O dissídio de Segundo Oficial de Náutica (imediato) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215125 no cargo de Segundo Oficial de Náutica (imediato).

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 9.284,77

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

400 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Guapimirim - RJ

R$ 8.567,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

207 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Transporte Marítimo de Cabotagem - Carga

R$ 11.641,06

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Navegação de Apoio Marítimo

184 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Imediato da marinha mercante Serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode substituir, eventualmente, o comandante.

Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima Atua como encarregado das seções de convés e câmara, supervisionando equipes de trabalho, administrando operações com carga e dirigindo fainas de convés Auxilia o comandante nas manobras e o assessora na administração da manutenção da embarcação.

Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

O que faz um Segundo Oficial de Náutica (imediato)

O Imediato da marinha mercante serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante Aplica conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas.

Atua como segunda autoridade de bordo, podendo, nessa qualidade, intervir em qualquer parte da embarcação.

Substitui o comandante em suas faltas e impedimentos Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima.

Efetua embarque e desembarque da tripulação Executa ou determina a execução de procedimentos relacionados à segurança da navegação.

Realiza procedimentos relacionados com a inspeção naval, a bordo.

Programa, dirige e fiscaliza a limpeza, a conservação e a desgaseificação dos tanques, redes e válvulas dos sistemas de carga da embarcação, tomando as providências que evitem a poluição do meio ambiente Verifica, pessoal e diariamente, o estado geral dos porões, ralos e pocetos, sobretudo no início do carregamento.

Inspeciona os locais designados para estivagem de cargas inflamáveis, explosivas ou corrosivas.

Prepara o convés para o recebimento de carga Atua como encarregado das seções de convés e de câmara, realizando operações com carga (carga e descarga) e ações de administração de serviços da embarcação, no porto e em viagem Supervisiona equipes de trabalho de convés e de câmara.

Administra a seção de convés, emitindo pedidos de suprimentos, reparos e revisões, mantendo inventariado todo o material, fiscalizando escrituração de livros e documentos Dirige fainas de convés, por ocasião de acidentes e exercícios Controla, com a cooperação do chefe de máquinas, o serviço de abastecimento e distribuição de combustíveis e água, para garantir a eficiência operacional e a segurança da embarcação.

Prepara documentação para despacho da embarcação, de acordo com padrões exigidos pelas autoridades dos portos de escala Administra as operações com carga, elaborando planos de carregamento, de descarga e de manuseio de cargas.

Gerencia e supervisiona atividades com cargas Apresenta previamente, ao comandante, o plano de carregamento e, concluída a carga, entrega o plano final da distribuição, por tanques, dos produtos e suas quantidades embarcadas Dirige o serviço geral de distribuição das cargas dos porões, conveses, frigoríficos e tanques, considerando o calado da embarcação, sua estabilidade, esforços máximos permissíveis, estiva e desestiva da carga.

Fiscaliza as operações de carga, descarga, lastro e deslastro da embarcação Verifica peação, marcação e peação da carga Avalia quantidade de carga movimentada.

Controla as condições da carga durante a viagem, arejando os porões e mantendo a carga líquida ou seca nas condições específicas para transporte, usando os recursos existentes a bordo Controla pressão atmosférica e temperatura de tanques Mantém o navio dentro dos padrões corretos de inertização durante os carregamentos, travessias, estadias, descargas e nas fainas de limpeza dos tanques e movimentação de lastros.

Conduz e coordena programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Conduz sindicâncias a bordo.

Auxilia o comandante em todas as manobras da embarcação Assessora o comandante na administração dos processos de manutenção de bordo.

Funções do Imediato da marinha mercante

O profissional Segundo Oficial de Náutica (imediato) deve demonstrar competências pessoais, administrar pessoal, gerenciar operações, gerenciar material de bordo, coordenar manutenção de bordo, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), navegar com segurança, qualificar pessoal, operar cargas, realizar inspeção naval a bordo.

Condições de trabalho da profissão

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.

Atividades exercidas por um Imediato da marinha mercante

Um Imediato da marinha mercante deve efetuar embarque e desembarque da tripulação, fiscalizar a aplicação da legislação, demonstrar raciocínio sintético, controlar medicamento de bordo, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, fiscalizar o uso de epi, operar tampas de escotilha, controlar material de custeio, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), inspecionar equipamentos de segurança, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, coordenar a operação do guincho de reboque, controlar atmosfera do tanque, verificar marcação das cargas, supervisionar equipe de convés, tomar decisões, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, acionar plano de contingência, controlar publicações regulamentares de bordo, controlar material de combate à poluição, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, realizar o plano de viagem, demonstrar comportamento proativo, avaliar as condições para desatracação, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), testar equipamentos de segurança, controlar manuais técnicos de bordo, avaliar as condições para desamarração, avaliar o preparo da tripulação, operar cobertas de cargas, efetuar auditorias internas, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, verificar compatibilidade de cargas, supervisionar seção de câmara, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, manusear cargas a bordo, elaborar conteúdo programático, operar guincho de manuseio de âncoras, controlar epi e epc, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, realizar manutenção de equipamentos de navegação, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, inspecionar equipamentos de convés, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, executar procedimentos de serviços no porto, testar equipamentos de salvatagem, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, operar o sistema de lastro, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, controlar as condições da carga durante a viagem, elaborar material didático, operar rampas de cargas, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, operar guincho de reboque, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, elaborar apresentações, ministrar treinamento em terra, trabalhar sob pressão, coordenar operações de reboque, discriminar sons e ruídos, supervisionar postos de manobra de fundeio, inspecionar as condições de segurança, avaliar estanqueidade dos porões, coordenar operações de manuseio de âncora, elaborar plano de manuseio da carga, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, operar sistema de posicionamento dinâmico, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), controlar certificados regulamentares de bordo, controlar temperatura dos tanques, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, efetuar embarque e desembarque de passageiros, demonstrar raciocínio matemático, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, orientar praticante-aluno a bordo, supervisionar postos de manobra de amarração, tomar decisões rápidas em situações críticas, operar equipamentos de navegação, executar procedimentos para navegação em mau tempo, executar procedimentos para navegação em águas rasas, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, orientar a navegação, demonstrar capacidade de adaptação, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), proferir palestras, conferir certificação da embarcação, conduzir embarcação rápida de salvamento, coordenar operação de controle à poluição, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, controlar pressão atmosférica dos tanques, inspecionar equipamentos de salvatagem, demonstrar liderança, avaliar as condições meteorológicas, aplicar legislação, acionar plano de emergência, coordenar navegação de objeto rebocado, supervisionar operações de carga e descarga, transportar passageiros, realizar manutenção de equipamentos de segurança, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, inspecionar condições de navegabilidade, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, consultar legislação, elaborar planos de carregamento descarga, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, conduzir embarcação de salvamento, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), controlar planos de bordo, coordenar manutenção de equipamentos de convés, preparar documentação para despacho da embarcação, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, demonstrar raciocínio analítico, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, elaborar o plano para reboque, controlar rancho, executar procedimentos para navegação com o prático, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, supervisionar equipe de conexão de mangote, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, verificar peação da carga, demonstrar percepção cinemática, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, inspecionar condições de flutuabilidade, demonstrar capacidade de improvisação, avaliar as condições de atracação, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), supervisionar o sms, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, realizar comunicação de bordo, ministrar aulas de formação profissional, emitir permissão para trabalho, avaliar a quantidade de carga movimentada, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, inspecionar equipamentos de comunicação, supervisionar equipe de combate à poluição, preparar a unidade para reboque, controlar material de passadiço, operar rampas de acesso, executar procedimentos para navegação costeira, avaliar as condições de calado, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, discriminar cores, controlar certificação da tripulação, orientar estagiário-aluno a bordo, coordenar operações de resgate, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, conferir certificação da tripulação, definir área segura para trabalho, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, coordenar reuniões de segurança, demonstrar capacidade de negociação, ministrar treinamento a bordo, efetuar os registros pertinentes, trabalhar em equipe, inspecionar equipamentos de navegação, avaliar as condições para amarração, demonstrar capacidade de autocontrole, manobrar a embarcação, demonstrar percepção espacial, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, verificar a permissão de acesso de terceiros, coordenar postos de emergência, demonstrar criatividade.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Segundo Oficial de Náutica (imediato) ficou em 4.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Segundo Oficial de Náutica (imediato) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 4.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Segundo Oficial de Náutica (imediato) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Segundo Oficial de Náutica (imediato) ficou em 5.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025

O salário de Segundo Oficial de Náutica (imediato) mostrado aqui é resultado do levantamento de 437 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Segundo Oficial de Náutica (imediato) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Segundo Oficial de Náutica (imediato) CBO 215125 salário