedagógico, processar materiais para a utilização em ensino, selecionar recursos didáticos, programar calendário de atividades para estágios de alunos, criar situações de trabalho em equipe, fixar critérios de avaliação dos alunos, verificar o estado dos equipamentos de segurança, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, prestar assessoria técnica à comunidade, comprovar experiência na área específica, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, promover intercâmbios institucionais, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, participar de atividades de elaboração do plano de curso, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, tomar providências em casos de emergência, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, utilizar referenciais de avaliação normatizados, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, dialogar com membros e instituições da comunidade, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, controlar o estoque de peças de reposição, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, revisar as metodologias e técnicas de ensino, comprovar certificação das competências, preencher diários de classe ou similares, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, divulgar ideias através de projetos de ensino, limpar os equipamentos, demonstrar tolerância e paciência, demonstrar liderança, sistematizar a produção científica da área, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, orientar os alunos, preparar recursos audiovisuais, comprovar qualificação profissional na área de atuação, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, preparar material didático, registrar as tarefas executadas pelos alunos, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, sistematizar a legislação na sua área, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, identificar características e interesses pessoais dos alunos, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, programar a utilização de material didático-pedagógico, criar situações operacionais de atividades, conferir a execução da manutenção, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), criar situações interativas com o mercado de trabalho, simular situações atuais de trabalho, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, participar da captação de recursos financeiros e físicos, elaborar os planos de aula, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, sistematizar as normas técnicas, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, avaliar competências adquiridas anteriormente, dialogar com os meios de comunicação de massa, demonstrar capacidade de organização, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Instrutor de Aprendizagem Industrial ficou em 8.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Aprendizagem Industrial e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 8.10% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Aprendizagem Industrial em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Instrutor de Aprendizagem Industrial ficou em 7.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2024
O salário de Instrutor de Aprendizagem Industrial mostrado aqui é resultado do levantamento de 9002 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Aprendizagem Industrial com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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Valor do salário na CCT 2024 de Instrutor de Aprendizagem Industrial em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 39h | 4.880,94 | 5.070,11 | 7.155,09 | 26,16 | 5.50% |
Santa Catarina | 43h | 7.068,88 | 7.342,85 | 10.362,44 | 34,53 | 7.20% |
Minas Gerais | 35h | 3.579,64 | 3.718,38 | 5.247,48 | 21,47 | 6.80% |
Paraná | 42h | 4.040,41 | 4.197,00 | 5.922,93 | 19,79 | 5.60% |
Rio de Janeiro | 39h | 3.481,67 | 3.616,61 | 5.103,86 | 18,50 | 5.00% |
Goiás | 41h | 4.456,46 | 4.629,18 | 6.532,83 | 22,55 | 4.20% |
Mato Grosso | 40h | 4.811,66 | 4.998,15 | 7.053,53 | 24,71 | 4.60% |
Bahia | 41h | 3.590,01 | 3.729,14 | 5.262,68 | 17,99 | 7.70% |
Maranhão | 39h | 4.244,26 | 4.408,76 | 6.221,77 | 22,86 | 4.80% |
Rio Grande do Sul | 41h | 3.591,08 | 3.730,26 | 5.264,25 | 18,19 | 7.40% |
Ceará | 42h | 2.969,54 | 3.084,63 | 4.353,12 | 14,73 | 5.00% |
Espírito Santo | 36h | 4.438,44 | 4.610,46 | 6.506,42 | 25,69 | 4.50% |
Mato Grosso do Sul | 41h | 4.339,37 | 4.507,55 | 6.361,19 | 22,18 | 5.60% |
Pará | 42h | 5.180,42 | 5.381,20 | 7.594,11 | 25,67 | 6.10% |
Pernambuco | 36h | 3.096,09 | 3.216,09 | 4.538,64 | 18,04 | 4.20% |
Tocantins | 40h | 3.815,96 | 3.963,85 | 5.593,91 | 19,97 | 4.80% |
Distrito Federal | 38h | 3.349,99 | 3.479,83 | 4.910,84 | 18,55 | 7.00% |
Paraíba | 41h | 2.732,15 | 2.838,04 | 4.005,13 | 13,92 | 4.10% |
Alagoas | 36h | 3.078,58 | 3.197,90 | 4.512,97 | 17,53 | 7.20% |
Amazonas | 34h | 4.056,94 | 4.214,17 | 5.947,17 | 24,52 | 8.30% |
Rondônia | 31h | 3.129,42 | 3.250,70 | 4.587,49 | 20,88 | 6.30% |
Roraima | 34h | 3.295,26 | 3.422,97 | 4.830,60 | 19,90 | 7.40% |
Piauí | 39h | 3.222,86 | 3.347,76 | 4.724,47 | 17,00 | 4.50% |
Amapá | 43h | 4.371,19 | 4.540,60 | 6.407,83 | 20,92 | 6.10% |
Rio Grande do Norte | 41h | 5.982,69 | 6.214,56 | 8.770,18 | 30,31 | 7.80% |
Acre | 40h | 3.671,15 | 3.813,43 | 5.381,62 | 19,07 | 4.40% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Instrutor de Aprendizagem Industrial. |
Dissídio de Instrutor de Aprendizagem Industrial por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 4.062,76 | 4.220,22 | 5.955,71 | 20,09 | 5.70% |
São Bernardo do Campo, SP | 28 | 4.765,63 | 4.950,33 | 6.986,06 | 35,54 | 7.00% |
Curitiba, PR | 42 | 3.653,81 | 3.795,42 | 5.356,21 | 18,06 | 4.70% |
Rio de Janeiro, RJ | 41 | 3.610,75 | 3.750,70 | 5.293,09 | 18,40 | 7.50% |
Belo Horizonte, MG | 38 | 3.393,72 | 3.525,25 | 4.974,94 | 18,58 | 4.10% |
Goiânia, GO | 40 | 4.941,35 | 5.132,86 | 7.243,65 | 25,67 | 7.00% |
Macaé, RJ | 43 | 4.025,12 | 4.181,12 | 5.900,52 | 19,66 | 7.70% |
Joinville, SC | 40 | 6.312,31 | 6.556,96 | 9.253,38 | 32,41 | 4.90% |
Florianópolis, SC | 44 | 9.146,48 | 9.500,97 | 13.408,05 | 43,29 | 5.10% |
Campinas, SP | 40 | 7.639,40 | 7.935,48 | 11.198,78 | 40,00 | 7.10% |
Barueri, SP | 43 | 3.812,15 | 3.959,89 | 5.588,32 | 18,34 | 6.60% |
Fortaleza, CE | 41 | 3.056,34 | 3.174,79 | 4.480,36 | 15,33 | 4.80% |
São Luís, MA | 37 | 4.202,81 | 4.365,69 | 6.161,00 | 23,48 | 7.90% |
Jaraguá do Sul, SC | 43 | 7.257,07 | 7.538,33 | 10.638,32 | 35,39 | 4.50% |
São Caetano do Sul, SP | 43 | 4.349,63 | 4.518,21 | 6.376,23 | 21,00 | 6.50% |
São Jose, SC | 43 | 5.955,57 | 6.186,39 | 8.730,43 | 28,63 | 7.30% |
Blumenau, SC | 44 | 8.543,66 | 8.874,79 | 12.524,37 | 40,65 | 5.60% |
Criciúma, SC | 43 | 6.341,00 | 6.586,76 | 9.295,43 | 30,46 | 7.60% |
Sorocaba, SP | 39 | 4.829,15 | 5.016,31 | 7.079,17 | 25,77 | 7.80% |
Guarulhos, SP | 39 | 5.163,01 | 5.363,12 | 7.568,59 | 27,36 | 4.60% |
Brasília, DF | 38 | 3.349,99 | 3.479,83 | 4.910,84 | 18,55 | 4.90% |
Contagem, MG | 34 | 3.848,13 | 3.997,27 | 5.641,07 | 23,47 | 5.40% |
Salvador, BA | 41 | 3.273,37 | 3.400,24 | 4.798,52 | 16,42 | 8.00% |
Uberlândia, MG | 39 | 3.483,63 | 3.618,65 | 5.106,74 | 18,71 | 5.50% |
Chapeco, SC | 43 | 7.393,36 | 7.679,90 | 10.838,11 | 35,89 | 7.00% |
Santos, SP | 43 | 3.283,76 | 3.411,03 | 4.813,75 | 15,88 | 6.90% |
Maceió, AL | 37 | 3.212,39 | 3.336,90 | 4.709,13 | 17,88 | 7.30% |
Cuiabá, MT | 40 | 4.351,43 | 4.520,08 | 6.378,88 | 22,35 | 4.30% |
Caçador, SC | 42 | 6.761,55 | 7.023,61 | 9.911,93 | 33,25 | 6.30% |
Manaus, AM | 34 | 4.148,46 | 4.309,25 | 6.081,34 | 25,25 | 8.30% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Instrutor de Aprendizagem Industrial. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Instrutor de Aprendizagem Industrial no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 5.702,53 | 5.923,54 | 8.359,48 | 8.30% | |
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares | 1.643,63 | 1.707,33 | 2.409,44 | 8.10% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 4.619,31 | 4.798,34 | 6.771,56 | 7.20% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 3.383,28 | 3.514,41 | 4.959,64 | 7.10% | |
Atividades de organizações associativas patronais e empresariais | 7.773,32 | 8.074,59 | 11.395,11 | 7.40% | |
Construção de rodovias e ferrovias | 4.910,02 | 5.100,32 | 7.197,73 | 4.20% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 2.614,82 | 2.716,16 | 3.833,13 | 6.30% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 9.401,59 | 9.765,96 | 13.782,02 | 4.30% | |
Outras atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente | 3.844,78 | 3.993,80 | 5.636,16 | 7.30% | |
Serviços de engenharia | 3.680,42 | 3.823,07 | 5.395,23 | 7.10% | |
Educação profissional de nível técnico | 4.052,60 | 4.209,67 | 5.940,81 | 4.40% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 2.828,14 | 2.937,75 | 4.145,84 | 5.80% | |
Atividades de teleatendimento | 2.522,96 | 2.620,74 | 3.698,47 | 5.80% | |
Frigorífico - abate de suínos | 2.618,01 | 2.719,48 | 3.837,81 | 5.10% | |
Formação de condutores | 2.552,31 | 2.651,23 | 3.741,49 | 6.70% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 4.151,17 | 4.312,06 | 6.085,30 | 4.30% | |
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo | 2.535,75 | 2.634,03 | 3.717,22 | 8.10% | |
Promoção de vendas | 3.324,24 | 3.453,08 | 4.873,09 | 5.10% | |
Ensino de idiomas | 3.091,92 | 3.211,76 | 4.532,53 | 4.60% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 5.103,51 | 5.301,31 | 7.481,36 | 6.90% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |