O dissídio de Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233210 no cargo de Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 7.342,85
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
3.141 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Araraquara - SP
R$ 11.368,01
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
805 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, de acordo com a área específica e a ocupação Promove atividades de ensino considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a processos, operações de máquinas e equipamentos, manuseio de instrumentos e ferramentas, materiais e matéria-prima, tecnologia, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, instalações.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
O que faz um Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial
O Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento industrial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com as especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático e de consumo, prepara máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.
Ensina procedimentos, métodos e técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e técnicas de demonstração de práticas operacionais, referentes a processos, operações, produtos e serviços industriais, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, especificações, controle de processo, custos e tempos operacionais, normas e procedimentos Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas industriais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam compreender e aplicar métodos e técnicas industriais, nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento de superfície, controle de processo e de qualidade, parâmetros, variáveis, máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de aprendizagem industrial Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao manuseio e acondicionamento de resíduos, verificando as condições e integridade dos EPC, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode realizar projetos de assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área.
Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela preservação, acondicionamento, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho Realiza reparos, limpeza e lubrificação em máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
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Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
O profissional Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial deve comunicar-se, elaborar material pedagógico, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, planejar metas e estratégias de ações educacionais, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, prestar serviços À comunidade, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
Um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial deve especificar equipamentos para manutenção e reposição, demonstrar perseverança, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, utilizar referenciais de avaliação normatizados, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), promover intercâmbios institucionais, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, consultar manual do equipamento para manutenção, encaminhar alunos para atendimentos específicos, demonstrar capacidade de aprendizagem, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, sistematizar as mudanças tecnológicas, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, demonstrar capacidade de avaliação, verificar o estado dos equipamentos de segurança, promover a exposição e venda de produtos do curso, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, orientar os alunos, criar situações operacionais de atividades, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, demonstrar liderança, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, conferir a execução da manutenção, comprovar experiência na área específica, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, tomar parte na organização do currículo escolar, criar relacionamentos de confiabilidade, ministrar palestras para públicos de fora da escola, programar a utilização de material didático-pedagógico, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, identificar novas fontes para atualização, participar de atividades de elaboração do plano de curso, preparar material didático, sistematizar a legislação na sua área, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, executar a manutenção preventiva, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, demonstrar capacidade de organização, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, negociar projetos e cursos, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, selecionar recursos didáticos, dialogar com os meios de comunicação de massa, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, preparar recursos audiovisuais, estabelecer referenciais de avaliação, sistematizar as normas técnicas, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, programar calendário de atividades para estágios de alunos, adequar material pedagógico, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, registrar as tarefas executadas pelos alunos, preencher planilhas de custo, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, avaliar competências adquiridas anteriormente, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, dialogar com outros setores ou unidades da escola, definir metodologias e técnicas de ensino, elaborar os planos de aula, simular situações atuais de trabalho, agir eticamente na profissão, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, registrar controles de estoque, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, participar de campanhas educativas, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, criar situações interativas com o mercado de trabalho, prestar assessoria técnica à comunidade, dialogar com membros e instituições da comunidade, processar materiais para a utilização em ensino, investigar diferentes recursos didáticos, organizar exposições de produtos, analisar as avaliações, dialogar com os alunos, demonstrar flexibilidade, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, demonstrar criatividade, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, tomar parte na elaboração do calendário escolar, sistematizar a produção científica da área, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, identificar características e interesses pessoais dos alunos, confeccionar apostilas para apoio às aulas, fixar critérios de avaliação dos alunos, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, dialogar com os outros professores, tomar providências em casos de emergência, revisar material pedagógico, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, participar da captação de recursos financeiros e físicos, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, propor cronograma de atividades pedagógicas, criar situações de trabalho em equipe, revisar as metodologias e técnicas de ensino, estimular os alunos na busca de conhecimento, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, limpar os equipamentos, controlar o estoque de peças de reposição, integrar-se em eventos da área, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, auto avaliar-se, divulgar ideias através de projetos de ensino, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, fixar metas educacionais para a escola, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, corrigir trabalhos, provas, exercícios, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, selecionar material pedagógico, sistematizar os termos técnicos da área, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, participar de ações institucionais com objetivo social, expressar-se com clareza, comprovar qualificação profissional na área de atuação, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, demonstrar tolerância e paciência, preencher diários de classe ou similares, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, comprovar certificação das competências, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial ficou em 7.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 7.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial ficou em 4.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025
O salário de Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial mostrado aqui é resultado do levantamento de 9002 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Instrutor de Aprendizagem Comercial
- Instrutor de Aprendizagem em Comunicação
- Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços
- Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional)
- Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal
- Instrutor de Treinamentos Industriais
- Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial
- Instrutor Agrícola
- Instrutor de Educação Profissional Industrial
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Valor do salário na CCT 2025 de Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2025 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 39h | 4.880,94 | 5.070,11 | 7.155,09 | 26,16 | 8.30% |
Santa Catarina | 43h | 7.068,88 | 7.342,85 | 10.362,44 | 34,53 | 4.60% |
Minas Gerais | 35h | 3.579,64 | 3.718,38 | 5.247,48 | 21,47 | 6.60% |
Paraná | 42h | 4.040,41 | 4.197,00 | 5.922,93 | 19,79 | 4.90% |
Rio de Janeiro | 39h | 3.481,67 | 3.616,61 | 5.103,86 | 18,50 | 6.10% |
Goiás | 41h | 4.456,46 | 4.629,18 | 6.532,83 | 22,55 | 7.40% |
Mato Grosso | 40h | 4.811,66 | 4.998,15 | 7.053,53 | 24,71 | 7.20% |
Bahia | 41h | 3.590,01 | 3.729,14 | 5.262,68 | 17,99 | 7.10% |
Maranhão | 39h | 4.244,26 | 4.408,76 | 6.221,77 | 22,86 | 5.10% |
Rio Grande do Sul | 41h | 3.591,08 | 3.730,26 | 5.264,25 | 18,19 | 8.30% |
Ceará | 42h | 2.969,54 | 3.084,63 | 4.353,12 | 14,73 | 4.20% |
Espírito Santo | 36h | 4.438,44 | 4.610,46 | 6.506,42 | 25,69 | 5.20% |
Mato Grosso do Sul | 41h | 4.339,37 | 4.507,55 | 6.361,19 | 22,18 | 7.00% |
Pará | 42h | 5.180,42 | 5.381,20 | 7.594,11 | 25,67 | 4.90% |
Pernambuco | 36h | 3.096,09 | 3.216,09 | 4.538,64 | 18,04 | 5.50% |
Tocantins | 40h | 3.815,96 | 3.963,85 | 5.593,91 | 19,97 | 7.70% |
Distrito Federal | 38h | 3.349,99 | 3.479,83 | 4.910,84 | 18,55 | 7.30% |
Paraíba | 41h | 2.732,15 | 2.838,04 | 4.005,13 | 13,92 | 7.00% |
Alagoas | 36h | 3.078,58 | 3.197,90 | 4.512,97 | 17,53 | 8.10% |
Amazonas | 34h | 4.056,94 | 4.214,17 | 5.947,17 | 24,52 | 5.20% |
Rondônia | 31h | 3.129,42 | 3.250,70 | 4.587,49 | 20,88 | 5.70% |
Roraima | 34h | 3.295,26 | 3.422,97 | 4.830,60 | 19,90 | 4.60% |
Piauí | 39h | 3.222,86 | 3.347,76 | 4.724,47 | 17,00 | 6.80% |
Amapá | 43h | 4.371,19 | 4.540,60 | 6.407,83 | 20,92 | 6.40% |
Rio Grande do Norte | 41h | 5.982,69 | 6.214,56 | 8.770,18 | 30,31 | 8.10% |
Acre | 40h | 3.671,15 | 3.813,43 | 5.381,62 | 19,07 | 4.50% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial. |
Dissídio de Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2025 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 4.062,76 | 4.220,22 | 5.955,71 | 20,09 | 4.50% |
São Bernardo do Campo, SP | 28 | 4.765,63 | 4.950,33 | 6.986,06 | 35,54 | 4.20% |
Curitiba, PR | 42 | 3.653,81 | 3.795,42 | 5.356,21 | 18,06 | 6.20% |
Rio de Janeiro, RJ | 41 | 3.610,75 | 3.750,70 | 5.293,09 | 18,40 | 4.70% |
Belo Horizonte, MG | 38 | 3.393,72 | 3.525,25 | 4.974,94 | 18,58 | 6.10% |
Goiânia, GO | 40 | 4.941,35 | 5.132,86 | 7.243,65 | 25,67 | 4.10% |
Macaé, RJ | 43 | 4.025,12 | 4.181,12 | 5.900,52 | 19,66 | 8.10% |
Joinville, SC | 40 | 6.312,31 | 6.556,96 | 9.253,38 | 32,41 | 6.70% |
Florianópolis, SC | 44 | 9.146,48 | 9.500,97 | 13.408,05 | 43,29 | 7.20% |
Campinas, SP | 40 | 7.639,40 | 7.935,48 | 11.198,78 | 40,00 | 5.70% |
Barueri, SP | 43 | 3.812,15 | 3.959,89 | 5.588,32 | 18,34 | 7.80% |
Fortaleza, CE | 41 | 3.056,34 | 3.174,79 | 4.480,36 | 15,33 | 5.70% |
São Luís, MA | 37 | 4.202,81 | 4.365,69 | 6.161,00 | 23,48 | 7.40% |
Jaraguá do Sul, SC | 43 | 7.257,07 | 7.538,33 | 10.638,32 | 35,39 | 7.00% |
São Caetano do Sul, SP | 43 | 4.349,63 | 4.518,21 | 6.376,23 | 21,00 | 5.90% |
São Jose, SC | 43 | 5.955,57 | 6.186,39 | 8.730,43 | 28,63 | 5.20% |
Blumenau, SC | 44 | 8.543,66 | 8.874,79 | 12.524,37 | 40,65 | 6.10% |
Criciúma, SC | 43 | 6.341,00 | 6.586,76 | 9.295,43 | 30,46 | 4.40% |
Sorocaba, SP | 39 | 4.829,15 | 5.016,31 | 7.079,17 | 25,77 | 5.60% |
Guarulhos, SP | 39 | 5.163,01 | 5.363,12 | 7.568,59 | 27,36 | 4.10% |
Brasília, DF | 38 | 3.349,99 | 3.479,83 | 4.910,84 | 18,55 | 7.20% |
Contagem, MG | 34 | 3.848,13 | 3.997,27 | 5.641,07 | 23,47 | 8.20% |
Salvador, BA | 41 | 3.273,37 | 3.400,24 | 4.798,52 | 16,42 | 7.60% |
Uberlândia, MG | 39 | 3.483,63 | 3.618,65 | 5.106,74 | 18,71 | 5.50% |
Chapeco, SC | 43 | 7.393,36 | 7.679,90 | 10.838,11 | 35,89 | 6.40% |
Santos, SP | 43 | 3.283,76 | 3.411,03 | 4.813,75 | 15,88 | 4.60% |
Maceió, AL | 37 | 3.212,39 | 3.336,90 | 4.709,13 | 17,88 | 7.20% |
Cuiabá, MT | 40 | 4.351,43 | 4.520,08 | 6.378,88 | 22,35 | 4.70% |
Caçador, SC | 42 | 6.761,55 | 7.023,61 | 9.911,93 | 33,25 | 8.10% |
Manaus, AM | 34 | 4.148,46 | 4.309,25 | 6.081,34 | 25,25 | 6.00% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2025 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 5.702,53 | 5.923,54 | 8.359,48 | 4.10% | |
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares | 1.643,63 | 1.707,33 | 2.409,44 | 4.70% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 4.619,31 | 4.798,34 | 6.771,56 | 5.50% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 3.383,28 | 3.514,41 | 4.959,64 | 4.10% | |
Atividades de organizações associativas patronais e empresariais | 7.773,32 | 8.074,59 | 11.395,11 | 4.70% | |
Construção de rodovias e ferrovias | 4.910,02 | 5.100,32 | 7.197,73 | 4.10% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 2.614,82 | 2.716,16 | 3.833,13 | 4.70% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 9.401,59 | 9.765,96 | 13.782,02 | 8.20% | |
Outras atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente | 3.844,78 | 3.993,80 | 5.636,16 | 7.10% | |
Serviços de engenharia | 3.680,42 | 3.823,07 | 5.395,23 | 8.00% | |
Educação profissional de nível técnico | 4.052,60 | 4.209,67 | 5.940,81 | 8.00% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 2.828,14 | 2.937,75 | 4.145,84 | 6.60% | |
Atividades de teleatendimento | 2.522,96 | 2.620,74 | 3.698,47 | 6.50% | |
Frigorífico - abate de suínos | 2.618,01 | 2.719,48 | 3.837,81 | 5.00% | |
Formação de condutores | 2.552,31 | 2.651,23 | 3.741,49 | 5.70% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 4.151,17 | 4.312,06 | 6.085,30 | 6.50% | |
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo | 2.535,75 | 2.634,03 | 3.717,22 | 7.90% | |
Promoção de vendas | 3.324,24 | 3.453,08 | 4.873,09 | 4.10% | |
Ensino de idiomas | 3.091,92 | 3.211,76 | 4.532,53 | 5.30% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 5.103,51 | 5.301,31 | 7.481,36 | 7.10% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |