O dissídio de Professor de Educação Física no Ensino Médio 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232120 no cargo de Professor de Educação Física no Ensino Médio.

Estado com maior salário médio

Piauí

R$ 4.018,52

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

871 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 3.307,69

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Osasco - SP

315 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Ensino Médio

R$ 4.219,21

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Condicionamento Físico

531 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de educação física no ensino médio Ministra aulas de educação física no ensino médio, aplicando conhecimentos, procedimentos e técnicas do movimento do corpo humano e subsídios de outras ciências, com vistas ao desenvolvimento dos processos cognitivos, afetivos, psicomotores, sociais e éticos do educando, por meio de práticas corporais, como ginástica, jogos, dança, dentre outras atividades Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.

Prepara aulas, seleciona recursos e organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

O que faz um Professor de Educação Física no Ensino Médio

O Professor de educação física no ensino médio planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define as situações de aprendizagem, as estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.

Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas de educação física, programa atividades e elabora cronograma Define a extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento e a diversidade das turmas.

Define objetivos e prepara os recursos para o desenvolvimento dos processos cognitivos, afetivos, psicomotores, sociais e éticos, por meio de práticas corporais como ginástica, jogos, dança, entre outras modalidades Ministra aulas de educação física no ensino médio, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.

Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos artísticos, sociais e históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas, aptidão e prazer pela atividade física e atuação reflexiva e cooperativa Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos relativos às práticas de dimensão corporal tais como coordenação motora fina e global, estruturação espacial e corporal, organização temporal, imagem, esquema corporal e lateralidade.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito às diferenças, regras, coletividade, arte e cultura.

Propõe temas e projetos interdisciplinares Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, estimulado a autoestima, autoconfiança, concentração e disciplina.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores, situações-problema, jogos, lutas Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.

Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, impressos, audiovisuais e informatizados Elabora documentos, como diário de classe, planos escolares, registros de frequência e de aproveitamento, relatórios.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Controla recursos de trabalho e mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela fidedignidade de informações e cumprimento de prazos.

Funções do Professor de educação física no ensino médio

O profissional Professor de Educação Física no Ensino Médio deve participar de atividades institucionais, demonstrar competências pessoais, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, preparar aulas, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, comunicar-se, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, ensinar.

Condições de trabalho da profissão

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de educação física no ensino médio

Um Professor de educação física no ensino médio deve solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, influir na decisão da aquisição de material didático, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, definir o calendário, administrar conflitos, indicar os avanços da aprendizagem, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, refletir continuamente sobre a própria prática docente, dialogar com os alunos, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, organizar cursos para professores e comunidade, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, expressar-se com clareza, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, subsidiar os alunos para autoavaliação, definir objetivos para a área de conhecimento, discutir questões pedagógicas com os pares, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, incentivar a capacidade criadora dos alunos, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, comunicar resultados das avaliações dos alunos, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, conceber o projeto pedagógico da escola, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, assumir cargos de coordenação, representação, direção, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, acompanhar processo de aprendizagem, relacionar-se com a comunidade escolar, interagir com os alunos, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, aplicar instrumentos de avaliação, requisitar material pedagógico, estabelecer empatia com os alunos, medir o conhecimento específico, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, determinar temas e conteúdos da disciplina, indicar compra de material didático e pedagógico, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, estimular a continuidade da escolaridade, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, preparar-se para concursos docentes, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, elaborar instrumentos de avaliação, intervir na definição dos orçamentos da escola, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, estruturar a transmissão do conhecimento, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, adequar o planejamento às aulas, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, atender pais e alunos, ministrar aulas teóricas e práticas, ler jornais, revistas, periódicos e livros, integrar grupos de estudos interdisciplinares, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, escolher material didático e pedagógico, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, selecionar textos e bibliografia da aula, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, estimular a participação do aluno nas atividades, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola, atentar para reações dos alunos na sala, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Educação Física no Ensino Médio ficou em 6.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Educação Física no Ensino Médio e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 6.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Educação Física no Ensino Médio em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Educação Física no Ensino Médio ficou em 9.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2025

O salário de Professor de Educação Física no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.163 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Educação Física no Ensino Médio com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Educação Física no Ensino Médio CBO 232120 salário