O dissídio de Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422305 no cargo de Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing).

Estado com maior salário médio

Pará

R$ 1.637,11

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

25.298 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Itaperuna - RJ

R$ 2.043,84

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

8.368 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Operador de telemarketing ativo identifica e contata clientes potenciais para apresentar e vender-lhes produtos e serviços, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre produto ou serviço a ser vendido e examinando protocolos, manuais e instruções.

Busca fidelizar e recuperar clientes Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos.

Cadastra clientes Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

O que faz um Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing)

O Operador de telemarketing ativo prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre todos os aspectos do produto ou serviço a ser vendido, para poder sanar dúvidas do potencial cliente Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível o material fornecido pela empresa e introduzindo em sistema informatizado as principais informações sobre o produto ou serviço.

Examina protocolos, manuais e instruções.

Identifica e contata o potencial cliente, para apresentar-lhe produto ou serviço Evidencia a qualidade do produto ou serviço e seu diferencial no mercado, em termos de vantagens oferecidas.

Esclarece dúvidas e argumenta com o cliente Negocia valor de venda, apresentando os descontos que podem ser concedidos.

Mostra alternativas em relação às formas e às condições de pagamento.

Informa sobre o prazo de entrega e sobre a taxa de envio do produto Pode apresentar contrato a ser firmado e suas cláusulas.

Finaliza transações e soluciona pendências pós-atendimento, solicitando orientação do supervisor e acionando serviços internos da empresa, quando necessário.

Comunica-se com o cliente seguindo roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento Aplica técnicas de fidelização do cliente Busca recuperar usuário, revertendo a sua insatisfação.

Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos, comunicando o valor e os encargos, negociando descontos e estabelecendo novos prazos de pagamento Pode informar sanções contratuais e providenciar retirada de restrições ao crédito.

Cadastra clientes ou atualiza dados cadastrais, por correio eletrônico ou por telefone Realiza pesquisa de opinião, em tempo real, convencendo o entrevistado a participar, levantando o perfil do entrevistado e registrando respostas em formulário eletrônico.

Aplica questionário sobre perfil de consumo em pesquisa de mercado, registrando as respostas do participante Pode usar sistema de agendamento de chamadas, serviços, entregas e controle de prazos Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida.

Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como características do produto ou serviço - e usando-os durante a realização da venda Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira, conforme a natureza da organização.

Funções do Operador de telemarketing ativo

O profissional Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing) deve seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo, demonstrar competências pessoais, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, realizar pesquisas em tempo real, por telefone, cobrar débitos, oferecer serviços e produtos via teleatendimento, atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento, cadastrar clientes.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing ativo

Um Operador de telemarketing ativo deve oferecer formas e condições de pagamento, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, oferecer vantagens, oferecer alternativas de produtos e serviços, negociar valores, verificar disponibilidade de entrega, oferecer soluções, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail), registrar respostas em formulário eletrônico, solicitar informações ao cliente, demonstrar aptidão à microinformática, consultar área técnica, registrar respostas em papel, pesquisar perfil do entrevistado, realizar triagem de atendimento, informar sanções contratuais, definir formas de pagamento, negociar descontos, demonstrar poder de persuasão, aplicar questionário, consultar manuais, efetivar a venda, indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados, demonstrar paciência, autocontrolar-se, finalizar contato, comunicar débitos, registrar informações com precisão, demonstrar capacidade de expressão oral, informar relação custo-benefício, demonstrar objetividade, demonstrar agilidade no atendimento, fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up), identificar problemas, calcular encargos do débito, negociar datas de pagamento, finalizar pendências de serviços, demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico, informar restrições ao crédito, descrever o produto, analisar reclamações com maior flexibilidade, demonstrar capacidade de expressão escrita, demonstrar o cliente a sua importância, demonstrar empatia, finalizar pendência técnica, oferecer benefícios variados, identificar necessidades do interlocutor, avaliar perfil de consumo, trabalhar a qualidade vocal, abordar o cliente, ouvir mensagem do cliente, orientar o usuário, consultar supervisor, direcionar atendimento, confirmar dados cadastrais, confirmar dados, identificar clientes potenciais, demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira, informar prazo de entrega, consultar histórico, solicitar providências técnicas junto à área competente, fornecer informações, informar disponibilidade de serviços agregados, seguir o código de ética, demonstrar capacidade de compreensão escrita, convencer o entrevistado à participação na pesquisa, demonstrar clareza de dicção, administrar conflitos, reverter a insatisfação do cliente, atualizar cadastro por telefone, demonstrar agilidade de digitação, esclarecer dúvidas, atualizar listas, depurar informações, trabalhar em equipe, agendar retorno (follow-up), evidenciar vantagens do produto ou serviço, argumentar com o cliente, apresentar produtos e serviços, negociar valor de débitos, providenciar retirada de restrições ao crédito, enviar mensagens pós-atendimento, demonstrar compreensão oral (saber ouvir), tomar decisões, identificar-se ao cliente, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing) ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telemarketing que ficou em 7.80% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing) ficou em 7.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telemarketing 2024

O salário de Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing) mostrado aqui é resultado do levantamento de 57869 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telemarketing que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing) CBO 422305 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 36h 1.413,85 1.468,65 2.072,60 8,27 6.10%
Minas Gerais 36h 1.333,17 1.384,84 1.954,33 7,66 6.50%
Paraná 37h 1.398,81 1.453,02 2.050,55 7,87 5.30%
Santa Catarina 36h 1.438,14 1.493,87 2.108,20 8,23 7.20%
Rio de Janeiro 39h 1.516,93 1.575,72 2.223,70 7,98 7.70%
Rio Grande do Sul 36h 1.506,97 1.565,38 2.209,11 8,74 5.70%
Distrito Federal 36h 1.445,41 1.501,43 2.118,86 8,33 6.70%
Ceará 36h 1.317,34 1.368,40 1.931,12 7,50 6.10%
Pernambuco 37h 1.412,47 1.467,21 2.070,58 7,96 7.90%
Goiás 39h 1.410,47 1.465,14 2.067,65 7,53 4.30%
Bahia 37h 1.452,09 1.508,37 2.128,66 8,10 4.30%
Espírito Santo 37h 1.536,42 1.595,97 2.252,28 8,57 5.70%
Pará 37h 1.576,03 1.637,11 2.310,33 8,77 6.10%
Maranhão 37h 1.358,03 1.410,66 1.990,76 7,57 8.10%
Mato Grosso do Sul 37h 1.404,36 1.458,79 2.058,68 7,88 6.50%
Paraíba 39h 1.338,53 1.390,41 1.962,19 7,22 6.30%
Amazonas 40h 1.358,65 1.411,31 1.991,69 7,12 8.10%
Mato Grosso 40h 1.440,73 1.496,57 2.112,01 7,43 6.50%
Rio Grande do Norte 37h 1.317,07 1.368,12 1.930,73 7,44 7.80%
Sergipe 34h 1.346,22 1.398,40 1.973,46 8,28 7.40%
Alagoas 39h 1.395,78 1.449,87 2.046,11 7,52 4.40%
Tocantins 41h 1.311,13 1.361,94 1.922,01 6,72 5.40%
Piauí 38h 1.353,67 1.406,14 1.984,39 7,33 5.70%
Rondônia 43h 1.478,37 1.535,67 2.167,18 7,12 4.40%
Amapá 39h 1.310,47 1.361,26 1.921,05 6,95 4.30%
Acre 39h 1.365,71 1.418,64 2.002,03 7,28 8.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing).

Dissídio de Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing) por cidade

Quanto ganha um Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 35 1.464,69 1.521,46 2.147,13 8,72 8.10%
Uberlândia, MG 36 1.300,90 1.351,32 1.907,02 7,49 6.80%
Poa, SP 36 1.296,79 1.347,05 1.901,00 7,49 6.10%
Curitiba, PR 36 1.355,81 1.408,35 1.987,51 7,72 4.30%
Campinas, SP 34 1.331,21 1.382,81 1.951,46 8,07 5.30%
Belo Horizonte, MG 36 1.360,47 1.413,19 1.994,34 7,91 7.30%
Rio de Janeiro, RJ 40 1.543,32 1.603,14 2.262,39 8,02 7.50%
Florianópolis, SC 36 1.398,16 1.452,35 2.049,60 8,08 7.80%
Brasília, DF 36 1.445,41 1.501,43 2.118,86 8,33 7.70%
Mogi das Cruzes, SP 36 1.290,19 1.340,20 1.891,33 7,38 8.00%
Bauru, SP 36 1.318,43 1.369,53 1.932,72 7,58 6.80%
Porto Alegre, RS 36 1.485,29 1.542,86 2.177,33 8,54 7.80%
Fortaleza, CE 36 1.310,31 1.361,10 1.920,82 7,51 4.90%
Lins, SP 36 1.278,86 1.328,43 1.874,72 7,38 5.30%
Ribeirão Preto, SP 32 1.479,77 1.537,13 2.169,24 9,66 7.40%
Recife, PE 37 1.413,40 1.468,17 2.071,93 7,99 7.60%
Birigui, SP 37 1.742,03 1.809,55 2.553,68 9,73 6.60%
Goiânia, GO 38 1.439,73 1.495,53 2.110,53 7,87 5.90%
Uberaba, MG 36 1.294,48 1.344,65 1.897,61 7,42 5.50%
São José do Rio Preto, SP 32 1.489,07 1.546,79 2.182,87 9,62 4.80%
Joinville, SC 36 1.425,01 1.480,24 2.088,96 8,20 4.30%
Salvador, BA 36 1.458,49 1.515,02 2.138,04 8,35 5.80%
Barueri, SP 37 1.424,31 1.479,51 2.087,93 8,04 7.90%
Caxias do Sul, RS 32 1.450,55 1.506,77 2.126,40 9,35 6.20%
Vitoria, ES 36 1.573,06 1.634,02 2.305,98 8,98 4.30%
Santos, SP 36 1.409,62 1.464,25 2.066,39 8,09 4.80%
Santa Maria, RS 36 1.611,74 1.674,21 2.362,70 9,29 8.30%
Governador Valadares, MG 35 1.432,28 1.487,79 2.099,62 8,61 7.20%
Belém, PA 37 1.616,28 1.678,92 2.369,34 9,12 6.70%
São Luís, MA 36 1.345,69 1.397,85 1.972,68 7,72 4.20%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de teleatendimento 1.329,32 1.380,84 1.948,68 5.20%
Serviços de assistência social sem alojamento 1.442,53 1.498,43 2.114,64 6.70%
Atividades de cobrança e informações cadastrais 1.344,23 1.396,33 1.970,54 6.00%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 1.442,37 1.498,27 2.114,40 4.20%
Promoção de vendas 1.301,34 1.351,77 1.907,67 7.10%
Limpeza em prédios e em domicílios 1.538,61 1.598,25 2.255,49 5.80%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.499,70 1.557,83 2.198,45 7.30%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 1.378,14 1.431,55 2.020,25 7.70%
Comércio varejista de livros 1.689,54 1.755,02 2.476,74 7.40%
Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde 1.447,71 1.503,82 2.122,24 6.80%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 1.456,98 1.513,45 2.135,82 5.60%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 1.447,48 1.503,58 2.121,89 7.00%
Locação de mão-de-obra temporária 1.510,05 1.568,58 2.213,62 4.40%
Treinamento em informática 1.417,93 1.472,89 2.078,58 7.40%
Ensino de idiomas 1.355,32 1.407,85 1.986,80 6.10%
Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros não especificadas anteriormente 1.309,41 1.360,16 1.919,50 4.20%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 1.454,97 1.511,36 2.132,88 4.90%
Serviços de comunicação multimídia - scm 1.398,97 1.453,19 2.050,79 5.30%
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos 1.545,75 1.605,66 2.265,96 4.70%
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 1.372,94 1.426,16 2.012,63 4.20%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.