O dissídio de Teleoperador Ativo (telemarketing) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422305 no cargo de Teleoperador Ativo (telemarketing).

Estado com maior salário médio

Espírito Santo

R$ 1.783,92

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

26.152 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 1.467,29

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

7.264 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Corretoras de Câmbio

R$ 5.724,58

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Teleatendimento

24.226 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Operador de telemarketing ativo identifica e contata clientes potenciais para apresentar e vender-lhes produtos e serviços, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre produto ou serviço a ser vendido e examinando protocolos, manuais e instruções.

Busca fidelizar e recuperar clientes Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos.

Cadastra clientes Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

O que faz um Teleoperador Ativo (telemarketing)

O Operador de telemarketing ativo prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre todos os aspectos do produto ou serviço a ser vendido, para poder sanar dúvidas do potencial cliente Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível o material fornecido pela empresa e introduzindo em sistema informatizado as principais informações sobre o produto ou serviço.

Examina protocolos, manuais e instruções.

Identifica e contata o potencial cliente, para apresentar-lhe produto ou serviço Evidencia a qualidade do produto ou serviço e seu diferencial no mercado, em termos de vantagens oferecidas.

Esclarece dúvidas e argumenta com o cliente Negocia valor de venda, apresentando os descontos que podem ser concedidos.

Mostra alternativas em relação às formas e às condições de pagamento.

Informa sobre o prazo de entrega e sobre a taxa de envio do produto Pode apresentar contrato a ser firmado e suas cláusulas.

Finaliza transações e soluciona pendências pós-atendimento, solicitando orientação do supervisor e acionando serviços internos da empresa, quando necessário.

Comunica-se com o cliente seguindo roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento Aplica técnicas de fidelização do cliente Busca recuperar usuário, revertendo a sua insatisfação.

Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos, comunicando o valor e os encargos, negociando descontos e estabelecendo novos prazos de pagamento Pode informar sanções contratuais e providenciar retirada de restrições ao crédito.

Cadastra clientes ou atualiza dados cadastrais, por correio eletrônico ou por telefone Realiza pesquisa de opinião, em tempo real, convencendo o entrevistado a participar, levantando o perfil do entrevistado e registrando respostas em formulário eletrônico.

Aplica questionário sobre perfil de consumo em pesquisa de mercado, registrando as respostas do participante Pode usar sistema de agendamento de chamadas, serviços, entregas e controle de prazos Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida.

Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como características do produto ou serviço - e usando-os durante a realização da venda Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira, conforme a natureza da organização.

Funções do Operador de telemarketing ativo

O profissional Teleoperador Ativo (telemarketing) deve realizar pesquisas em tempo real, por telefone, cadastrar clientes, demonstrar competências pessoais, cobrar débitos, atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento, seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo, oferecer serviços e produtos via teleatendimento, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing ativo

Um Operador de telemarketing ativo deve consultar área técnica, definir formas de pagamento, indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados, demonstrar paciência, evidenciar vantagens do produto ou serviço, finalizar pendência técnica, demonstrar aptidão à microinformática, argumentar com o cliente, identificar-se ao cliente, solicitar informações ao cliente, efetivar a venda, consultar supervisor, aplicar questionário, providenciar retirada de restrições ao crédito, demonstrar poder de persuasão, apresentar produtos e serviços, demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira, confirmar dados cadastrais, demonstrar o cliente a sua importância, demonstrar capacidade de expressão oral, atualizar listas, orientar o usuário, oferecer soluções, demonstrar capacidade de expressão escrita, depurar informações, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, identificar necessidades do interlocutor, administrar conflitos, atualizar cadastro por telefone, oferecer vantagens, esclarecer dúvidas, demonstrar capacidade de compreensão escrita, informar restrições ao crédito, fornecer informações, informar disponibilidade de serviços agregados, tomar decisões, informar sanções contratuais, abordar o cliente, demonstrar objetividade, pesquisar perfil do entrevistado, solicitar providências técnicas junto à área competente, oferecer alternativas de produtos e serviços, demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico, ouvir mensagem do cliente, registrar respostas em papel, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, registrar informações com precisão, reverter a insatisfação do cliente, demonstrar compreensão oral (saber ouvir), agendar retorno (follow-up), enviar mensagens pós-atendimento, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail), demonstrar empatia, verificar disponibilidade de entrega, negociar datas de pagamento, identificar problemas, informar relação custo-benefício, avaliar perfil de consumo, negociar valores, registrar respostas em formulário eletrônico, consultar histórico, direcionar atendimento, negociar valor de débitos, trabalhar a qualidade vocal, descrever o produto, finalizar contato, consultar manuais, calcular encargos do débito, realizar triagem de atendimento, convencer o entrevistado à participação na pesquisa, oferecer formas e condições de pagamento, finalizar pendências de serviços, identificar clientes potenciais, negociar descontos, comunicar débitos, informar prazo de entrega, fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up), trabalhar em equipe, seguir o código de ética, autocontrolar-se, oferecer benefícios variados, demonstrar clareza de dicção, demonstrar agilidade de digitação, analisar reclamações com maior flexibilidade, confirmar dados, demonstrar agilidade no atendimento.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Teleoperador Ativo (telemarketing) ficou em 4.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Teleoperador Ativo (telemarketing) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telemarketing que ficou em 4.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Teleoperador Ativo (telemarketing) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Teleoperador Ativo (telemarketing) ficou em 5.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 17,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telemarketing 2025

O salário de Teleoperador Ativo (telemarketing) mostrado aqui é resultado do levantamento de 58.364 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telemarketing que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Teleoperador Ativo (telemarketing) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Teleoperador Ativo (telemarketing) CBO 422305 salário