O dissídio de Segundo Oficial de Náutica (imediato) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215125 no cargo de Segundo Oficial de Náutica (imediato).
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 9.495,67
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
420 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio das Ostras - RJ
R$ 10.323,32
Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
183 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Imediato da marinha mercante Serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode substituir, eventualmente, o comandante.
Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima Atua como encarregado das seções de convés e câmara, supervisionando equipes de trabalho, administrando operações com carga e dirigindo fainas de convés Auxilia o comandante nas manobras e o assessora na administração da manutenção da embarcação.
Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Segundo Oficial de Náutica (imediato)
O Imediato da marinha mercante serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante Aplica conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas.
Atua como segunda autoridade de bordo, podendo, nessa qualidade, intervir em qualquer parte da embarcação.
Substitui o comandante em suas faltas e impedimentos Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima.
Efetua embarque e desembarque da tripulação Executa ou determina a execução de procedimentos relacionados à segurança da navegação.
Realiza procedimentos relacionados com a inspeção naval, a bordo.
Programa, dirige e fiscaliza a limpeza, a conservação e a desgaseificação dos tanques, redes e válvulas dos sistemas de carga da embarcação, tomando as providências que evitem a poluição do meio ambiente Verifica, pessoal e diariamente, o estado geral dos porões, ralos e pocetos, sobretudo no início do carregamento.
Inspeciona os locais designados para estivagem de cargas inflamáveis, explosivas ou corrosivas.
Prepara o convés para o recebimento de carga Atua como encarregado das seções de convés e de câmara, realizando operações com carga (carga e descarga) e ações de administração de serviços da embarcação, no porto e em viagem Supervisiona equipes de trabalho de convés e de câmara.
Administra a seção de convés, emitindo pedidos de suprimentos, reparos e revisões, mantendo inventariado todo o material, fiscalizando escrituração de livros e documentos Dirige fainas de convés, por ocasião de acidentes e exercícios Controla, com a cooperação do chefe de máquinas, o serviço de abastecimento e distribuição de combustíveis e água, para garantir a eficiência operacional e a segurança da embarcação.
Prepara documentação para despacho da embarcação, de acordo com padrões exigidos pelas autoridades dos portos de escala Administra as operações com carga, elaborando planos de carregamento, de descarga e de manuseio de cargas.
Gerencia e supervisiona atividades com cargas Apresenta previamente, ao comandante, o plano de carregamento e, concluída a carga, entrega o plano final da distribuição, por tanques, dos produtos e suas quantidades embarcadas Dirige o serviço geral de distribuição das cargas dos porões, conveses, frigoríficos e tanques, considerando o calado da embarcação, sua estabilidade, esforços máximos permissíveis, estiva e desestiva da carga.
Fiscaliza as operações de carga, descarga, lastro e deslastro da embarcação Verifica peação, marcação e peação da carga Avalia quantidade de carga movimentada.
Controla as condições da carga durante a viagem, arejando os porões e mantendo a carga líquida ou seca nas condições específicas para transporte, usando os recursos existentes a bordo Controla pressão atmosférica e temperatura de tanques Mantém o navio dentro dos padrões corretos de inertização durante os carregamentos, travessias, estadias, descargas e nas fainas de limpeza dos tanques e movimentação de lastros.
Conduz e coordena programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Conduz sindicâncias a bordo.
Auxilia o comandante em todas as manobras da embarcação Assessora o comandante na administração dos processos de manutenção de bordo.
Funções do Imediato da marinha mercante
O profissional Segundo Oficial de Náutica (imediato) deve trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), gerenciar operações, gerenciar material de bordo, operar cargas, realizar inspeção naval a bordo, navegar com segurança, qualificar pessoal, administrar pessoal, coordenar manutenção de bordo, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Imediato da marinha mercante
Um Imediato da marinha mercante deve demonstrar capacidade de improvisação, fiscalizar a aplicação da legislação, controlar epi e epc, operar o sistema de lastro, demonstrar capacidade de autocontrole, inspecionar equipamentos de salvatagem, controlar material de custeio, realizar comunicação de bordo, efetuar embarque e desembarque de passageiros, executar procedimentos para navegação com o prático, executar procedimentos de serviços no porto, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, fiscalizar o uso de epi, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, orientar praticante-aluno a bordo, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, realizar o plano de viagem, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, ministrar treinamento em terra, orientar a navegação, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, aplicar legislação, inspecionar equipamentos de navegação, demonstrar capacidade de adaptação, controlar rancho, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, operar rampas de cargas, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, avaliar a quantidade de carga movimentada, operar equipamentos de navegação, coordenar reuniões de segurança, manobrar a embarcação, elaborar conteúdo programático, avaliar as condições para desamarração, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, transportar passageiros, coordenar postos de emergência, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, tomar decisões rápidas em situações críticas, consultar legislação, operar cobertas de cargas, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, executar procedimentos para navegação em mau tempo, coordenar manutenção de equipamentos de convés, controlar as condições da carga durante a viagem, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), demonstrar criatividade, inspecionar condições de navegabilidade, elaborar material didático, preparar documentação para despacho da embarcação, controlar publicações regulamentares de bordo, verificar a permissão de acesso de terceiros, coordenar operações de manuseio de âncora, elaborar o plano para reboque, supervisionar operações de carga e descarga, realizar manutenção de equipamentos de navegação, ministrar treinamento a bordo, operar sistema de posicionamento dinâmico, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, discriminar sons e ruídos, executar procedimentos para navegação costeira, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, manusear cargas a bordo, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, definir área segura para trabalho, supervisionar o sms, conferir certificação da embarcação, efetuar os registros pertinentes, verificar peação da carga, proferir palestras, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, inspecionar equipamentos de convés, realizar manutenção de equipamentos de segurança, supervisionar equipe de combate à poluição, supervisionar postos de manobra de amarração, conduzir embarcação rápida de salvamento, operar rampas de acesso, tomar decisões, emitir permissão para trabalho, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, demonstrar raciocínio matemático, verificar marcação das cargas, executar procedimentos para navegação em águas rasas, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, controlar certificação da tripulação, operar tampas de escotilha, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), demonstrar raciocínio analítico, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), inspecionar as condições de segurança, efetuar auditorias internas, demonstrar capacidade de negociação, avaliar as condições de calado, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, inspecionar condições de flutuabilidade, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, avaliar as condições para desatracação, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, avaliar as condições meteorológicas, inspecionar equipamentos de comunicação, inspecionar equipamentos de segurança, coordenar a operação do guincho de reboque, conduzir embarcação de salvamento, avaliar as condições de atracação, elaborar plano de manuseio da carga, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, acionar plano de emergência, demonstrar percepção espacial, orientar estagiário-aluno a bordo, controlar certificados regulamentares de bordo, controlar atmosfera do tanque, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, trabalhar em equipe, avaliar estanqueidade dos porões, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, avaliar o preparo da tripulação, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, controlar planos de bordo, demonstrar liderança, coordenar navegação de objeto rebocado, avaliar as condições para amarração, discriminar cores, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, controlar material de passadiço, controlar pressão atmosférica dos tanques, preparar a unidade para reboque, controlar material de combate à poluição, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, controlar temperatura dos tanques, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, controlar medicamento de bordo, coordenar operações de resgate, ministrar aulas de formação profissional, coordenar operações de reboque, testar equipamentos de salvatagem, acionar plano de contingência, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, demonstrar comportamento proativo, demonstrar raciocínio sintético, supervisionar equipe de conexão de mangote, conferir certificação da tripulação, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), elaborar apresentações, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), coordenar faina de embarque e desembarque de prático, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, trabalhar sob pressão, efetuar embarque e desembarque da tripulação, operar guincho de reboque, supervisionar equipe de convés, supervisionar postos de manobra de fundeio, testar equipamentos de segurança, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, operar guincho de manuseio de âncoras, supervisionar seção de câmara, controlar manuais técnicos de bordo, elaborar planos de carregamento descarga, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, coordenar operação de controle à poluição, demonstrar percepção cinemática, verificar compatibilidade de cargas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Segundo Oficial de Náutica (imediato) ficou em 7.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Segundo Oficial de Náutica (imediato) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 7.90% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Segundo Oficial de Náutica (imediato) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Segundo Oficial de Náutica (imediato) ficou em 7.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2024
O salário de Segundo Oficial de Náutica (imediato) mostrado aqui é resultado do levantamento de 454 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Segundo Oficial de Náutica (imediato) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante
- Capitão de Manobra da Marinha Mercante
- Primeiro Oficial de Náutica (comandante)
- Inspetor de Terminal
- Prático de Portos da Marinha Mercante
- Capitão de Cabotagem
- Capitão de Cabotagem (comandante)
- Capitão de Longo Curso
- Primeiro Oficial de Náutica (imediato)
- Imediato da Marinha Mercante
Valor do salário na CCT 2024 de Segundo Oficial de Náutica (imediato) em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Rio de Janeiro | 42h | 9.141,37 | 9.495,67 | 13.400,57 | 45,27 | 6.20% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Segundo Oficial de Náutica (imediato). |
Dissídio de Segundo Oficial de Náutica (imediato) por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 8.043,62 | 8.355,37 | 11.791,35 | 39,83 | 4.30% |
Macaé, RJ | 42 | 9.853,95 | 10.235,86 | 14.445,15 | 48,27 | 8.00% |
Rio das Ostras, RJ | 40 | 9.938,15 | 10.323,32 | 14.568,59 | 51,93 | 5.90% |
Niterói, RJ | 42 | 7.075,77 | 7.350,01 | 10.372,55 | 34,67 | 6.10% |
São João da Barra, RJ | 40 | 8.240,91 | 8.560,30 | 12.080,56 | 42,80 | 6.40% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Segundo Oficial de Náutica (imediato). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Segundo Oficial de Náutica (imediato) no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Navegação de apoio marítimo | 8.733,34 | 9.071,82 | 12.802,42 | 4.40% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 6.705,27 | 6.965,14 | 9.829,42 | 6.70% | |
Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural | 11.390,98 | 11.832,46 | 16.698,32 | 6.60% | |
Atividades de agenciamento marítimo | 7.449,11 | 7.737,81 | 10.919,83 | 4.50% | |
Transporte marítimo de cabotagem - carga | 12.168,84 | 12.640,47 | 17.838,61 | 4.30% | |
Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes | 10.334,41 | 10.734,94 | 15.149,47 | 4.10% | |
Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos | 7.820,46 | 8.123,56 | 11.464,21 | 7.60% | |
Escafandria e mergulho | 8.240,08 | 8.559,44 | 12.079,34 | 4.10% | |
Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia | 3.840,77 | 3.989,63 | 5.630,28 | 6.30% | |
Navegação de apoio portuário | 2.670,21 | 2.773,70 | 3.914,32 | 5.40% | |
Atividades de estudos geológicos | 8.252,56 | 8.572,40 | 12.097,63 | 8.10% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 7.668,30 | 7.965,50 | 11.241,15 | 6.40% | |
Operações de terminais | 4.935,23 | 5.126,50 | 7.234,67 | 4.10% | |
Operador de transporte multimodal - otm | 10.171,77 | 10.566,00 | 14.911,06 | 7.90% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 22.141,85 | 23.000,00 | 32.458,29 | 5.00% | |
Extração de petróleo e gás natural | 12.961,89 | 13.464,25 | 19.001,15 | 7.30% | |
Serviços de engenharia | 17.581,83 | 18.263,25 | 25.773,65 | 4.30% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 11.826,31 | 12.284,67 | 17.336,49 | 6.30% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 5.694,79 | 5.915,50 | 8.348,13 | 8.20% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 5.973,49 | 6.205,00 | 8.756,68 | 6.30% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |