O dissídio de Professor de Química no Ensino Médio 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232165 no cargo de Professor de Química no Ensino Médio.

Estado com maior salário médio

Piauí

R$ 20.767,71

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

432 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belém - PA

R$ 7.780,53

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

161 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de química no ensino médio Ministra aulas de química no ensino médio, considerando teorias e conceitos da ciência que estuda matéria e energia, suas propriedades, constituição, transformações Promove educação e a relação ensino e aprendizagem.

Responsabiliza-se pela formação dos alunos por meio de teorias, conceitos e experimentos de fenômenos químicos, para a compreensão dos processos químicos da matéria, suas propriedades e as leis que os regem Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático e organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas.

Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

O que faz um Professor de Química no Ensino Médio

O Professor de química no ensino médio prepara as atividades de química, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento, a diversidade e o interesse das turmas Define objetivos das aulas, prepara recursos para ensinar química, considerando temas como fenômenos da natureza, matéria e energia, uso consciente dos recursos naturais, impactos socioambientais, conservação e obtenção da energia, desenvolvimento sustentável.

Ministra aulas de química no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais.

Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações entre conteúdos, atitudes e valores Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos científicos e tecnológicos de relevância social, cultural, ambiental, histórica e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas e a compreensão das ciências da natureza.

Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de química Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, a relevância da ciência na origem e preservação da vida e temáticas coletivas.

Propõe estudos e projetos interdisciplinares.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas e projetos, podendo utilizar dispositivos e aplicativos digitais.

Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, analisar e avaliar os fenômenos químicos da matéria e da energia, considerando estrutura, transformações químicas, leis, cálculos, tendo em vista desenvolver as capacidades de analisar, elaborar hipóteses, estimativas, representar e interpretar modelos explicativos, dados e resultados experimentais, utilizar instrumentos de medição, para resolver situações-problema sob uma perspectiva científica.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, de questões orais e escritas, projetos, experimentos, situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.

Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.

Define e organiza eventos e estudos, atividades extraclasse educativas, culturais e sociais e acompanha acontecimentos em espaços extraescolares, referentes a visitas técnicas, palestras, exposições, feiras, centros e laboratórios de pesquisas científicas Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos em diferentes mídias.

Elabora documentos como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

Funções do Professor de química no ensino médio

O profissional Professor de Química no Ensino Médio deve demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de química no ensino médio

Um Professor de química no ensino médio deve respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, preparar-se para concursos docentes, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, acompanhar processo de aprendizagem, estimular a continuidade da escolaridade, expressar-se com clareza, estimular a participação do aluno nas atividades, refletir continuamente sobre a própria prática docente, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, administrar conflitos, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, incentivar a capacidade criadora dos alunos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Química no Ensino Médio ficou em 6.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Química no Ensino Médio e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 6.20% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Química no Ensino Médio em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Química no Ensino Médio ficou em 6.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2024

O salário de Professor de Química no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 1414 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Química no Ensino Médio com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Química no Ensino Médio CBO 232165 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Química no Ensino Médio em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Química no Ensino Médio por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 19h 4.524,77 4.700,14 6.632,97 49,62 6.70%
Rio de Janeiro 21h 3.814,33 3.962,16 5.591,52 37,88 7.70%
Minas Gerais 20h 3.211,99 3.336,48 4.708,54 32,59 4.60%
Pará 23h 5.749,96 5.972,81 8.429,01 52,61 7.40%
Paraná 21h 3.694,78 3.837,98 5.416,28 37,22 6.10%
Pernambuco 28h 6.749,33 7.010,92 9.894,02 50,13 5.30%
Bahia 25h 2.813,84 2.922,90 4.124,88 23,81 5.20%
Goiás 22h 3.736,46 3.881,27 5.477,37 35,65 4.40%
Rio Grande do Sul 15h 3.147,67 3.269,66 4.614,25 42,46 6.80%
Santa Catarina 21h 3.051,54 3.169,81 4.473,33 30,61 5.90%
Distrito Federal 26h 4.707,29 4.889,73 6.900,54 37,61 6.80%
Rio Grande do Norte 31h 3.750,64 3.896,00 5.498,15 25,25 7.00%
Espírito Santo 24h 4.957,16 5.149,29 7.266,83 43,21 4.50%
Sergipe 31h 2.737,47 2.843,57 4.012,92 18,35 6.40%
Mato Grosso 21h 3.104,75 3.225,08 4.551,33 30,78 8.00%
Paraíba 33h 8.739,75 9.078,48 12.811,83 54,50 6.20%
Mato Grosso do Sul 20h 3.684,31 3.827,11 5.400,93 38,58 6.40%
Amazonas 29h 3.423,11 3.555,78 5.018,02 24,71 7.80%
Ceará 22h 10.886,88 11.308,82 15.959,35 103,36 7.20%
Piauí 22h 19.992,85 20.767,71 29.308,02 190,65 5.80%
Maranhão 18h 3.223,69 3.348,63 4.725,69 37,81 6.10%
Tocantins 24h 4.782,64 4.968,00 7.010,99 42,28 7.70%
Acre 22h 2.172,98 2.257,20 3.185,43 20,90 6.80%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Química no Ensino Médio.

Dissídio de Professor de Química no Ensino Médio por cidade

Quanto ganha um Professor de Química no Ensino Médio nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Química no Ensino Médio na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 20 5.743,44 5.966,04 8.419,46 59,00 4.20%
Rio de Janeiro, RJ 19 3.703,30 3.846,83 5.428,76 41,33 6.60%
Belém, PA 21 7.490,23 7.780,53 10.980,12 73,31 4.80%
Brasília, DF 26 4.707,29 4.889,73 6.900,54 37,61 4.80%
Goiânia, GO 22 3.891,10 4.041,91 5.704,06 37,28 7.40%
Recife, PE 27 5.396,04 5.605,18 7.910,20 40,92 5.10%
Belo Horizonte, MG 19 4.190,73 4.353,15 6.143,30 46,94 5.60%
Aracaju, SE 33 2.873,03 2.984,38 4.211,65 18,04 8.10%
Ribeirão Preto, SP 13 2.226,51 2.312,81 3.263,90 36,14 7.90%
Manaus, AM 29 3.423,11 3.555,78 5.018,02 24,71 8.30%
Curitiba, PR 25 4.368,36 4.537,66 6.403,69 36,12 5.00%
Feira de Santana, BA 21 3.002,42 3.118,79 4.401,33 29,06 4.10%
Salvador, BA 18 2.389,37 2.481,98 3.502,64 27,08 6.50%
Guarulhos, SP 18 2.556,18 2.655,25 3.747,17 29,04 6.30%
São José dos Campos, SP 15 3.156,26 3.278,59 4.626,84 44,35 4.70%
Uberlândia, MG 15 2.322,90 2.412,93 3.405,19 31,57 7.00%
Campinas, SP 16 5.911,35 6.140,46 8.665,60 78,26 6.30%
Valparaiso de Goiás, GO 21 1.727,71 1.794,67 2.532,69 16,89 4.90%
Taubaté, SP 12 2.219,72 2.305,75 3.253,94 37,90 5.90%
Florianópolis, SC 17 2.656,85 2.759,82 3.894,74 33,18 5.20%
Natal, RN 33 3.771,83 3.918,01 5.529,21 24,04 8.30%
São José do Rio Preto, SP 15 3.064,53 3.183,30 4.492,37 42,44 5.70%
Vila Velha, ES 16 2.138,89 2.221,79 3.135,45 28,48 5.90%
João Pessoa, PB 33 11.570,75 12.019,20 16.961,86 73,74 6.10%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Química no Ensino Médio. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Química no Ensino Médio no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Ensino fundamental 4.192,72 4.355,22 6.146,21 6.00%
Ensino médio 4.311,80 4.478,91 6.320,77 4.90%
Educação infantil - pré-escola 5.152,74 5.352,44 7.553,53 4.20%
Cursos preparatórios para concursos 6.550,43 6.804,31 9.602,44 8.30%
Educação infantil - creche 4.039,37 4.195,93 5.921,42 4.70%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 3.708,48 3.852,21 5.436,35 4.20%
Educação profissional de nível técnico 3.574,84 3.713,39 5.240,45 7.40%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 3.132,01 3.253,39 4.591,29 4.20%
Educação superior - graduação 4.195,83 4.358,45 6.150,78 5.00%
Educação superior - graduação e pós-graduação 3.880,64 4.031,04 5.688,72 7.20%
Ensino de idiomas 7.603,18 7.897,86 11.145,69 4.80%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.567,49 2.667,00 3.763,75 7.90%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 3.444,12 3.577,60 5.048,82 5.00%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 3.005,52 3.122,00 4.405,86 5.40%
Holdings de instituições não-financeiras 2.986,19 3.101,93 4.377,53 7.50%
Atividades de organizações religiosas 2.994,93 3.111,00 4.390,34 7.40%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.940,30 2.015,50 2.844,33 7.70%
Educação superior - pós-graduação e extensão 3.809,36 3.957,00 5.584,24 7.00%
Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente 3.274,11 3.401,00 4.799,59 4.60%
Agenciamento de profissionais para atividades esportivas, culturais e artísticas 2.145,83 2.229,00 3.145,63 6.00%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.