O dissídio de Professor de Educação Física no Ensino Médio 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232120 no cargo de Professor de Educação Física no Ensino Médio.

Estado com maior salário médio

Piauí

R$ 4.018,52

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

871 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 3.307,69

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Osasco - SP

315 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Ensino Médio

R$ 4.219,21

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Condicionamento Físico

531 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de educação física no ensino médio Ministra aulas de educação física no ensino médio, aplicando conhecimentos, procedimentos e técnicas do movimento do corpo humano e subsídios de outras ciências, com vistas ao desenvolvimento dos processos cognitivos, afetivos, psicomotores, sociais e éticos do educando, por meio de práticas corporais, como ginástica, jogos, dança, dentre outras atividades Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.

Prepara aulas, seleciona recursos e organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

O que faz um Professor de Educação Física no Ensino Médio

O Professor de educação física no ensino médio planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define as situações de aprendizagem, as estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.

Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas de educação física, programa atividades e elabora cronograma Define a extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento e a diversidade das turmas.

Define objetivos e prepara os recursos para o desenvolvimento dos processos cognitivos, afetivos, psicomotores, sociais e éticos, por meio de práticas corporais como ginástica, jogos, dança, entre outras modalidades Ministra aulas de educação física no ensino médio, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.

Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos artísticos, sociais e históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas, aptidão e prazer pela atividade física e atuação reflexiva e cooperativa Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos relativos às práticas de dimensão corporal tais como coordenação motora fina e global, estruturação espacial e corporal, organização temporal, imagem, esquema corporal e lateralidade.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito às diferenças, regras, coletividade, arte e cultura.

Propõe temas e projetos interdisciplinares Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, estimulado a autoestima, autoconfiança, concentração e disciplina.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores, situações-problema, jogos, lutas Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.

Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, impressos, audiovisuais e informatizados Elabora documentos, como diário de classe, planos escolares, registros de frequência e de aproveitamento, relatórios.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Controla recursos de trabalho e mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela fidedignidade de informações e cumprimento de prazos.

Funções do Professor de educação física no ensino médio

O profissional Professor de Educação Física no Ensino Médio deve planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, ensinar, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, participar de atividades institucionais, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, preparar aulas, acompanhar a produção da Área educacional e cultural.

Condições de trabalho da profissão

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de educação física no ensino médio

Um Professor de educação física no ensino médio deve definir conteúdos e atividades interdisciplinares, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, expressar-se com clareza, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, definir o calendário, estruturar a transmissão do conhecimento, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, assumir cargos de coordenação, representação, direção, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, interagir com os alunos, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, adequar o planejamento às aulas, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, aplicar instrumentos de avaliação, estimular a continuidade da escolaridade, administrar conflitos, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, determinar temas e conteúdos da disciplina, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, selecionar textos e bibliografia da aula, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, definir objetivos para a área de conhecimento, influir na decisão da aquisição de material didático, conceber o projeto pedagógico da escola, refletir continuamente sobre a própria prática docente, subsidiar os alunos para autoavaliação, comunicar resultados das avaliações dos alunos, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, ler jornais, revistas, periódicos e livros, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, integrar grupos de estudos interdisciplinares, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, incentivar a capacidade criadora dos alunos, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, intervir na definição dos orçamentos da escola, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, relacionar-se com a comunidade escolar, indicar os avanços da aprendizagem, estabelecer empatia com os alunos, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, discutir questões pedagógicas com os pares, acompanhar processo de aprendizagem, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, escolher material didático e pedagógico, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, atentar para reações dos alunos na sala, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, estimular a participação do aluno nas atividades, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, dialogar com os alunos, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, atender pais e alunos, indicar compra de material didático e pedagógico, requisitar material pedagógico, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, preparar-se para concursos docentes, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, medir o conhecimento específico, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, elaborar instrumentos de avaliação, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, ministrar aulas teóricas e práticas, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, organizar cursos para professores e comunidade, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Educação Física no Ensino Médio ficou em 6.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Educação Física no Ensino Médio e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 6.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Educação Física no Ensino Médio em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Educação Física no Ensino Médio ficou em 8.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2025

O salário de Professor de Educação Física no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.163 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Educação Física no Ensino Médio com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Educação Física no Ensino Médio CBO 232120 salário