O dissídio de Primeiro Oficial de Náutica (comandante) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215115 no cargo de Primeiro Oficial de Náutica (comandante).
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 11.317,98
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
344 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Simão - GO
R$ 10.023,45
Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
152 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Comandante da marinha mercante Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros.
Administra pessoal e gerencia material de bordo Supervisiona e coordena operações diversificadas como manutenção e inspeção a bordo, dentre outras fainas do navio Qualifica pessoal aquaviário.
Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Primeiro Oficial de Náutica (comandante)
O Comandante da marinha mercante inspeciona ou faz inspecionar a embarcação, diariamente, para verificar as condições de asseio, higiene e segurança Cumpre disposições previstas nas instruções sobre os meios de salvamento a bordo, assegura a ordem e serventia das embarcações auxiliares de salvamento, toma precauções para segurança da embarcação, em viagem e no porto.
Avalia estanqueidade de porões.
Cumpre e aplica legislação Supervisiona o carregamento, a descarga, o lastro e o deslastro da embarcação, de acordo com normas de segurança.
Avalia a quantidade de carga movimentada Supervisiona postos de manobras.
Elabora plano para reboque.
Avalia o estado do mar e outros ambientes aquaviários para início e paralisação de manobras Avalia condições para desatracação e desamarração.
Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas, cumprindo e fazendo cumprir – por todos os subordinados, as leis e regulamentos em vigor, mantendo a disciplina na sua embarcação, zelando pela execução dos deveres dos tripulantes, de todas as categorias e funções sob as suas ordens.
Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros, realizando o plano de viagem Durante a viagem, controla as condições da carga, bem como as condições operacionais dos tanques da embarcação Avalia condições externas, como vento e correntes.
Assume pessoalmente a direção da embarcação, sempre que necessário, por ocasião de travessias perigosas, entrada e saída de portos, atracação e desatracação, manobras de fundear ou suspender, entrada e saída de diques, em temporais, cerração ou qualquer outra manobra da embarcação em casos de emergência Avalia condições de calado, de atracação e de amarração Coordena fainas de embarque e desembarque de capitão de manobra e de prático em zonas de praticagem.
Administra pessoal, delegando poderes aos subordinados para distribuição de serviços, visando ao bom andamento dos trabalhos de bordo Organiza os serviços de quarto, de forma a manter a vigilância e a segurança da navegação.
Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo.
Impõe penas disciplinares aos que perturbarem a ordem na embarcação, cometerem faltas disciplinares ou deixarem de fazer o serviço que lhes compete, comunicando às autoridades constituídas, de acordo com a legislação Supervisiona serviços de terceiros em embarcações e unidades aquaviárias móveis Fiscaliza e repreende contrabando, transporte de armas, munições e cargas não declaradas em manifesto (relação completa das mercadorias transportadas por navio).
Gerencia material de bordo, superintendendo os serviços de abastecimento e reparos, manutenção, docagem e reclassificação da embarcação, visando as respectivas faturas, relatórios de serviço e pedidos, bem como todos e quaisquer outros documentos Implanta e mantém sistemas de controle sobre planos de bordo, certificação da tripulação e manuais técnicos, dentre outros documentos obrigatórios da embarcação Gerencia operações atinentes ao material de custeio, e aos sobressalentes de equipamentos.
Supervisiona e coordena operações de manutenção de bordo, de dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas navais, a fim de garantir plenas condições operacionais da embarcação Implanta e faz cumprir, a bordo, plano de prevenção e combate à poluição.
Funções do Comandante da marinha mercante
O profissional Primeiro Oficial de Náutica (comandante) deve qualificar pessoal, realizar inspeção naval a bordo, gerenciar operações, gerenciar material de bordo, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), demonstrar competências pessoais, administrar pessoal, coordenar manutenção de bordo, navegar com segurança, operar cargas.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Comandante da marinha mercante
Um Comandante da marinha mercante deve acionar plano de emergência, tomar decisões rápidas em situações críticas, inspecionar equipamentos de segurança, coordenar postos de emergência, efetuar auditorias internas, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), controlar material de passadiço, testar equipamentos de salvatagem, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), conduzir embarcação rápida de salvamento, executar procedimentos para navegação em mau tempo, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), controlar manuais técnicos de bordo, demonstrar raciocínio sintético, preparar documentação para despacho da embarcação, controlar as condições da carga durante a viagem, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, definir área segura para trabalho, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança), controlar material de custeio, trabalhar sob pressão, orientar estagiário-aluno a bordo, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, realizar o plano de viagem, operar guincho de manuseio de âncoras, controlar certificação da tripulação, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, supervisionar operações de carga e descarga, inspecionar equipamentos de convés, avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental, fiscalizar a aplicação da legislação, executar procedimentos para navegação em águas rasas, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, conferir certificação da embarcação, discriminar sons e ruídos, avaliar as condições para desatracação, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, efetuar os registros pertinentes, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, demonstrar capacidade de improvisação, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, avaliar as condições de atracação, coordenar navegação de objeto rebocado, avaliar as condições para desamarração, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma, verificar peação da carga, realizar comunicação de bordo, supervisionar o sms, discriminar cores, controlar certificados regulamentares de bordo, controlar pressão atmosférica dos tanques, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, preparar a unidade para reboque, ministrar treinamento em terra, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, conferir certificação da tripulação, avaliar as condições para amarração, inspecionar equipamentos de salvatagem, coordenar reuniões de segurança, operar sistema de posicionamento dinâmico, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, emitir permissão para trabalho, elaborar material didático, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, controlar rancho, coordenar a operação do guincho de reboque, demonstrar capacidade de adaptação, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, supervisionar pessoal de segurança do trabalho, elaborar conteúdo programático, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, supervisionar equipe de convés, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, testar equipamentos de segurança, proferir palestras, demonstrar capacidade de negociação, trabalhar em equipe, demonstrar raciocínio analítico, controlar material de combate à poluição, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, avaliar o preparo da tripulação, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, supervisionar seção de câmara, controlar atmosfera do tanque, executar procedimentos de serviços no porto, avaliar as condições meteorológicas, conduzir embarcação de salvamento, controlar planos de bordo, supervisionar equipe de lastro, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas, demonstrar capacidade de autocontrole, supervisionar postos de manobra de fundeio, orientar praticante-aluno a bordo, manobrar a embarcação, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), realizar manutenção de equipamentos de navegação, ministrar aulas de formação profissional, demonstrar percepção cinemática, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), operar equipamentos de navegação, avaliar a quantidade de carga movimentada, aplicar legislação, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, efetuar embarque e desembarque da tripulação, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, inspecionar equipamentos de comunicação, inspecionar equipamentos de navegação, demonstrar comportamento proativo, transportar passageiros, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, supervisionar equipe de combate à poluição, inspecionar as condições de segurança, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar liderança, consultar legislação, demonstrar raciocínio matemático, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), inspecionar condições de navegabilidade, acionar plano de contingência, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, verificar marcação das cargas, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, coordenar equipe de resgate, coordenar operações de reboque, supervisionar postos de manobra de amarração, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, avaliar estanqueidade dos porões, operar o sistema de lastro, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, controlar publicações regulamentares de bordo, avaliar as condições de calado, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, ministrar treinamento a bordo, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), realizar manutenção de equipamentos de segurança, demonstrar percepção espacial, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, elaborar apresentações, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, elaborar o plano para reboque, coordenar operações de resgate, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), orientar a navegação, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), tomar decisões, controlar temperatura dos tanques, executar procedimentos para navegação costeira, fiscalizar o uso de epi, coordenar operações de manuseio de âncora, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, operar guincho de reboque, demonstrar criatividade, controlar medicamento de bordo, executar procedimentos para navegação com o prático, supervisionar equipe de hotelaria, coordenar manutenção de equipamentos de convés, inspecionar condições de flutuabilidade, verificar a permissão de acesso de terceiros, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, coordenar operação de controle à poluição, efetuar embarque e desembarque de passageiros, controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma).
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Primeiro Oficial de Náutica (comandante) ficou em 3.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Primeiro Oficial de Náutica (comandante) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 3.70% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Primeiro Oficial de Náutica (comandante) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Primeiro Oficial de Náutica (comandante) ficou em 9.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2024
O salário de Primeiro Oficial de Náutica (comandante) mostrado aqui é resultado do levantamento de 644 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Primeiro Oficial de Náutica (comandante) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Comandante da Marinha Mercante
- Segundo Oficial de Náutica (comandante)
- Capitão de Manobra da Marinha Mercante
- Inspetor de Terminal
- Capitão de Cabotagem
- Capitão de Longo Curso (comandante)
- Capitão de Longo Curso (imediato)
- Coordenador de Operações de Combate À Poluição no Meio Aquaviário
- Capitão de Longo Curso
- Vistoriador Naval
Valor do salário na CCT 2024 de Primeiro Oficial de Náutica (comandante) em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Rio de Janeiro | 43h | 10.223,75 | 10.620,00 | 14.987,26 | 49,82 | 6.10% |
Amazonas | 44h | 2.170,28 | 2.254,40 | 3.181,47 | 10,26 | 7.80% |
São Paulo | 40h | 4.848,82 | 5.036,75 | 7.108,01 | 25,31 | 6.90% |
Rondônia | 44h | 9.225,74 | 9.583,31 | 13.524,25 | 43,76 | 6.70% |
Pará | 44h | 4.534,05 | 4.709,78 | 6.646,58 | 21,41 | 4.10% |
Goiás | 43h | 9.118,64 | 9.472,05 | 13.367,24 | 43,76 | 5.70% |
Maranhão | 43h | 5.310,99 | 5.516,82 | 7.785,51 | 25,91 | 7.30% |
Rio Grande do Norte | 44h | 3.191,57 | 3.315,27 | 4.678,61 | 15,07 | 7.80% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Primeiro Oficial de Náutica (comandante). |
Dissídio de Primeiro Oficial de Náutica (comandante) por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 9.082,01 | 9.434,01 | 13.313,55 | 44,53 | 8.00% |
Macaé, RJ | 43 | 9.472,74 | 9.839,87 | 13.886,32 | 45,87 | 4.70% |
Manaus, AM | 44 | 2.125,80 | 2.208,19 | 3.116,26 | 10,05 | 4.90% |
Porto Velho, RO | 44 | 9.225,74 | 9.583,31 | 13.524,25 | 43,76 | 7.10% |
São Simão, GO | 43 | 9.649,47 | 10.023,45 | 14.145,40 | 46,12 | 6.10% |
Belém, PA | 44 | 5.245,60 | 5.448,90 | 7.689,66 | 24,77 | 4.20% |
Rio das Ostras, RJ | 43 | 11.776,81 | 12.233,25 | 17.263,92 | 57,39 | 8.00% |
Barueri, SP | 37 | 3.887,90 | 4.038,59 | 5.699,38 | 21,86 | 6.70% |
São Luís, MA | 43 | 5.310,99 | 5.516,82 | 7.785,51 | 25,91 | 8.00% |
São João da Barra, RJ | 42 | 11.168,38 | 11.601,23 | 16.372,01 | 55,62 | 4.80% |
São Gonçalo, RJ | 44 | 30.096,18 | 31.262,62 | 44.118,74 | 143,10 | 6.50% |
São Paulo, SP | 41 | 6.524,87 | 6.777,75 | 9.564,96 | 32,80 | 6.30% |
Niterói, RJ | 44 | 6.798,61 | 7.062,10 | 9.966,25 | 32,10 | 5.70% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Primeiro Oficial de Náutica (comandante). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Primeiro Oficial de Náutica (comandante) no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Navegação de apoio marítimo | 11.885,20 | 12.345,83 | 17.422,81 | 7.80% | |
Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia | 2.203,24 | 2.288,63 | 3.229,78 | 5.20% | |
Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural | 8.851,05 | 9.194,09 | 12.974,98 | 7.30% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 6.412,27 | 6.660,79 | 9.399,91 | 7.10% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 9.225,42 | 9.582,97 | 13.523,78 | 5.80% | |
Navegação de apoio portuário | 7.963,66 | 8.272,31 | 11.674,13 | 5.50% | |
Transporte por navegação interior de carga, municipal, exceto travessia | 9.409,62 | 9.774,31 | 13.793,80 | 7.10% | |
Outros transportes aquaviários | 1.743,07 | 1.810,62 | 2.555,21 | 7.00% | |
Atividades de agenciamento marítimo | 9.453,07 | 9.819,44 | 13.857,49 | 6.40% | |
Transporte marítimo de cabotagem - carga | 8.171,14 | 8.487,83 | 11.978,28 | 8.00% | |
Organização logística do transporte de carga | 1.773,91 | 1.842,67 | 2.600,43 | 4.70% | |
Operações de terminais | 4.407,19 | 4.578,00 | 6.460,61 | 5.80% | |
Serviços de engenharia | 9.554,69 | 9.925,00 | 14.006,46 | 7.70% | |
Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais , sem operador | 8.376,97 | 8.701,64 | 12.280,01 | 7.30% | |
Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos | 11.332,68 | 11.771,90 | 16.612,86 | 6.70% | |
Transporte marítimo de longo curso - carga | 4.137,17 | 4.297,51 | 6.064,78 | 7.20% | |
Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes | 1.850,05 | 1.921,75 | 2.712,03 | 6.50% | |
Agências de viagens | 2.361,36 | 2.452,88 | 3.461,57 | 5.30% | |
Operador de transporte multimodal - otm | 11.615,65 | 12.065,83 | 17.027,67 | 6.80% | |
Pesca de peixes em água salgada | 2.689,75 | 2.794,00 | 3.942,98 | 8.00% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |