O dissídio de Instrutor de Ofícios Industriais 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233210 no cargo de Instrutor de Ofícios Industriais.

Estado com maior salário médio

Alagoas

R$ 17.482,24

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.827 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 2.606,20

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

774 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo

R$ 8.669,37

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Outras Atividades de Ensino

4.330 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, de acordo com a área específica e a ocupação Promove atividades de ensino considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a processos, operações de máquinas e equipamentos, manuseio de instrumentos e ferramentas, materiais e matéria-prima, tecnologia, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, instalações.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

O que faz um Instrutor de Ofícios Industriais

O Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento industrial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com as especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático e de consumo, prepara máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.

Ensina procedimentos, métodos e técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e técnicas de demonstração de práticas operacionais, referentes a processos, operações, produtos e serviços industriais, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, especificações, controle de processo, custos e tempos operacionais, normas e procedimentos Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas industriais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam compreender e aplicar métodos e técnicas industriais, nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento de superfície, controle de processo e de qualidade, parâmetros, variáveis, máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de aprendizagem industrial Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao manuseio e acondicionamento de resíduos, verificando as condições e integridade dos EPC, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.

Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode realizar projetos de assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área.

Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela preservação, acondicionamento, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho Realiza reparos, limpeza e lubrificação em máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.

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Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial

O profissional Instrutor de Ofícios Industriais deve elaborar material pedagógico, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, comunicar-se, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, planejar metas e estratégias de ações educacionais, prestar serviços À comunidade, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, demonstrar competências pessoais, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional.

Condições de trabalho da profissão

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.

Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial

Um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial deve coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, ministrar palestras para públicos de fora da escola, agir eticamente na profissão, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, criar relacionamentos de confiabilidade, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, divulgar ideias através de projetos de ensino, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, demonstrar capacidade de avaliação, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, adequar material pedagógico, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, expressar-se com clareza, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, demonstrar capacidade de aprendizagem, auto avaliar-se, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, preencher diários de classe ou similares, integrar-se em eventos da área, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, identificar novas fontes para atualização, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, programar calendário de atividades para estágios de alunos, limpar os equipamentos, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, negociar projetos e cursos, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, sistematizar a produção científica da área, participar de campanhas educativas, criar situações de trabalho em equipe, criar situações operacionais de atividades, demonstrar tolerância e paciência, definir metodologias e técnicas de ensino, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, conferir a execução da manutenção, dialogar com membros e instituições da comunidade, participar da captação de recursos financeiros e físicos, revisar as metodologias e técnicas de ensino, sistematizar as mudanças tecnológicas, revisar material pedagógico, demonstrar flexibilidade, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, selecionar material pedagógico, simular situações atuais de trabalho, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, dialogar com os meios de comunicação de massa, preencher planilhas de custo, tomar parte na organização do currículo escolar, comprovar experiência na área específica, processar materiais para a utilização em ensino, tomar providências em casos de emergência, identificar características e interesses pessoais dos alunos, programar a utilização de material didático-pedagógico, demonstrar perseverança, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, dialogar com os alunos, corrigir trabalhos, provas, exercícios, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, comprovar certificação das competências, avaliar competências adquiridas anteriormente, analisar as avaliações, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, demonstrar capacidade de organização, utilizar referenciais de avaliação normatizados, controlar o estoque de peças de reposição, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, especificar equipamentos para manutenção e reposição, fixar critérios de avaliação dos alunos, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, dialogar com os outros professores, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), executar a manutenção preventiva, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, preparar recursos audiovisuais, verificar o estado dos equipamentos de segurança, sistematizar a legislação na sua área, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, preparar material didático, fixar metas educacionais para a escola, orientar os alunos, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, estimular os alunos na busca de conhecimento, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, comprovar qualificação profissional na área de atuação, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, confeccionar apostilas para apoio às aulas, demonstrar liderança, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, demonstrar criatividade, organizar exposições de produtos, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, promover a exposição e venda de produtos do curso, elaborar os planos de aula, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, encaminhar alunos para atendimentos específicos, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, estabelecer referenciais de avaliação, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, selecionar recursos didáticos, sistematizar as normas técnicas, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, dialogar com outros setores ou unidades da escola, criar situações interativas com o mercado de trabalho, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, participar de ações institucionais com objetivo social, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, consultar manual do equipamento para manutenção, registrar controles de estoque, sistematizar os termos técnicos da área, propor cronograma de atividades pedagógicas, participar de atividades de elaboração do plano de curso, prestar assessoria técnica à comunidade, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, investigar diferentes recursos didáticos, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, promover intercâmbios institucionais, tomar parte na elaboração do calendário escolar, registrar as tarefas executadas pelos alunos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Ofícios Industriais ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Ofícios Industriais e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 4.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Ofícios Industriais em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Ofícios Industriais ficou em 9.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025

O salário de Instrutor de Ofícios Industriais mostrado aqui é resultado do levantamento de 8.803 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Ofícios Industriais com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Instrutor de Ofícios Industriais CBO 233210 salário