O dissídio de Operador de Telemarketing Ativo 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422305 no cargo de Operador de Telemarketing Ativo.

Estado com maior salário médio

Espírito Santo

R$ 1.783,92

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

26.152 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 1.467,29

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

7.264 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Corretoras de Câmbio

R$ 5.724,58

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Teleatendimento

24.226 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Operador de telemarketing ativo identifica e contata clientes potenciais para apresentar e vender-lhes produtos e serviços, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre produto ou serviço a ser vendido e examinando protocolos, manuais e instruções.

Busca fidelizar e recuperar clientes Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos.

Cadastra clientes Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

O que faz um Operador de Telemarketing Ativo

O Operador de telemarketing ativo prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre todos os aspectos do produto ou serviço a ser vendido, para poder sanar dúvidas do potencial cliente Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível o material fornecido pela empresa e introduzindo em sistema informatizado as principais informações sobre o produto ou serviço.

Examina protocolos, manuais e instruções.

Identifica e contata o potencial cliente, para apresentar-lhe produto ou serviço Evidencia a qualidade do produto ou serviço e seu diferencial no mercado, em termos de vantagens oferecidas.

Esclarece dúvidas e argumenta com o cliente Negocia valor de venda, apresentando os descontos que podem ser concedidos.

Mostra alternativas em relação às formas e às condições de pagamento.

Informa sobre o prazo de entrega e sobre a taxa de envio do produto Pode apresentar contrato a ser firmado e suas cláusulas.

Finaliza transações e soluciona pendências pós-atendimento, solicitando orientação do supervisor e acionando serviços internos da empresa, quando necessário.

Comunica-se com o cliente seguindo roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento Aplica técnicas de fidelização do cliente Busca recuperar usuário, revertendo a sua insatisfação.

Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos, comunicando o valor e os encargos, negociando descontos e estabelecendo novos prazos de pagamento Pode informar sanções contratuais e providenciar retirada de restrições ao crédito.

Cadastra clientes ou atualiza dados cadastrais, por correio eletrônico ou por telefone Realiza pesquisa de opinião, em tempo real, convencendo o entrevistado a participar, levantando o perfil do entrevistado e registrando respostas em formulário eletrônico.

Aplica questionário sobre perfil de consumo em pesquisa de mercado, registrando as respostas do participante Pode usar sistema de agendamento de chamadas, serviços, entregas e controle de prazos Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida.

Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como características do produto ou serviço - e usando-os durante a realização da venda Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira, conforme a natureza da organização.

Funções do Operador de telemarketing ativo

O profissional Operador de Telemarketing Ativo deve cobrar débitos, seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento, realizar pesquisas em tempo real, por telefone, demonstrar competências pessoais, cadastrar clientes, oferecer serviços e produtos via teleatendimento.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing ativo

Um Operador de telemarketing ativo deve fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up), informar relação custo-benefício, trabalhar em equipe, informar restrições ao crédito, consultar área técnica, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail), calcular encargos do débito, oferecer formas e condições de pagamento, demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico, consultar supervisor, demonstrar empatia, confirmar dados, reverter a insatisfação do cliente, administrar conflitos, finalizar pendências de serviços, autocontrolar-se, demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira, informar disponibilidade de serviços agregados, negociar valor de débitos, oferecer benefícios variados, analisar reclamações com maior flexibilidade, verificar disponibilidade de entrega, apresentar produtos e serviços, ouvir mensagem do cliente, informar prazo de entrega, demonstrar o cliente a sua importância, finalizar contato, negociar valores, demonstrar objetividade, realizar triagem de atendimento, evidenciar vantagens do produto ou serviço, tomar decisões, demonstrar paciência, oferecer vantagens, abordar o cliente, solicitar providências técnicas junto à área competente, oferecer soluções, demonstrar capacidade de expressão escrita, efetivar a venda, informar sanções contratuais, esclarecer dúvidas, argumentar com o cliente, definir formas de pagamento, atualizar listas, demonstrar agilidade de digitação, convencer o entrevistado à participação na pesquisa, aplicar questionário, demonstrar compreensão oral (saber ouvir), registrar informações com precisão, indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados, depurar informações, fornecer informações, confirmar dados cadastrais, demonstrar aptidão à microinformática, providenciar retirada de restrições ao crédito, trabalhar a qualidade vocal, demonstrar capacidade de compreensão escrita, oferecer alternativas de produtos e serviços, pesquisar perfil do entrevistado, consultar histórico, consultar manuais, identificar clientes potenciais, finalizar pendência técnica, orientar o usuário, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, registrar respostas em formulário eletrônico, seguir o código de ética, agendar retorno (follow-up), direcionar atendimento, demonstrar clareza de dicção, demonstrar agilidade no atendimento, identificar problemas, identificar-se ao cliente, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, negociar datas de pagamento, avaliar perfil de consumo, identificar necessidades do interlocutor, solicitar informações ao cliente, registrar respostas em papel, descrever o produto, atualizar cadastro por telefone, demonstrar poder de persuasão, enviar mensagens pós-atendimento, comunicar débitos, negociar descontos, demonstrar capacidade de expressão oral.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Operador de Telemarketing Ativo ficou em 7.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telemarketing que ficou em 7.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Telemarketing Ativo em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Operador de Telemarketing Ativo ficou em 8.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 17,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telemarketing 2025

O salário de Operador de Telemarketing Ativo mostrado aqui é resultado do levantamento de 58.364 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telemarketing que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Telemarketing Ativo com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Operador de Telemarketing Ativo CBO 422305 salário