O dissídio de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 420105 no cargo de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco).

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 2.984,11

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.542 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 4.000,35

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

956 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) supervisiona rotinas operacionais de caixas e bilheteiros, planejando o trabalho da equipe, controlando atividades financeiras, monitorando a execução dos serviços, avaliando a qualidade dos serviços prestados, analisando resultados de pesquisa de satisfação dos clientes e acompanhando o cumprimento de metas e dos prazos estabelecidos Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe de trabalho.

Cumpre legislação, normas técnicas e de qualidade, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco)

O Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) planeja o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, estabelecendo prioridades, elaborando cronograma de trabalho e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços Define estratégias para atingimento de metas e prazos.

Analisa e implementa rotinas administrativas.

Propõe ações de melhoria em processos Controla atividades financeiras, distribuindo numerário para carga inicial de operação de bilheterias e/ou caixas, administrando recursos financeiros em espécie, conferindo documentos – tais como faturas, ingressos, tíquetes e recibos - e estornando valores indevidos.

Supervisiona a execução dos serviços, auxiliando e orientando operadores nos procedimentos de abertura, conferência e fechamento de caixa, bem como na apuração de diferenças Emite relatórios de controle e desempenho.

Administra conflitos entre funcionários e clientes.

Define alternativas de negociação para retenção do cliente Avalia a qualidade dos serviços prestados, acompanhando o atendimento ao cliente, identificando as falhas do processo de trabalho, controlando o cumprimento de metas e prazos estabelecidos, verificando o desempenho dos funcionários, examinando o funcionamento de equipamentos e analisando os resultados de pesquisa de satisfação dos clientes.

Administra pessoal, dimensionando a equipe de trabalho, definindo perfil para cargos, selecionando pessoal, distribuindo os serviços e orientando a execução de tarefas.

Controla horários de entradas, saídas e absenteísmo Elabora a programação de férias Administra os conflitos entre funcionários.

Manifesta reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe Propõe promoções e desligamentos de funcionários Avalia o desempenho da equipe, levantando necessidade de treinamento.

Promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Presta informações aos clientes.

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Funções do Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

O profissional Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) deve demonstrar competências pessoais, planejar trabalho da equipe, controlar atividades financeiras, atender público e informantes, avaliar qualidade dos serviços, supervisionar execução dos serviços, administrar pessoal, qualificar equipe de trabalho.

Condições de trabalho da profissão

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

Um Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) deve manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, selecionar pessoal, definir rotinas de trabalho, administrar conflitos entre funcionários e clientes, aplicar penalidades aos funcionários, agir com flexibilidade, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, treinar novos funcionários, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, conferir faturas, liderar equipe, definir preço de vendas de produtos, agir com criatividade, tabular dados, demonstrar atitude proativa, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, emitir relatórios de controle e desempenho, reconhecer diferenças pessoais, verificar necessidades de novos equipamentos, identificar falhas do processo de trabalho, estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços, propor penalidades aos funcionários, identificar prioridades, avaliar desempenho dos funcionários, administrar conflitos entre funcionários, estimar volume de trabalho, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários, propor admissões de funcionários, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, agir com desenvoltura, controlar utilização de máquinas de franquias postais, relatar falhas do processo de trabalho, controlar ligações telefônicas, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, promover rodízio de funções, orientar trabalho dos empregados, propor promoções de funcionários, promover reuniões, reenquadrar funcionários em outra função, analisar relatórios, inventariar móveis, equipamentos e produtos, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, elaborar programação de férias, manter-se atualizado, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, agir com ética e atitude profissional, distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê, elaborar escalas de trabalho, agir com empatia, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados), avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, propor fechamento de contratos, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, esclarecer dúvidas dos funcionários, dimensionar equipe de trabalho, propor desligamentos de funcionários, orçar custos, relatar necessidades de clientes e não clientes, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, prestar informações ao público e informantes, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, rever rotinas de trabalho, criar relacionamento interpessoal, definir perfil para cargos, expressar-se com fluência verbal, promover atendimento personalizado ao cliente, intermediar conflitos entre áreas internas, elaborar cronograma de trabalho, propor reciclagem de funcionários, justificar diferenças de caixa, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, atuar com dinamismo, controlar as emoções, propor novos serviços aos clientes, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, administrar banco de dados e listagens, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, verificar consistência de dados coletados, definir recursos de trabalho, definir alternativas de negociação para retenção do cliente, monitorar atendimento telefônico, conferir numerário e produtos do caixa.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que ficou em 5.90% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) ficou em 4.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 24,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa 2024

O salário de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) mostrado aqui é resultado do levantamento de 10372 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) CBO 420105 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 2.872,77 2.984,11 4.211,26 13,69 8.00%
Minas Gerais 44h 1.695,90 1.761,63 2.486,07 8,05 5.10%
Paraná 44h 2.020,10 2.098,39 2.961,32 9,59 7.20%
Rio de Janeiro 43h 1.879,79 1.952,65 2.755,63 9,03 4.50%
Santa Catarina 43h 2.132,66 2.215,31 3.126,32 10,19 7.00%
Rio Grande do Sul 43h 1.967,86 2.044,13 2.884,74 9,44 4.80%
Goiás 43h 1.749,24 1.817,03 2.564,25 8,41 6.80%
Bahia 44h 1.632,08 1.695,33 2.392,50 7,76 5.00%
Mato Grosso 43h 1.837,39 1.908,61 2.693,48 8,84 7.10%
Ceará 44h 1.528,60 1.587,84 2.240,81 7,22 6.90%
Mato Grosso do Sul 43h 1.807,96 1.878,03 2.650,34 8,69 7.00%
Pernambuco 44h 1.664,10 1.728,59 2.439,44 7,92 7.40%
Distrito Federal 44h 1.799,35 1.869,09 2.637,72 8,59 5.50%
Espírito Santo 44h 1.820,17 1.890,72 2.668,24 8,63 8.30%
Rondônia 44h 1.626,67 1.689,72 2.384,58 7,69 7.80%
Pará 43h 1.664,05 1.728,54 2.439,37 7,97 7.70%
Tocantins 42h 1.700,14 1.766,03 2.492,28 8,33 4.60%
Amazonas 43h 1.577,16 1.638,28 2.311,99 7,64 6.20%
Roraima 44h 1.596,53 1.658,41 2.340,39 7,59 6.60%
Alagoas 44h 1.682,99 1.748,22 2.467,14 8,00 5.40%
Rio Grande do Norte 44h 1.560,00 1.620,46 2.286,85 7,38 5.90%
Paraíba 44h 1.861,21 1.933,35 2.728,40 8,79 8.30%
Maranhão 44h 1.598,86 1.660,82 2.343,80 7,57 5.40%
Amapá 44h 1.554,60 1.614,85 2.278,93 7,34 5.00%
Acre 44h 1.571,24 1.632,14 2.303,32 7,47 6.80%
Piauí 43h 1.584,65 1.646,06 2.322,97 7,59 8.30%
Sergipe 40h 1.485,51 1.543,08 2.177,65 7,73 8.30%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco).

Dissídio de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) por cidade

Quanto ganha um Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 43 3.851,09 4.000,35 5.645,41 18,41 6.80%
Belo Horizonte, MG 44 1.683,45 1.748,70 2.467,82 7,99 7.60%
Rio de Janeiro, RJ 43 2.127,14 2.209,58 3.118,22 10,27 4.10%
Curitiba, PR 44 1.991,79 2.068,99 2.919,81 9,45 7.80%
Brasília, DF 44 1.799,35 1.869,09 2.637,72 8,59 5.90%
Porto Alegre, RS 43 1.988,14 2.065,19 2.914,46 9,58 6.40%
Joinville, SC 44 1.755,52 1.823,56 2.573,46 8,31 4.30%
Goiânia, GO 43 1.773,85 1.842,60 2.600,33 8,59 7.10%
Fortaleza, CE 44 1.532,73 1.592,14 2.246,87 7,24 7.90%
Cascavel, PR 44 2.142,18 2.225,21 3.140,28 10,13 5.90%
Salvador, BA 44 1.795,26 1.864,84 2.631,72 8,49 6.10%
Campo Grande, MS 43 1.956,99 2.032,84 2.868,80 9,55 6.20%
Guarulhos, SP 44 2.737,23 2.843,31 4.012,57 12,95 8.00%
Maringá, PR 44 2.045,90 2.125,19 2.999,13 9,75 5.20%
Manaus, AM 43 1.568,01 1.628,78 2.298,58 7,61 6.50%
Boa Vista, RR 44 1.598,56 1.660,52 2.343,37 7,59 5.90%
Campinas, SP 44 2.387,35 2.479,87 3.499,67 11,34 7.80%
Florianópolis, SC 43 2.201,14 2.286,45 3.226,70 10,58 5.10%
Contagem, MG 44 1.659,17 1.723,47 2.432,22 7,90 6.70%
Recife, PE 43 1.628,51 1.691,62 2.387,27 7,81 5.90%
Porto Velho, RO 44 1.514,61 1.573,31 2.220,30 7,16 6.90%
Londrina, PR 44 2.208,89 2.294,50 3.238,07 10,47 6.00%
São José do Rio Preto, SP 44 2.332,79 2.423,20 3.419,69 11,02 7.40%
São Gonçalo, RJ 44 1.557,29 1.617,64 2.282,87 7,41 5.30%
São Bernardo do Campo, SP 44 2.278,39 2.366,70 3.339,95 10,76 4.60%
Fazenda Rio Grande, PR 44 1.835,42 1.906,56 2.690,59 8,72 8.10%
Santo André, SP 44 2.093,29 2.174,42 3.068,60 9,93 7.10%
Cuiabá, MT 43 1.859,48 1.931,55 2.725,86 9,03 6.90%
Sorocaba, SP 44 2.145,53 2.228,69 3.145,19 10,22 5.70%
Caucaia, CE 44 1.523,02 1.582,05 2.232,63 7,19 7.30%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados 1.954,48 2.030,23 2.865,12 4.60%
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns 1.711,18 1.777,50 2.508,46 4.10%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.718,20 1.784,79 2.518,76 8.20%
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados 2.085,13 2.165,95 3.056,65 6.70%
Locação de mão-de-obra temporária 3.450,14 3.583,86 5.057,65 7.60%
Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral 1.834,16 1.905,24 2.688,74 7.60%
Casas lotéricas 1.789,34 1.858,69 2.623,03 8.10%
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares 1.812,08 1.882,31 2.656,38 5.50%
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas 6.558,02 6.812,19 9.613,57 7.90%
Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários 2.418,35 2.512,07 3.545,11 4.10%
Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios 1.823,04 1.893,70 2.672,44 7.70%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 1.900,77 1.974,44 2.786,39 4.10%
Restaurantes e similares 1.889,68 1.962,92 2.770,14 5.50%
Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios 1.841,32 1.912,68 2.699,23 8.10%
Comércio varejista de hortifrutigranjeiros 1.606,12 1.668,37 2.354,45 6.70%
Comércio varejista de materiais de construção em geral 2.353,92 2.445,15 3.450,68 5.40%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 1.817,00 1.887,42 2.663,58 4.10%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 1.673,43 1.738,28 2.453,12 8.20%
Padaria e confeitaria com predominância de revenda 1.777,69 1.846,59 2.605,96 8.30%
Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria 1.665,49 1.730,04 2.441,48 7.20%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.