O dissídio de Segundo Oficial de Náutica (imediato) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215125 no cargo de Segundo Oficial de Náutica (imediato).
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 9.284,77
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
400 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Guapimirim - RJ
R$ 8.567,00
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
207 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Transporte Marítimo de Cabotagem - Carga
R$ 11.641,06
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Navegação de Apoio Marítimo
184 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Imediato da marinha mercante Serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode substituir, eventualmente, o comandante.
Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima Atua como encarregado das seções de convés e câmara, supervisionando equipes de trabalho, administrando operações com carga e dirigindo fainas de convés Auxilia o comandante nas manobras e o assessora na administração da manutenção da embarcação.
Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Segundo Oficial de Náutica (imediato)
O Imediato da marinha mercante serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante Aplica conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas.
Atua como segunda autoridade de bordo, podendo, nessa qualidade, intervir em qualquer parte da embarcação.
Substitui o comandante em suas faltas e impedimentos Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima.
Efetua embarque e desembarque da tripulação Executa ou determina a execução de procedimentos relacionados à segurança da navegação.
Realiza procedimentos relacionados com a inspeção naval, a bordo.
Programa, dirige e fiscaliza a limpeza, a conservação e a desgaseificação dos tanques, redes e válvulas dos sistemas de carga da embarcação, tomando as providências que evitem a poluição do meio ambiente Verifica, pessoal e diariamente, o estado geral dos porões, ralos e pocetos, sobretudo no início do carregamento.
Inspeciona os locais designados para estivagem de cargas inflamáveis, explosivas ou corrosivas.
Prepara o convés para o recebimento de carga Atua como encarregado das seções de convés e de câmara, realizando operações com carga (carga e descarga) e ações de administração de serviços da embarcação, no porto e em viagem Supervisiona equipes de trabalho de convés e de câmara.
Administra a seção de convés, emitindo pedidos de suprimentos, reparos e revisões, mantendo inventariado todo o material, fiscalizando escrituração de livros e documentos Dirige fainas de convés, por ocasião de acidentes e exercícios Controla, com a cooperação do chefe de máquinas, o serviço de abastecimento e distribuição de combustíveis e água, para garantir a eficiência operacional e a segurança da embarcação.
Prepara documentação para despacho da embarcação, de acordo com padrões exigidos pelas autoridades dos portos de escala Administra as operações com carga, elaborando planos de carregamento, de descarga e de manuseio de cargas.
Gerencia e supervisiona atividades com cargas Apresenta previamente, ao comandante, o plano de carregamento e, concluída a carga, entrega o plano final da distribuição, por tanques, dos produtos e suas quantidades embarcadas Dirige o serviço geral de distribuição das cargas dos porões, conveses, frigoríficos e tanques, considerando o calado da embarcação, sua estabilidade, esforços máximos permissíveis, estiva e desestiva da carga.
Fiscaliza as operações de carga, descarga, lastro e deslastro da embarcação Verifica peação, marcação e peação da carga Avalia quantidade de carga movimentada.
Controla as condições da carga durante a viagem, arejando os porões e mantendo a carga líquida ou seca nas condições específicas para transporte, usando os recursos existentes a bordo Controla pressão atmosférica e temperatura de tanques Mantém o navio dentro dos padrões corretos de inertização durante os carregamentos, travessias, estadias, descargas e nas fainas de limpeza dos tanques e movimentação de lastros.
Conduz e coordena programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Conduz sindicâncias a bordo.
Auxilia o comandante em todas as manobras da embarcação Assessora o comandante na administração dos processos de manutenção de bordo.
Funções do Imediato da marinha mercante
O profissional Segundo Oficial de Náutica (imediato) deve gerenciar operações, gerenciar material de bordo, demonstrar competências pessoais, qualificar pessoal, realizar inspeção naval a bordo, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), operar cargas, navegar com segurança, administrar pessoal, coordenar manutenção de bordo.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Atividades exercidas por um Imediato da marinha mercante
Um Imediato da marinha mercante deve operar rampas de cargas, aplicar legislação, controlar manuais técnicos de bordo, coordenar operações de resgate, demonstrar raciocínio analítico, verificar a permissão de acesso de terceiros, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, elaborar apresentações, coordenar operação de controle à poluição, coordenar navegação de objeto rebocado, demonstrar raciocínio sintético, controlar as condições da carga durante a viagem, elaborar material didático, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, conferir certificação da tripulação, supervisionar o sms, inspecionar equipamentos de segurança, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, efetuar embarque e desembarque da tripulação, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, operar equipamentos de navegação, avaliar o preparo da tripulação, tomar decisões rápidas em situações críticas, operar sistema de posicionamento dinâmico, transportar passageiros, elaborar plano de manuseio da carga, controlar publicações regulamentares de bordo, testar equipamentos de segurança, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), controlar epi e epc, demonstrar raciocínio matemático, efetuar auditorias internas, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, executar procedimentos para navegação em águas rasas, orientar praticante-aluno a bordo, inspecionar equipamentos de convés, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, conduzir embarcação de salvamento, operar o sistema de lastro, demonstrar capacidade de adaptação, testar equipamentos de salvatagem, inspecionar equipamentos de comunicação, trabalhar sob pressão, preparar documentação para despacho da embarcação, acionar plano de contingência, emitir permissão para trabalho, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, inspecionar equipamentos de navegação, coordenar operações de manuseio de âncora, ministrar aulas de formação profissional, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), avaliar as condições para desatracação, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, controlar certificados regulamentares de bordo, operar guincho de reboque, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, demonstrar capacidade de autocontrole, demonstrar percepção cinemática, executar procedimentos para navegação em mau tempo, executar procedimentos de serviços no porto, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, acionar plano de emergência, operar guincho de manuseio de âncoras, inspecionar as condições de segurança, controlar material de combate à poluição, tomar decisões, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, demonstrar liderança, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, orientar a navegação, manobrar a embarcação, executar procedimentos para navegação costeira, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, controlar pressão atmosférica dos tanques, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, coordenar manutenção de equipamentos de convés, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, controlar atmosfera do tanque, ministrar treinamento a bordo, controlar material de passadiço, realizar o plano de viagem, discriminar cores, trabalhar em equipe, realizar manutenção de equipamentos de segurança, supervisionar equipe de conexão de mangote, demonstrar criatividade, inspecionar equipamentos de salvatagem, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, proferir palestras, realizar manutenção de equipamentos de navegação, controlar rancho, realizar comunicação de bordo, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, discriminar sons e ruídos, verificar compatibilidade de cargas, supervisionar postos de manobra de fundeio, demonstrar percepção espacial, preparar a unidade para reboque, elaborar conteúdo programático, efetuar os registros pertinentes, supervisionar seção de câmara, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, manusear cargas a bordo, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, ministrar treinamento em terra, controlar temperatura dos tanques, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, fiscalizar a aplicação da legislação, inspecionar condições de navegabilidade, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, operar tampas de escotilha, demonstrar capacidade de negociação, elaborar planos de carregamento descarga, avaliar as condições para amarração, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, consultar legislação, demonstrar capacidade de improvisação, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, controlar planos de bordo, operar rampas de acesso, supervisionar equipe de convés, inspecionar condições de flutuabilidade, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, efetuar embarque e desembarque de passageiros, avaliar as condições meteorológicas, demonstrar comportamento proativo, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, verificar peação da carga, coordenar a operação do guincho de reboque, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, supervisionar operações de carga e descarga, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), definir área segura para trabalho, controlar certificação da tripulação, elaborar o plano para reboque, operar cobertas de cargas, orientar estagiário-aluno a bordo, controlar medicamento de bordo, conferir certificação da embarcação, conduzir embarcação rápida de salvamento, avaliar a quantidade de carga movimentada, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, avaliar as condições para desamarração, fiscalizar o uso de epi, avaliar as condições de calado, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, verificar marcação das cargas, avaliar estanqueidade dos porões, controlar material de custeio, coordenar postos de emergência, executar procedimentos para navegação com o prático, avaliar as condições de atracação, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, coordenar operações de reboque, coordenar reuniões de segurança, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), supervisionar postos de manobra de amarração, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), supervisionar equipe de combate à poluição.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Segundo Oficial de Náutica (imediato) ficou em 4.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Segundo Oficial de Náutica (imediato) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 4.00% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Segundo Oficial de Náutica (imediato) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Segundo Oficial de Náutica (imediato) ficou em 8.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025
O salário de Segundo Oficial de Náutica (imediato) mostrado aqui é resultado do levantamento de 437 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Segundo Oficial de Náutica (imediato) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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