O dissídio de Professor de Artes no Ensino Médio 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232105 no cargo de Professor de Artes no Ensino Médio.

Estado com maior salário médio

Ceará

R$ 26.323,23

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

404 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Trindade - GO

R$ 6.830,71

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

118 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de artes no ensino médio Ministra aulas de artes no ensino médio, instruindo os alunos com técnicas para transpor o mundo que os cerca e se expressarem por meio de linguagens presentes nas artes visuais, circenses, audiovisuais, dança, música, teatro Promove educação e a relação ensino e aprendizagem, em instituições de ensino.

Responsabiliza-se pela formação dos alunos, considerando o conceito de arte como instrumento de socialização, comunicação e humanização Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático e organiza atividades educativas, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas.

Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

O que faz um Professor de Artes no Ensino Médio

O Professor de artes no ensino médio planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas de expressão artística Estabelece conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.

Define atividades extraclasse e ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara atividades, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento, a diversidade e o interesse das turmas Define objetivos, prepara recursos para ensinar técnicas de desenho, pintura, escultura, artes digitais e audiovisuais, fotografia, interpretação teatral, artes circenses, entre outras.

Ministra aulas de artes no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos culturais, sociais, históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, arte e cultura, estética, valorização do patrimônio cultural e temáticas coletivas.

Propõe projetos interdisciplinares.

Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à percepção, à subjetividade, à criatividade e à apreciação de produção de arte de diversos gêneros, tendo em vista desenvolver as capacidades de expressão e comunicação nas manifestações de arte, bem como de apreciação das mais diferentes linguagens artísticas e culturais.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, de questões orais e escritas, projetos integradores, situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.

Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e sistemática de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Define e organiza eventos e estudos, atividades extraclasse educativas, culturais e sociais e acompanha acontecimentos em espaços extraescolares, referentes a visitas técnicas, palestras, exposições, feiras, teatros, cinemas, bibliotecas Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos em diferentes mídias.

Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade.

Controla desperdícios de materiais e mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

Funções do Professor de artes no ensino médio

O profissional Professor de Artes no Ensino Médio deve comunicar-se, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, ensinar, participar de atividades institucionais, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, demonstrar competências pessoais, preparar aulas.

Condições de trabalho da profissão

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de artes no ensino médio

Um Professor de artes no ensino médio deve reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, indicar os avanços da aprendizagem, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea, expressar-se com clareza, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, requisitar material pedagógico, estabelecer empatia com os alunos, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, elaborar instrumentos de avaliação, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, administrar conflitos, ministrar aulas teóricas e práticas, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, relacionar-se com a comunidade escolar, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, estimular a participação do aluno nas atividades, estimular a continuidade da escolaridade, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, subsidiar os alunos para autoavaliação, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, ler jornais, revistas, periódicos e livros, influir na definição dos planos de carreira, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, adequar o planejamento às aulas, comentar os resultados das avaliações com os alunos, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, conceber o projeto pedagógico da escola, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, incentivar a capacidade criadora dos alunos, atender pais e alunos, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, escolher material didático e pedagógico, medir o conhecimento específico, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, dialogar com os alunos, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, determinar temas e conteúdos da disciplina, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, preparar-se para concursos docentes, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, estruturar a transmissão do conhecimento, definir objetivos para a área de conhecimento, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, aplicar instrumentos de avaliação, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, discutir questões pedagógicas com os pares, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, escolher livro didático, interagir com os alunos, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, selecionar textos e bibliografia da aula, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, refletir continuamente sobre a própria prática docente, intervir na definição dos orçamentos da escola, acompanhar processo de aprendizagem, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, indicar compra de material didático e pedagógico, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, atentar para reações dos alunos na sala, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, definir o calendário, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, assumir cargos de coordenação, representação, direção.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Artes no Ensino Médio ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Artes no Ensino Médio e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 5.40% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Artes no Ensino Médio em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Artes no Ensino Médio ficou em 3.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2024

O salário de Professor de Artes no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 1342 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Artes no Ensino Médio com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Artes no Ensino Médio CBO 232105 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Artes no Ensino Médio em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Artes no Ensino Médio por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 27h 3.817,49 3.965,45 5.596,16 28,89 4.10%
Rio de Janeiro 30h 4.441,24 4.613,37 6.510,53 31,00 7.70%
Paraná 25h 2.815,97 2.925,11 4.128,00 23,62 6.30%
Distrito Federal 31h 5.475,23 5.687,43 8.026,28 36,55 6.00%
Santa Catarina 30h 3.719,02 3.863,15 5.451,80 25,47 8.20%
Goiás 34h 4.069,34 4.227,05 5.965,35 25,22 4.80%
Minas Gerais 29h 2.890,95 3.003,00 4.237,92 20,80 6.40%
Bahia 30h 2.296,19 2.385,19 3.366,05 15,88 8.00%
Rio Grande do Sul 19h 3.525,49 3.662,13 5.168,10 37,87 4.10%
Pará 33h 4.277,24 4.443,01 6.270,11 27,01 7.90%
Mato Grosso 26h 2.137,44 2.220,28 3.133,32 17,30 7.60%
Ceará 29h 25.341,09 26.323,23 37.148,14 179,53 8.30%
Maranhão 22h 5.067,28 5.263,68 7.428,26 48,08 5.80%
Mato Grosso do Sul 19h 2.145,66 2.228,82 3.145,38 23,98 7.10%
Rondônia 34h 1.417,97 1.472,93 2.078,64 8,63 6.90%
Pernambuco 30h 2.274,83 2.363,00 3.334,74 15,64 5.90%
Alagoas 29h 2.254,95 2.342,35 3.305,59 16,33 7.20%
Sergipe 24h 4.041,02 4.197,64 5.923,83 34,72 8.30%
Amazonas 32h 3.608,16 3.748,00 5.289,29 23,80 4.70%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Artes no Ensino Médio.

Dissídio de Professor de Artes no Ensino Médio por cidade

Quanto ganha um Professor de Artes no Ensino Médio nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Artes no Ensino Médio na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 26 5.233,00 5.435,82 7.671,19 41,46 5.10%
Brasília, DF 31 5.475,23 5.687,43 8.026,28 36,55 6.70%
Rio de Janeiro, RJ 32 5.760,75 5.984,02 8.444,83 37,95 8.10%
Salvador, BA 32 2.695,72 2.800,20 3.951,72 17,24 5.70%
Candido Mota, SP 40 1.303,12 1.353,63 1.910,28 6,81 5.10%
Trindade, GO 44 6.575,85 6.830,71 9.639,70 31,05 5.20%
Campos Novos, SC 39 4.684,37 4.865,92 6.866,94 24,76 8.00%
Curitiba, PR 24 3.013,29 3.130,08 4.417,26 26,04 6.60%
Belém, PA 32 4.793,82 4.979,62 7.027,39 30,75 5.20%
Goiânia, GO 26 2.975,51 3.090,83 4.361,87 23,78 7.70%
São Luís, MA 20 5.627,54 5.845,65 8.249,55 58,46 4.10%
Fortaleza, CE 38 5.870,23 6.097,75 8.605,32 32,23 4.70%
Niterói, RJ 32 2.846,08 2.956,38 4.172,14 18,24 7.90%
São Bernardo do Campo, SP 33 4.018,43 4.174,17 5.890,71 24,95 7.80%
Congonhas, MG 42 3.119,99 3.240,91 4.573,66 15,61 5.40%
Louveira, SP 26 5.091,66 5.289,00 7.464,00 41,43 8.10%
Porto Alegre, RS 16 2.198,91 2.284,14 3.223,44 28,83 7.00%
Bertioga, SP 40 4.824,18 5.011,15 7.071,89 25,06 8.00%
Cuiabá, MT 18 1.911,96 1.986,06 2.802,79 22,55 4.50%
Luziânia, GO 24 1.887,64 1.960,80 2.767,14 16,23 7.70%
Rondonópolis, MT 39 1.855,63 1.927,55 2.720,21 9,77 5.20%
Maceió, AL 29 2.266,30 2.354,14 3.322,23 16,39 7.10%
Tauá, CE 14 49.251,17 51.160,00 72.198,53 741,45 5.50%
São José dos Campos, SP 33 3.558,19 3.696,10 5.216,05 22,75 5.10%
Caxias do Sul, RS 20 4.642,95 4.822,90 6.806,22 48,23 4.10%
Manaus, AM 32 3.608,16 3.748,00 5.289,29 23,80 7.70%
Matão, SP 18 1.615,01 1.677,60 2.367,48 18,44 4.90%
Apucarana, PR 35 2.352,91 2.444,10 3.449,19 14,09 5.40%
Barroso, MG 29 3.547,51 3.685,00 5.200,38 25,86 4.60%
Porto Velho, RO 40 1.373,18 1.426,40 2.012,98 7,20 7.70%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Artes no Ensino Médio. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Artes no Ensino Médio no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Ensino fundamental 3.999,41 4.154,42 5.862,84 6.20%
Ensino médio 4.478,12 4.651,68 6.564,59 4.90%
Educação infantil - pré-escola 3.229,53 3.354,70 4.734,26 6.60%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.927,96 3.041,43 4.292,16 6.10%
Administração pública em geral 3.662,30 3.804,24 5.368,66 4.30%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 5.772,97 5.996,72 8.462,75 7.00%
Serviços de assistência social sem alojamento 1.762,49 1.830,80 2.583,67 5.80%
Educação infantil - creche 3.274,22 3.401,12 4.799,76 7.80%
Educação superior - graduação 6.199,39 6.439,66 9.087,84 8.30%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 4.583,97 4.761,63 6.719,75 5.40%
Cursos preparatórios para concursos 5.866,31 6.093,67 8.599,57 5.80%
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte 2.471,11 2.566,88 3.622,46 7.50%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 45.875,66 47.653,67 67.250,28 7.20%
Educação profissional de nível técnico 2.125,11 2.207,47 3.115,25 7.00%
Ensino de idiomas 5.797,42 6.022,12 8.498,59 7.70%
Ensino de esportes 1.561,70 1.622,22 2.289,33 4.40%
Atividades de organizações sindicais 1.347,76 1.400,00 1.975,72 7.50%
Atividades de condicionamento físico 1.859,92 1.932,00 2.726,50 6.00%
Ensino de música 1.823,65 1.894,33 2.673,34 7.60%
Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares 2.264,24 2.352,00 3.319,21 7.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.