O dissídio de Professor de História no Ensino Médio 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232140 no cargo de Professor de História no Ensino Médio.
Estado com maior salário médio
Espírito Santo
R$ 8.469,67
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
307 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Goiânia - GO
R$ 8.451,33
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
117 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de história no ensino médio Ministra aulas de história, no ensino médio, considerando conhecimentos e conceitos referentes a acontecimentos, fenômenos, fatos sociais, ambientais, econômicos, políticos, religiosos, culturais, ocorridos em diferentes espaços territoriais, conjunturas e tempos passados, e a influência desses no contexto presente da humanidade Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.
Prepara aulas, seleciona e elabora recursos didáticos, organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas Registra atividades desenvolvidas Propõe atividades extraclasse.
Atua conforme a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
O que faz um Professor de História no Ensino Médio
O Professor de história no ensino médio planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define conteúdo programático de história, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona e elabora recursos didáticos.
Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Ministra aulas de história no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática.
Estimula debates em classe para desenvolver atitudes e valores Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas, estabelecendo relações com fatos atuais e o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas, apropriação de elementos argumentativos consistentes e a compreensão do tempo presente.
Promove a educação dos alunos, responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de história, conceitos e atitudes referentes a tradições e costumes, fenômenos, datas, fatos sociais, econômicos, políticos, ambientais, religiosos e culturais ocorridos em diferentes espaços territoriais e em diversas conjunturas e tempos passados, e a influência desses no contexto presente da humanidade, na perspectiva em que o mundo é explicável, compreensível e passível de transformações.
Desenvolve atividades para que o aluno ordene, no tempo e no espaço, eventos históricos do ocidente, selecione, compreenda e reflita sobre a produção, a circulação e o registro de memórias históricas, reconheça, avalie e interprete diferentes versões de um evento histórico para que possa elaborar sua própria versão Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito à natureza e às diversidades, às diferenças sociais e culturais entre os povos.
Propõe temas e projetos interdisciplinares.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a argumentação e a pesquisa com autonomia Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.
Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.
Organiza atividades extraclasse educativas, culturais e sociais, e acompanha eventos em espaços extraescolares, como eventos cívicos e culturais, visitas, exposições, palestras Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de formação continuada, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, impressos, audiovisuais e informatizados Elabora documentos como diário de classe, planos escolares, registros de frequência e de aproveitamento, relatórios.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, comunicando-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Cumpre prazos e zela pela fidedignidade de informações.
Funções do Professor de história no ensino médio
O profissional Professor de História no Ensino Médio deve demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de história no ensino médio
Um Professor de história no ensino médio deve atuar nas associações sindicais e acadêmicas, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, estimular a participação do aluno nas atividades, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, administrar conflitos, expressar-se com clareza, preparar-se para concursos docentes, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, estimular a continuidade da escolaridade, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, acompanhar processo de aprendizagem, incentivar a capacidade criadora dos alunos, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, refletir continuamente sobre a própria prática docente, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor de História no Ensino Médio ficou em 7.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de História no Ensino Médio e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 7.20% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de História no Ensino Médio em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de História no Ensino Médio ficou em 5.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2024
O salário de Professor de História no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 994 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de História no Ensino Médio com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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Valor do salário na CCT 2024 de Professor de História no Ensino Médio em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 21h | 4.555,72 | 4.732,29 | 6.678,35 | 44,50 | 7.20% |
Rio de Janeiro | 26h | 4.062,18 | 4.219,62 | 5.954,85 | 32,19 | 6.40% |
Minas Gerais | 21h | 4.003,66 | 4.158,83 | 5.869,06 | 38,89 | 7.70% |
Santa Catarina | 21h | 3.964,29 | 4.117,93 | 5.811,35 | 38,47 | 6.70% |
Goiás | 29h | 6.138,72 | 6.376,64 | 8.998,91 | 44,38 | 5.90% |
Bahia | 21h | 2.682,73 | 2.786,70 | 3.932,68 | 26,39 | 5.80% |
Pará | 26h | 3.148,37 | 3.270,39 | 4.615,27 | 25,36 | 8.00% |
Pernambuco | 35h | 5.880,18 | 6.108,08 | 8.619,90 | 34,48 | 6.00% |
Rio Grande do Sul | 18h | 3.026,85 | 3.144,17 | 4.437,14 | 34,40 | 6.70% |
Distrito Federal | 33h | 7.980,36 | 8.289,65 | 11.698,61 | 50,48 | 4.80% |
Paraná | 23h | 3.500,30 | 3.635,97 | 5.131,18 | 32,23 | 8.00% |
Piauí | 26h | 6.958,77 | 7.228,47 | 10.201,04 | 55,38 | 7.00% |
Ceará | 23h | 4.808,21 | 4.994,56 | 7.048,48 | 42,85 | 8.30% |
Amazonas | 30h | 3.320,09 | 3.448,76 | 4.867,00 | 22,99 | 7.50% |
Mato Grosso do Sul | 18h | 2.473,40 | 2.569,26 | 3.625,82 | 29,13 | 4.70% |
Rio Grande do Norte | 36h | 4.690,33 | 4.872,12 | 6.875,68 | 26,78 | 5.60% |
Paraíba | 35h | 4.668,34 | 4.849,27 | 6.843,43 | 27,98 | 8.00% |
Amapá | 29h | 6.211,51 | 6.452,25 | 9.105,61 | 44,12 | 6.80% |
Maranhão | 35h | 2.541,98 | 2.640,50 | 3.726,35 | 15,27 | 6.90% |
Alagoas | 17h | 1.850,03 | 1.921,73 | 2.712,00 | 22,61 | 6.00% |
Tocantins | 23h | 3.662,07 | 3.804,00 | 5.368,32 | 32,82 | 5.70% |
Sergipe | 23h | 2.405,39 | 2.498,62 | 3.526,13 | 21,92 | 8.30% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de História no Ensino Médio. |
Dissídio de Professor de História no Ensino Médio por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 21 | 5.785,58 | 6.009,81 | 8.481,22 | 56,94 | 4.40% |
Rio de Janeiro, RJ | 27 | 4.060,81 | 4.218,19 | 5.952,84 | 30,77 | 4.40% |
Belo Horizonte, MG | 23 | 5.760,14 | 5.983,39 | 8.443,94 | 51,68 | 4.70% |
Brasília, DF | 33 | 7.980,36 | 8.289,65 | 11.698,61 | 50,48 | 7.90% |
Goiânia, GO | 32 | 8.136,01 | 8.451,33 | 11.926,78 | 52,21 | 7.50% |
Recife, PE | 39 | 6.909,52 | 7.177,32 | 10.128,84 | 36,91 | 6.60% |
Santo André, SP | 21 | 2.881,45 | 2.993,13 | 4.223,99 | 28,68 | 8.00% |
Campinas, SP | 18 | 4.413,93 | 4.585,00 | 6.470,49 | 49,84 | 5.80% |
Salvador, BA | 21 | 2.771,87 | 2.879,30 | 4.063,35 | 26,89 | 4.40% |
Belém, PA | 23 | 3.119,55 | 3.240,45 | 4.573,03 | 28,52 | 5.40% |
Florianópolis, SC | 21 | 5.169,11 | 5.369,45 | 7.577,54 | 51,36 | 4.80% |
Fortaleza, CE | 20 | 4.037,61 | 4.194,10 | 5.918,84 | 42,58 | 5.00% |
Manaus, AM | 25 | 3.654,58 | 3.796,22 | 5.357,34 | 30,86 | 8.00% |
Teresina, PI | 19 | 3.016,10 | 3.133,00 | 4.421,38 | 32,98 | 7.00% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de História no Ensino Médio. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de História no Ensino Médio no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Ensino fundamental | 4.524,94 | 4.700,31 | 6.633,22 | 4.50% | |
Ensino médio | 4.454,76 | 4.627,41 | 6.530,34 | 8.30% | |
Educação infantil - pré-escola | 4.070,61 | 4.228,38 | 5.967,21 | 6.10% | |
Cursos preparatórios para concursos | 2.868,83 | 2.980,01 | 4.205,49 | 4.60% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 3.523,73 | 3.660,30 | 5.165,53 | 4.60% | |
Educação infantil - creche | 3.244,16 | 3.369,90 | 4.755,70 | 8.30% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 4.378,83 | 4.548,54 | 6.419,03 | 5.80% | |
Educação profissional de nível técnico | 3.263,11 | 3.389,58 | 4.783,48 | 6.20% | |
Educação superior - graduação | 1.737,65 | 1.805,00 | 2.547,27 | 6.90% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 3.312,00 | 3.440,36 | 4.855,14 | 4.60% | |
Administração pública em geral | 3.123,93 | 3.245,00 | 4.579,44 | 4.50% | |
Ensino de idiomas | 8.601,75 | 8.935,13 | 12.609,52 | 7.50% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 6.685,45 | 6.944,56 | 9.800,37 | 7.10% | |
Educação superior - pós-graduação e extensão | 3.442,34 | 3.575,75 | 5.046,21 | 7.20% | |
Atividades de organizações religiosas | 7.766,06 | 8.067,05 | 11.384,46 | 5.60% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 4.852,92 | 5.041,00 | 7.114,01 | 7.60% | |
Atividades de organizações sindicais | 1.838,74 | 1.910,00 | 2.695,45 | 8.10% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 4.243,53 | 4.408,00 | 6.220,70 | 4.60% | |
Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos | 5.171,57 | 5.372,00 | 7.581,13 | 6.90% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |