O dissídio de Segundo Oficial de Náutica (comandante) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215115 no cargo de Segundo Oficial de Náutica (comandante).
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 11.317,98
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
344 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Simão - GO
R$ 10.023,45
Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
152 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Comandante da marinha mercante Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros.
Administra pessoal e gerencia material de bordo Supervisiona e coordena operações diversificadas como manutenção e inspeção a bordo, dentre outras fainas do navio Qualifica pessoal aquaviário.
Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Segundo Oficial de Náutica (comandante)
O Comandante da marinha mercante inspeciona ou faz inspecionar a embarcação, diariamente, para verificar as condições de asseio, higiene e segurança Cumpre disposições previstas nas instruções sobre os meios de salvamento a bordo, assegura a ordem e serventia das embarcações auxiliares de salvamento, toma precauções para segurança da embarcação, em viagem e no porto.
Avalia estanqueidade de porões.
Cumpre e aplica legislação Supervisiona o carregamento, a descarga, o lastro e o deslastro da embarcação, de acordo com normas de segurança.
Avalia a quantidade de carga movimentada Supervisiona postos de manobras.
Elabora plano para reboque.
Avalia o estado do mar e outros ambientes aquaviários para início e paralisação de manobras Avalia condições para desatracação e desamarração.
Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas, cumprindo e fazendo cumprir – por todos os subordinados, as leis e regulamentos em vigor, mantendo a disciplina na sua embarcação, zelando pela execução dos deveres dos tripulantes, de todas as categorias e funções sob as suas ordens.
Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros, realizando o plano de viagem Durante a viagem, controla as condições da carga, bem como as condições operacionais dos tanques da embarcação Avalia condições externas, como vento e correntes.
Assume pessoalmente a direção da embarcação, sempre que necessário, por ocasião de travessias perigosas, entrada e saída de portos, atracação e desatracação, manobras de fundear ou suspender, entrada e saída de diques, em temporais, cerração ou qualquer outra manobra da embarcação em casos de emergência Avalia condições de calado, de atracação e de amarração Coordena fainas de embarque e desembarque de capitão de manobra e de prático em zonas de praticagem.
Administra pessoal, delegando poderes aos subordinados para distribuição de serviços, visando ao bom andamento dos trabalhos de bordo Organiza os serviços de quarto, de forma a manter a vigilância e a segurança da navegação.
Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo.
Impõe penas disciplinares aos que perturbarem a ordem na embarcação, cometerem faltas disciplinares ou deixarem de fazer o serviço que lhes compete, comunicando às autoridades constituídas, de acordo com a legislação Supervisiona serviços de terceiros em embarcações e unidades aquaviárias móveis Fiscaliza e repreende contrabando, transporte de armas, munições e cargas não declaradas em manifesto (relação completa das mercadorias transportadas por navio).
Gerencia material de bordo, superintendendo os serviços de abastecimento e reparos, manutenção, docagem e reclassificação da embarcação, visando as respectivas faturas, relatórios de serviço e pedidos, bem como todos e quaisquer outros documentos Implanta e mantém sistemas de controle sobre planos de bordo, certificação da tripulação e manuais técnicos, dentre outros documentos obrigatórios da embarcação Gerencia operações atinentes ao material de custeio, e aos sobressalentes de equipamentos.
Supervisiona e coordena operações de manutenção de bordo, de dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas navais, a fim de garantir plenas condições operacionais da embarcação Implanta e faz cumprir, a bordo, plano de prevenção e combate à poluição.
Funções do Comandante da marinha mercante
O profissional Segundo Oficial de Náutica (comandante) deve demonstrar competências pessoais, administrar pessoal, qualificar pessoal, coordenar manutenção de bordo, gerenciar material de bordo, realizar inspeção naval a bordo, navegar com segurança, operar cargas, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), gerenciar operações.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Comandante da marinha mercante
Um Comandante da marinha mercante deve elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), emitir permissão para trabalho, controlar rancho, acionar plano de emergência, coordenar operações de manuseio de âncora, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, operar guincho de manuseio de âncoras, demonstrar capacidade de improvisação, inspecionar condições de navegabilidade, conduzir embarcação rápida de salvamento, realizar o plano de viagem, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas, avaliar as condições de atracação, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, orientar praticante-aluno a bordo, elaborar material didático, coordenar postos de emergência, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, realizar manutenção de equipamentos de segurança, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, inspecionar condições de flutuabilidade, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), trabalhar em equipe, controlar certificação da tripulação, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, verificar a permissão de acesso de terceiros, avaliar estanqueidade dos porões, acionar plano de contingência, elaborar o plano para reboque, operar equipamentos de navegação, operar sistema de posicionamento dinâmico, consultar legislação, ministrar aulas de formação profissional, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de negociação, executar procedimentos para navegação em mau tempo, supervisionar operações de carga e descarga, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, demonstrar raciocínio sintético, efetuar embarque e desembarque da tripulação, operar o sistema de lastro, realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), demonstrar liderança, controlar medicamento de bordo, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, avaliar o preparo da tripulação, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, coordenar operações de reboque, testar equipamentos de segurança, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), avaliar as condições para desamarração, coordenar manutenção de equipamentos de convés, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, controlar planos de bordo, proferir palestras, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental, fiscalizar o uso de epi, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, demonstrar percepção espacial, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, orientar a navegação, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), controlar sobressalentes de equipamentos de convés, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, testar equipamentos de salvatagem, coordenar operações de resgate, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), efetuar embarque e desembarque de passageiros, inspecionar equipamentos de salvatagem, supervisionar pessoal de segurança do trabalho, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, efetuar os registros pertinentes, controlar pressão atmosférica dos tanques, controlar manuais técnicos de bordo, realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma, supervisionar postos de manobra de amarração, supervisionar seção de câmara, fiscalizar a aplicação da legislação, realizar manutenção de equipamentos de navegação, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, controlar temperatura dos tanques, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), executar procedimentos para navegação em canais estreitos, ministrar treinamento em terra, avaliar as condições meteorológicas, controlar as condições da carga durante a viagem, demonstrar capacidade de adaptação, inspecionar as condições de segurança, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, executar procedimentos de serviços no porto, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, executar procedimentos para navegação com o prático, inspecionar equipamentos de convés, controlar material de custeio, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, supervisionar equipe de hotelaria, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, manobrar a embarcação, avaliar as condições de calado, controlar certificados regulamentares de bordo, definir área segura para trabalho, discriminar sons e ruídos, efetuar auditorias internas, controlar material de combate à poluição, demonstrar comportamento proativo, avaliar as condições para amarração, controlar atmosfera do tanque, preparar documentação para despacho da embarcação, ministrar treinamento a bordo, demonstrar percepção cinemática, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, elaborar apresentações, realizar comunicação de bordo, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), discriminar cores, avaliar as condições para desatracação, conferir certificação da tripulação, supervisionar equipe de convés, supervisionar postos de manobra de fundeio, coordenar operação de controle à poluição, supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança), trabalhar sob pressão, inspecionar equipamentos de segurança, supervisionar equipe de lastro, demonstrar capacidade de autocontrole, conduzir embarcação de salvamento, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, orientar estagiário-aluno a bordo, controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, coordenar navegação de objeto rebocado, verificar marcação das cargas, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, executar procedimentos para navegação em águas rasas, controlar publicações regulamentares de bordo, coordenar a operação do guincho de reboque, elaborar conteúdo programático, executar procedimentos para navegação costeira, operar guincho de reboque, transportar passageiros, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, demonstrar raciocínio matemático, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), preparar a unidade para reboque, aplicar legislação, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, inspecionar equipamentos de navegação, supervisionar o sms, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, conferir certificação da embarcação, inspecionar equipamentos de comunicação, tomar decisões, supervisionar equipe de combate à poluição, coordenar reuniões de segurança, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, coordenar equipe de resgate, controlar material de passadiço, demonstrar raciocínio analítico, verificar peação da carga, avaliar a quantidade de carga movimentada, tomar decisões rápidas em situações críticas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Segundo Oficial de Náutica (comandante) ficou em 8.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Segundo Oficial de Náutica (comandante) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 8.00% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Segundo Oficial de Náutica (comandante) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Segundo Oficial de Náutica (comandante) ficou em 3.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2024
O salário de Segundo Oficial de Náutica (comandante) mostrado aqui é resultado do levantamento de 644 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Segundo Oficial de Náutica (comandante) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Capitão de Longo Curso (comandante)
- Comandante da Marinha Mercante
- Capitão de Longo Curso
- Segundo Oficial de Náutica
- Primeiro Oficial de Náutica (comandante)
- Primeiro Oficial de Náutica (imediato)
- Agente de Manobra e Docagem
- Inspetor Naval
- Vistoriador Naval
- Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante
Valor do salário na CCT 2024 de Segundo Oficial de Náutica (comandante) em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Rio de Janeiro | 43h | 10.223,75 | 10.620,00 | 14.987,26 | 49,82 | 4.10% |
Amazonas | 44h | 2.170,28 | 2.254,40 | 3.181,47 | 10,26 | 4.60% |
São Paulo | 40h | 4.848,82 | 5.036,75 | 7.108,01 | 25,31 | 5.30% |
Rondônia | 44h | 9.225,74 | 9.583,31 | 13.524,25 | 43,76 | 7.10% |
Pará | 44h | 4.534,05 | 4.709,78 | 6.646,58 | 21,41 | 4.60% |
Goiás | 43h | 9.118,64 | 9.472,05 | 13.367,24 | 43,76 | 8.00% |
Maranhão | 43h | 5.310,99 | 5.516,82 | 7.785,51 | 25,91 | 5.50% |
Rio Grande do Norte | 44h | 3.191,57 | 3.315,27 | 4.678,61 | 15,07 | 7.20% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Segundo Oficial de Náutica (comandante). |
Dissídio de Segundo Oficial de Náutica (comandante) por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 9.082,01 | 9.434,01 | 13.313,55 | 44,53 | 8.10% |
Macaé, RJ | 43 | 9.472,74 | 9.839,87 | 13.886,32 | 45,87 | 8.00% |
Manaus, AM | 44 | 2.125,80 | 2.208,19 | 3.116,26 | 10,05 | 4.40% |
Porto Velho, RO | 44 | 9.225,74 | 9.583,31 | 13.524,25 | 43,76 | 7.30% |
São Simão, GO | 43 | 9.649,47 | 10.023,45 | 14.145,40 | 46,12 | 5.30% |
Belém, PA | 44 | 5.245,60 | 5.448,90 | 7.689,66 | 24,77 | 6.40% |
Rio das Ostras, RJ | 43 | 11.776,81 | 12.233,25 | 17.263,92 | 57,39 | 8.00% |
Barueri, SP | 37 | 3.887,90 | 4.038,59 | 5.699,38 | 21,86 | 5.60% |
São Luís, MA | 43 | 5.310,99 | 5.516,82 | 7.785,51 | 25,91 | 7.60% |
São João da Barra, RJ | 42 | 11.168,38 | 11.601,23 | 16.372,01 | 55,62 | 5.50% |
São Gonçalo, RJ | 44 | 30.096,18 | 31.262,62 | 44.118,74 | 143,10 | 4.80% |
São Paulo, SP | 41 | 6.524,87 | 6.777,75 | 9.564,96 | 32,80 | 6.50% |
Niterói, RJ | 44 | 6.798,61 | 7.062,10 | 9.966,25 | 32,10 | 5.80% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Segundo Oficial de Náutica (comandante). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Segundo Oficial de Náutica (comandante) no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Navegação de apoio marítimo | 11.885,20 | 12.345,83 | 17.422,81 | 4.40% | |
Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia | 2.203,24 | 2.288,63 | 3.229,78 | 5.30% | |
Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural | 8.851,05 | 9.194,09 | 12.974,98 | 6.00% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 6.412,27 | 6.660,79 | 9.399,91 | 6.60% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 9.225,42 | 9.582,97 | 13.523,78 | 7.30% | |
Navegação de apoio portuário | 7.963,66 | 8.272,31 | 11.674,13 | 5.40% | |
Transporte por navegação interior de carga, municipal, exceto travessia | 9.409,62 | 9.774,31 | 13.793,80 | 6.50% | |
Outros transportes aquaviários | 1.743,07 | 1.810,62 | 2.555,21 | 6.70% | |
Atividades de agenciamento marítimo | 9.453,07 | 9.819,44 | 13.857,49 | 7.70% | |
Transporte marítimo de cabotagem - carga | 8.171,14 | 8.487,83 | 11.978,28 | 6.80% | |
Organização logística do transporte de carga | 1.773,91 | 1.842,67 | 2.600,43 | 5.70% | |
Operações de terminais | 4.407,19 | 4.578,00 | 6.460,61 | 6.90% | |
Serviços de engenharia | 9.554,69 | 9.925,00 | 14.006,46 | 6.50% | |
Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais , sem operador | 8.376,97 | 8.701,64 | 12.280,01 | 5.00% | |
Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos | 11.332,68 | 11.771,90 | 16.612,86 | 5.40% | |
Transporte marítimo de longo curso - carga | 4.137,17 | 4.297,51 | 6.064,78 | 4.90% | |
Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes | 1.850,05 | 1.921,75 | 2.712,03 | 6.10% | |
Agências de viagens | 2.361,36 | 2.452,88 | 3.461,57 | 4.30% | |
Operador de transporte multimodal - otm | 11.615,65 | 12.065,83 | 17.027,67 | 5.40% | |
Pesca de peixes em água salgada | 2.689,75 | 2.794,00 | 3.942,98 | 7.60% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |