O dissídio de Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422305 no cargo de Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing).
Estado com maior salário médio
Espírito Santo
R$ 1.765,42
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
19.392 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Sumaré - SP
R$ 2.645,43
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
6.101 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Operador de telemarketing ativo identifica e contata clientes potenciais para apresentar e vender-lhes produtos e serviços, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre produto ou serviço a ser vendido e examinando protocolos, manuais e instruções.
Busca fidelizar e recuperar clientes Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos.
Cadastra clientes Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
O que faz um Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing)
O Operador de telemarketing ativo prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre todos os aspectos do produto ou serviço a ser vendido, para poder sanar dúvidas do potencial cliente Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível o material fornecido pela empresa e introduzindo em sistema informatizado as principais informações sobre o produto ou serviço.
Examina protocolos, manuais e instruções.
Identifica e contata o potencial cliente, para apresentar-lhe produto ou serviço Evidencia a qualidade do produto ou serviço e seu diferencial no mercado, em termos de vantagens oferecidas.
Esclarece dúvidas e argumenta com o cliente Negocia valor de venda, apresentando os descontos que podem ser concedidos.
Mostra alternativas em relação às formas e às condições de pagamento.
Informa sobre o prazo de entrega e sobre a taxa de envio do produto Pode apresentar contrato a ser firmado e suas cláusulas.
Finaliza transações e soluciona pendências pós-atendimento, solicitando orientação do supervisor e acionando serviços internos da empresa, quando necessário.
Comunica-se com o cliente seguindo roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento Aplica técnicas de fidelização do cliente Busca recuperar usuário, revertendo a sua insatisfação.
Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos, comunicando o valor e os encargos, negociando descontos e estabelecendo novos prazos de pagamento Pode informar sanções contratuais e providenciar retirada de restrições ao crédito.
Cadastra clientes ou atualiza dados cadastrais, por correio eletrônico ou por telefone Realiza pesquisa de opinião, em tempo real, convencendo o entrevistado a participar, levantando o perfil do entrevistado e registrando respostas em formulário eletrônico.
Aplica questionário sobre perfil de consumo em pesquisa de mercado, registrando as respostas do participante Pode usar sistema de agendamento de chamadas, serviços, entregas e controle de prazos Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida.
Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como características do produto ou serviço - e usando-os durante a realização da venda Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira, conforme a natureza da organização.
Funções do Operador de telemarketing ativo
O profissional Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing) deve oferecer serviços e produtos via teleatendimento, atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento, cadastrar clientes, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo, cobrar débitos, realizar pesquisas em tempo real, por telefone, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Operador de telemarketing ativo
Um Operador de telemarketing ativo deve registrar informações com precisão, demonstrar o cliente a sua importância, demonstrar capacidade de expressão escrita, demonstrar capacidade de expressão oral, oferecer formas e condições de pagamento, providenciar retirada de restrições ao crédito, confirmar dados, informar sanções contratuais, oferecer vantagens, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail), demonstrar capacidade de compreensão escrita, realizar triagem de atendimento, consultar histórico, ouvir mensagem do cliente, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, identificar necessidades do interlocutor, demonstrar agilidade no atendimento, demonstrar paciência, definir formas de pagamento, agendar retorno (follow-up), atualizar cadastro por telefone, trabalhar a qualidade vocal, oferecer benefícios variados, identificar-se ao cliente, informar disponibilidade de serviços agregados, abordar o cliente, autocontrolar-se, demonstrar clareza de dicção, oferecer soluções, apresentar produtos e serviços, informar prazo de entrega, negociar valores, finalizar pendências de serviços, descrever o produto, analisar reclamações com maior flexibilidade, tomar decisões, registrar respostas em papel, oferecer alternativas de produtos e serviços, pesquisar perfil do entrevistado, demonstrar objetividade, solicitar informações ao cliente, direcionar atendimento, orientar o usuário, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, atualizar listas, administrar conflitos, registrar respostas em formulário eletrônico, solicitar providências técnicas junto à área competente, demonstrar aptidão à microinformática, evidenciar vantagens do produto ou serviço, consultar supervisor, fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up), negociar descontos, demonstrar empatia, avaliar perfil de consumo, esclarecer dúvidas, fornecer informações, informar restrições ao crédito, convencer o entrevistado à participação na pesquisa, verificar disponibilidade de entrega, finalizar contato, informar relação custo-benefício, demonstrar poder de persuasão, demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico, depurar informações, argumentar com o cliente, demonstrar agilidade de digitação, enviar mensagens pós-atendimento, finalizar pendência técnica, consultar área técnica, indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados, demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira, confirmar dados cadastrais, calcular encargos do débito, seguir o código de ética, demonstrar compreensão oral (saber ouvir), efetivar a venda, reverter a insatisfação do cliente, comunicar débitos, aplicar questionário, identificar problemas, negociar valor de débitos, identificar clientes potenciais, trabalhar em equipe, negociar datas de pagamento, consultar manuais.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing) ficou em 5.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telemarketing que ficou em 5.50% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing) ficou em 4.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telemarketing 2024
O salário de Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing) mostrado aqui é resultado do levantamento de 45290 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telemarketing que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Operador de Teleatendimento Híbrido (telemarketing)
- Teleoperador de Marketing (híbrido)
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- Atendente de Telemarketing
- Atendente de Informações (telemarketing)
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- Teleoperador de Suporte Técnico (telemarketing)
Valor do salário na CCT 2024 de Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing) em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 35h | 1.508,70 | 1.567,17 | 2.211,64 | 8,86 | 6.70% |
Minas Gerais | 37h | 1.405,73 | 1.460,21 | 2.060,69 | 7,98 | 4.90% |
Paraná | 37h | 1.471,53 | 1.528,56 | 2.157,15 | 8,21 | 7.70% |
Santa Catarina | 37h | 1.517,01 | 1.575,80 | 2.223,82 | 8,62 | 4.10% |
Rio de Janeiro | 39h | 1.590,97 | 1.652,63 | 2.332,24 | 8,53 | 7.00% |
Rio Grande do Sul | 36h | 1.562,47 | 1.623,03 | 2.290,47 | 9,02 | 4.20% |
Distrito Federal | 37h | 1.542,32 | 1.602,09 | 2.260,92 | 8,68 | 7.20% |
Pernambuco | 36h | 1.448,75 | 1.504,90 | 2.123,75 | 8,34 | 7.80% |
Goiás | 38h | 1.522,42 | 1.581,43 | 2.231,76 | 8,22 | 4.70% |
Bahia | 37h | 1.499,03 | 1.557,13 | 2.197,47 | 8,50 | 5.80% |
Ceará | 37h | 1.411,02 | 1.465,71 | 2.068,45 | 7,99 | 5.20% |
Espírito Santo | 37h | 1.699,55 | 1.765,42 | 2.491,41 | 9,48 | 8.00% |
Pará | 37h | 1.648,69 | 1.712,59 | 2.416,85 | 9,24 | 5.50% |
Maranhão | 37h | 1.405,10 | 1.459,55 | 2.059,77 | 7,84 | 5.10% |
Mato Grosso do Sul | 38h | 1.456,33 | 1.512,77 | 2.134,87 | 8,05 | 6.70% |
Amazonas | 39h | 1.406,87 | 1.461,40 | 2.062,37 | 7,42 | 4.60% |
Mato Grosso | 39h | 1.495,66 | 1.553,63 | 2.192,52 | 7,96 | 6.00% |
Paraíba | 39h | 1.414,50 | 1.469,32 | 2.073,56 | 7,56 | 7.30% |
Alagoas | 39h | 1.433,62 | 1.489,19 | 2.101,59 | 7,56 | 8.20% |
Rio Grande do Norte | 37h | 1.418,11 | 1.473,07 | 2.078,84 | 7,91 | 8.30% |
Sergipe | 33h | 1.464,40 | 1.521,16 | 2.146,70 | 9,14 | 5.00% |
Tocantins | 40h | 1.392,82 | 1.446,80 | 2.041,76 | 7,27 | 7.10% |
Piauí | 38h | 1.414,79 | 1.469,63 | 2.073,98 | 7,65 | 4.90% |
Rondônia | 44h | 1.520,75 | 1.579,69 | 2.229,30 | 7,22 | 6.20% |
Amapá | 40h | 1.447,30 | 1.503,39 | 2.121,63 | 7,55 | 5.80% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing). |
Dissídio de Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing) por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 34 | 1.590,33 | 1.651,97 | 2.331,31 | 9,61 | 7.80% |
Poa, SP | 36 | 1.362,31 | 1.415,11 | 1.997,04 | 7,87 | 6.20% |
Curitiba, PR | 37 | 1.422,78 | 1.477,92 | 2.085,69 | 8,07 | 7.80% |
Belo Horizonte, MG | 36 | 1.432,17 | 1.487,67 | 2.099,45 | 8,15 | 6.50% |
Uberlândia, MG | 36 | 1.367,29 | 1.420,29 | 2.004,35 | 7,79 | 7.60% |
Rio de Janeiro, RJ | 39 | 1.623,62 | 1.686,55 | 2.380,11 | 8,65 | 7.80% |
Campinas, SP | 34 | 1.417,94 | 1.472,90 | 2.078,60 | 8,62 | 5.30% |
Florianópolis, SC | 36 | 1.480,84 | 1.538,23 | 2.170,80 | 8,51 | 4.60% |
Porto Alegre, RS | 36 | 1.501,97 | 1.560,18 | 2.201,78 | 8,61 | 7.40% |
Brasília, DF | 37 | 1.542,32 | 1.602,09 | 2.260,92 | 8,68 | 8.30% |
Bauru, SP | 36 | 1.391,40 | 1.445,32 | 2.039,68 | 7,99 | 5.40% |
Recife, PE | 36 | 1.429,16 | 1.484,55 | 2.095,04 | 8,27 | 4.30% |
Mogi das Cruzes, SP | 37 | 1.368,49 | 1.421,52 | 2.006,10 | 7,77 | 5.00% |
Ribeirão Preto, SP | 32 | 1.510,54 | 1.569,08 | 2.214,33 | 9,93 | 5.60% |
Birigui, SP | 36 | 1.800,85 | 1.870,64 | 2.639,91 | 10,29 | 5.60% |
Goiânia, GO | 38 | 1.536,73 | 1.596,29 | 2.252,73 | 8,45 | 4.90% |
Joinville, SC | 36 | 1.469,89 | 1.526,86 | 2.154,75 | 8,54 | 5.30% |
Fortaleza, CE | 36 | 1.399,97 | 1.454,23 | 2.052,26 | 7,99 | 6.60% |
Uberaba, MG | 36 | 1.362,45 | 1.415,26 | 1.997,25 | 7,84 | 7.70% |
Barueri, SP | 37 | 1.457,10 | 1.513,57 | 2.135,99 | 8,29 | 6.80% |
São José do Rio Preto, SP | 32 | 1.602,78 | 1.664,90 | 2.349,55 | 10,25 | 5.90% |
Salvador, BA | 35 | 1.510,94 | 1.569,50 | 2.214,92 | 8,93 | 4.40% |
Lins, SP | 36 | 1.359,55 | 1.412,24 | 1.992,99 | 7,85 | 8.20% |
Vitoria, ES | 36 | 1.770,38 | 1.839,00 | 2.595,25 | 10,24 | 7.50% |
Belém, PA | 37 | 1.680,84 | 1.745,98 | 2.463,98 | 9,50 | 7.10% |
Itaúna, MG | 36 | 1.400,68 | 1.454,97 | 2.053,30 | 8,07 | 7.20% |
Pederneiras, SP | 36 | 1.359,46 | 1.412,15 | 1.992,87 | 7,85 | 5.40% |
Governador Valadares, MG | 35 | 1.474,26 | 1.531,40 | 2.161,16 | 8,86 | 6.50% |
Manaus, AM | 39 | 1.406,92 | 1.461,45 | 2.062,44 | 7,42 | 5.30% |
Santos, SP | 36 | 1.454,95 | 1.511,34 | 2.132,85 | 8,32 | 7.50% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing) no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de teleatendimento | 1.414,30 | 1.469,11 | 2.073,26 | 7.40% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 1.501,41 | 1.559,60 | 2.200,95 | 7.50% | |
Atividades de cobrança e informações cadastrais | 1.401,28 | 1.455,59 | 2.054,17 | 6.20% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 1.525,68 | 1.584,81 | 2.236,53 | 7.40% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 1.561,21 | 1.621,72 | 2.288,62 | 4.80% | |
Promoção de vendas | 1.380,73 | 1.434,24 | 2.024,05 | 6.70% | |
Comércio varejista de livros | 1.766,40 | 1.834,86 | 2.589,42 | 5.90% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 1.440,02 | 1.495,83 | 2.110,96 | 5.20% | |
Limpeza em prédios e em domicílios | 1.636,40 | 1.699,82 | 2.398,84 | 4.20% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 1.612,22 | 1.674,70 | 2.363,39 | 4.20% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 1.567,26 | 1.628,00 | 2.297,49 | 5.20% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 1.495,22 | 1.553,17 | 2.191,88 | 4.80% | |
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo | 1.450,02 | 1.506,22 | 2.125,62 | 4.50% | |
Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde | 1.507,07 | 1.565,48 | 2.209,25 | 7.90% | |
Treinamento em informática | 1.510,90 | 1.569,46 | 2.214,87 | 7.10% | |
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos | 1.600,73 | 1.662,77 | 2.346,55 | 5.30% | |
Serviços de comunicação multimídia - scm | 1.567,24 | 1.627,98 | 2.297,45 | 5.30% | |
Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação | 1.506,69 | 1.565,09 | 2.208,70 | 5.20% | |
Ensino de idiomas | 1.428,12 | 1.483,47 | 2.093,51 | 6.40% | |
Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios | 1.639,79 | 1.703,34 | 2.403,81 | 6.70% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |