O dissídio de Operador de Telemarketing Ativo 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422305 no cargo de Operador de Telemarketing Ativo.

Estado com maior salário médio

Pará

R$ 1.637,11

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

25.298 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Itaperuna - RJ

R$ 2.043,84

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

8.368 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Operador de telemarketing ativo identifica e contata clientes potenciais para apresentar e vender-lhes produtos e serviços, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre produto ou serviço a ser vendido e examinando protocolos, manuais e instruções.

Busca fidelizar e recuperar clientes Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos.

Cadastra clientes Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

O que faz um Operador de Telemarketing Ativo

O Operador de telemarketing ativo prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre todos os aspectos do produto ou serviço a ser vendido, para poder sanar dúvidas do potencial cliente Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível o material fornecido pela empresa e introduzindo em sistema informatizado as principais informações sobre o produto ou serviço.

Examina protocolos, manuais e instruções.

Identifica e contata o potencial cliente, para apresentar-lhe produto ou serviço Evidencia a qualidade do produto ou serviço e seu diferencial no mercado, em termos de vantagens oferecidas.

Esclarece dúvidas e argumenta com o cliente Negocia valor de venda, apresentando os descontos que podem ser concedidos.

Mostra alternativas em relação às formas e às condições de pagamento.

Informa sobre o prazo de entrega e sobre a taxa de envio do produto Pode apresentar contrato a ser firmado e suas cláusulas.

Finaliza transações e soluciona pendências pós-atendimento, solicitando orientação do supervisor e acionando serviços internos da empresa, quando necessário.

Comunica-se com o cliente seguindo roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento Aplica técnicas de fidelização do cliente Busca recuperar usuário, revertendo a sua insatisfação.

Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos, comunicando o valor e os encargos, negociando descontos e estabelecendo novos prazos de pagamento Pode informar sanções contratuais e providenciar retirada de restrições ao crédito.

Cadastra clientes ou atualiza dados cadastrais, por correio eletrônico ou por telefone Realiza pesquisa de opinião, em tempo real, convencendo o entrevistado a participar, levantando o perfil do entrevistado e registrando respostas em formulário eletrônico.

Aplica questionário sobre perfil de consumo em pesquisa de mercado, registrando as respostas do participante Pode usar sistema de agendamento de chamadas, serviços, entregas e controle de prazos Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida.

Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como características do produto ou serviço - e usando-os durante a realização da venda Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira, conforme a natureza da organização.

Funções do Operador de telemarketing ativo

O profissional Operador de Telemarketing Ativo deve seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, cadastrar clientes, cobrar débitos, realizar pesquisas em tempo real, por telefone, demonstrar competências pessoais, oferecer serviços e produtos via teleatendimento, atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing ativo

Um Operador de telemarketing ativo deve negociar datas de pagamento, pesquisar perfil do entrevistado, demonstrar clareza de dicção, registrar respostas em formulário eletrônico, autocontrolar-se, registrar respostas em papel, informar disponibilidade de serviços agregados, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, consultar área técnica, demonstrar o cliente a sua importância, tomar decisões, calcular encargos do débito, confirmar dados cadastrais, informar relação custo-benefício, trabalhar a qualidade vocal, informar restrições ao crédito, analisar reclamações com maior flexibilidade, identificar-se ao cliente, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail), demonstrar empatia, demonstrar aptidão à microinformática, reverter a insatisfação do cliente, oferecer vantagens, verificar disponibilidade de entrega, consultar manuais, demonstrar capacidade de expressão escrita, registrar informações com precisão, oferecer alternativas de produtos e serviços, oferecer benefícios variados, depurar informações, demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira, negociar valores, indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados, finalizar pendências de serviços, negociar descontos, oferecer formas e condições de pagamento, ouvir mensagem do cliente, identificar necessidades do interlocutor, agendar retorno (follow-up), finalizar contato, evidenciar vantagens do produto ou serviço, direcionar atendimento, apresentar produtos e serviços, providenciar retirada de restrições ao crédito, trabalhar em equipe, realizar triagem de atendimento, atualizar listas, administrar conflitos, identificar clientes potenciais, demonstrar objetividade, fornecer informações, oferecer soluções, demonstrar poder de persuasão, informar sanções contratuais, confirmar dados, esclarecer dúvidas, efetivar a venda, definir formas de pagamento, fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up), orientar o usuário, demonstrar agilidade no atendimento, avaliar perfil de consumo, solicitar providências técnicas junto à área competente, atualizar cadastro por telefone, demonstrar agilidade de digitação, enviar mensagens pós-atendimento, comunicar débitos, seguir o código de ética, demonstrar paciência, demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico, finalizar pendência técnica, descrever o produto, consultar histórico, abordar o cliente, demonstrar compreensão oral (saber ouvir), convencer o entrevistado à participação na pesquisa, informar prazo de entrega, consultar supervisor, aplicar questionário, negociar valor de débitos, solicitar informações ao cliente, identificar problemas, demonstrar capacidade de expressão oral, argumentar com o cliente, demonstrar capacidade de compreensão escrita.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Operador de Telemarketing Ativo ficou em 7.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telemarketing que ficou em 7.10% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Telemarketing Ativo em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Operador de Telemarketing Ativo ficou em 5.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 17,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telemarketing 2024

O salário de Operador de Telemarketing Ativo mostrado aqui é resultado do levantamento de 57869 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telemarketing que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Telemarketing Ativo com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Operador de Telemarketing Ativo CBO 422305 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Operador de Telemarketing Ativo em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Operador de Telemarketing Ativo por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 36h 1.413,85 1.468,65 2.072,60 8,27 5.60%
Minas Gerais 36h 1.333,17 1.384,84 1.954,33 7,66 5.40%
Paraná 37h 1.398,81 1.453,02 2.050,55 7,87 7.90%
Santa Catarina 36h 1.438,14 1.493,87 2.108,20 8,23 4.50%
Rio de Janeiro 39h 1.516,93 1.575,72 2.223,70 7,98 4.70%
Rio Grande do Sul 36h 1.506,97 1.565,38 2.209,11 8,74 7.00%
Distrito Federal 36h 1.445,41 1.501,43 2.118,86 8,33 8.20%
Ceará 36h 1.317,34 1.368,40 1.931,12 7,50 6.70%
Pernambuco 37h 1.412,47 1.467,21 2.070,58 7,96 7.90%
Goiás 39h 1.410,47 1.465,14 2.067,65 7,53 6.50%
Bahia 37h 1.452,09 1.508,37 2.128,66 8,10 5.40%
Espírito Santo 37h 1.536,42 1.595,97 2.252,28 8,57 6.00%
Pará 37h 1.576,03 1.637,11 2.310,33 8,77 5.20%
Maranhão 37h 1.358,03 1.410,66 1.990,76 7,57 7.10%
Mato Grosso do Sul 37h 1.404,36 1.458,79 2.058,68 7,88 6.90%
Paraíba 39h 1.338,53 1.390,41 1.962,19 7,22 7.60%
Amazonas 40h 1.358,65 1.411,31 1.991,69 7,12 5.90%
Mato Grosso 40h 1.440,73 1.496,57 2.112,01 7,43 6.20%
Rio Grande do Norte 37h 1.317,07 1.368,12 1.930,73 7,44 6.20%
Sergipe 34h 1.346,22 1.398,40 1.973,46 8,28 6.40%
Alagoas 39h 1.395,78 1.449,87 2.046,11 7,52 5.30%
Tocantins 41h 1.311,13 1.361,94 1.922,01 6,72 4.30%
Piauí 38h 1.353,67 1.406,14 1.984,39 7,33 7.90%
Rondônia 43h 1.478,37 1.535,67 2.167,18 7,12 4.20%
Amapá 39h 1.310,47 1.361,26 1.921,05 6,95 7.50%
Acre 39h 1.365,71 1.418,64 2.002,03 7,28 7.60%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Operador de Telemarketing Ativo.

Dissídio de Operador de Telemarketing Ativo por cidade

Quanto ganha um Operador de Telemarketing Ativo nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Operador de Telemarketing Ativo na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 35 1.464,69 1.521,46 2.147,13 8,72 6.50%
Uberlândia, MG 36 1.300,90 1.351,32 1.907,02 7,49 5.00%
Poa, SP 36 1.296,79 1.347,05 1.901,00 7,49 5.50%
Curitiba, PR 36 1.355,81 1.408,35 1.987,51 7,72 8.10%
Campinas, SP 34 1.331,21 1.382,81 1.951,46 8,07 7.00%
Belo Horizonte, MG 36 1.360,47 1.413,19 1.994,34 7,91 4.90%
Rio de Janeiro, RJ 40 1.543,32 1.603,14 2.262,39 8,02 6.40%
Florianópolis, SC 36 1.398,16 1.452,35 2.049,60 8,08 5.50%
Brasília, DF 36 1.445,41 1.501,43 2.118,86 8,33 7.90%
Mogi das Cruzes, SP 36 1.290,19 1.340,20 1.891,33 7,38 4.20%
Bauru, SP 36 1.318,43 1.369,53 1.932,72 7,58 4.80%
Porto Alegre, RS 36 1.485,29 1.542,86 2.177,33 8,54 6.00%
Fortaleza, CE 36 1.310,31 1.361,10 1.920,82 7,51 7.60%
Lins, SP 36 1.278,86 1.328,43 1.874,72 7,38 6.90%
Ribeirão Preto, SP 32 1.479,77 1.537,13 2.169,24 9,66 4.20%
Recife, PE 37 1.413,40 1.468,17 2.071,93 7,99 7.40%
Birigui, SP 37 1.742,03 1.809,55 2.553,68 9,73 5.70%
Goiânia, GO 38 1.439,73 1.495,53 2.110,53 7,87 6.60%
Uberaba, MG 36 1.294,48 1.344,65 1.897,61 7,42 6.30%
São José do Rio Preto, SP 32 1.489,07 1.546,79 2.182,87 9,62 6.80%
Joinville, SC 36 1.425,01 1.480,24 2.088,96 8,20 7.90%
Salvador, BA 36 1.458,49 1.515,02 2.138,04 8,35 6.10%
Barueri, SP 37 1.424,31 1.479,51 2.087,93 8,04 6.20%
Caxias do Sul, RS 32 1.450,55 1.506,77 2.126,40 9,35 8.00%
Vitoria, ES 36 1.573,06 1.634,02 2.305,98 8,98 5.20%
Santos, SP 36 1.409,62 1.464,25 2.066,39 8,09 7.00%
Santa Maria, RS 36 1.611,74 1.674,21 2.362,70 9,29 7.30%
Governador Valadares, MG 35 1.432,28 1.487,79 2.099,62 8,61 4.40%
Belém, PA 37 1.616,28 1.678,92 2.369,34 9,12 4.30%
São Luís, MA 36 1.345,69 1.397,85 1.972,68 7,72 7.20%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Operador de Telemarketing Ativo. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Operador de Telemarketing Ativo no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de teleatendimento 1.329,32 1.380,84 1.948,68 8.30%
Serviços de assistência social sem alojamento 1.442,53 1.498,43 2.114,64 8.20%
Atividades de cobrança e informações cadastrais 1.344,23 1.396,33 1.970,54 7.70%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 1.442,37 1.498,27 2.114,40 4.40%
Promoção de vendas 1.301,34 1.351,77 1.907,67 5.40%
Limpeza em prédios e em domicílios 1.538,61 1.598,25 2.255,49 7.80%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.499,70 1.557,83 2.198,45 5.20%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 1.378,14 1.431,55 2.020,25 7.40%
Comércio varejista de livros 1.689,54 1.755,02 2.476,74 5.90%
Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde 1.447,71 1.503,82 2.122,24 7.20%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 1.456,98 1.513,45 2.135,82 6.90%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 1.447,48 1.503,58 2.121,89 5.00%
Locação de mão-de-obra temporária 1.510,05 1.568,58 2.213,62 4.70%
Treinamento em informática 1.417,93 1.472,89 2.078,58 4.30%
Ensino de idiomas 1.355,32 1.407,85 1.986,80 7.10%
Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros não especificadas anteriormente 1.309,41 1.360,16 1.919,50 8.30%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 1.454,97 1.511,36 2.132,88 7.70%
Serviços de comunicação multimídia - scm 1.398,97 1.453,19 2.050,79 8.30%
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos 1.545,75 1.605,66 2.265,96 6.70%
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 1.372,94 1.426,16 2.012,63 4.50%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.