O dissídio de Primeiro Oficial de Náutica (comandante) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215115 no cargo de Primeiro Oficial de Náutica (comandante).

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 11.458,11

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

321 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 9.721,56

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

159 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Navegação de Apoio Marítimo

R$ 13.724,12

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Navegação de Apoio Marítimo

142 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Comandante da marinha mercante Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros.

Administra pessoal e gerencia material de bordo Supervisiona e coordena operações diversificadas como manutenção e inspeção a bordo, dentre outras fainas do navio Qualifica pessoal aquaviário.

Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

O que faz um Primeiro Oficial de Náutica (comandante)

O Comandante da marinha mercante inspeciona ou faz inspecionar a embarcação, diariamente, para verificar as condições de asseio, higiene e segurança Cumpre disposições previstas nas instruções sobre os meios de salvamento a bordo, assegura a ordem e serventia das embarcações auxiliares de salvamento, toma precauções para segurança da embarcação, em viagem e no porto.

Avalia estanqueidade de porões.

Cumpre e aplica legislação Supervisiona o carregamento, a descarga, o lastro e o deslastro da embarcação, de acordo com normas de segurança.

Avalia a quantidade de carga movimentada Supervisiona postos de manobras.

Elabora plano para reboque.

Avalia o estado do mar e outros ambientes aquaviários para início e paralisação de manobras Avalia condições para desatracação e desamarração.

Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas, cumprindo e fazendo cumprir – por todos os subordinados, as leis e regulamentos em vigor, mantendo a disciplina na sua embarcação, zelando pela execução dos deveres dos tripulantes, de todas as categorias e funções sob as suas ordens.

Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros, realizando o plano de viagem Durante a viagem, controla as condições da carga, bem como as condições operacionais dos tanques da embarcação Avalia condições externas, como vento e correntes.

Assume pessoalmente a direção da embarcação, sempre que necessário, por ocasião de travessias perigosas, entrada e saída de portos, atracação e desatracação, manobras de fundear ou suspender, entrada e saída de diques, em temporais, cerração ou qualquer outra manobra da embarcação em casos de emergência Avalia condições de calado, de atracação e de amarração Coordena fainas de embarque e desembarque de capitão de manobra e de prático em zonas de praticagem.

Administra pessoal, delegando poderes aos subordinados para distribuição de serviços, visando ao bom andamento dos trabalhos de bordo Organiza os serviços de quarto, de forma a manter a vigilância e a segurança da navegação.

Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo.

Impõe penas disciplinares aos que perturbarem a ordem na embarcação, cometerem faltas disciplinares ou deixarem de fazer o serviço que lhes compete, comunicando às autoridades constituídas, de acordo com a legislação Supervisiona serviços de terceiros em embarcações e unidades aquaviárias móveis Fiscaliza e repreende contrabando, transporte de armas, munições e cargas não declaradas em manifesto (relação completa das mercadorias transportadas por navio).

Gerencia material de bordo, superintendendo os serviços de abastecimento e reparos, manutenção, docagem e reclassificação da embarcação, visando as respectivas faturas, relatórios de serviço e pedidos, bem como todos e quaisquer outros documentos Implanta e mantém sistemas de controle sobre planos de bordo, certificação da tripulação e manuais técnicos, dentre outros documentos obrigatórios da embarcação Gerencia operações atinentes ao material de custeio, e aos sobressalentes de equipamentos.

Supervisiona e coordena operações de manutenção de bordo, de dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas navais, a fim de garantir plenas condições operacionais da embarcação Implanta e faz cumprir, a bordo, plano de prevenção e combate à poluição.

Funções do Comandante da marinha mercante

O profissional Primeiro Oficial de Náutica (comandante) deve coordenar manutenção de bordo, administrar pessoal, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), qualificar pessoal, gerenciar material de bordo, demonstrar competências pessoais, navegar com segurança, gerenciar operações, operar cargas, realizar inspeção naval a bordo.

Condições de trabalho da profissão

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.

Atividades exercidas por um Comandante da marinha mercante

Um Comandante da marinha mercante deve controlar publicações regulamentares de bordo, avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, consultar legislação, orientar estagiário-aluno a bordo, coordenar operações de reboque, elaborar apresentações, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, acionar plano de emergência, coordenar operação de controle à poluição, operar sistema de posicionamento dinâmico, supervisionar equipe de convés, executar procedimentos para navegação com o prático, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, elaborar conteúdo programático, realizar manutenção de equipamentos de segurança, supervisionar seção de câmara, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, fiscalizar o uso de epi, avaliar as condições de atracação, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), realizar comunicação de bordo, coordenar operações de resgate, inspecionar equipamentos de segurança, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, inspecionar equipamentos de salvatagem, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, preparar a unidade para reboque, operar o sistema de lastro, ministrar aulas de formação profissional, demonstrar raciocínio analítico, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, conduzir embarcação rápida de salvamento, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, supervisionar postos de manobra de fundeio, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, verificar marcação das cargas, executar procedimentos de serviços no porto, coordenar operações de manuseio de âncora, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), controlar pressão atmosférica dos tanques, emitir permissão para trabalho, coordenar equipe de resgate, demonstrar criatividade, aplicar legislação, elaborar material didático, controlar certificados regulamentares de bordo, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, efetuar embarque e desembarque da tripulação, demonstrar liderança, inspecionar equipamentos de comunicação, testar equipamentos de salvatagem, controlar temperatura dos tanques, tomar decisões rápidas em situações críticas, testar equipamentos de segurança, controlar as condições da carga durante a viagem, inspecionar condições de navegabilidade, avaliar a quantidade de carga movimentada, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, demonstrar comportamento proativo, demonstrar capacidade de adaptação, coordenar postos de emergência, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, demonstrar raciocínio sintético, conferir certificação da embarcação, supervisionar equipe de lastro, executar procedimentos para navegação em águas rasas, coordenar reuniões de segurança, supervisionar o sms, orientar praticante-aluno a bordo, efetuar os registros pertinentes, controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), executar procedimentos para navegação em canais estreitos, avaliar estanqueidade dos porões, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), manobrar a embarcação, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, operar equipamentos de navegação, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, supervisionar operações de carga e descarga, controlar manuais técnicos de bordo, avaliar as condições meteorológicas, supervisionar equipe de hotelaria, inspecionar equipamentos de convés, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, demonstrar capacidade de improvisação, efetuar auditorias internas, executar procedimentos para navegação costeira, trabalhar sob pressão, realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, controlar material de passadiço, preparar documentação para despacho da embarcação, discriminar cores, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança), avaliar o preparo da tripulação, controlar rancho, elaborar o plano para reboque, avaliar as condições para amarração, verificar peação da carga, supervisionar pessoal de segurança do trabalho, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, controlar material de combate à poluição, controlar atmosfera do tanque, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, demonstrar percepção espacial, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, verificar a permissão de acesso de terceiros, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, inspecionar equipamentos de navegação, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, supervisionar postos de manobra de amarração, coordenar navegação de objeto rebocado, controlar material de custeio, definir área segura para trabalho, controlar medicamento de bordo, demonstrar percepção cinemática, discriminar sons e ruídos, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, acionar plano de contingência, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, avaliar as condições para desamarração, demonstrar raciocínio matemático, operar guincho de reboque, avaliar as condições de calado, transportar passageiros, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, inspecionar condições de flutuabilidade, conferir certificação da tripulação, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, realizar o plano de viagem, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, orientar a navegação, coordenar a operação do guincho de reboque, controlar planos de bordo, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), fiscalizar a aplicação da legislação, efetuar embarque e desembarque de passageiros, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar capacidade de negociação, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, inspecionar as condições de segurança, ministrar treinamento a bordo, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, tomar decisões, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), trabalhar em equipe, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, operar guincho de manuseio de âncoras, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, ministrar treinamento em terra, conduzir embarcação de salvamento, supervisionar equipe de combate à poluição, controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas, avaliar as condições para desatracação, demonstrar capacidade de autocontrole, executar procedimentos para navegação em mau tempo, realizar manutenção de equipamentos de navegação, proferir palestras, controlar certificação da tripulação, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), coordenar manutenção de equipamentos de convés.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Primeiro Oficial de Náutica (comandante) ficou em 6.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Primeiro Oficial de Náutica (comandante) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 6.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Primeiro Oficial de Náutica (comandante) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Primeiro Oficial de Náutica (comandante) ficou em 6.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025

O salário de Primeiro Oficial de Náutica (comandante) mostrado aqui é resultado do levantamento de 662 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Primeiro Oficial de Náutica (comandante) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Primeiro Oficial de Náutica (comandante) CBO 215115 salário