O dissídio de Instrutor de Ofícios Industriais 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233210 no cargo de Instrutor de Ofícios Industriais.

Estado com maior salário médio

Alagoas

R$ 17.482,24

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.827 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 2.606,20

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

774 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo

R$ 8.669,37

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Outras Atividades de Ensino

4.330 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, de acordo com a área específica e a ocupação Promove atividades de ensino considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a processos, operações de máquinas e equipamentos, manuseio de instrumentos e ferramentas, materiais e matéria-prima, tecnologia, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, instalações.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

O que faz um Instrutor de Ofícios Industriais

O Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento industrial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com as especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático e de consumo, prepara máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.

Ensina procedimentos, métodos e técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e técnicas de demonstração de práticas operacionais, referentes a processos, operações, produtos e serviços industriais, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, especificações, controle de processo, custos e tempos operacionais, normas e procedimentos Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas industriais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam compreender e aplicar métodos e técnicas industriais, nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento de superfície, controle de processo e de qualidade, parâmetros, variáveis, máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de aprendizagem industrial Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao manuseio e acondicionamento de resíduos, verificando as condições e integridade dos EPC, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.

Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode realizar projetos de assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área.

Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela preservação, acondicionamento, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho Realiza reparos, limpeza e lubrificação em máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.

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Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial

O profissional Instrutor de Ofícios Industriais deve demonstrar competências pessoais, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, prestar serviços À comunidade, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, planejar metas e estratégias de ações educacionais, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, comunicar-se, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, elaborar material pedagógico.

Condições de trabalho da profissão

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.

Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial

Um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial deve garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, demonstrar capacidade de organização, avaliar competências adquiridas anteriormente, simular situações atuais de trabalho, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, especificar equipamentos para manutenção e reposição, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, executar a manutenção preventiva, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, revisar as metodologias e técnicas de ensino, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, programar a utilização de material didático-pedagógico, preparar recursos audiovisuais, limpar os equipamentos, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, expressar-se com clareza, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, identificar características e interesses pessoais dos alunos, demonstrar capacidade de aprendizagem, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, dialogar com os outros professores, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, preencher planilhas de custo, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, programar calendário de atividades para estágios de alunos, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, fixar metas educacionais para a escola, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, dialogar com os meios de comunicação de massa, processar materiais para a utilização em ensino, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, encaminhar alunos para atendimentos específicos, promover a exposição e venda de produtos do curso, divulgar ideias através de projetos de ensino, estabelecer referenciais de avaliação, demonstrar liderança, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, utilizar referenciais de avaliação normatizados, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, criar situações operacionais de atividades, sistematizar a legislação na sua área, controlar o estoque de peças de reposição, investigar diferentes recursos didáticos, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, tomar providências em casos de emergência, confeccionar apostilas para apoio às aulas, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, dialogar com membros e instituições da comunidade, dialogar com outros setores ou unidades da escola, demonstrar capacidade de avaliação, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), identificar novas fontes para atualização, participar da captação de recursos financeiros e físicos, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, criar situações interativas com o mercado de trabalho, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, consultar manual do equipamento para manutenção, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, participar de campanhas educativas, preparar material didático, sistematizar as mudanças tecnológicas, tomar parte na elaboração do calendário escolar, organizar exposições de produtos, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, corrigir trabalhos, provas, exercícios, prestar assessoria técnica à comunidade, demonstrar perseverança, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, sistematizar as normas técnicas, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, selecionar recursos didáticos, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, integrar-se em eventos da área, definir metodologias e técnicas de ensino, estimular os alunos na busca de conhecimento, demonstrar flexibilidade, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, conferir a execução da manutenção, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, agir eticamente na profissão, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, dialogar com os alunos, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, promover intercâmbios institucionais, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, elaborar os planos de aula, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, comprovar experiência na área específica, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, auto avaliar-se, negociar projetos e cursos, ministrar palestras para públicos de fora da escola, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, selecionar material pedagógico, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, sistematizar a produção científica da área, fixar critérios de avaliação dos alunos, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, adequar material pedagógico, comprovar qualificação profissional na área de atuação, orientar os alunos, tomar parte na organização do currículo escolar, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, propor cronograma de atividades pedagógicas, revisar material pedagógico, comprovar certificação das competências, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, registrar controles de estoque, criar relacionamentos de confiabilidade, registrar as tarefas executadas pelos alunos, demonstrar criatividade, sistematizar os termos técnicos da área, analisar as avaliações, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, participar de atividades de elaboração do plano de curso, criar situações de trabalho em equipe, participar de ações institucionais com objetivo social, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, verificar o estado dos equipamentos de segurança, preencher diários de classe ou similares, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, demonstrar tolerância e paciência, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Ofícios Industriais ficou em 4.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Ofícios Industriais e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 4.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Ofícios Industriais em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Ofícios Industriais ficou em 9.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025

O salário de Instrutor de Ofícios Industriais mostrado aqui é resultado do levantamento de 8.803 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Ofícios Industriais com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Instrutor de Ofícios Industriais CBO 233210 salário