O dissídio de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 420105 no cargo de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco).

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 2.981,13

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.702 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 3.971,28

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

952 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) supervisiona rotinas operacionais de caixas e bilheteiros, planejando o trabalho da equipe, controlando atividades financeiras, monitorando a execução dos serviços, avaliando a qualidade dos serviços prestados, analisando resultados de pesquisa de satisfação dos clientes e acompanhando o cumprimento de metas e dos prazos estabelecidos Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe de trabalho.

Cumpre legislação, normas técnicas e de qualidade, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco)

O Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) planeja o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, estabelecendo prioridades, elaborando cronograma de trabalho e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços Define estratégias para atingimento de metas e prazos.

Analisa e implementa rotinas administrativas.

Propõe ações de melhoria em processos Controla atividades financeiras, distribuindo numerário para carga inicial de operação de bilheterias e/ou caixas, administrando recursos financeiros em espécie, conferindo documentos – tais como faturas, ingressos, tíquetes e recibos - e estornando valores indevidos.

Supervisiona a execução dos serviços, auxiliando e orientando operadores nos procedimentos de abertura, conferência e fechamento de caixa, bem como na apuração de diferenças Emite relatórios de controle e desempenho.

Administra conflitos entre funcionários e clientes.

Define alternativas de negociação para retenção do cliente Avalia a qualidade dos serviços prestados, acompanhando o atendimento ao cliente, identificando as falhas do processo de trabalho, controlando o cumprimento de metas e prazos estabelecidos, verificando o desempenho dos funcionários, examinando o funcionamento de equipamentos e analisando os resultados de pesquisa de satisfação dos clientes.

Administra pessoal, dimensionando a equipe de trabalho, definindo perfil para cargos, selecionando pessoal, distribuindo os serviços e orientando a execução de tarefas.

Controla horários de entradas, saídas e absenteísmo Elabora a programação de férias Administra os conflitos entre funcionários.

Manifesta reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe Propõe promoções e desligamentos de funcionários Avalia o desempenho da equipe, levantando necessidade de treinamento.

Promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Presta informações aos clientes.

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Funções do Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

O profissional Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) deve avaliar qualidade dos serviços, supervisionar execução dos serviços, atender público e informantes, demonstrar competências pessoais, controlar atividades financeiras, qualificar equipe de trabalho, planejar trabalho da equipe, administrar pessoal.

Condições de trabalho da profissão

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

Um Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) deve intermediar conflitos entre áreas internas, estimar volume de trabalho, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, administrar conflitos entre funcionários e clientes, expressar-se com fluência verbal, promover atendimento personalizado ao cliente, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, prestar informações ao público e informantes, propor fechamento de contratos, treinar novos funcionários, tabular dados, demonstrar atitude proativa, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, agir com criatividade, definir recursos de trabalho, administrar conflitos entre funcionários, verificar necessidades de novos equipamentos, agir com ética e atitude profissional, controlar ligações telefônicas, atuar com dinamismo, inventariar móveis, equipamentos e produtos, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, propor desligamentos de funcionários, identificar prioridades, controlar as emoções, relatar falhas do processo de trabalho, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, definir alternativas de negociação para retenção do cliente, propor novos serviços aos clientes, orientar trabalho dos empregados, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, definir rotinas de trabalho, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, relatar necessidades de clientes e não clientes, aplicar penalidades aos funcionários, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, agir com empatia, emitir relatórios de controle e desempenho, dimensionar equipe de trabalho, justificar diferenças de caixa, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, orçar custos, verificar consistência de dados coletados, rever rotinas de trabalho, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, propor promoções de funcionários, definir preço de vendas de produtos, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, manter-se atualizado, promover reuniões, agir com desenvoltura, criar relacionamento interpessoal, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, esclarecer dúvidas dos funcionários, monitorar atendimento telefônico, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê, propor penalidades aos funcionários, controlar utilização de máquinas de franquias postais, estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços, reenquadrar funcionários em outra função, conferir faturas, propor reciclagem de funcionários, propor admissões de funcionários, administrar banco de dados e listagens, elaborar programação de férias, definir perfil para cargos, selecionar pessoal, reconhecer diferenças pessoais, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, elaborar escalas de trabalho, liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados), analisar relatórios, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, conferir numerário e produtos do caixa, promover rodízio de funções, elaborar cronograma de trabalho, liderar equipe, identificar falhas do processo de trabalho, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, avaliar desempenho dos funcionários, agir com flexibilidade.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) ficou em 3.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que ficou em 3.80% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) ficou em 3.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 21,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa 2024

O salário de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) mostrado aqui é resultado do levantamento de 10899 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) CBO 420105 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 2.869,90 2.981,13 4.207,06 13,68 5.90%
Minas Gerais 44h 1.778,73 1.847,67 2.607,49 8,46 5.10%
Paraná 44h 2.036,83 2.115,77 2.985,84 9,66 7.40%
Rio de Janeiro 43h 1.949,40 2.024,95 2.857,67 9,35 5.60%
Santa Catarina 44h 2.171,01 2.255,15 3.182,54 10,37 7.80%
Rio Grande do Sul 43h 1.994,74 2.072,05 2.924,13 9,58 6.70%
Goiás 43h 1.792,11 1.861,56 2.627,09 8,62 7.00%
Bahia 44h 1.704,48 1.770,54 2.498,65 8,13 5.40%
Mato Grosso 43h 1.973,01 2.049,48 2.892,29 9,48 6.00%
Espírito Santo 44h 1.947,77 2.023,26 2.855,29 9,22 5.50%
Pernambuco 44h 1.684,92 1.750,22 2.469,97 8,04 4.90%
Ceará 44h 1.587,64 1.649,18 2.327,37 7,50 4.30%
Mato Grosso do Sul 43h 1.923,85 1.998,41 2.820,22 9,26 7.50%
Distrito Federal 43h 1.983,29 2.060,16 2.907,35 9,47 6.10%
Rondônia 44h 1.637,84 1.701,32 2.400,95 7,75 4.20%
Pará 43h 1.698,47 1.764,30 2.489,83 8,15 6.90%
Amazonas 42h 1.576,87 1.637,99 2.311,58 7,72 7.90%
Alagoas 44h 1.738,53 1.805,91 2.548,55 8,24 5.20%
Tocantins 42h 1.777,12 1.845,99 2.605,12 8,71 7.50%
Roraima 43h 1.630,66 1.693,86 2.390,42 7,83 7.70%
Rio Grande do Norte 44h 1.749,57 1.817,38 2.564,74 8,28 4.20%
Maranhão 44h 1.737,27 1.804,60 2.546,71 8,22 7.60%
Paraíba 44h 1.945,27 2.020,66 2.851,62 9,18 4.70%
Amapá 44h 1.624,73 1.687,70 2.381,74 7,67 8.00%
Acre 43h 1.571,19 1.632,08 2.303,24 7,54 5.90%
Piauí 43h 1.781,78 1.850,83 2.611,95 8,54 7.20%
Sergipe 42h 1.565,17 1.625,83 2.294,42 7,66 6.60%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco).

Dissídio de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) por cidade

Quanto ganha um Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 43 3.823,11 3.971,28 5.604,39 18,27 4.60%
Belo Horizonte, MG 43 1.811,76 1.881,97 2.655,90 8,65 5.40%
Rio de Janeiro, RJ 43 2.143,69 2.226,77 3.142,49 10,27 6.20%
Curitiba, PR 44 2.008,85 2.086,71 2.944,82 9,54 5.60%
Porto Alegre, RS 43 2.023,01 2.101,42 2.965,58 9,73 6.60%
Joinville, SC 44 1.770,96 1.839,60 2.596,10 8,38 8.30%
Goiânia, GO 43 1.804,88 1.874,83 2.645,82 8,74 4.50%
Brasília, DF 43 1.983,29 2.060,16 2.907,35 9,47 7.90%
Salvador, BA 44 1.824,82 1.895,54 2.675,05 8,69 5.60%
Campo Grande, MS 43 1.977,27 2.053,90 2.898,53 9,63 5.10%
Cascavel, PR 44 2.186,26 2.270,99 3.204,89 10,34 7.20%
Fortaleza, CE 44 1.577,33 1.638,46 2.312,25 7,45 6.10%
Maringá, PR 43 2.061,79 2.141,70 3.022,44 9,85 7.30%
Guarulhos, SP 44 2.732,30 2.838,20 4.005,35 12,98 5.60%
Manaus, AM 42 1.545,48 1.605,38 2.265,56 7,57 6.20%
Santo André, SP 44 2.279,30 2.367,64 3.341,28 10,86 4.80%
Campinas, SP 44 2.436,86 2.531,30 3.572,25 11,54 4.60%
São José do Rio Preto, SP 44 2.399,40 2.492,39 3.517,34 11,42 8.20%
São Bernardo do Campo, SP 44 2.364,66 2.456,30 3.466,41 11,17 4.80%
Londrina, PR 44 2.178,06 2.262,48 3.192,88 10,32 5.50%
Florianópolis, SC 43 2.131,00 2.213,59 3.123,89 10,31 7.00%
Boa Vista, RR 43 1.643,97 1.707,69 2.409,94 7,89 7.60%
Recife, PE 43 1.690,77 1.756,30 2.478,54 8,15 4.30%
Contagem, MG 44 1.750,31 1.818,15 2.565,82 8,34 7.50%
Porto Velho, RO 44 1.509,61 1.568,12 2.212,98 7,16 4.30%
Cuiabá, MT 43 1.994,49 2.071,79 2.923,78 9,68 5.50%
Fazenda Rio Grande, PR 44 1.836,72 1.907,90 2.692,49 8,70 7.90%
Arapongas, PR 44 2.040,65 2.119,73 2.991,43 9,64 5.90%
Sete Lagoas, MG 44 1.706,15 1.772,28 2.501,09 8,10 7.30%
Sorocaba, SP 44 2.214,47 2.300,30 3.246,25 10,55 7.80%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados 2.012,13 2.090,11 2.949,63 7.60%
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns 1.797,24 1.866,89 2.634,61 6.30%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.784,87 1.854,04 2.616,48 6.90%
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados 2.096,51 2.177,77 3.073,33 7.80%
Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios 1.868,68 1.941,11 2.739,35 5.10%
Locação de mão-de-obra temporária 3.119,43 3.240,33 4.572,86 6.10%
Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral 1.950,53 2.026,12 2.859,33 5.20%
Casas lotéricas 1.864,50 1.936,77 2.733,22 5.30%
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares 1.921,03 1.995,48 2.816,08 4.90%
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas 6.368,71 6.615,54 9.336,05 4.30%
Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários 2.461,52 2.556,93 3.608,41 7.80%
Restaurantes e similares 1.931,71 2.006,57 2.831,73 6.60%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 2.007,44 2.085,24 2.942,75 7.30%
Comércio varejista de hortifrutigranjeiros 1.647,08 1.710,91 2.414,49 6.20%
Comércio varejista de materiais de construção em geral 2.445,83 2.540,62 3.585,41 8.10%
Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios 1.940,47 2.015,68 2.844,59 6.70%
Padaria e confeitaria com predominância de revenda 1.670,65 1.735,40 2.449,05 7.90%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 1.875,48 1.948,17 2.749,31 6.20%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 1.770,11 1.838,71 2.594,85 6.70%
Comércio varejista de outros artigos de uso doméstico 2.388,83 2.481,41 3.501,84 4.70%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.