O dissídio de Primeiro Oficial de Náutica 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215140 no cargo de Primeiro Oficial de Náutica.
Estado com maior salário médio
Pernambuco
R$ 18.988,22
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
1.943 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Gonçalo - RJ
R$ 19.460,19
Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
996 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Oficial de quarto de navegação da marinha mercante Atua como oficial de quarto de navegação em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), executando – no seu período de quarto – serviços de navegação, de acordo com ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode comandar ou imediatar embarcações, dentro de limites estabelecidos pela autoridade marítima para a carreira de aquaviários.
Navega e orienta a navegação Auxilia nas operações com carga Supervisiona equipes de trabalho e operações.
Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Primeiro Oficial de Náutica
O Oficial de quarto de navegação da marinha mercante toma conhecimento das ordens do comandante ao entrar de quarto (período de quatro horas) de navegação e comunica ao substituto as instruções recebidas Observa os registros de todos os instrumentos auxiliares de navegação.
Atua como oficial de quarto de navegação em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando – no seu período – trabalhos de bordo, de acordo com ordens emanadas do comando da embarcação, aplicando conhecimentos do campo das ciências náuticas.
Pode comandar ou imediatar embarcações, dentro de limites estabelecidos pela autoridade marítima para a carreira de aquaviários Prepara o passadiço e a casa de navegação para a viagem.
Elabora plano para reboque Inspeciona condições de flutuabilidade, de segurança e de navegabilidade, inspeciona equipamentos de navegação, de convés, de comunicação e de segurança, procurando sinais de irregularidades.
Executa cálculos de posição da embarcação e azimute, dá corda nos cronômetros, mantém atualizada a hora a bordo, registrando os estados absolutos e as marchas dos cronômetros, bem como prepara os boletins meteorológicos.
Executa a navegação, de acordo com as ordens do comandante, avisando-o, imediatamente, de qualquer ocorrência que afete a segurança da navegação, bem como qualquer anormalidade que se verifique Manobra a embarcação.
Supervisiona operação e opera sistema de posicionamento dinâmico.
Avalia a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas Verifica, constantemente, a posição da embarcação, especialmente com terra à vista Determina, periodicamente, a posição da embarcação, plotando-a em carta náutica e utilizando os equipamentos disponíveis – binóculos e todo equipamento de navegação – para esse fim.
Fiscaliza, frequentemente, o rumo e o governo da embarcação Verifica, constantemente, à noite, se as luzes de navegação estão acesas, sobretudo quando houver embarcações à vista Auxilia no passadiço, na proa ou na popa, nas manobras de fundear, suspender, atracar, desatracar, entrada e saída de dique, e outras fainas.
Coordena faina de embarque e desembarque de prático e de capitão de manobra Providencia escada de quebra peito para prático e manobras de bandeira, observando o cerimonial marítimo.
Executa procedimentos para navegação com o prático, em canais estreitos, em águas rasas, em mau tempo, em situações de emergência, com visibilidade restrita Executa procedimentos de serviços no porto Realiza operações com carga, auxiliando nas distribuições de cargas, verificações de avarias na carga, protestos, declarações, mapas, pedidos e outros documentos legais.
Supervisiona conexão de mangote em embarcações e unidades móveis marítimas Toma as necessárias providências com relação à segurança da carga de convés, material e equipamentos da embarcação, em caso de mau tempo iminente Escritura o diário de navegação, livros de azimute, diário de cronômetros e outros livros, de acordo com normas em vigor.
Prepara documentos necessários ao despacho da embarcação nas repartições competentes, responsabilizando-se pelo rol de equipagem, cadernetas de inscrição e registro (CIR) e demais documentos exigidos, verificando, à saída dos portos, se os documentos foram entregues em ordem pelas agências Mantém atualizadas as cartas náuticas a serem utilizadas Treina os praticantes de prático e estagiários de náutica, quando embarcados.
Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Controla material de passadiço Controla sobressalentes de equipamentos de navegação, de comunicação, de segurança, de salvatagem e de convés.
Efetura registros pertinentes Fiscaliza uso de equipamentos de proteção individual (EPI).
Funções do Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
O profissional Primeiro Oficial de Náutica deve gerenciar material de bordo, qualificar pessoal, navegar com segurança, gerenciar operações, demonstrar competências pessoais, operar cargas, realizar inspeção naval a bordo, coordenar manutenção de bordo, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), administrar pessoal.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
Um Oficial de quarto de navegação da marinha mercante deve manobrar a embarcação, supervisionar postos de manobra de fundeio, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, trabalhar sob pressão, coordenar a operação do guincho de reboque, inspecionar equipamentos de comunicação, avaliar as condições de calado, avaliar o preparo da tripulação, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, verificar peação da carga, realizar comunicação de bordo, testar equipamentos de salvatagem, inspecionar as condições de segurança, coordenar navegação de objeto rebocado, demonstrar capacidade de improvisação, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, discriminar sons e ruídos, consultar legislação, coordenar postos de emergência, operar rampas de acesso, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), executar procedimentos para navegação em águas rasas, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, controlar certificação da tripulação, demonstrar raciocínio matemático, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), conferir certificação da tripulação, controlar publicações regulamentares de bordo, coordenar operações de resgate, manusear cargas a bordo, operar cobertas de cargas, tomar decisões, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, realizar o plano de viagem, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, inspecionar condições de navegabilidade, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, executar procedimentos para navegação com o prático, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, executar procedimentos para navegação costeira, inspecionar equipamentos de navegação, controlar as condições da carga durante a viagem, demonstrar raciocínio sintético, coordenar operações de manuseio de âncora, avaliar a quantidade de carga movimentada, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, coordenar manutenção de equipamentos de convés, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), realizar a inspeção e vistoria da embarcação, inspecionar condições de flutuabilidade, avaliar estanqueidade dos porões, conduzir embarcação de salvamento, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, controlar atmosfera do tanque, operar o sistema de lastro, ministrar treinamento em terra, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, executar procedimentos para navegação em mau tempo, inspecionar equipamentos de salvatagem, demonstrar percepção espacial, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, orientar a navegação, efetuar auditorias internas, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, avaliar as condições para desatracação, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, supervisionar seção de câmara, controlar certificados regulamentares de bordo, efetuar embarque e desembarque da tripulação, emitir permissão para trabalho, demonstrar raciocínio analítico, realizar manutenção de equipamentos de navegação, operar tampas de escotilha, realizar manutenção de equipamentos de segurança, definir área segura para trabalho, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, controlar rancho, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, controlar medicamento de bordo, elaborar conteúdo programático, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, efetuar os registros pertinentes, proferir palestras, orientar praticante-aluno a bordo, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, operar rampas de cargas, demonstrar criatividade, operar guincho de manuseio de âncoras, tomar decisões rápidas em situações críticas, fiscalizar o uso de epi, verificar a permissão de acesso de terceiros, controlar material de passadiço, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, elaborar o plano para reboque, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, ministrar aulas de formação profissional, operar sistema de posicionamento dinâmico, demonstrar comportamento proativo, ministrar treinamento a bordo, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, transportar passageiros, conferir certificação da embarcação, inspecionar equipamentos de convés, supervisionar postos de manobra de amarração, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, aplicar legislação, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, verificar marcação das cargas, fiscalizar a aplicação da legislação, orientar estagiário-aluno a bordo, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), demonstrar capacidade de autocontrole, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, acionar plano de contingência, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), controlar temperatura dos tanques, controlar planos de bordo, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, discriminar cores, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, demonstrar capacidade de negociação, conduzir embarcação rápida de salvamento, supervisionar o sms, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, avaliar as condições de atracação, demonstrar percepção cinemática, acionar plano de emergência, avaliar as condições para amarração, controlar epi e epc, elaborar material didático, controlar material de combate à poluição, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, demonstrar capacidade de adaptação, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, supervisionar equipe de convés, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), coordenar operações de reboque, controlar manuais técnicos de bordo, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, inspecionar equipamentos de segurança, avaliar as condições meteorológicas, demonstrar liderança, elaborar apresentações, coordenar operação de controle à poluição, operar equipamentos de navegação, controlar pressão atmosférica dos tanques, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, operar guincho de reboque, supervisionar equipe de conexão de mangote, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, testar equipamentos de segurança, efetuar embarque e desembarque de passageiros, avaliar as condições para desamarração, preparar a unidade para reboque, preparar documentação para despacho da embarcação, coordenar reuniões de segurança, executar procedimentos de serviços no porto, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, supervisionar operações de carga e descarga.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Primeiro Oficial de Náutica ficou em 6.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Primeiro Oficial de Náutica e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 6.80% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Primeiro Oficial de Náutica em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Primeiro Oficial de Náutica ficou em 7.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2024
O salário de Primeiro Oficial de Náutica mostrado aqui é resultado do levantamento de 2231 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Primeiro Oficial de Náutica com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Primeiro Oficial de Náutica em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Rio de Janeiro | 42h | 7.323,00 | 7.606,82 | 10.734,97 | 36,08 | 6.00% |
Santa Catarina | 44h | 5.159,48 | 5.359,44 | 7.563,41 | 24,39 | 4.20% |
Espírito Santo | 44h | 11.946,16 | 12.409,16 | 17.512,17 | 56,41 | 4.20% |
São Paulo | 43h | 9.572,22 | 9.943,21 | 14.032,16 | 45,79 | 5.90% |
Pará | 44h | 5.594,96 | 5.811,81 | 8.201,80 | 26,65 | 4.70% |
Amazonas | 42h | 4.268,13 | 4.433,55 | 6.256,76 | 21,21 | 5.10% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Primeiro Oficial de Náutica. |
Dissídio de Primeiro Oficial de Náutica por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 6.879,28 | 7.145,90 | 10.084,50 | 33,76 | 4.50% |
Macaé, RJ | 42 | 7.388,34 | 7.674,69 | 10.830,75 | 36,13 | 5.20% |
Rio das Ostras, RJ | 41 | 7.981,97 | 8.291,33 | 11.700,97 | 40,16 | 7.30% |
São João da Barra, RJ | 40 | 7.384,54 | 7.670,74 | 10.825,19 | 38,83 | 4.40% |
Itajaí, SC | 44 | 5.145,55 | 5.344,97 | 7.542,99 | 24,32 | 7.10% |
Vitoria, ES | 44 | 11.946,16 | 12.409,16 | 17.512,17 | 56,41 | 6.10% |
Niterói, RJ | 41 | 6.739,76 | 7.000,97 | 9.879,98 | 34,53 | 6.30% |
São Paulo, SP | 43 | 10.092,50 | 10.483,65 | 14.794,84 | 48,47 | 5.40% |
São Gonçalo, RJ | 44 | 18.734,11 | 19.460,19 | 27.462,81 | 88,46 | 4.10% |
Guapimirim, RJ | 44 | 6.285,92 | 6.529,55 | 9.214,70 | 29,68 | 5.80% |
Manaus, AM | 42 | 4.268,13 | 4.433,55 | 6.256,76 | 21,21 | 6.30% |
Belém, PA | 43 | 7.641,83 | 7.938,00 | 11.202,34 | 36,67 | 7.40% |
Barcarena, PA | 44 | 2.075,29 | 2.155,73 | 3.042,23 | 9,80 | 6.30% |
Santos, SP | 44 | 8.176,21 | 8.493,10 | 11.985,72 | 38,61 | 6.50% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Primeiro Oficial de Náutica. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Primeiro Oficial de Náutica no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
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Navegação de apoio marítimo | 7.197,69 | 7.476,65 | 10.551,27 | 5.40% | |
Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural | 9.297,48 | 9.657,82 | 13.629,41 | 7.30% | |
Atividades de agenciamento marítimo | 7.052,22 | 7.325,54 | 10.338,02 | 7.40% | |
Transporte marítimo de cabotagem - carga | 6.615,22 | 6.871,61 | 9.697,42 | 6.80% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 9.451,26 | 9.817,56 | 13.854,84 | 7.70% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 5.627,01 | 5.845,10 | 8.248,77 | 6.70% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 6.864,54 | 7.130,59 | 10.062,91 | 5.50% | |
Transporte dutoviário | 5.332,61 | 5.539,29 | 7.817,21 | 4.70% | |
Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais | 11.946,16 | 12.409,16 | 17.512,17 | 6.70% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 8.203,62 | 8.521,57 | 12.025,89 | 7.00% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 6.262,85 | 6.505,58 | 9.180,87 | 4.60% | |
Transporte marítimo de longo curso - carga | 3.286,75 | 3.414,13 | 4.818,13 | 7.20% | |
Escafandria e mergulho | 6.262,10 | 6.504,80 | 9.179,77 | 6.90% | |
Obras de montagem industrial | 11.946,01 | 12.409,00 | 17.511,95 | 7.50% | |
Operador de transporte multimodal - otm | 6.582,61 | 6.837,74 | 9.649,62 | 7.30% | |
Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos | 6.120,13 | 6.357,33 | 8.971,66 | 6.20% | |
Serviços de engenharia | 7.742,96 | 8.043,06 | 11.350,61 | 4.90% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 5.776,62 | 6.000,50 | 8.468,09 | 5.90% | |
Operações de terminais | 5.760,41 | 5.983,67 | 8.444,33 | 4.10% | |
Seleção e agenciamento de mão-de-obra | 9.803,76 | 10.183,73 | 14.371,58 | 6.10% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |