O dissídio de Teleoperador de Apoio (telemarketing) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422320 no cargo de Teleoperador de Apoio (telemarketing).

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 1.979,45

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

10.631 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Guarulhos - SP

R$ 2.539,91

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

3.988 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Operador de telemarketing técnico recebe, via teleatendimento, e analisa relatos de clientes sobre falhas nos serviços prestados e problemas no funcionamento de produtos, propondo soluções, orientando para realização de procedimentos corretivos e abrindo ordem de serviço para resolução de problemas mais complexos Prepara-se para o trabalho, verificando as especificações técnicas de produtos e serviços vendidos pela empresa.

Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Atualiza dados cadastrais de clientes Atua conforme protocolos de atendimento, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

O que faz um Teleoperador de Apoio (telemarketing)

O Operador de telemarketing técnico prepara-se para o trabalho, verificando as especificações técnicas de produtos e serviços vendidos pela empresa Organiza e examina informações - disponíveis em sistema informatizado - sobre falhas e problemas anteriormente relatados por clientes e sobre as soluções ou respostas dadas.

Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível os manuais técnicos.

Examina roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, seguidos na comunicação com o cliente Identifica o cliente, registrando sua reclamação ou crítica em sistema informatizado.

Consulta o seu histórico de atendimento, quando necessário Analisa a falha na prestação de serviço descrita ou o problema no funcionamento de produto relatado pelo cliente, solicitando detalhes.

Verifica se a falha descrita ou o problema relatado decorre da forma de utilização do produto ou serviço pelo cliente, orientando-o sobre o uso correto.

Pode encaminhar instruções, desenhos e outras informações complementares por correio ou e-mail Fornece alternativas de solução da falha ou do problema, orientando o usuário na execução de procedimentos corretivos.

Em casos mais complexos, pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços técnicos internos da empresa, na busca da solução.

No caso de não encontrar a solução de imediato, abre ordem de serviço, comunicando ao cliente as providencias que serão tomadas Pode acionar serviços emergenciais para solução de problemas de saúde e situações de risco Registra o atendimento realizado em sistema informatizado específico.

Confirma e atualiza dados cadastrais do cliente Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como, por exemplo, a especificação de modelo do equipamento adquirido pelo cliente - e usando-os durante o atendimento.

Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Funções do Operador de telemarketing técnico

O profissional Teleoperador de Apoio (telemarketing) deve atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento, oferecer serviços e produtos via teleatendimento, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, prestar serviços técnicos e especializados, cadastrar clientes, seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing técnico

Um Operador de telemarketing técnico deve identificar problemas, realizar triagem de atendimento, orientar a utilização de equipamentos de informática, seguir o código de ética, demonstrar aptidão à microinformática, agendar retorno (follow-up), demonstrar compreensão oral (saber ouvir), identificar clientes potenciais, efetivar a venda, confirmar dados, negociar valores, administrar conflitos, orientar a utilização de aplicativos (software), identificar necessidades do interlocutor, abrir chamados técnicos (ordens de serviços), demonstrar paciência, depurar informações, consultar supervisor, realizar serviços a usuários de transporte e turismo, realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias, finalizar contato, demonstrar empatia, fornecer informações, demonstrar o cliente a sua importância, dar atendimento a usuários da internet, autocontrolar-se, demonstrar capacidade de expressão escrita, informar prazo de entrega, atualizar cadastro por telefone, demonstrar agilidade no atendimento, trabalhar em equipe, oferecer formas e condições de pagamento, demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico, verificar disponibilidade de entrega, demonstrar capacidade de expressão oral, demonstrar clareza de dicção, identificar-se ao cliente, realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais, demonstrar capacidade de compreensão escrita, direcionar atendimento, atualizar listas, oferecer soluções, atender usuários de língua estrangeira, tomar decisões, apresentar produtos e serviços, argumentar com o cliente, diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos, descrever o produto, registrar informações com precisão, informar relação custo-benefício, trabalhar a qualidade vocal, finalizar pendências de serviços, esclarecer dúvidas, demonstrar poder de persuasão, enviar mensagens pós-atendimento, finalizar pendência técnica, solicitar providências técnicas junto à área competente, orientar o usuário, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail), ouvir mensagem do cliente, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde, confirmar dados cadastrais, demonstrar objetividade, consultar manuais, demonstrar agilidade de digitação, acionar serviços emergenciais, orientar usuário de telefonia, demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira, solicitar informações ao cliente, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, consultar área técnica, evidenciar vantagens do produto ou serviço, abordar o cliente, informar disponibilidade de serviços agregados, prestar suporte técnico a aplicativos (software), reverter a insatisfação do cliente, oferecer alternativas de produtos e serviços, consultar histórico.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Teleoperador de Apoio (telemarketing) ficou em 5.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Teleoperador de Apoio (telemarketing) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telemarketing que ficou em 5.60% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Teleoperador de Apoio (telemarketing) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Teleoperador de Apoio (telemarketing) ficou em 10.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telemarketing 2024

O salário de Teleoperador de Apoio (telemarketing) mostrado aqui é resultado do levantamento de 16570 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telemarketing que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Teleoperador de Apoio (telemarketing) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Teleoperador de Apoio (telemarketing) CBO 422320 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Teleoperador de Apoio (telemarketing) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Teleoperador de Apoio (telemarketing) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 37h 1.732,95 1.800,11 2.540,37 9,60 4.20%
Paraná 40h 1.833,27 1.904,32 2.687,44 9,51 5.80%
Minas Gerais 38h 1.691,05 1.756,60 2.478,96 9,19 6.90%
Rio de Janeiro 39h 1.854,29 1.926,15 2.718,24 9,98 4.70%
Goiás 39h 1.752,02 1.819,92 2.568,33 9,33 5.40%
Santa Catarina 40h 1.905,60 1.979,45 2.793,46 9,81 7.30%
Distrito Federal 37h 1.540,43 1.600,13 2.258,15 8,75 6.10%
Rio Grande do Sul 41h 1.853,31 1.925,14 2.716,82 9,48 7.00%
Pernambuco 37h 1.516,28 1.575,05 2.222,75 8,42 8.30%
Espírito Santo 37h 1.688,43 1.753,87 2.475,11 9,47 4.80%
Bahia 40h 1.426,52 1.481,80 2.091,17 7,45 6.30%
Ceará 40h 1.500,80 1.558,96 2.200,06 7,88 7.80%
Rio Grande do Norte 37h 1.406,65 1.461,17 2.062,05 7,96 7.20%
Sergipe 38h 1.529,99 1.589,29 2.242,85 8,47 8.00%
Acre 36h 1.435,49 1.491,13 2.104,32 8,19 4.50%
Mato Grosso 43h 1.776,96 1.845,83 2.604,89 8,58 4.70%
Piauí 43h 1.561,26 1.621,77 2.288,69 7,47 6.70%
Maranhão 42h 1.463,31 1.520,02 2.145,10 7,31 6.70%
Amazonas 38h 1.545,14 1.605,03 2.265,06 8,52 4.40%
Mato Grosso do Sul 40h 1.522,32 1.581,32 2.231,60 7,87 4.10%
Pará 44h 1.378,97 1.432,41 2.021,47 6,51 7.70%
Paraíba 38h 1.464,85 1.521,63 2.147,37 8,07 5.20%
Alagoas 41h 1.540,11 1.599,80 2.257,69 7,73 5.80%
Tocantins 44h 1.446,73 1.502,80 2.120,80 6,83 7.60%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Teleoperador de Apoio (telemarketing).

Dissídio de Teleoperador de Apoio (telemarketing) por cidade

Quanto ganha um Teleoperador de Apoio (telemarketing) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Teleoperador de Apoio (telemarketing) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 38 1.874,64 1.947,30 2.748,09 10,28 6.70%
Barueri, SP 37 1.521,07 1.580,03 2.229,78 8,60 5.60%
Jundiaí, SP 36 1.671,20 1.735,97 2.449,86 9,65 6.80%
São Bernardo do Campo, SP 36 1.513,16 1.571,81 2.218,18 8,66 5.90%
Curitiba, PR 40 1.861,11 1.933,24 2.728,25 9,77 8.30%
Brasília, DF 37 1.540,43 1.600,13 2.258,15 8,75 5.30%
Rio de Janeiro, RJ 38 1.939,42 2.014,59 2.843,05 10,52 8.30%
Belo Horizonte, MG 37 1.868,88 1.941,32 2.739,64 10,50 8.00%
Goiânia, GO 40 1.744,62 1.812,24 2.557,49 8,98 7.90%
Vila Velha, ES 36 1.730,60 1.797,67 2.536,93 9,97 6.60%
Recife, PE 37 1.518,15 1.576,99 2.225,49 8,49 7.40%
São Caetano do Sul, SP 40 1.745,61 1.813,27 2.558,94 9,01 7.90%
Guarulhos, SP 42 2.445,14 2.539,91 3.584,39 12,19 4.70%
Valparaiso de Goiás, GO 35 1.806,78 1.876,81 2.648,60 10,76 7.00%
Mogi das Cruzes, SP 39 1.664,97 1.729,49 2.440,71 8,84 7.70%
Blumenau, SC 37 1.938,74 2.013,88 2.842,05 10,75 5.60%
Salvador, BA 41 1.416,97 1.471,89 2.077,17 7,22 7.50%
Sorocaba, SP 39 1.748,17 1.815,92 2.562,68 9,42 4.10%
Taboão da Serra, SP 36 1.875,02 1.947,69 2.748,63 10,73 6.40%
Fortaleza, CE 39 1.621,34 1.684,18 2.376,76 8,54 6.10%
Rio Branco, AC 36 1.436,86 1.492,55 2.106,33 8,23 6.50%
Campos dos Goytacazes, RJ 38 1.824,04 1.894,74 2.673,91 10,03 8.20%
Aracaju, SE 36 1.525,90 1.585,04 2.236,85 8,74 8.20%
Itaquaquecetuba, SP 40 1.801,96 1.871,80 2.641,54 9,39 6.70%
Itabira, MG 37 1.449,44 1.505,62 2.124,77 8,25 4.50%
Pau dos Ferros, RN 37 1.360,03 1.412,74 1.993,70 7,68 6.60%
Conselheiro Lafaiete, MG 38 1.367,83 1.420,84 2.005,14 7,48 8.20%
Araraquara, SP 36 1.394,96 1.449,02 2.044,90 8,07 4.30%
Lauro de Freitas, BA 36 1.436,05 1.491,70 2.105,14 8,20 6.40%
Porto Alegre, RS 40 1.822,25 1.892,88 2.671,28 9,44 6.00%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Teleoperador de Apoio (telemarketing). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Teleoperador de Apoio (telemarketing) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de teleatendimento 1.658,47 1.722,75 2.431,19 7.80%
Serviços de comunicação multimídia - scm 1.468,19 1.525,10 2.152,26 5.10%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 1.530,90 1.590,24 2.244,19 5.90%
Locação de mão-de-obra temporária 1.855,90 1.927,83 2.720,62 5.60%
Provedores de acesso às redes de comunicações 1.562,43 1.622,99 2.290,41 6.60%
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 1.617,05 1.679,72 2.370,47 4.60%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 1.782,66 1.851,76 2.613,25 6.60%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.092,06 2.173,15 3.066,81 5.30%
Atividades de cobrança e informações cadastrais 1.547,36 1.607,33 2.268,32 5.00%
Marketing direto 1.894,95 1.968,39 2.777,85 7.60%
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais 1.795,85 1.865,45 2.632,58 4.10%
Serviços de telefonia fixa comutada - stfc 1.700,53 1.766,44 2.492,85 4.70%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 1.572,13 1.633,06 2.304,62 7.20%
Construção de estações e redes de telecomunicações 1.449,10 1.505,26 2.124,27 4.40%
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 1.802,10 1.871,94 2.641,74 6.00%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.066,85 2.146,95 3.029,84 5.80%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 2.095,06 2.176,26 3.071,21 6.50%
Comércio varejista de materiais de construção em geral 1.866,70 1.939,05 2.736,44 4.10%
Cooperativas centrais de crédito 1.924,11 1.998,69 2.820,61 6.70%
Administração de cartões de crédito 1.911,20 1.985,28 2.801,68 5.30%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.