O dissídio de Professor de Educação Física no Ensino Médio 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232120 no cargo de Professor de Educação Física no Ensino Médio.
Estado com maior salário médio
Piauí
R$ 4.018,52
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
871 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 3.307,69
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Osasco - SP
315 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Ensino Médio
R$ 4.219,21
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Condicionamento Físico
531 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de educação física no ensino médio Ministra aulas de educação física no ensino médio, aplicando conhecimentos, procedimentos e técnicas do movimento do corpo humano e subsídios de outras ciências, com vistas ao desenvolvimento dos processos cognitivos, afetivos, psicomotores, sociais e éticos do educando, por meio de práticas corporais, como ginástica, jogos, dança, dentre outras atividades Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.
Prepara aulas, seleciona recursos e organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
O que faz um Professor de Educação Física no Ensino Médio
O Professor de educação física no ensino médio planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define as situações de aprendizagem, as estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.
Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Prepara aulas de educação física, programa atividades e elabora cronograma Define a extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento e a diversidade das turmas.
Define objetivos e prepara os recursos para o desenvolvimento dos processos cognitivos, afetivos, psicomotores, sociais e éticos, por meio de práticas corporais como ginástica, jogos, dança, entre outras modalidades Ministra aulas de educação física no ensino médio, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.
Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos artísticos, sociais e históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas, aptidão e prazer pela atividade física e atuação reflexiva e cooperativa Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos relativos às práticas de dimensão corporal tais como coordenação motora fina e global, estruturação espacial e corporal, organização temporal, imagem, esquema corporal e lateralidade.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito às diferenças, regras, coletividade, arte e cultura.
Propõe temas e projetos interdisciplinares Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, estimulado a autoestima, autoconfiança, concentração e disciplina.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores, situações-problema, jogos, lutas Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.
Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.
Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, impressos, audiovisuais e informatizados Elabora documentos, como diário de classe, planos escolares, registros de frequência e de aproveitamento, relatórios.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Controla recursos de trabalho e mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela fidedignidade de informações e cumprimento de prazos.
Funções do Professor de educação física no ensino médio
O profissional Professor de Educação Física no Ensino Médio deve preparar aulas, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, participar de atividades institucionais, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, demonstrar competências pessoais, ensinar, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, comunicar-se.
Condições de trabalho da profissão
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de educação física no ensino médio
Um Professor de educação física no ensino médio deve zelar por uma postura ética na ação pedagógica, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, estimular a participação do aluno nas atividades, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, influir na decisão da aquisição de material didático, adequar o planejamento às aulas, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, selecionar textos e bibliografia da aula, estimular a continuidade da escolaridade, expressar-se com clareza, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, atentar para reações dos alunos na sala, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, conceber o projeto pedagógico da escola, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, organizar cursos para professores e comunidade, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, requisitar material pedagógico, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, interagir com os alunos, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, comunicar resultados das avaliações dos alunos, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, aplicar instrumentos de avaliação, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, intervir na definição dos orçamentos da escola, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, assumir cargos de coordenação, representação, direção, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, preparar-se para concursos docentes, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, escolher material didático e pedagógico, discutir questões pedagógicas com os pares, dialogar com os alunos, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, incentivar a capacidade criadora dos alunos, ministrar aulas teóricas e práticas, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, medir o conhecimento específico, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, definir o calendário, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, refletir continuamente sobre a própria prática docente, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, administrar conflitos, acompanhar processo de aprendizagem, definir objetivos para a área de conhecimento, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, indicar compra de material didático e pedagógico, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, integrar grupos de estudos interdisciplinares, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, subsidiar os alunos para autoavaliação, relacionar-se com a comunidade escolar, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, determinar temas e conteúdos da disciplina, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, indicar os avanços da aprendizagem, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, estruturar a transmissão do conhecimento, estabelecer empatia com os alunos, ler jornais, revistas, periódicos e livros, tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola, atender pais e alunos, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, elaborar instrumentos de avaliação.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Educação Física no Ensino Médio ficou em 5.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Educação Física no Ensino Médio e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 5.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Educação Física no Ensino Médio em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Educação Física no Ensino Médio ficou em 5.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2025
O salário de Professor de Educação Física no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.163 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Educação Física no Ensino Médio com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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