O dissídio de Segundo Oficial de Náutica (comandante) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215115 no cargo de Segundo Oficial de Náutica (comandante).
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 11.458,11
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
321 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 9.721,56
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
159 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Navegação de Apoio Marítimo
R$ 13.724,12
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Navegação de Apoio Marítimo
142 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Comandante da marinha mercante Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros.
Administra pessoal e gerencia material de bordo Supervisiona e coordena operações diversificadas como manutenção e inspeção a bordo, dentre outras fainas do navio Qualifica pessoal aquaviário.
Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Segundo Oficial de Náutica (comandante)
O Comandante da marinha mercante inspeciona ou faz inspecionar a embarcação, diariamente, para verificar as condições de asseio, higiene e segurança Cumpre disposições previstas nas instruções sobre os meios de salvamento a bordo, assegura a ordem e serventia das embarcações auxiliares de salvamento, toma precauções para segurança da embarcação, em viagem e no porto.
Avalia estanqueidade de porões.
Cumpre e aplica legislação Supervisiona o carregamento, a descarga, o lastro e o deslastro da embarcação, de acordo com normas de segurança.
Avalia a quantidade de carga movimentada Supervisiona postos de manobras.
Elabora plano para reboque.
Avalia o estado do mar e outros ambientes aquaviários para início e paralisação de manobras Avalia condições para desatracação e desamarração.
Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas, cumprindo e fazendo cumprir – por todos os subordinados, as leis e regulamentos em vigor, mantendo a disciplina na sua embarcação, zelando pela execução dos deveres dos tripulantes, de todas as categorias e funções sob as suas ordens.
Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros, realizando o plano de viagem Durante a viagem, controla as condições da carga, bem como as condições operacionais dos tanques da embarcação Avalia condições externas, como vento e correntes.
Assume pessoalmente a direção da embarcação, sempre que necessário, por ocasião de travessias perigosas, entrada e saída de portos, atracação e desatracação, manobras de fundear ou suspender, entrada e saída de diques, em temporais, cerração ou qualquer outra manobra da embarcação em casos de emergência Avalia condições de calado, de atracação e de amarração Coordena fainas de embarque e desembarque de capitão de manobra e de prático em zonas de praticagem.
Administra pessoal, delegando poderes aos subordinados para distribuição de serviços, visando ao bom andamento dos trabalhos de bordo Organiza os serviços de quarto, de forma a manter a vigilância e a segurança da navegação.
Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo.
Impõe penas disciplinares aos que perturbarem a ordem na embarcação, cometerem faltas disciplinares ou deixarem de fazer o serviço que lhes compete, comunicando às autoridades constituídas, de acordo com a legislação Supervisiona serviços de terceiros em embarcações e unidades aquaviárias móveis Fiscaliza e repreende contrabando, transporte de armas, munições e cargas não declaradas em manifesto (relação completa das mercadorias transportadas por navio).
Gerencia material de bordo, superintendendo os serviços de abastecimento e reparos, manutenção, docagem e reclassificação da embarcação, visando as respectivas faturas, relatórios de serviço e pedidos, bem como todos e quaisquer outros documentos Implanta e mantém sistemas de controle sobre planos de bordo, certificação da tripulação e manuais técnicos, dentre outros documentos obrigatórios da embarcação Gerencia operações atinentes ao material de custeio, e aos sobressalentes de equipamentos.
Supervisiona e coordena operações de manutenção de bordo, de dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas navais, a fim de garantir plenas condições operacionais da embarcação Implanta e faz cumprir, a bordo, plano de prevenção e combate à poluição.
Funções do Comandante da marinha mercante
O profissional Segundo Oficial de Náutica (comandante) deve realizar inspeção naval a bordo, navegar com segurança, operar cargas, demonstrar competências pessoais, qualificar pessoal, administrar pessoal, gerenciar operações, gerenciar material de bordo, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), coordenar manutenção de bordo.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Atividades exercidas por um Comandante da marinha mercante
Um Comandante da marinha mercante deve tomar decisões, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, acionar plano de contingência, orientar praticante-aluno a bordo, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, fiscalizar o uso de epi, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, executar procedimentos de serviços no porto, controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, coordenar operações de resgate, testar equipamentos de segurança, proferir palestras, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, realizar manutenção de equipamentos de segurança, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), efetuar embarque e desembarque de passageiros, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, trabalhar sob pressão, avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, controlar certificação da tripulação, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, elaborar o plano para reboque, controlar medicamento de bordo, demonstrar raciocínio analítico, demonstrar capacidade de adaptação, coordenar manutenção de equipamentos de convés, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), elaborar apresentações, avaliar as condições meteorológicas, transportar passageiros, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, controlar temperatura dos tanques, inspecionar condições de flutuabilidade, supervisionar operações de carga e descarga, ministrar treinamento em terra, coordenar navegação de objeto rebocado, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, efetuar embarque e desembarque da tripulação, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, avaliar as condições para desatracação, controlar certificados regulamentares de bordo, verificar a permissão de acesso de terceiros, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), controlar pressão atmosférica dos tanques, avaliar o preparo da tripulação, controlar planos de bordo, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), demonstrar capacidade de improvisação, avaliar a quantidade de carga movimentada, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, avaliar as condições para desamarração, controlar material de custeio, orientar estagiário-aluno a bordo, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, aplicar legislação, efetuar auditorias internas, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, controlar atmosfera do tanque, realizar comunicação de bordo, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, conduzir embarcação rápida de salvamento, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, supervisionar seção de câmara, conferir certificação da tripulação, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, preparar a unidade para reboque, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, ministrar aulas de formação profissional, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, elaborar conteúdo programático, consultar legislação, inspecionar equipamentos de navegação, supervisionar postos de manobra de amarração, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, discriminar cores, avaliar as condições de calado, operar o sistema de lastro, coordenar a operação do guincho de reboque, operar equipamentos de navegação, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, verificar peação da carga, supervisionar postos de manobra de fundeio, realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), operar guincho de reboque, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), controlar rancho, coordenar reuniões de segurança, controlar material de combate à poluição, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, orientar a navegação, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, executar procedimentos para navegação costeira, controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), executar procedimentos para navegação em mau tempo, operar sistema de posicionamento dinâmico, supervisionar equipe de hotelaria, inspecionar equipamentos de comunicação, supervisionar o sms, avaliar estanqueidade dos porões, demonstrar comportamento proativo, manobrar a embarcação, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), demonstrar raciocínio matemático, inspecionar equipamentos de convés, supervisionar pessoal de segurança do trabalho, executar procedimentos para navegação com o prático, discriminar sons e ruídos, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, demonstrar percepção espacial, coordenar postos de emergência, realizar o plano de viagem, inspecionar as condições de segurança, demonstrar liderança, conferir certificação da embarcação, realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma, definir área segura para trabalho, supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança), avaliar as condições para amarração, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, elaborar material didático, demonstrar percepção cinemática, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, conduzir embarcação de salvamento, supervisionar equipe de combate à poluição, acionar plano de emergência, supervisionar equipe de lastro, operar guincho de manuseio de âncoras, fiscalizar a aplicação da legislação, efetuar os registros pertinentes, supervisionar equipe de convés, coordenar equipe de resgate, trabalhar em equipe, verificar marcação das cargas, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, controlar material de passadiço, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, controlar as condições da carga durante a viagem, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, inspecionar condições de navegabilidade, coordenar operações de manuseio de âncora, controlar manuais técnicos de bordo, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, controlar publicações regulamentares de bordo, coordenar operação de controle à poluição, avaliar as condições de atracação, demonstrar raciocínio sintético, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, ministrar treinamento a bordo, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, inspecionar equipamentos de segurança, coordenar operações de reboque, demonstrar criatividade, inspecionar equipamentos de salvatagem, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, tomar decisões rápidas em situações críticas, realizar manutenção de equipamentos de navegação, demonstrar capacidade de negociação, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), preparar documentação para despacho da embarcação, executar procedimentos para navegação em águas rasas, demonstrar capacidade de autocontrole, testar equipamentos de salvatagem, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, emitir permissão para trabalho.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Segundo Oficial de Náutica (comandante) ficou em 7.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Segundo Oficial de Náutica (comandante) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 7.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Segundo Oficial de Náutica (comandante) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Segundo Oficial de Náutica (comandante) ficou em 9.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025
O salário de Segundo Oficial de Náutica (comandante) mostrado aqui é resultado do levantamento de 662 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Segundo Oficial de Náutica (comandante) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
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- Primeiro Oficial de Náutica (imediato)
- Inspetor Naval
- Capitão de Longo Curso (comandante)
- Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante
- Capitão de Cabotagem
- Primeiro Oficial de Náutica (comandante)
- Capitão de Cabotagem (imediato)
- Imediato da Marinha Mercante
- Agente de Manobra e Docagem