O dissídio de Instrutor de Ofícios Industriais 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233210 no cargo de Instrutor de Ofícios Industriais.

Estado com maior salário médio

Alagoas

R$ 17.482,24

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.827 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 2.606,20

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

774 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo

R$ 8.669,37

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Outras Atividades de Ensino

4.330 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, de acordo com a área específica e a ocupação Promove atividades de ensino considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a processos, operações de máquinas e equipamentos, manuseio de instrumentos e ferramentas, materiais e matéria-prima, tecnologia, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, instalações.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

O que faz um Instrutor de Ofícios Industriais

O Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento industrial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com as especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático e de consumo, prepara máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.

Ensina procedimentos, métodos e técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e técnicas de demonstração de práticas operacionais, referentes a processos, operações, produtos e serviços industriais, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, especificações, controle de processo, custos e tempos operacionais, normas e procedimentos Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas industriais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam compreender e aplicar métodos e técnicas industriais, nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento de superfície, controle de processo e de qualidade, parâmetros, variáveis, máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de aprendizagem industrial Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao manuseio e acondicionamento de resíduos, verificando as condições e integridade dos EPC, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.

Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode realizar projetos de assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área.

Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela preservação, acondicionamento, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho Realiza reparos, limpeza e lubrificação em máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.

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Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial

O profissional Instrutor de Ofícios Industriais deve garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, planejar metas e estratégias de ações educacionais, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, prestar serviços À comunidade, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, elaborar material pedagógico, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios.

Condições de trabalho da profissão

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.

Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial

Um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial deve testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, dialogar com os outros professores, sistematizar os termos técnicos da área, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, preparar recursos audiovisuais, simular situações atuais de trabalho, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, estimular os alunos na busca de conhecimento, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, demonstrar tolerância e paciência, sistematizar a legislação na sua área, agir eticamente na profissão, comprovar qualificação profissional na área de atuação, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, participar de campanhas educativas, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, definir metodologias e técnicas de ensino, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, conferir a execução da manutenção, integrar-se em eventos da área, investigar diferentes recursos didáticos, dialogar com outros setores ou unidades da escola, negociar projetos e cursos, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, demonstrar capacidade de organização, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, sistematizar as normas técnicas, dialogar com membros e instituições da comunidade, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, criar situações interativas com o mercado de trabalho, sistematizar as mudanças tecnológicas, preencher diários de classe ou similares, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, demonstrar capacidade de aprendizagem, expressar-se com clareza, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, preparar material didático, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, auto avaliar-se, fixar metas educacionais para a escola, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, verificar o estado dos equipamentos de segurança, criar relacionamentos de confiabilidade, elaborar os planos de aula, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, criar situações operacionais de atividades, revisar as metodologias e técnicas de ensino, propor cronograma de atividades pedagógicas, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, participar de ações institucionais com objetivo social, promover intercâmbios institucionais, programar calendário de atividades para estágios de alunos, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, identificar novas fontes para atualização, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), prestar assessoria técnica à comunidade, programar a utilização de material didático-pedagógico, revisar material pedagógico, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, demonstrar perseverança, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, adequar material pedagógico, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, tomar parte na organização do currículo escolar, fixar critérios de avaliação dos alunos, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, participar de atividades de elaboração do plano de curso, demonstrar liderança, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, selecionar recursos didáticos, organizar exposições de produtos, especificar equipamentos para manutenção e reposição, participar da captação de recursos financeiros e físicos, criar situações de trabalho em equipe, executar a manutenção preventiva, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, consultar manual do equipamento para manutenção, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, controlar o estoque de peças de reposição, corrigir trabalhos, provas, exercícios, registrar controles de estoque, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, analisar as avaliações, tomar parte na elaboração do calendário escolar, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, demonstrar capacidade de avaliação, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, dialogar com os alunos, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, processar materiais para a utilização em ensino, comprovar experiência na área específica, selecionar material pedagógico, orientar os alunos, confeccionar apostilas para apoio às aulas, limpar os equipamentos, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, ministrar palestras para públicos de fora da escola, preencher planilhas de custo, demonstrar criatividade, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, demonstrar flexibilidade, encaminhar alunos para atendimentos específicos, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, dialogar com os meios de comunicação de massa, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, comprovar certificação das competências, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, registrar as tarefas executadas pelos alunos, avaliar competências adquiridas anteriormente, divulgar ideias através de projetos de ensino, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, estabelecer referenciais de avaliação, identificar características e interesses pessoais dos alunos, utilizar referenciais de avaliação normatizados, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, promover a exposição e venda de produtos do curso, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, sistematizar a produção científica da área, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, tomar providências em casos de emergência, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Ofícios Industriais ficou em 6.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Ofícios Industriais e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 6.70% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Ofícios Industriais em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Ofícios Industriais ficou em 9.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025

O salário de Instrutor de Ofícios Industriais mostrado aqui é resultado do levantamento de 8.803 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Ofícios Industriais com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Instrutor de Ofícios Industriais CBO 233210 salário