O dissídio de Líder de Recepção 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 420125 no cargo de Líder de Recepção.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 2.912,48
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.622 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 2.206,94
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
999 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Psicologia e Psicanálise
R$ 3.630,19
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Hotéis
929 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Supervisor de recepcionistas supervisiona a execução de serviços de recepção de clientes e visitantes Define procedimentos e regras de atendimento, disponibiliza ambiente confortável e organizado, supre materiais e equipamentos e providencia a instalação de sistemas informatizados.
Controla a rotina de trabalho de recepcionistas e avalia a qualidade dos serviços prestados Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e de qualidade, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Líder de Recepção
O Supervisor de recepcionistas planeja os serviços de recepção, identificando prioridades, definindo procedimentos a serem adotados na rotina de trabalho e estabelecendo regras para atendimento e fornecimento de informações Dimensiona equipe de trabalho e supre materiais e equipamentos para execução dos serviços.
Providencia ambiente confortável e organizado para a recepção, preferencialmente com rede Wi-Fi.
Providencia a instalação de sistemas informatizados, de comunicação e captação de imagens na recepção, para registro-cadastro de visitantes e clientes, para obter informações de consultas anteriores, para prestar informações sobre produtos ou serviços disponíveis e para outras finalidades compatíveis com a área de atuação do estabelecimento Controla a rotina de trabalho de recepcionistas, observando a forma de atendimento aos visitantes e clientes, monitorando a exatidão no registro da entrada e da saída de pessoas, equipamentos e materiais, verificando a objetividade e a pertinência das informações prestadas pessoalmente, por telefone ou outro meio de comunicação.
Acompanha o recebimento, o protocolo e o encaminhamento para arquivo de documentos recebidos Monitora as atividades de recebimento de pagamentos e emissão de notas fiscais e recibos, quando realizadas por recepcionista.
Supervisiona a rotina da equipe, distribuindo tarefas, delegando funções e orientando a execução dos serviços.
Avalia a qualidade dos serviços prestados, observando a cordialidade de recepcionistas no trato com pessoas, verificando o cumprimento de regras e procedimentos, examinando a eficiência da equipe, principalmente nos dias de maior movimento Verifica o funcionamento dos sistemas informatizados.
Emite relatórios de controle e desempenho.
Administra pessoal, propondo admissões, selecionando pessoal, apurando frequência e realizando promoções e desligamentos Avalia desempenho da equipe de trabalho, levanta necessidade de capacitação e promove programas de aperfeiçoamento profissional.
Funções do Supervisor de recepcionistas
O profissional Líder de Recepção deve planejar trabalho da equipe, avaliar qualidade dos serviços, qualificar equipe de trabalho, supervisionar execução dos serviços, controlar atividades financeiras, atender público e informantes, demonstrar competências pessoais, administrar pessoal.
Condições de trabalho da profissão
Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.
Atividades exercidas por um Supervisor de recepcionistas
Um Supervisor de recepcionistas deve agir com criatividade, definir recursos de trabalho, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, liderar equipe, demonstrar atitude proativa, avaliar desempenho dos funcionários, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, analisar relatórios, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários, elaborar escalas de trabalho, atuar com dinamismo, verificar consistência de dados coletados, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, reenquadrar funcionários em outra função, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, promover rodízio de funções, buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos, emitir relatórios de controle e desempenho, conferir numerário e produtos do caixa, promover atendimento personalizado ao cliente, agir com empatia, propor reciclagem de funcionários, administrar conflitos entre funcionários, reconhecer diferenças pessoais, inventariar móveis, equipamentos e produtos, expressar-se com fluência verbal, monitorar atendimento telefônico, estimar volume de trabalho, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, propor promoções de funcionários, tabular dados, conferir faturas, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, criar relacionamento interpessoal, propor admissões de funcionários, propor penalidades aos funcionários, verificar necessidades de novos equipamentos, justificar diferenças de caixa, providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, prestar informações ao público e informantes, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, agir com ética e atitude profissional, manter-se atualizado, elaborar cronograma de trabalho, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, definir alternativas de negociação para retenção do cliente, promover reuniões, propor desligamentos de funcionários, controlar as emoções, esclarecer dúvidas dos funcionários, elaborar programação de férias, orientar trabalho dos empregados, relatar falhas do processo de trabalho, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, propor fechamento de contratos, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações, propor novos serviços aos clientes, definir perfil para cargos, monitorar atendimento via correio eletrônico e postal, administrar banco de dados e listagens, dimensionar equipe de trabalho, rever rotinas de trabalho, agir com flexibilidade, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, orçar custos, identificar prioridades, relatar necessidades de clientes e não clientes, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, aplicar penalidades aos funcionários, agir com desenvoltura, intermediar conflitos entre áreas internas, definir rotinas de trabalho, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, treinar novos funcionários, identificar falhas do processo de trabalho, administrar conflitos entre funcionários e clientes, controlar movimentação de questionários, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, controlar ligações telefônicas, selecionar pessoal, estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Líder de Recepção ficou em 5.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Líder de Recepção e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que ficou em 5.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Líder de Recepção em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Líder de Recepção ficou em 5.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 27,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa 2025
O salário de Líder de Recepção mostrado aqui é resultado do levantamento de 7.932 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Líder de Recepção com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros)
- Coordenador de Recepção
- Supervisor de Central de Atendimento
- Chefe de Recepção
- Supervisor de Coletadores de Apostas e de Jogos
- Supervisor de Televendas
- Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores
- Supervisor de Teleatendimento
- Supervisor de Coleta
- Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco)