O dissídio de Operador de Telemarketing Bilíngüe 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422320 no cargo de Operador de Telemarketing Bilíngüe.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 1.978,89

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

10.050 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Osasco - SP

R$ 2.866,57

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.318 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Operador de telemarketing técnico recebe, via teleatendimento, e analisa relatos de clientes sobre falhas nos serviços prestados e problemas no funcionamento de produtos, propondo soluções, orientando para realização de procedimentos corretivos e abrindo ordem de serviço para resolução de problemas mais complexos Prepara-se para o trabalho, verificando as especificações técnicas de produtos e serviços vendidos pela empresa.

Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Atualiza dados cadastrais de clientes Atua conforme protocolos de atendimento, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

O que faz um Operador de Telemarketing Bilíngüe

O Operador de telemarketing técnico prepara-se para o trabalho, verificando as especificações técnicas de produtos e serviços vendidos pela empresa Organiza e examina informações - disponíveis em sistema informatizado - sobre falhas e problemas anteriormente relatados por clientes e sobre as soluções ou respostas dadas.

Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível os manuais técnicos.

Examina roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, seguidos na comunicação com o cliente Identifica o cliente, registrando sua reclamação ou crítica em sistema informatizado.

Consulta o seu histórico de atendimento, quando necessário Analisa a falha na prestação de serviço descrita ou o problema no funcionamento de produto relatado pelo cliente, solicitando detalhes.

Verifica se a falha descrita ou o problema relatado decorre da forma de utilização do produto ou serviço pelo cliente, orientando-o sobre o uso correto.

Pode encaminhar instruções, desenhos e outras informações complementares por correio ou e-mail Fornece alternativas de solução da falha ou do problema, orientando o usuário na execução de procedimentos corretivos.

Em casos mais complexos, pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços técnicos internos da empresa, na busca da solução.

No caso de não encontrar a solução de imediato, abre ordem de serviço, comunicando ao cliente as providencias que serão tomadas Pode acionar serviços emergenciais para solução de problemas de saúde e situações de risco Registra o atendimento realizado em sistema informatizado específico.

Confirma e atualiza dados cadastrais do cliente Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como, por exemplo, a especificação de modelo do equipamento adquirido pelo cliente - e usando-os durante o atendimento.

Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Funções do Operador de telemarketing técnico

O profissional Operador de Telemarketing Bilíngüe deve seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo, atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento, prestar serviços técnicos e especializados, cadastrar clientes, oferecer serviços e produtos via teleatendimento, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing técnico

Um Operador de telemarketing técnico deve oferecer soluções, demonstrar agilidade no atendimento, informar disponibilidade de serviços agregados, orientar a utilização de aplicativos (software), ouvir mensagem do cliente, verificar disponibilidade de entrega, argumentar com o cliente, consultar área técnica, finalizar contato, seguir o código de ética, prestar suporte técnico a aplicativos (software), confirmar dados cadastrais, acionar serviços emergenciais, demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico, orientar o usuário, administrar conflitos, solicitar providências técnicas junto à área competente, direcionar atendimento, apresentar produtos e serviços, consultar histórico, realizar triagem de atendimento, reverter a insatisfação do cliente, demonstrar aptidão à microinformática, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, oferecer alternativas de produtos e serviços, orientar usuário de telefonia, identificar-se ao cliente, registrar informações com precisão, atualizar listas, agendar retorno (follow-up), negociar valores, finalizar pendências de serviços, atender usuários de língua estrangeira, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail), finalizar pendência técnica, oferecer formas e condições de pagamento, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, autocontrolar-se, trabalhar em equipe, enviar mensagens pós-atendimento, demonstrar capacidade de compreensão escrita, demonstrar paciência, consultar manuais, evidenciar vantagens do produto ou serviço, demonstrar capacidade de expressão oral, dar atendimento a usuários da internet, demonstrar poder de persuasão, tomar decisões, demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira, atualizar cadastro por telefone, consultar supervisor, realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais, abordar o cliente, trabalhar a qualidade vocal, demonstrar o cliente a sua importância, demonstrar compreensão oral (saber ouvir), confirmar dados, realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde, descrever o produto, identificar clientes potenciais, efetivar a venda, demonstrar empatia, diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos, demonstrar objetividade, informar prazo de entrega, depurar informações, identificar necessidades do interlocutor, demonstrar capacidade de expressão escrita, realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias, realizar serviços a usuários de transporte e turismo, abrir chamados técnicos (ordens de serviços), orientar a utilização de equipamentos de informática, identificar problemas, demonstrar agilidade de digitação, demonstrar clareza de dicção, solicitar informações ao cliente, esclarecer dúvidas, informar relação custo-benefício, fornecer informações.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Operador de Telemarketing Bilíngüe ficou em 7.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Telemarketing Bilíngüe e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telemarketing que ficou em 7.20% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Telemarketing Bilíngüe em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Operador de Telemarketing Bilíngüe ficou em 7.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 24,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telemarketing 2024

O salário de Operador de Telemarketing Bilíngüe mostrado aqui é resultado do levantamento de 16991 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telemarketing que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Telemarketing Bilíngüe com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Operador de Telemarketing Bilíngüe CBO 422320 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Operador de Telemarketing Bilíngüe em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Operador de Telemarketing Bilíngüe por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 37h 1.687,79 1.753,21 2.474,18 9,36 7.00%
Paraná 40h 1.769,62 1.838,20 2.594,13 9,29 6.10%
Minas Gerais 39h 1.547,86 1.607,85 2.269,04 8,33 7.80%
Rio de Janeiro 38h 1.796,80 1.866,44 2.633,97 9,76 7.20%
Distrito Federal 37h 1.464,50 1.521,26 2.146,85 8,12 7.40%
Santa Catarina 40h 1.905,05 1.978,89 2.792,66 9,88 6.90%
Goiás 41h 1.667,67 1.732,30 2.444,67 8,55 5.10%
Rio Grande do Sul 40h 1.753,91 1.821,89 2.571,10 9,21 8.00%
Pernambuco 38h 1.488,09 1.545,77 2.181,43 8,05 4.50%
Ceará 39h 1.420,00 1.475,03 2.081,61 7,66 5.60%
Bahia 40h 1.381,40 1.434,93 2.025,02 7,21 7.10%
Espírito Santo 38h 1.635,93 1.699,33 2.398,15 9,01 6.50%
Rio Grande do Norte 37h 1.337,49 1.389,33 1.960,66 7,59 7.90%
Sergipe 37h 1.370,65 1.423,77 2.009,27 7,74 6.20%
Maranhão 42h 1.428,19 1.483,54 2.093,61 7,03 5.20%
Mato Grosso 43h 1.747,87 1.815,61 2.562,25 8,35 7.70%
Piauí 43h 1.585,18 1.646,61 2.323,75 7,61 5.50%
Mato Grosso do Sul 40h 1.532,77 1.592,18 2.246,93 7,86 5.90%
Amazonas 38h 1.522,74 1.581,76 2.232,23 8,34 7.60%
Pará 42h 1.393,75 1.447,77 2.043,13 6,87 5.40%
Acre 36h 1.403,85 1.458,26 2.057,93 8,10 7.00%
Alagoas 43h 1.387,72 1.441,50 2.034,29 6,68 7.20%
Paraíba 38h 1.415,38 1.470,23 2.074,84 7,72 5.60%
Tocantins 44h 1.427,86 1.483,20 2.093,14 6,74 8.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Operador de Telemarketing Bilíngüe.

Dissídio de Operador de Telemarketing Bilíngüe por cidade

Quanto ganha um Operador de Telemarketing Bilíngüe nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Operador de Telemarketing Bilíngüe na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 38 1.793,16 1.862,66 2.628,64 9,83 7.70%
Barueri, SP 36 1.424,49 1.479,70 2.088,19 8,17 6.90%
Jundiaí, SP 36 1.672,47 1.737,29 2.451,72 9,59 5.70%
Brasília, DF 37 1.464,50 1.521,26 2.146,85 8,12 6.10%
Curitiba, PR 39 1.789,36 1.858,71 2.623,07 9,52 7.30%
Rio de Janeiro, RJ 38 1.940,58 2.015,80 2.844,75 10,47 5.60%
São Bernardo do Campo, SP 37 1.565,58 1.626,26 2.295,03 8,87 4.90%
Belo Horizonte, MG 38 1.735,07 1.802,31 2.543,48 9,53 8.20%
Campos dos Goytacazes, RJ 37 1.753,30 1.821,25 2.570,20 9,78 4.10%
Goiânia, GO 40 1.744,14 1.811,73 2.556,77 9,09 6.40%
Recife, PE 38 1.518,36 1.577,20 2.225,80 8,33 6.30%
Vila Velha, ES 36 1.700,27 1.766,16 2.492,46 9,78 5.00%
Salvador, BA 40 1.389,97 1.443,85 2.037,60 7,20 4.30%
Aracaju, SE 36 1.369,97 1.423,06 2.008,27 7,88 4.30%
Blumenau, SC 37 1.908,35 1.982,31 2.797,50 10,81 8.00%
Mogi das Cruzes, SP 38 1.681,44 1.746,60 2.464,86 9,11 5.10%
Sorocaba, SP 39 1.684,93 1.750,23 2.469,98 9,07 4.60%
Fortaleza, CE 39 1.576,08 1.637,16 2.310,41 8,44 6.20%
Guarulhos, SP 42 2.273,96 2.362,10 3.333,46 11,15 4.10%
Itabira, MG 36 1.363,02 1.415,85 1.998,09 7,85 4.30%
Pau dos Ferros, RN 37 1.307,42 1.358,09 1.916,58 7,33 6.80%
Taboão da Serra, SP 36 1.895,93 1.969,41 2.779,29 10,84 5.60%
Araraquara, SP 36 1.317,82 1.368,89 1.931,82 7,60 6.60%
Para de Minas, MG 41 1.315,13 1.366,10 1.927,88 6,69 6.90%
São Caetano do Sul, SP 40 1.558,86 1.619,28 2.285,18 8,04 6.20%
Mauá, SP 36 1.370,02 1.423,12 2.008,35 7,91 5.30%
Pereiro, CE 37 1.304,08 1.354,62 1.911,68 7,25 4.60%
Natal, RN 37 1.393,43 1.447,44 2.042,67 7,84 6.60%
São Jose, SC 44 1.549,56 1.609,61 2.271,54 7,34 5.10%
Maringá, PR 37 1.679,81 1.744,92 2.462,48 9,45 6.90%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Operador de Telemarketing Bilíngüe. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Operador de Telemarketing Bilíngüe no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de teleatendimento 1.591,05 1.652,72 2.332,36 6.70%
Serviços de comunicação multimídia - scm 1.406,19 1.460,69 2.061,36 4.80%
Locação de mão-de-obra temporária 1.818,49 1.888,97 2.665,77 4.80%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 1.611,99 1.674,47 2.363,06 6.40%
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 1.531,01 1.590,35 2.244,34 6.20%
Provedores de acesso às redes de comunicações 1.487,08 1.544,71 2.179,94 8.10%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.857,04 1.929,02 2.722,29 6.40%
Marketing direto 1.872,84 1.945,43 2.745,45 5.30%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 1.962,09 2.038,13 2.876,27 5.60%
Serviços de telefonia fixa comutada - stfc 1.521,38 1.580,34 2.230,22 5.20%
Operadoras de televisão por assinatura por cabo 1.389,31 1.443,15 2.036,62 6.90%
Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores 1.660,92 1.725,30 2.434,79 8.30%
Construção de estações e redes de telecomunicações 1.360,01 1.412,72 1.993,67 7.50%
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais 1.925,11 1.999,72 2.822,06 7.90%
Cooperativas centrais de crédito 1.906,41 1.980,29 2.794,65 8.00%
Comércio varejista de materiais de construção em geral 1.797,51 1.867,18 2.635,02 8.30%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 1.622,90 1.685,80 2.379,05 7.10%
Instalação e manutenção elétrica 1.597,28 1.659,19 2.341,50 4.10%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 1.967,43 2.043,68 2.884,11 7.30%
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 1.818,79 1.889,28 2.666,21 8.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.