O dissídio de Segundo Oficial de Náutica (imediato) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215125 no cargo de Segundo Oficial de Náutica (imediato).
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 9.284,77
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
400 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Guapimirim - RJ
R$ 8.567,00
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
207 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Transporte Marítimo de Cabotagem - Carga
R$ 11.641,06
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Navegação de Apoio Marítimo
184 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Imediato da marinha mercante Serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode substituir, eventualmente, o comandante.
Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima Atua como encarregado das seções de convés e câmara, supervisionando equipes de trabalho, administrando operações com carga e dirigindo fainas de convés Auxilia o comandante nas manobras e o assessora na administração da manutenção da embarcação.
Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Segundo Oficial de Náutica (imediato)
O Imediato da marinha mercante serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante Aplica conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas.
Atua como segunda autoridade de bordo, podendo, nessa qualidade, intervir em qualquer parte da embarcação.
Substitui o comandante em suas faltas e impedimentos Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima.
Efetua embarque e desembarque da tripulação Executa ou determina a execução de procedimentos relacionados à segurança da navegação.
Realiza procedimentos relacionados com a inspeção naval, a bordo.
Programa, dirige e fiscaliza a limpeza, a conservação e a desgaseificação dos tanques, redes e válvulas dos sistemas de carga da embarcação, tomando as providências que evitem a poluição do meio ambiente Verifica, pessoal e diariamente, o estado geral dos porões, ralos e pocetos, sobretudo no início do carregamento.
Inspeciona os locais designados para estivagem de cargas inflamáveis, explosivas ou corrosivas.
Prepara o convés para o recebimento de carga Atua como encarregado das seções de convés e de câmara, realizando operações com carga (carga e descarga) e ações de administração de serviços da embarcação, no porto e em viagem Supervisiona equipes de trabalho de convés e de câmara.
Administra a seção de convés, emitindo pedidos de suprimentos, reparos e revisões, mantendo inventariado todo o material, fiscalizando escrituração de livros e documentos Dirige fainas de convés, por ocasião de acidentes e exercícios Controla, com a cooperação do chefe de máquinas, o serviço de abastecimento e distribuição de combustíveis e água, para garantir a eficiência operacional e a segurança da embarcação.
Prepara documentação para despacho da embarcação, de acordo com padrões exigidos pelas autoridades dos portos de escala Administra as operações com carga, elaborando planos de carregamento, de descarga e de manuseio de cargas.
Gerencia e supervisiona atividades com cargas Apresenta previamente, ao comandante, o plano de carregamento e, concluída a carga, entrega o plano final da distribuição, por tanques, dos produtos e suas quantidades embarcadas Dirige o serviço geral de distribuição das cargas dos porões, conveses, frigoríficos e tanques, considerando o calado da embarcação, sua estabilidade, esforços máximos permissíveis, estiva e desestiva da carga.
Fiscaliza as operações de carga, descarga, lastro e deslastro da embarcação Verifica peação, marcação e peação da carga Avalia quantidade de carga movimentada.
Controla as condições da carga durante a viagem, arejando os porões e mantendo a carga líquida ou seca nas condições específicas para transporte, usando os recursos existentes a bordo Controla pressão atmosférica e temperatura de tanques Mantém o navio dentro dos padrões corretos de inertização durante os carregamentos, travessias, estadias, descargas e nas fainas de limpeza dos tanques e movimentação de lastros.
Conduz e coordena programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Conduz sindicâncias a bordo.
Auxilia o comandante em todas as manobras da embarcação Assessora o comandante na administração dos processos de manutenção de bordo.
Funções do Imediato da marinha mercante
O profissional Segundo Oficial de Náutica (imediato) deve gerenciar material de bordo, administrar pessoal, coordenar manutenção de bordo, demonstrar competências pessoais, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), navegar com segurança, gerenciar operações, qualificar pessoal, operar cargas, realizar inspeção naval a bordo.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Atividades exercidas por um Imediato da marinha mercante
Um Imediato da marinha mercante deve coordenar operações de resgate, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, supervisionar postos de manobra de fundeio, trabalhar sob pressão, executar procedimentos para navegação em mau tempo, inspecionar equipamentos de salvatagem, coordenar operações de manuseio de âncora, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, coordenar navegação de objeto rebocado, controlar planos de bordo, operar rampas de cargas, acionar plano de contingência, demonstrar percepção espacial, realizar o plano de viagem, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, fiscalizar o uso de epi, controlar material de custeio, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, emitir permissão para trabalho, conduzir embarcação de salvamento, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, discriminar cores, acionar plano de emergência, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), orientar praticante-aluno a bordo, ministrar treinamento em terra, demonstrar raciocínio sintético, inspecionar equipamentos de segurança, efetuar embarque e desembarque da tripulação, discriminar sons e ruídos, avaliar as condições de calado, efetuar auditorias internas, elaborar apresentações, elaborar planos de carregamento descarga, verificar peação da carga, controlar certificados regulamentares de bordo, avaliar as condições para desatracação, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, operar rampas de acesso, conferir certificação da embarcação, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, verificar a permissão de acesso de terceiros, demonstrar capacidade de improvisação, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, controlar material de passadiço, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, manusear cargas a bordo, efetuar embarque e desembarque de passageiros, operar sistema de posicionamento dinâmico, controlar atmosfera do tanque, controlar publicações regulamentares de bordo, executar procedimentos para navegação costeira, verificar marcação das cargas, aplicar legislação, coordenar postos de emergência, inspecionar equipamentos de convés, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, avaliar o preparo da tripulação, demonstrar comportamento proativo, coordenar operações de reboque, tomar decisões, demonstrar raciocínio analítico, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de adaptação, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, supervisionar operações de carga e descarga, controlar rancho, preparar a unidade para reboque, controlar certificação da tripulação, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, preparar documentação para despacho da embarcação, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), controlar a manutenção de equipamentos de navegação, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, coordenar operação de controle à poluição, operar guincho de manuseio de âncoras, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, inspecionar condições de flutuabilidade, controlar manuais técnicos de bordo, trabalhar em equipe, coordenar manutenção de equipamentos de convés, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, tomar decisões rápidas em situações críticas, realizar manutenção de equipamentos de segurança, controlar pressão atmosférica dos tanques, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, proferir palestras, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, operar guincho de reboque, supervisionar postos de manobra de amarração, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, operar tampas de escotilha, consultar legislação, orientar a navegação, coordenar reuniões de segurança, demonstrar percepção cinemática, supervisionar equipe de convés, inspecionar as condições de segurança, controlar epi e epc, inspecionar condições de navegabilidade, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, supervisionar equipe de combate à poluição, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, inspecionar equipamentos de comunicação, operar o sistema de lastro, avaliar as condições para amarração, demonstrar liderança, operar cobertas de cargas, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, avaliar as condições de atracação, orientar estagiário-aluno a bordo, avaliar estanqueidade dos porões, coordenar a operação do guincho de reboque, inspecionar equipamentos de navegação, controlar material de combate à poluição, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, elaborar plano de manuseio da carga, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, supervisionar o sms, transportar passageiros, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, manobrar a embarcação, executar procedimentos para navegação em águas rasas, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, verificar compatibilidade de cargas, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, avaliar as condições para desamarração, avaliar as condições meteorológicas, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), testar equipamentos de salvatagem, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, avaliar a quantidade de carga movimentada, fiscalizar a aplicação da legislação, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, demonstrar capacidade de autocontrole, demonstrar raciocínio matemático, executar procedimentos para navegação com o prático, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, elaborar conteúdo programático, controlar temperatura dos tanques, realizar comunicação de bordo, realizar manutenção de equipamentos de navegação, conferir certificação da tripulação, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, supervisionar equipe de conexão de mangote, elaborar material didático, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, executar procedimentos de serviços no porto, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, operar equipamentos de navegação, elaborar o plano para reboque, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), efetuar os registros pertinentes, ministrar aulas de formação profissional, controlar medicamento de bordo, testar equipamentos de segurança, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, controlar as condições da carga durante a viagem, supervisionar seção de câmara, conduzir embarcação rápida de salvamento, definir área segura para trabalho, ministrar treinamento a bordo.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Segundo Oficial de Náutica (imediato) ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Segundo Oficial de Náutica (imediato) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 5.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Segundo Oficial de Náutica (imediato) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Segundo Oficial de Náutica (imediato) ficou em 5.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025
O salário de Segundo Oficial de Náutica (imediato) mostrado aqui é resultado do levantamento de 437 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Segundo Oficial de Náutica (imediato) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Capitão de Manobra da Marinha Mercante
- Inspetor Naval
- Primeiro Oficial de Náutica (comandante)
- Coordenador de Operações de Combate À Poluição no Meio Aquaviário
- Vistoriador Naval
- Segundo Oficial de Náutica
- Primeiro Oficial de Náutica
- Capitão de Cabotagem (comandante)
- Capitão de Longo Curso
- Capitão de Cabotagem