O dissídio de Primeiro Oficial de Náutica (comandante) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215115 no cargo de Primeiro Oficial de Náutica (comandante).
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 11.458,11
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
321 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 9.721,56
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
159 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Navegação de Apoio Marítimo
R$ 13.724,12
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Navegação de Apoio Marítimo
142 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Comandante da marinha mercante Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros.
Administra pessoal e gerencia material de bordo Supervisiona e coordena operações diversificadas como manutenção e inspeção a bordo, dentre outras fainas do navio Qualifica pessoal aquaviário.
Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Primeiro Oficial de Náutica (comandante)
O Comandante da marinha mercante inspeciona ou faz inspecionar a embarcação, diariamente, para verificar as condições de asseio, higiene e segurança Cumpre disposições previstas nas instruções sobre os meios de salvamento a bordo, assegura a ordem e serventia das embarcações auxiliares de salvamento, toma precauções para segurança da embarcação, em viagem e no porto.
Avalia estanqueidade de porões.
Cumpre e aplica legislação Supervisiona o carregamento, a descarga, o lastro e o deslastro da embarcação, de acordo com normas de segurança.
Avalia a quantidade de carga movimentada Supervisiona postos de manobras.
Elabora plano para reboque.
Avalia o estado do mar e outros ambientes aquaviários para início e paralisação de manobras Avalia condições para desatracação e desamarração.
Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas, cumprindo e fazendo cumprir – por todos os subordinados, as leis e regulamentos em vigor, mantendo a disciplina na sua embarcação, zelando pela execução dos deveres dos tripulantes, de todas as categorias e funções sob as suas ordens.
Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros, realizando o plano de viagem Durante a viagem, controla as condições da carga, bem como as condições operacionais dos tanques da embarcação Avalia condições externas, como vento e correntes.
Assume pessoalmente a direção da embarcação, sempre que necessário, por ocasião de travessias perigosas, entrada e saída de portos, atracação e desatracação, manobras de fundear ou suspender, entrada e saída de diques, em temporais, cerração ou qualquer outra manobra da embarcação em casos de emergência Avalia condições de calado, de atracação e de amarração Coordena fainas de embarque e desembarque de capitão de manobra e de prático em zonas de praticagem.
Administra pessoal, delegando poderes aos subordinados para distribuição de serviços, visando ao bom andamento dos trabalhos de bordo Organiza os serviços de quarto, de forma a manter a vigilância e a segurança da navegação.
Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo.
Impõe penas disciplinares aos que perturbarem a ordem na embarcação, cometerem faltas disciplinares ou deixarem de fazer o serviço que lhes compete, comunicando às autoridades constituídas, de acordo com a legislação Supervisiona serviços de terceiros em embarcações e unidades aquaviárias móveis Fiscaliza e repreende contrabando, transporte de armas, munições e cargas não declaradas em manifesto (relação completa das mercadorias transportadas por navio).
Gerencia material de bordo, superintendendo os serviços de abastecimento e reparos, manutenção, docagem e reclassificação da embarcação, visando as respectivas faturas, relatórios de serviço e pedidos, bem como todos e quaisquer outros documentos Implanta e mantém sistemas de controle sobre planos de bordo, certificação da tripulação e manuais técnicos, dentre outros documentos obrigatórios da embarcação Gerencia operações atinentes ao material de custeio, e aos sobressalentes de equipamentos.
Supervisiona e coordena operações de manutenção de bordo, de dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas navais, a fim de garantir plenas condições operacionais da embarcação Implanta e faz cumprir, a bordo, plano de prevenção e combate à poluição.
Funções do Comandante da marinha mercante
O profissional Primeiro Oficial de Náutica (comandante) deve navegar com segurança, gerenciar operações, operar cargas, demonstrar competências pessoais, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), coordenar manutenção de bordo, qualificar pessoal, administrar pessoal, gerenciar material de bordo, realizar inspeção naval a bordo.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Atividades exercidas por um Comandante da marinha mercante
Um Comandante da marinha mercante deve avaliar a quantidade de carga movimentada, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, coordenar navegação de objeto rebocado, ministrar treinamento a bordo, controlar publicações regulamentares de bordo, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, definir área segura para trabalho, operar equipamentos de navegação, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, acionar plano de emergência, inspecionar condições de flutuabilidade, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, demonstrar criatividade, realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, efetuar embarque e desembarque de passageiros, demonstrar capacidade de improvisação, executar procedimentos para navegação costeira, executar procedimentos de serviços no porto, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, avaliar as condições de atracação, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, tomar decisões, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), controlar material de combate à poluição, manobrar a embarcação, supervisionar pessoal de segurança do trabalho, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, coordenar a operação do guincho de reboque, proferir palestras, fiscalizar a aplicação da legislação, avaliar as condições para amarração, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, coordenar operações de manuseio de âncora, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, avaliar o preparo da tripulação, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, operar guincho de manuseio de âncoras, inspecionar condições de navegabilidade, emitir permissão para trabalho, orientar praticante-aluno a bordo, supervisionar postos de manobra de fundeio, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, supervisionar equipe de lastro, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, coordenar postos de emergência, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, demonstrar comportamento proativo, controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas, verificar a permissão de acesso de terceiros, controlar pressão atmosférica dos tanques, controlar as condições da carga durante a viagem, orientar estagiário-aluno a bordo, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, supervisionar equipe de convés, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), verificar marcação das cargas, discriminar sons e ruídos, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, trabalhar sob pressão, supervisionar operações de carga e descarga, trabalhar em equipe, controlar material de custeio, demonstrar percepção cinemática, operar o sistema de lastro, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, demonstrar raciocínio analítico, executar procedimentos para navegação com o prático, supervisionar equipe de hotelaria, verificar peação da carga, inspecionar equipamentos de navegação, ministrar treinamento em terra, avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, testar equipamentos de segurança, fiscalizar o uso de epi, operar guincho de reboque, efetuar embarque e desembarque da tripulação, conduzir embarcação rápida de salvamento, inspecionar equipamentos de segurança, controlar planos de bordo, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, demonstrar liderança, controlar rancho, elaborar o plano para reboque, acionar plano de contingência, demonstrar percepção espacial, avaliar as condições para desatracação, transportar passageiros, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, demonstrar capacidade de negociação, tomar decisões rápidas em situações críticas, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, orientar a navegação, executar procedimentos para navegação em mau tempo, realizar manutenção de equipamentos de segurança, demonstrar capacidade de adaptação, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), controlar certificados regulamentares de bordo, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, demonstrar raciocínio matemático, realizar o plano de viagem, coordenar operação de controle à poluição, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, controlar material de passadiço, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, controlar temperatura dos tanques, coordenar equipe de resgate, controlar atmosfera do tanque, avaliar as condições meteorológicas, coordenar manutenção de equipamentos de convés, realizar manutenção de equipamentos de navegação, elaborar conteúdo programático, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, avaliar as condições de calado, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, supervisionar o sms, inspecionar as condições de segurança, testar equipamentos de salvatagem, conferir certificação da tripulação, realizar comunicação de bordo, operar sistema de posicionamento dinâmico, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, supervisionar equipe de combate à poluição, demonstrar raciocínio sintético, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), controlar certificação da tripulação, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, avaliar estanqueidade dos porões, elaborar material didático, controlar manuais técnicos de bordo, aplicar legislação, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, inspecionar equipamentos de salvatagem, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, avaliar as condições para desamarração, coordenar operações de reboque, inspecionar equipamentos de convés, efetuar auditorias internas, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, conferir certificação da embarcação, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, supervisionar seção de câmara, ministrar aulas de formação profissional, controlar medicamento de bordo, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, supervisionar postos de manobra de amarração, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, elaborar apresentações, inspecionar equipamentos de comunicação, conduzir embarcação de salvamento, consultar legislação, demonstrar capacidade de autocontrole, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), executar procedimentos para navegação em águas rasas, discriminar cores, preparar a unidade para reboque, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança), coordenar operações de resgate, preparar documentação para despacho da embarcação, efetuar os registros pertinentes, coordenar reuniões de segurança.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Primeiro Oficial de Náutica (comandante) ficou em 5.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Primeiro Oficial de Náutica (comandante) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 5.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Primeiro Oficial de Náutica (comandante) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Primeiro Oficial de Náutica (comandante) ficou em 5.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025
O salário de Primeiro Oficial de Náutica (comandante) mostrado aqui é resultado do levantamento de 662 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Primeiro Oficial de Náutica (comandante) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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- Capitão de Longo Curso (comandante)
- Coordenador de Operações de Combate À Poluição no Meio Aquaviário
- Comandante da Marinha Mercante
- Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante