O dissídio de Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233210 no cargo de Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial.

Estado com maior salário médio

Alagoas

R$ 17.482,24

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.827 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 2.606,20

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

774 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo

R$ 8.669,37

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Outras Atividades de Ensino

4.330 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, de acordo com a área específica e a ocupação Promove atividades de ensino considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a processos, operações de máquinas e equipamentos, manuseio de instrumentos e ferramentas, materiais e matéria-prima, tecnologia, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, instalações.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

O que faz um Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial

O Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento industrial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com as especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático e de consumo, prepara máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.

Ensina procedimentos, métodos e técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e técnicas de demonstração de práticas operacionais, referentes a processos, operações, produtos e serviços industriais, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, especificações, controle de processo, custos e tempos operacionais, normas e procedimentos Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas industriais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam compreender e aplicar métodos e técnicas industriais, nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento de superfície, controle de processo e de qualidade, parâmetros, variáveis, máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de aprendizagem industrial Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao manuseio e acondicionamento de resíduos, verificando as condições e integridade dos EPC, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.

Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode realizar projetos de assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área.

Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela preservação, acondicionamento, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho Realiza reparos, limpeza e lubrificação em máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.

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Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial

O profissional Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial deve zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, planejar metas e estratégias de ações educacionais, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, comunicar-se, elaborar material pedagógico, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, prestar serviços À comunidade, demonstrar competências pessoais, avaliar o processo de ensino-aprendizagem.

Condições de trabalho da profissão

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.

Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial

Um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial deve encaminhar alunos para atendimentos específicos, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, simular situações atuais de trabalho, confeccionar apostilas para apoio às aulas, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, preparar recursos audiovisuais, limpar os equipamentos, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, registrar controles de estoque, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, adequar material pedagógico, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, dialogar com os meios de comunicação de massa, expressar-se com clareza, participar da captação de recursos financeiros e físicos, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, tomar providências em casos de emergência, utilizar referenciais de avaliação normatizados, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, processar materiais para a utilização em ensino, divulgar ideias através de projetos de ensino, fixar metas educacionais para a escola, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, prestar assessoria técnica à comunidade, programar calendário de atividades para estágios de alunos, sistematizar a legislação na sua área, promover a exposição e venda de produtos do curso, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, estabelecer referenciais de avaliação, participar de atividades de elaboração do plano de curso, demonstrar criatividade, elaborar os planos de aula, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, fixar critérios de avaliação dos alunos, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, executar a manutenção preventiva, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, criar relacionamentos de confiabilidade, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, propor cronograma de atividades pedagógicas, dialogar com os outros professores, programar a utilização de material didático-pedagógico, integrar-se em eventos da área, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, definir metodologias e técnicas de ensino, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, comprovar certificação das competências, organizar exposições de produtos, registrar as tarefas executadas pelos alunos, ministrar palestras para públicos de fora da escola, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, sistematizar as mudanças tecnológicas, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), promover intercâmbios institucionais, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, agir eticamente na profissão, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, orientar os alunos, controlar o estoque de peças de reposição, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, tomar parte na organização do currículo escolar, demonstrar tolerância e paciência, dialogar com membros e instituições da comunidade, selecionar recursos didáticos, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, identificar características e interesses pessoais dos alunos, demonstrar liderança, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, participar de ações institucionais com objetivo social, participar de campanhas educativas, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, demonstrar capacidade de aprendizagem, corrigir trabalhos, provas, exercícios, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, conferir a execução da manutenção, dialogar com outros setores ou unidades da escola, especificar equipamentos para manutenção e reposição, comprovar qualificação profissional na área de atuação, tomar parte na elaboração do calendário escolar, demonstrar capacidade de organização, demonstrar flexibilidade, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, preencher diários de classe ou similares, negociar projetos e cursos, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, revisar as metodologias e técnicas de ensino, demonstrar capacidade de avaliação, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, preencher planilhas de custo, estimular os alunos na busca de conhecimento, selecionar material pedagógico, verificar o estado dos equipamentos de segurança, sistematizar as normas técnicas, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, revisar material pedagógico, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, sistematizar a produção científica da área, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, dialogar com os alunos, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, sistematizar os termos técnicos da área, criar situações operacionais de atividades, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, avaliar competências adquiridas anteriormente, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, identificar novas fontes para atualização, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, consultar manual do equipamento para manutenção, auto avaliar-se, investigar diferentes recursos didáticos, criar situações interativas com o mercado de trabalho, preparar material didático, demonstrar perseverança, criar situações de trabalho em equipe, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, comprovar experiência na área específica, analisar as avaliações, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial ficou em 6.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 6.00% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial ficou em 9.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025

O salário de Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial mostrado aqui é resultado do levantamento de 8.803 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial CBO 233210 salário