O dissídio de Operador de Telemarketing Bilíngüe 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422320 no cargo de Operador de Telemarketing Bilíngüe.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 1.979,45
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
10.631 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Guarulhos - SP
R$ 2.539,91
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
3.988 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Operador de telemarketing técnico recebe, via teleatendimento, e analisa relatos de clientes sobre falhas nos serviços prestados e problemas no funcionamento de produtos, propondo soluções, orientando para realização de procedimentos corretivos e abrindo ordem de serviço para resolução de problemas mais complexos Prepara-se para o trabalho, verificando as especificações técnicas de produtos e serviços vendidos pela empresa.
Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Atualiza dados cadastrais de clientes Atua conforme protocolos de atendimento, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
O que faz um Operador de Telemarketing Bilíngüe
O Operador de telemarketing técnico prepara-se para o trabalho, verificando as especificações técnicas de produtos e serviços vendidos pela empresa Organiza e examina informações - disponíveis em sistema informatizado - sobre falhas e problemas anteriormente relatados por clientes e sobre as soluções ou respostas dadas.
Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível os manuais técnicos.
Examina roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, seguidos na comunicação com o cliente Identifica o cliente, registrando sua reclamação ou crítica em sistema informatizado.
Consulta o seu histórico de atendimento, quando necessário Analisa a falha na prestação de serviço descrita ou o problema no funcionamento de produto relatado pelo cliente, solicitando detalhes.
Verifica se a falha descrita ou o problema relatado decorre da forma de utilização do produto ou serviço pelo cliente, orientando-o sobre o uso correto.
Pode encaminhar instruções, desenhos e outras informações complementares por correio ou e-mail Fornece alternativas de solução da falha ou do problema, orientando o usuário na execução de procedimentos corretivos.
Em casos mais complexos, pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços técnicos internos da empresa, na busca da solução.
No caso de não encontrar a solução de imediato, abre ordem de serviço, comunicando ao cliente as providencias que serão tomadas Pode acionar serviços emergenciais para solução de problemas de saúde e situações de risco Registra o atendimento realizado em sistema informatizado específico.
Confirma e atualiza dados cadastrais do cliente Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como, por exemplo, a especificação de modelo do equipamento adquirido pelo cliente - e usando-os durante o atendimento.
Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.
Funções do Operador de telemarketing técnico
O profissional Operador de Telemarketing Bilíngüe deve atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento, prestar serviços técnicos e especializados, seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, cadastrar clientes, oferecer serviços e produtos via teleatendimento, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Operador de telemarketing técnico
Um Operador de telemarketing técnico deve demonstrar paciência, apresentar produtos e serviços, demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico, demonstrar capacidade de expressão escrita, abrir chamados técnicos (ordens de serviços), orientar usuário de telefonia, identificar problemas, demonstrar clareza de dicção, enviar mensagens pós-atendimento, realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias, solicitar informações ao cliente, demonstrar capacidade de compreensão escrita, demonstrar agilidade no atendimento, identificar clientes potenciais, demonstrar compreensão oral (saber ouvir), realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais, seguir o código de ética, finalizar contato, direcionar atendimento, identificar necessidades do interlocutor, confirmar dados cadastrais, solicitar providências técnicas junto à área competente, atualizar listas, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail), agendar retorno (follow-up), orientar a utilização de aplicativos (software), trabalhar em equipe, trabalhar a qualidade vocal, argumentar com o cliente, consultar histórico, informar relação custo-benefício, acionar serviços emergenciais, fornecer informações, verificar disponibilidade de entrega, atender usuários de língua estrangeira, negociar valores, tomar decisões, demonstrar poder de persuasão, depurar informações, informar disponibilidade de serviços agregados, confirmar dados, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, oferecer formas e condições de pagamento, demonstrar empatia, demonstrar aptidão à microinformática, demonstrar o cliente a sua importância, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, abordar o cliente, orientar a utilização de equipamentos de informática, demonstrar capacidade de expressão oral, finalizar pendência técnica, prestar suporte técnico a aplicativos (software), realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde, consultar área técnica, informar prazo de entrega, orientar o usuário, ouvir mensagem do cliente, demonstrar agilidade de digitação, consultar manuais, reverter a insatisfação do cliente, evidenciar vantagens do produto ou serviço, realizar serviços a usuários de transporte e turismo, dar atendimento a usuários da internet, oferecer soluções, administrar conflitos, autocontrolar-se, realizar triagem de atendimento, registrar informações com precisão, demonstrar objetividade, efetivar a venda, esclarecer dúvidas, descrever o produto, oferecer alternativas de produtos e serviços, diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos, identificar-se ao cliente, demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira, consultar supervisor, atualizar cadastro por telefone, finalizar pendências de serviços.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Operador de Telemarketing Bilíngüe ficou em 5.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Telemarketing Bilíngüe e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telemarketing que ficou em 5.70% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Telemarketing Bilíngüe em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Operador de Telemarketing Bilíngüe ficou em 3.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 23,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telemarketing 2024
O salário de Operador de Telemarketing Bilíngüe mostrado aqui é resultado do levantamento de 16570 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telemarketing que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Telemarketing Bilíngüe com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing)
- Operador de Telemarketing Receptivo
- Teleoperador Ativo (telemarketing)
- Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo
- Atendente Central Telemarketing
- Teleoperador de Marketing (híbrido)
- Operador de Telemarketing (operações Híbridas)
- Operador de Teleatendimento Híbrido (telemarketing)
- Operador de Telemarketing Especializado
- Operador de Atendimento Receptivo (telemarketing)
Valor do salário na CCT 2024 de Operador de Telemarketing Bilíngüe em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 37h | 1.732,95 | 1.800,11 | 2.540,37 | 9,60 | 6.60% |
Paraná | 40h | 1.833,27 | 1.904,32 | 2.687,44 | 9,51 | 5.30% |
Minas Gerais | 38h | 1.691,05 | 1.756,60 | 2.478,96 | 9,19 | 6.70% |
Rio de Janeiro | 39h | 1.854,29 | 1.926,15 | 2.718,24 | 9,98 | 4.10% |
Goiás | 39h | 1.752,02 | 1.819,92 | 2.568,33 | 9,33 | 6.30% |
Santa Catarina | 40h | 1.905,60 | 1.979,45 | 2.793,46 | 9,81 | 8.10% |
Distrito Federal | 37h | 1.540,43 | 1.600,13 | 2.258,15 | 8,75 | 8.00% |
Rio Grande do Sul | 41h | 1.853,31 | 1.925,14 | 2.716,82 | 9,48 | 7.00% |
Pernambuco | 37h | 1.516,28 | 1.575,05 | 2.222,75 | 8,42 | 4.80% |
Espírito Santo | 37h | 1.688,43 | 1.753,87 | 2.475,11 | 9,47 | 4.50% |
Bahia | 40h | 1.426,52 | 1.481,80 | 2.091,17 | 7,45 | 6.90% |
Ceará | 40h | 1.500,80 | 1.558,96 | 2.200,06 | 7,88 | 7.80% |
Rio Grande do Norte | 37h | 1.406,65 | 1.461,17 | 2.062,05 | 7,96 | 7.90% |
Sergipe | 38h | 1.529,99 | 1.589,29 | 2.242,85 | 8,47 | 5.60% |
Acre | 36h | 1.435,49 | 1.491,13 | 2.104,32 | 8,19 | 7.10% |
Mato Grosso | 43h | 1.776,96 | 1.845,83 | 2.604,89 | 8,58 | 4.20% |
Piauí | 43h | 1.561,26 | 1.621,77 | 2.288,69 | 7,47 | 5.60% |
Maranhão | 42h | 1.463,31 | 1.520,02 | 2.145,10 | 7,31 | 5.60% |
Amazonas | 38h | 1.545,14 | 1.605,03 | 2.265,06 | 8,52 | 4.50% |
Mato Grosso do Sul | 40h | 1.522,32 | 1.581,32 | 2.231,60 | 7,87 | 7.00% |
Pará | 44h | 1.378,97 | 1.432,41 | 2.021,47 | 6,51 | 8.10% |
Paraíba | 38h | 1.464,85 | 1.521,63 | 2.147,37 | 8,07 | 5.30% |
Alagoas | 41h | 1.540,11 | 1.599,80 | 2.257,69 | 7,73 | 7.00% |
Tocantins | 44h | 1.446,73 | 1.502,80 | 2.120,80 | 6,83 | 5.80% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Operador de Telemarketing Bilíngüe. |
Dissídio de Operador de Telemarketing Bilíngüe por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 38 | 1.874,64 | 1.947,30 | 2.748,09 | 10,28 | 8.30% |
Barueri, SP | 37 | 1.521,07 | 1.580,03 | 2.229,78 | 8,60 | 7.60% |
Jundiaí, SP | 36 | 1.671,20 | 1.735,97 | 2.449,86 | 9,65 | 4.20% |
São Bernardo do Campo, SP | 36 | 1.513,16 | 1.571,81 | 2.218,18 | 8,66 | 5.00% |
Curitiba, PR | 40 | 1.861,11 | 1.933,24 | 2.728,25 | 9,77 | 4.80% |
Brasília, DF | 37 | 1.540,43 | 1.600,13 | 2.258,15 | 8,75 | 5.70% |
Rio de Janeiro, RJ | 38 | 1.939,42 | 2.014,59 | 2.843,05 | 10,52 | 4.70% |
Belo Horizonte, MG | 37 | 1.868,88 | 1.941,32 | 2.739,64 | 10,50 | 4.30% |
Goiânia, GO | 40 | 1.744,62 | 1.812,24 | 2.557,49 | 8,98 | 8.10% |
Vila Velha, ES | 36 | 1.730,60 | 1.797,67 | 2.536,93 | 9,97 | 4.90% |
Recife, PE | 37 | 1.518,15 | 1.576,99 | 2.225,49 | 8,49 | 8.20% |
São Caetano do Sul, SP | 40 | 1.745,61 | 1.813,27 | 2.558,94 | 9,01 | 7.00% |
Guarulhos, SP | 42 | 2.445,14 | 2.539,91 | 3.584,39 | 12,19 | 4.30% |
Valparaiso de Goiás, GO | 35 | 1.806,78 | 1.876,81 | 2.648,60 | 10,76 | 5.70% |
Mogi das Cruzes, SP | 39 | 1.664,97 | 1.729,49 | 2.440,71 | 8,84 | 7.90% |
Blumenau, SC | 37 | 1.938,74 | 2.013,88 | 2.842,05 | 10,75 | 6.80% |
Salvador, BA | 41 | 1.416,97 | 1.471,89 | 2.077,17 | 7,22 | 5.30% |
Sorocaba, SP | 39 | 1.748,17 | 1.815,92 | 2.562,68 | 9,42 | 4.70% |
Taboão da Serra, SP | 36 | 1.875,02 | 1.947,69 | 2.748,63 | 10,73 | 7.70% |
Fortaleza, CE | 39 | 1.621,34 | 1.684,18 | 2.376,76 | 8,54 | 5.30% |
Rio Branco, AC | 36 | 1.436,86 | 1.492,55 | 2.106,33 | 8,23 | 7.30% |
Campos dos Goytacazes, RJ | 38 | 1.824,04 | 1.894,74 | 2.673,91 | 10,03 | 5.40% |
Aracaju, SE | 36 | 1.525,90 | 1.585,04 | 2.236,85 | 8,74 | 8.30% |
Itaquaquecetuba, SP | 40 | 1.801,96 | 1.871,80 | 2.641,54 | 9,39 | 7.80% |
Itabira, MG | 37 | 1.449,44 | 1.505,62 | 2.124,77 | 8,25 | 6.80% |
Pau dos Ferros, RN | 37 | 1.360,03 | 1.412,74 | 1.993,70 | 7,68 | 5.00% |
Conselheiro Lafaiete, MG | 38 | 1.367,83 | 1.420,84 | 2.005,14 | 7,48 | 5.70% |
Araraquara, SP | 36 | 1.394,96 | 1.449,02 | 2.044,90 | 8,07 | 5.60% |
Lauro de Freitas, BA | 36 | 1.436,05 | 1.491,70 | 2.105,14 | 8,20 | 6.10% |
Porto Alegre, RS | 40 | 1.822,25 | 1.892,88 | 2.671,28 | 9,44 | 5.80% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Operador de Telemarketing Bilíngüe. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Operador de Telemarketing Bilíngüe no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de teleatendimento | 1.658,47 | 1.722,75 | 2.431,19 | 6.80% | |
Serviços de comunicação multimídia - scm | 1.468,19 | 1.525,10 | 2.152,26 | 6.80% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 1.530,90 | 1.590,24 | 2.244,19 | 8.20% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 1.855,90 | 1.927,83 | 2.720,62 | 6.00% | |
Provedores de acesso às redes de comunicações | 1.562,43 | 1.622,99 | 2.290,41 | 6.40% | |
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação | 1.617,05 | 1.679,72 | 2.370,47 | 6.90% | |
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 1.782,66 | 1.851,76 | 2.613,25 | 7.50% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.092,06 | 2.173,15 | 3.066,81 | 7.00% | |
Atividades de cobrança e informações cadastrais | 1.547,36 | 1.607,33 | 2.268,32 | 5.10% | |
Marketing direto | 1.894,95 | 1.968,39 | 2.777,85 | 5.90% | |
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais | 1.795,85 | 1.865,45 | 2.632,58 | 7.20% | |
Serviços de telefonia fixa comutada - stfc | 1.700,53 | 1.766,44 | 2.492,85 | 7.30% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 1.572,13 | 1.633,06 | 2.304,62 | 5.20% | |
Construção de estações e redes de telecomunicações | 1.449,10 | 1.505,26 | 2.124,27 | 5.90% | |
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet | 1.802,10 | 1.871,94 | 2.641,74 | 5.50% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.066,85 | 2.146,95 | 3.029,84 | 5.00% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis | 2.095,06 | 2.176,26 | 3.071,21 | 6.50% | |
Comércio varejista de materiais de construção em geral | 1.866,70 | 1.939,05 | 2.736,44 | 7.80% | |
Cooperativas centrais de crédito | 1.924,11 | 1.998,69 | 2.820,61 | 5.40% | |
Administração de cartões de crédito | 1.911,20 | 1.985,28 | 2.801,68 | 7.60% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |