O dissídio de Teleoperador de Marketing (híbrido) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422310 no cargo de Teleoperador de Marketing (híbrido).
Estado com maior salário médio
Rio Grande do Sul
R$ 1.643,56
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
180.676 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Cacoal - RO
R$ 1.646,79
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
101.272 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Comércio Varejista de Artigos Esportivos
R$ 3.837,92
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Teleatendimento
328.588 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Operador de telemarketing ativo e receptivo entra em contato e atende às ligações de clientes potenciais e efetivos, para vender-lhes produtos e serviços, esclarecer suas dúvidas, oferecer-lhes soluções a problemas nos itens adquiridos e responder às suas outras solicitações ou manifestações, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre produtos e serviços da empresa.
Busca fidelizar e recuperar clientes Cobra débitos Cadastra clientes ou atualiza suas informações cadastrais.
Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho
O que faz um Teleoperador de Marketing (híbrido)
O Operador de telemarketing ativo e receptivo prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre o funcionamento da empresa e sobre seus produtos e serviços Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível o material fornecido pela empresa.
Verifica as dúvidas e as reclamações registradas em sistema informatizado e analisa as respostas já fornecidas.
Examina manuais e instruções Analisa roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, a serem seguidos durante a comunicação com o cliente.
Identifica e contata o potencial cliente, para apresentar-lhe produto ou serviço Atende potencial cliente, que liga para a empresa procurando informações sobre produto ou serviço.
Evidencia a qualidade do produto ou serviço e seu diferencial no mercado, em termos de vantagens oferecidas.
Esclarece dúvidas e argumenta com o cliente Negocia valor de venda, apresentando os descontos que podem ser concedidos.
Mostra alternativas em relação às formas e às condições de pagamento.
Informa sobre o prazo de entrega e sobre a taxa de envio do produto Pode apresentar contrato a ser firmado e suas cláusulas Finaliza transações, em interação com serviços internos da empresa, quando necessário.
No pós-venda, atende o cliente, esclarecendo dúvidas sobre funcionamento do produto, sobre prazo e forma de pagamento, sobre cláusulas de contrato ou sobre outros itens Pode encaminhar informações complementares, por correio ou por e-mail Recebe críticas e reclamações sobre os produtos ou serviços da empresa, argumentando sobre o problema exposto pelo usuário, oferecendo alternativas e possíveis soluções.
Pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços internos - técnicos e comerciais – da empresa, para resposta ao problema apresentado Busca recuperar o usuário, revertendo a sua insatisfação.
Recebe solicitações de mudança de datas de pagamento, estabelecendo novos prazos e encaminhando novos boletos ou documentos para saldar a dívida Cobra débitos, comunicando o valor e os encargos, negociando descontos e estabelecendo novos prazos de pagamento Pode informar sanções contratuais.
Pode providenciar retirada de restrições ao crédito Registra sugestões do cliente, repassando-as para a área responsável Recebe e agradece elogios, usando-os para reforçar a boa imagem da empresa e para fidelizar clientes.
Insere dados dos atendimentos em sistemas informatizados específicos Abre e acompanha registros e protocolos Cadastra clientes ou atualiza dados cadastrais, por e-mail ou por telefone.
Realiza pesquisa de opinião, em tempo real, convencendo o entrevistado a participar, levantando o perfil do entrevistado e registrando suas respostas em formulário eletrônico Aplica questionário sobre perfil de consumo em pesquisa de mercado, registrando as respostas do participante Pode usar sistema de agendamento de chamadas, serviços, entregas e controle de prazos Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como última compra do cliente - e usando-os durante o atendimento.
Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.
Funções do Operador de telemarketing ativo e receptivo
O profissional Teleoperador de Marketing (híbrido) deve prestar serviços técnicos e especializados, seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo, oferecer serviços e produtos via teleatendimento, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, cadastrar clientes, realizar pesquisas em tempo real, por telefone, atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento, cobrar débitos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.
Atividades exercidas por um Operador de telemarketing ativo e receptivo
Um Operador de telemarketing ativo e receptivo deve demonstrar aptidão à microinformática, efetivar a venda, indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados, analisar reclamações com maior flexibilidade, finalizar contato, registrar respostas em formulário eletrônico, negociar descontos, oferecer alternativas de produtos e serviços, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail), solicitar providências técnicas junto à área competente, identificar clientes potenciais, demonstrar capacidade de compreensão escrita, consultar área técnica, demonstrar empatia, identificar necessidades do interlocutor, descrever o produto, verificar disponibilidade de entrega, demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico, argumentar com o cliente, enviar mensagens pós-atendimento, consultar manuais, identificar problemas, realizar triagem de atendimento, demonstrar paciência, seguir o código de ética, demonstrar poder de persuasão, aplicar questionário, administrar conflitos, reverter a insatisfação do cliente, ouvir mensagem do cliente, fornecer informações, esclarecer dúvidas, demonstrar objetividade, agendar retorno (follow-up), confirmar dados, oferecer vantagens, consultar histórico, demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, abrir chamados técnicos (ordens de serviços), registrar respostas em papel, identificar-se ao cliente, demonstrar o cliente a sua importância, finalizar pendência técnica, demonstrar capacidade de expressão oral, tomar decisões, finalizar pendências de serviços, orientar usuário de telefonia, fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up), demonstrar capacidade de expressão escrita, depurar informações, oferecer benefícios variados, negociar valor de débitos, abordar o cliente, providenciar retirada de restrições ao crédito, informar disponibilidade de serviços agregados, oferecer formas e condições de pagamento, orientar o usuário, negociar datas de pagamento, demonstrar agilidade de digitação, demonstrar clareza de dicção, consultar supervisor, registrar informações com precisão, evidenciar vantagens do produto ou serviço, pesquisar perfil do entrevistado, comunicar débitos, atualizar cadastro por telefone, oferecer soluções, trabalhar a qualidade vocal, autocontrolar-se, informar prazo de entrega, acionar serviços emergenciais, definir formas de pagamento, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, demonstrar compreensão oral (saber ouvir), informar relação custo-benefício, solicitar informações ao cliente, calcular encargos do débito, apresentar produtos e serviços, informar restrições ao crédito, convencer o entrevistado à participação na pesquisa, direcionar atendimento, confirmar dados cadastrais, trabalhar em equipe, avaliar perfil de consumo, negociar valores, atualizar listas, demonstrar agilidade no atendimento, informar sanções contratuais.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Teleoperador de Marketing (híbrido) ficou em 8.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Teleoperador de Marketing (híbrido) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telemarketing que ficou em 8.00% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Teleoperador de Marketing (híbrido) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Teleoperador de Marketing (híbrido) ficou em 6.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 17,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telemarketing 2025
O salário de Teleoperador de Marketing (híbrido) mostrado aqui é resultado do levantamento de 408.746 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telemarketing que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Teleoperador de Marketing (híbrido) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Teleoperador de Suporte Técnico (telemarketing)
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