O dissídio de Capitão de Longo Curso (comandante) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215115 no cargo de Capitão de Longo Curso (comandante).
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 11.458,11
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
321 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 9.721,56
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
159 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Navegação de Apoio Marítimo
R$ 13.724,12
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Navegação de Apoio Marítimo
142 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Comandante da marinha mercante Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros.
Administra pessoal e gerencia material de bordo Supervisiona e coordena operações diversificadas como manutenção e inspeção a bordo, dentre outras fainas do navio Qualifica pessoal aquaviário.
Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Capitão de Longo Curso (comandante)
O Comandante da marinha mercante inspeciona ou faz inspecionar a embarcação, diariamente, para verificar as condições de asseio, higiene e segurança Cumpre disposições previstas nas instruções sobre os meios de salvamento a bordo, assegura a ordem e serventia das embarcações auxiliares de salvamento, toma precauções para segurança da embarcação, em viagem e no porto.
Avalia estanqueidade de porões.
Cumpre e aplica legislação Supervisiona o carregamento, a descarga, o lastro e o deslastro da embarcação, de acordo com normas de segurança.
Avalia a quantidade de carga movimentada Supervisiona postos de manobras.
Elabora plano para reboque.
Avalia o estado do mar e outros ambientes aquaviários para início e paralisação de manobras Avalia condições para desatracação e desamarração.
Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas, cumprindo e fazendo cumprir – por todos os subordinados, as leis e regulamentos em vigor, mantendo a disciplina na sua embarcação, zelando pela execução dos deveres dos tripulantes, de todas as categorias e funções sob as suas ordens.
Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros, realizando o plano de viagem Durante a viagem, controla as condições da carga, bem como as condições operacionais dos tanques da embarcação Avalia condições externas, como vento e correntes.
Assume pessoalmente a direção da embarcação, sempre que necessário, por ocasião de travessias perigosas, entrada e saída de portos, atracação e desatracação, manobras de fundear ou suspender, entrada e saída de diques, em temporais, cerração ou qualquer outra manobra da embarcação em casos de emergência Avalia condições de calado, de atracação e de amarração Coordena fainas de embarque e desembarque de capitão de manobra e de prático em zonas de praticagem.
Administra pessoal, delegando poderes aos subordinados para distribuição de serviços, visando ao bom andamento dos trabalhos de bordo Organiza os serviços de quarto, de forma a manter a vigilância e a segurança da navegação.
Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo.
Impõe penas disciplinares aos que perturbarem a ordem na embarcação, cometerem faltas disciplinares ou deixarem de fazer o serviço que lhes compete, comunicando às autoridades constituídas, de acordo com a legislação Supervisiona serviços de terceiros em embarcações e unidades aquaviárias móveis Fiscaliza e repreende contrabando, transporte de armas, munições e cargas não declaradas em manifesto (relação completa das mercadorias transportadas por navio).
Gerencia material de bordo, superintendendo os serviços de abastecimento e reparos, manutenção, docagem e reclassificação da embarcação, visando as respectivas faturas, relatórios de serviço e pedidos, bem como todos e quaisquer outros documentos Implanta e mantém sistemas de controle sobre planos de bordo, certificação da tripulação e manuais técnicos, dentre outros documentos obrigatórios da embarcação Gerencia operações atinentes ao material de custeio, e aos sobressalentes de equipamentos.
Supervisiona e coordena operações de manutenção de bordo, de dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas navais, a fim de garantir plenas condições operacionais da embarcação Implanta e faz cumprir, a bordo, plano de prevenção e combate à poluição.
Funções do Comandante da marinha mercante
O profissional Capitão de Longo Curso (comandante) deve coordenar manutenção de bordo, realizar inspeção naval a bordo, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), administrar pessoal, navegar com segurança, demonstrar competências pessoais, qualificar pessoal, gerenciar material de bordo, gerenciar operações, operar cargas.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Atividades exercidas por um Comandante da marinha mercante
Um Comandante da marinha mercante deve supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança), realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), proferir palestras, efetuar auditorias internas, supervisionar operações de carga e descarga, operar o sistema de lastro, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, inspecionar condições de navegabilidade, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, orientar a navegação, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), coordenar equipe de resgate, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), realizar manutenção de equipamentos de navegação, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, controlar atmosfera do tanque, demonstrar raciocínio analítico, discriminar cores, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas, coordenar reuniões de segurança, avaliar a quantidade de carga movimentada, supervisionar equipe de combate à poluição, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma, elaborar conteúdo programático, acionar plano de emergência, conferir certificação da embarcação, elaborar material didático, orientar praticante-aluno a bordo, controlar material de custeio, supervisionar equipe de hotelaria, efetuar os registros pertinentes, demonstrar capacidade de improvisação, ministrar treinamento em terra, executar procedimentos de serviços no porto, inspecionar equipamentos de navegação, operar sistema de posicionamento dinâmico, avaliar o preparo da tripulação, avaliar as condições de atracação, consultar legislação, supervisionar equipe de lastro, coordenar a operação do guincho de reboque, avaliar as condições para amarração, supervisionar seção de câmara, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, supervisionar postos de manobra de amarração, demonstrar capacidade de autocontrole, coordenar navegação de objeto rebocado, controlar publicações regulamentares de bordo, verificar a permissão de acesso de terceiros, conduzir embarcação rápida de salvamento, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, tomar decisões, efetuar embarque e desembarque de passageiros, discriminar sons e ruídos, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, supervisionar pessoal de segurança do trabalho, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, coordenar manutenção de equipamentos de convés, demonstrar percepção espacial, coordenar operações de reboque, orientar estagiário-aluno a bordo, controlar rancho, definir área segura para trabalho, avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental, realizar comunicação de bordo, demonstrar comportamento proativo, demonstrar liderança, operar equipamentos de navegação, controlar temperatura dos tanques, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), controlar manuais técnicos de bordo, coordenar operações de manuseio de âncora, emitir permissão para trabalho, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, acionar plano de contingência, inspecionar equipamentos de convés, executar procedimentos para navegação com o prático, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, verificar peação da carga, controlar certificação da tripulação, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, realizar o plano de viagem, controlar material de combate à poluição, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), ministrar aulas de formação profissional, controlar medicamento de bordo, trabalhar em equipe, controlar pressão atmosférica dos tanques, controlar certificados regulamentares de bordo, inspecionar equipamentos de segurança, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, avaliar as condições para desatracação, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, elaborar o plano para reboque, avaliar as condições meteorológicas, aplicar legislação, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, avaliar as condições de calado, trabalhar sob pressão, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, manobrar a embarcação, inspecionar equipamentos de salvatagem, controlar material de passadiço, demonstrar raciocínio matemático, operar guincho de reboque, preparar a unidade para reboque, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, testar equipamentos de segurança, inspecionar as condições de segurança, testar equipamentos de salvatagem, coordenar operação de controle à poluição, verificar marcação das cargas, avaliar as condições para desamarração, inspecionar equipamentos de comunicação, tomar decisões rápidas em situações críticas, demonstrar criatividade, transportar passageiros, controlar as condições da carga durante a viagem, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, avaliar estanqueidade dos porões, executar procedimentos para navegação costeira, controlar planos de bordo, fiscalizar o uso de epi, inspecionar condições de flutuabilidade, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, demonstrar raciocínio sintético, demonstrar capacidade de adaptação, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, conduzir embarcação de salvamento, supervisionar postos de manobra de fundeio, coordenar operações de resgate, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, efetuar embarque e desembarque da tripulação, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, fiscalizar a aplicação da legislação, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, operar guincho de manuseio de âncoras, demonstrar capacidade de negociação, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, conferir certificação da tripulação, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), executar procedimentos para navegação em águas rasas, executar procedimentos para navegação em mau tempo, supervisionar o sms, demonstrar percepção cinemática, coordenar postos de emergência, preparar documentação para despacho da embarcação, controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), realizar manutenção de equipamentos de segurança, elaborar apresentações, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, supervisionar equipe de convés, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, ministrar treinamento a bordo, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma).
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Capitão de Longo Curso (comandante) ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Capitão de Longo Curso (comandante) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 4.40% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Capitão de Longo Curso (comandante) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Capitão de Longo Curso (comandante) ficou em 6.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025
O salário de Capitão de Longo Curso (comandante) mostrado aqui é resultado do levantamento de 662 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Capitão de Longo Curso (comandante) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante
- Segundo Oficial de Náutica (imediato)
- Primeiro Oficial de Náutica (comandante)
- Inspetor Naval
- Capitão de Manobra da Marinha Mercante
- Imediato da Marinha Mercante
- Prático de Portos da Marinha Mercante
- Inspetor de Terminal
- Comandante da Marinha Mercante
- Primeiro Oficial de Náutica (imediato)