O dissídio de Professor de Educação Física no Ensino Médio 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232120 no cargo de Professor de Educação Física no Ensino Médio.

Estado com maior salário médio

Piauí

R$ 4.018,52

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

871 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 3.307,69

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Osasco - SP

315 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Ensino Médio

R$ 4.219,21

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Condicionamento Físico

531 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de educação física no ensino médio Ministra aulas de educação física no ensino médio, aplicando conhecimentos, procedimentos e técnicas do movimento do corpo humano e subsídios de outras ciências, com vistas ao desenvolvimento dos processos cognitivos, afetivos, psicomotores, sociais e éticos do educando, por meio de práticas corporais, como ginástica, jogos, dança, dentre outras atividades Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.

Prepara aulas, seleciona recursos e organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

O que faz um Professor de Educação Física no Ensino Médio

O Professor de educação física no ensino médio planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define as situações de aprendizagem, as estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.

Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas de educação física, programa atividades e elabora cronograma Define a extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento e a diversidade das turmas.

Define objetivos e prepara os recursos para o desenvolvimento dos processos cognitivos, afetivos, psicomotores, sociais e éticos, por meio de práticas corporais como ginástica, jogos, dança, entre outras modalidades Ministra aulas de educação física no ensino médio, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.

Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos artísticos, sociais e históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas, aptidão e prazer pela atividade física e atuação reflexiva e cooperativa Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos relativos às práticas de dimensão corporal tais como coordenação motora fina e global, estruturação espacial e corporal, organização temporal, imagem, esquema corporal e lateralidade.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito às diferenças, regras, coletividade, arte e cultura.

Propõe temas e projetos interdisciplinares Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, estimulado a autoestima, autoconfiança, concentração e disciplina.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores, situações-problema, jogos, lutas Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.

Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, impressos, audiovisuais e informatizados Elabora documentos, como diário de classe, planos escolares, registros de frequência e de aproveitamento, relatórios.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Controla recursos de trabalho e mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela fidedignidade de informações e cumprimento de prazos.

Funções do Professor de educação física no ensino médio

O profissional Professor de Educação Física no Ensino Médio deve ensinar, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, demonstrar competências pessoais, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, preparar aulas, comunicar-se, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, participar de atividades institucionais.

Condições de trabalho da profissão

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de educação física no ensino médio

Um Professor de educação física no ensino médio deve pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, escolher material didático e pedagógico, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, requisitar material pedagógico, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, acompanhar processo de aprendizagem, expressar-se com clareza, intervir na definição dos orçamentos da escola, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, determinar temas e conteúdos da disciplina, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, indicar os avanços da aprendizagem, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, ler jornais, revistas, periódicos e livros, definir o calendário, medir o conhecimento específico, conceber o projeto pedagógico da escola, refletir continuamente sobre a própria prática docente, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, estimular a participação do aluno nas atividades, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, aplicar instrumentos de avaliação, estruturar a transmissão do conhecimento, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, administrar conflitos, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola, preparar-se para concursos docentes, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, estabelecer empatia com os alunos, atender pais e alunos, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, selecionar textos e bibliografia da aula, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, interagir com os alunos, ministrar aulas teóricas e práticas, integrar grupos de estudos interdisciplinares, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, subsidiar os alunos para autoavaliação, influir na decisão da aquisição de material didático, comunicar resultados das avaliações dos alunos, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, organizar cursos para professores e comunidade, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, elaborar instrumentos de avaliação, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, discutir questões pedagógicas com os pares, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, adequar o planejamento às aulas, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, incentivar a capacidade criadora dos alunos, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, atentar para reações dos alunos na sala, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, estimular a continuidade da escolaridade, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, indicar compra de material didático e pedagógico, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, definir objetivos para a área de conhecimento, dialogar com os alunos, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, assumir cargos de coordenação, representação, direção, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, relacionar-se com a comunidade escolar, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Educação Física no Ensino Médio ficou em 6.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Educação Física no Ensino Médio e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 6.70% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Educação Física no Ensino Médio em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Educação Física no Ensino Médio ficou em 8.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2025

O salário de Professor de Educação Física no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.163 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Educação Física no Ensino Médio com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Educação Física no Ensino Médio CBO 232120 salário