O dissídio de Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233210 no cargo de Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial.
Estado com maior salário médio
Alagoas
R$ 17.482,24
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.827 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 2.606,20
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
774 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo
R$ 8.669,37
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Outras Atividades de Ensino
4.330 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, de acordo com a área específica e a ocupação Promove atividades de ensino considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a processos, operações de máquinas e equipamentos, manuseio de instrumentos e ferramentas, materiais e matéria-prima, tecnologia, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, instalações.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
O que faz um Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial
O Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento industrial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com as especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático e de consumo, prepara máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.
Ensina procedimentos, métodos e técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e técnicas de demonstração de práticas operacionais, referentes a processos, operações, produtos e serviços industriais, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, especificações, controle de processo, custos e tempos operacionais, normas e procedimentos Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas industriais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam compreender e aplicar métodos e técnicas industriais, nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento de superfície, controle de processo e de qualidade, parâmetros, variáveis, máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de aprendizagem industrial Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao manuseio e acondicionamento de resíduos, verificando as condições e integridade dos EPC, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode realizar projetos de assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área.
Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela preservação, acondicionamento, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho Realiza reparos, limpeza e lubrificação em máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
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Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
O profissional Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial deve fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, comunicar-se, planejar metas e estratégias de ações educacionais, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, prestar serviços À comunidade, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, demonstrar competências pessoais, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, elaborar material pedagógico, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional.
Condições de trabalho da profissão
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
Um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial deve testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, elaborar os planos de aula, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, identificar novas fontes para atualização, analisar as avaliações, participar da captação de recursos financeiros e físicos, dialogar com outros setores ou unidades da escola, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, selecionar recursos didáticos, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, integrar-se em eventos da área, demonstrar criatividade, demonstrar flexibilidade, comprovar qualificação profissional na área de atuação, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, avaliar competências adquiridas anteriormente, preencher diários de classe ou similares, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, limpar os equipamentos, verificar o estado dos equipamentos de segurança, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, sistematizar as normas técnicas, criar situações operacionais de atividades, processar materiais para a utilização em ensino, demonstrar liderança, participar de campanhas educativas, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, revisar material pedagógico, comprovar experiência na área específica, agir eticamente na profissão, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, organizar exposições de produtos, demonstrar capacidade de avaliação, sistematizar os termos técnicos da área, promover intercâmbios institucionais, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, preencher planilhas de custo, selecionar material pedagógico, estabelecer referenciais de avaliação, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, promover a exposição e venda de produtos do curso, demonstrar capacidade de organização, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, dialogar com os outros professores, corrigir trabalhos, provas, exercícios, encaminhar alunos para atendimentos específicos, criar situações de trabalho em equipe, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, identificar características e interesses pessoais dos alunos, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, programar calendário de atividades para estágios de alunos, expressar-se com clareza, dialogar com os alunos, prestar assessoria técnica à comunidade, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, fixar metas educacionais para a escola, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, utilizar referenciais de avaliação normatizados, revisar as metodologias e técnicas de ensino, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, propor cronograma de atividades pedagógicas, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, executar a manutenção preventiva, fixar critérios de avaliação dos alunos, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, negociar projetos e cursos, sistematizar a produção científica da área, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, simular situações atuais de trabalho, auto avaliar-se, registrar controles de estoque, confeccionar apostilas para apoio às aulas, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, tomar parte na elaboração do calendário escolar, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, preparar recursos audiovisuais, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, tomar parte na organização do currículo escolar, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, definir metodologias e técnicas de ensino, criar situações interativas com o mercado de trabalho, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, adequar material pedagógico, controlar o estoque de peças de reposição, preparar material didático, dialogar com membros e instituições da comunidade, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, demonstrar perseverança, tomar providências em casos de emergência, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, especificar equipamentos para manutenção e reposição, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, ministrar palestras para públicos de fora da escola, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, conferir a execução da manutenção, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, investigar diferentes recursos didáticos, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, programar a utilização de material didático-pedagógico, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, criar relacionamentos de confiabilidade, estimular os alunos na busca de conhecimento, orientar os alunos, participar de ações institucionais com objetivo social, registrar as tarefas executadas pelos alunos, dialogar com os meios de comunicação de massa, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, participar de atividades de elaboração do plano de curso, divulgar ideias através de projetos de ensino, demonstrar capacidade de aprendizagem, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, sistematizar as mudanças tecnológicas, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, sistematizar a legislação na sua área, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, demonstrar tolerância e paciência, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, consultar manual do equipamento para manutenção, comprovar certificação das competências, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 4.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial ficou em 7.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025
O salário de Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial mostrado aqui é resultado do levantamento de 8.803 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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