O dissídio de Teleoperador de Apoio (telemarketing) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422320 no cargo de Teleoperador de Apoio (telemarketing).
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 1.979,45
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
10.631 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Guarulhos - SP
R$ 2.539,91
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
3.988 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Operador de telemarketing técnico recebe, via teleatendimento, e analisa relatos de clientes sobre falhas nos serviços prestados e problemas no funcionamento de produtos, propondo soluções, orientando para realização de procedimentos corretivos e abrindo ordem de serviço para resolução de problemas mais complexos Prepara-se para o trabalho, verificando as especificações técnicas de produtos e serviços vendidos pela empresa.
Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Atualiza dados cadastrais de clientes Atua conforme protocolos de atendimento, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
O que faz um Teleoperador de Apoio (telemarketing)
O Operador de telemarketing técnico prepara-se para o trabalho, verificando as especificações técnicas de produtos e serviços vendidos pela empresa Organiza e examina informações - disponíveis em sistema informatizado - sobre falhas e problemas anteriormente relatados por clientes e sobre as soluções ou respostas dadas.
Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível os manuais técnicos.
Examina roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, seguidos na comunicação com o cliente Identifica o cliente, registrando sua reclamação ou crítica em sistema informatizado.
Consulta o seu histórico de atendimento, quando necessário Analisa a falha na prestação de serviço descrita ou o problema no funcionamento de produto relatado pelo cliente, solicitando detalhes.
Verifica se a falha descrita ou o problema relatado decorre da forma de utilização do produto ou serviço pelo cliente, orientando-o sobre o uso correto.
Pode encaminhar instruções, desenhos e outras informações complementares por correio ou e-mail Fornece alternativas de solução da falha ou do problema, orientando o usuário na execução de procedimentos corretivos.
Em casos mais complexos, pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços técnicos internos da empresa, na busca da solução.
No caso de não encontrar a solução de imediato, abre ordem de serviço, comunicando ao cliente as providencias que serão tomadas Pode acionar serviços emergenciais para solução de problemas de saúde e situações de risco Registra o atendimento realizado em sistema informatizado específico.
Confirma e atualiza dados cadastrais do cliente Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como, por exemplo, a especificação de modelo do equipamento adquirido pelo cliente - e usando-os durante o atendimento.
Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.
Funções do Operador de telemarketing técnico
O profissional Teleoperador de Apoio (telemarketing) deve atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento, oferecer serviços e produtos via teleatendimento, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, prestar serviços técnicos e especializados, cadastrar clientes, seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Operador de telemarketing técnico
Um Operador de telemarketing técnico deve identificar problemas, realizar triagem de atendimento, orientar a utilização de equipamentos de informática, seguir o código de ética, demonstrar aptidão à microinformática, agendar retorno (follow-up), demonstrar compreensão oral (saber ouvir), identificar clientes potenciais, efetivar a venda, confirmar dados, negociar valores, administrar conflitos, orientar a utilização de aplicativos (software), identificar necessidades do interlocutor, abrir chamados técnicos (ordens de serviços), demonstrar paciência, depurar informações, consultar supervisor, realizar serviços a usuários de transporte e turismo, realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias, finalizar contato, demonstrar empatia, fornecer informações, demonstrar o cliente a sua importância, dar atendimento a usuários da internet, autocontrolar-se, demonstrar capacidade de expressão escrita, informar prazo de entrega, atualizar cadastro por telefone, demonstrar agilidade no atendimento, trabalhar em equipe, oferecer formas e condições de pagamento, demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico, verificar disponibilidade de entrega, demonstrar capacidade de expressão oral, demonstrar clareza de dicção, identificar-se ao cliente, realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais, demonstrar capacidade de compreensão escrita, direcionar atendimento, atualizar listas, oferecer soluções, atender usuários de língua estrangeira, tomar decisões, apresentar produtos e serviços, argumentar com o cliente, diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos, descrever o produto, registrar informações com precisão, informar relação custo-benefício, trabalhar a qualidade vocal, finalizar pendências de serviços, esclarecer dúvidas, demonstrar poder de persuasão, enviar mensagens pós-atendimento, finalizar pendência técnica, solicitar providências técnicas junto à área competente, orientar o usuário, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail), ouvir mensagem do cliente, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde, confirmar dados cadastrais, demonstrar objetividade, consultar manuais, demonstrar agilidade de digitação, acionar serviços emergenciais, orientar usuário de telefonia, demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira, solicitar informações ao cliente, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, consultar área técnica, evidenciar vantagens do produto ou serviço, abordar o cliente, informar disponibilidade de serviços agregados, prestar suporte técnico a aplicativos (software), reverter a insatisfação do cliente, oferecer alternativas de produtos e serviços, consultar histórico.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Teleoperador de Apoio (telemarketing) ficou em 5.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Teleoperador de Apoio (telemarketing) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telemarketing que ficou em 5.60% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Teleoperador de Apoio (telemarketing) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Teleoperador de Apoio (telemarketing) ficou em 10.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telemarketing 2024
O salário de Teleoperador de Apoio (telemarketing) mostrado aqui é resultado do levantamento de 16570 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telemarketing que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Teleoperador de Apoio (telemarketing) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing)
- Operador de Telemarketing (operações Híbridas)
- Operador de Teleatendimento Híbrido (telemarketing)
- Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo
- Operador de Telemarketing Bilíngüe
- Operador de Suporte Técnico (telemarketing)
- Atendente de Informações (telemarketing)
- Operador de Telemarketing Ativo
- Atendente Central Telemarketing
- Operador de Telemarketing Especializado
Valor do salário na CCT 2024 de Teleoperador de Apoio (telemarketing) em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 37h | 1.732,95 | 1.800,11 | 2.540,37 | 9,60 | 4.20% |
Paraná | 40h | 1.833,27 | 1.904,32 | 2.687,44 | 9,51 | 5.80% |
Minas Gerais | 38h | 1.691,05 | 1.756,60 | 2.478,96 | 9,19 | 6.90% |
Rio de Janeiro | 39h | 1.854,29 | 1.926,15 | 2.718,24 | 9,98 | 4.70% |
Goiás | 39h | 1.752,02 | 1.819,92 | 2.568,33 | 9,33 | 5.40% |
Santa Catarina | 40h | 1.905,60 | 1.979,45 | 2.793,46 | 9,81 | 7.30% |
Distrito Federal | 37h | 1.540,43 | 1.600,13 | 2.258,15 | 8,75 | 6.10% |
Rio Grande do Sul | 41h | 1.853,31 | 1.925,14 | 2.716,82 | 9,48 | 7.00% |
Pernambuco | 37h | 1.516,28 | 1.575,05 | 2.222,75 | 8,42 | 8.30% |
Espírito Santo | 37h | 1.688,43 | 1.753,87 | 2.475,11 | 9,47 | 4.80% |
Bahia | 40h | 1.426,52 | 1.481,80 | 2.091,17 | 7,45 | 6.30% |
Ceará | 40h | 1.500,80 | 1.558,96 | 2.200,06 | 7,88 | 7.80% |
Rio Grande do Norte | 37h | 1.406,65 | 1.461,17 | 2.062,05 | 7,96 | 7.20% |
Sergipe | 38h | 1.529,99 | 1.589,29 | 2.242,85 | 8,47 | 8.00% |
Acre | 36h | 1.435,49 | 1.491,13 | 2.104,32 | 8,19 | 4.50% |
Mato Grosso | 43h | 1.776,96 | 1.845,83 | 2.604,89 | 8,58 | 4.70% |
Piauí | 43h | 1.561,26 | 1.621,77 | 2.288,69 | 7,47 | 6.70% |
Maranhão | 42h | 1.463,31 | 1.520,02 | 2.145,10 | 7,31 | 6.70% |
Amazonas | 38h | 1.545,14 | 1.605,03 | 2.265,06 | 8,52 | 4.40% |
Mato Grosso do Sul | 40h | 1.522,32 | 1.581,32 | 2.231,60 | 7,87 | 4.10% |
Pará | 44h | 1.378,97 | 1.432,41 | 2.021,47 | 6,51 | 7.70% |
Paraíba | 38h | 1.464,85 | 1.521,63 | 2.147,37 | 8,07 | 5.20% |
Alagoas | 41h | 1.540,11 | 1.599,80 | 2.257,69 | 7,73 | 5.80% |
Tocantins | 44h | 1.446,73 | 1.502,80 | 2.120,80 | 6,83 | 7.60% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Teleoperador de Apoio (telemarketing). |
Dissídio de Teleoperador de Apoio (telemarketing) por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 38 | 1.874,64 | 1.947,30 | 2.748,09 | 10,28 | 6.70% |
Barueri, SP | 37 | 1.521,07 | 1.580,03 | 2.229,78 | 8,60 | 5.60% |
Jundiaí, SP | 36 | 1.671,20 | 1.735,97 | 2.449,86 | 9,65 | 6.80% |
São Bernardo do Campo, SP | 36 | 1.513,16 | 1.571,81 | 2.218,18 | 8,66 | 5.90% |
Curitiba, PR | 40 | 1.861,11 | 1.933,24 | 2.728,25 | 9,77 | 8.30% |
Brasília, DF | 37 | 1.540,43 | 1.600,13 | 2.258,15 | 8,75 | 5.30% |
Rio de Janeiro, RJ | 38 | 1.939,42 | 2.014,59 | 2.843,05 | 10,52 | 8.30% |
Belo Horizonte, MG | 37 | 1.868,88 | 1.941,32 | 2.739,64 | 10,50 | 8.00% |
Goiânia, GO | 40 | 1.744,62 | 1.812,24 | 2.557,49 | 8,98 | 7.90% |
Vila Velha, ES | 36 | 1.730,60 | 1.797,67 | 2.536,93 | 9,97 | 6.60% |
Recife, PE | 37 | 1.518,15 | 1.576,99 | 2.225,49 | 8,49 | 7.40% |
São Caetano do Sul, SP | 40 | 1.745,61 | 1.813,27 | 2.558,94 | 9,01 | 7.90% |
Guarulhos, SP | 42 | 2.445,14 | 2.539,91 | 3.584,39 | 12,19 | 4.70% |
Valparaiso de Goiás, GO | 35 | 1.806,78 | 1.876,81 | 2.648,60 | 10,76 | 7.00% |
Mogi das Cruzes, SP | 39 | 1.664,97 | 1.729,49 | 2.440,71 | 8,84 | 7.70% |
Blumenau, SC | 37 | 1.938,74 | 2.013,88 | 2.842,05 | 10,75 | 5.60% |
Salvador, BA | 41 | 1.416,97 | 1.471,89 | 2.077,17 | 7,22 | 7.50% |
Sorocaba, SP | 39 | 1.748,17 | 1.815,92 | 2.562,68 | 9,42 | 4.10% |
Taboão da Serra, SP | 36 | 1.875,02 | 1.947,69 | 2.748,63 | 10,73 | 6.40% |
Fortaleza, CE | 39 | 1.621,34 | 1.684,18 | 2.376,76 | 8,54 | 6.10% |
Rio Branco, AC | 36 | 1.436,86 | 1.492,55 | 2.106,33 | 8,23 | 6.50% |
Campos dos Goytacazes, RJ | 38 | 1.824,04 | 1.894,74 | 2.673,91 | 10,03 | 8.20% |
Aracaju, SE | 36 | 1.525,90 | 1.585,04 | 2.236,85 | 8,74 | 8.20% |
Itaquaquecetuba, SP | 40 | 1.801,96 | 1.871,80 | 2.641,54 | 9,39 | 6.70% |
Itabira, MG | 37 | 1.449,44 | 1.505,62 | 2.124,77 | 8,25 | 4.50% |
Pau dos Ferros, RN | 37 | 1.360,03 | 1.412,74 | 1.993,70 | 7,68 | 6.60% |
Conselheiro Lafaiete, MG | 38 | 1.367,83 | 1.420,84 | 2.005,14 | 7,48 | 8.20% |
Araraquara, SP | 36 | 1.394,96 | 1.449,02 | 2.044,90 | 8,07 | 4.30% |
Lauro de Freitas, BA | 36 | 1.436,05 | 1.491,70 | 2.105,14 | 8,20 | 6.40% |
Porto Alegre, RS | 40 | 1.822,25 | 1.892,88 | 2.671,28 | 9,44 | 6.00% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Teleoperador de Apoio (telemarketing). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Teleoperador de Apoio (telemarketing) no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de teleatendimento | 1.658,47 | 1.722,75 | 2.431,19 | 7.80% | |
Serviços de comunicação multimídia - scm | 1.468,19 | 1.525,10 | 2.152,26 | 5.10% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 1.530,90 | 1.590,24 | 2.244,19 | 5.90% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 1.855,90 | 1.927,83 | 2.720,62 | 5.60% | |
Provedores de acesso às redes de comunicações | 1.562,43 | 1.622,99 | 2.290,41 | 6.60% | |
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação | 1.617,05 | 1.679,72 | 2.370,47 | 4.60% | |
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 1.782,66 | 1.851,76 | 2.613,25 | 6.60% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.092,06 | 2.173,15 | 3.066,81 | 5.30% | |
Atividades de cobrança e informações cadastrais | 1.547,36 | 1.607,33 | 2.268,32 | 5.00% | |
Marketing direto | 1.894,95 | 1.968,39 | 2.777,85 | 7.60% | |
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais | 1.795,85 | 1.865,45 | 2.632,58 | 4.10% | |
Serviços de telefonia fixa comutada - stfc | 1.700,53 | 1.766,44 | 2.492,85 | 4.70% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 1.572,13 | 1.633,06 | 2.304,62 | 7.20% | |
Construção de estações e redes de telecomunicações | 1.449,10 | 1.505,26 | 2.124,27 | 4.40% | |
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet | 1.802,10 | 1.871,94 | 2.641,74 | 6.00% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.066,85 | 2.146,95 | 3.029,84 | 5.80% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis | 2.095,06 | 2.176,26 | 3.071,21 | 6.50% | |
Comércio varejista de materiais de construção em geral | 1.866,70 | 1.939,05 | 2.736,44 | 4.10% | |
Cooperativas centrais de crédito | 1.924,11 | 1.998,69 | 2.820,61 | 6.70% | |
Administração de cartões de crédito | 1.911,20 | 1.985,28 | 2.801,68 | 5.30% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |