O dissídio de Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233210 no cargo de Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial.
Estado com maior salário médio
Alagoas
R$ 17.482,24
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.827 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 2.606,20
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
774 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo
R$ 8.669,37
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Outras Atividades de Ensino
4.330 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, de acordo com a área específica e a ocupação Promove atividades de ensino considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a processos, operações de máquinas e equipamentos, manuseio de instrumentos e ferramentas, materiais e matéria-prima, tecnologia, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, instalações.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
O que faz um Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial
O Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento industrial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com as especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático e de consumo, prepara máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.
Ensina procedimentos, métodos e técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e técnicas de demonstração de práticas operacionais, referentes a processos, operações, produtos e serviços industriais, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, especificações, controle de processo, custos e tempos operacionais, normas e procedimentos Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas industriais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam compreender e aplicar métodos e técnicas industriais, nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento de superfície, controle de processo e de qualidade, parâmetros, variáveis, máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de aprendizagem industrial Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao manuseio e acondicionamento de resíduos, verificando as condições e integridade dos EPC, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode realizar projetos de assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área.
Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela preservação, acondicionamento, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho Realiza reparos, limpeza e lubrificação em máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
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Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
O profissional Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial deve planejar metas e estratégias de ações educacionais, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, elaborar material pedagógico, demonstrar competências pessoais, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, prestar serviços À comunidade, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, comunicar-se, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios.
Condições de trabalho da profissão
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
Um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial deve cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, comprovar qualificação profissional na área de atuação, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, preencher diários de classe ou similares, estimular os alunos na busca de conhecimento, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, executar a manutenção preventiva, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, dialogar com outros setores ou unidades da escola, promover a exposição e venda de produtos do curso, preparar recursos audiovisuais, fixar critérios de avaliação dos alunos, criar relacionamentos de confiabilidade, simular situações atuais de trabalho, demonstrar perseverança, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, avaliar competências adquiridas anteriormente, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, comprovar certificação das competências, dialogar com os alunos, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, preparar material didático, demonstrar criatividade, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, demonstrar capacidade de organização, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, corrigir trabalhos, provas, exercícios, consultar manual do equipamento para manutenção, analisar as avaliações, participar de campanhas educativas, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, sistematizar a legislação na sua área, comprovar experiência na área específica, promover intercâmbios institucionais, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, registrar controles de estoque, revisar as metodologias e técnicas de ensino, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, utilizar referenciais de avaliação normatizados, ministrar palestras para públicos de fora da escola, dialogar com os meios de comunicação de massa, participar da captação de recursos financeiros e físicos, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, programar calendário de atividades para estágios de alunos, definir metodologias e técnicas de ensino, sistematizar as normas técnicas, encaminhar alunos para atendimentos específicos, preencher planilhas de custo, expressar-se com clareza, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, participar de ações institucionais com objetivo social, dialogar com os outros professores, negociar projetos e cursos, tomar parte na elaboração do calendário escolar, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, divulgar ideias através de projetos de ensino, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, estabelecer referenciais de avaliação, demonstrar tolerância e paciência, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, investigar diferentes recursos didáticos, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, fixar metas educacionais para a escola, tomar parte na organização do currículo escolar, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, processar materiais para a utilização em ensino, integrar-se em eventos da área, demonstrar capacidade de aprendizagem, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, orientar os alunos, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, demonstrar capacidade de avaliação, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, controlar o estoque de peças de reposição, adequar material pedagógico, programar a utilização de material didático-pedagógico, prestar assessoria técnica à comunidade, elaborar os planos de aula, agir eticamente na profissão, tomar providências em casos de emergência, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, selecionar material pedagógico, criar situações de trabalho em equipe, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, conferir a execução da manutenção, identificar novas fontes para atualização, dialogar com membros e instituições da comunidade, sistematizar a produção científica da área, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, especificar equipamentos para manutenção e reposição, sistematizar as mudanças tecnológicas, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, criar situações interativas com o mercado de trabalho, limpar os equipamentos, criar situações operacionais de atividades, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, participar de atividades de elaboração do plano de curso, auto avaliar-se, demonstrar flexibilidade, registrar as tarefas executadas pelos alunos, verificar o estado dos equipamentos de segurança, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, revisar material pedagógico, identificar características e interesses pessoais dos alunos, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, sistematizar os termos técnicos da área, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, propor cronograma de atividades pedagógicas, demonstrar liderança, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, confeccionar apostilas para apoio às aulas, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, organizar exposições de produtos, selecionar recursos didáticos, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 4.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial ficou em 8.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025
O salário de Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial mostrado aqui é resultado do levantamento de 8.803 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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