O dissídio de Instrutor de Aprendizagem em Transportes 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233225 no cargo de Instrutor de Aprendizagem em Transportes.

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Norte

R$ 5.955,90

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.274 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 1.579,33

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Brumado - BA

754 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Serviços de Perícia Técnica Relacionados à Segurança do Trabalho

R$ 10.089,55

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Outras Atividades de Ensino

1.002 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços Ministra aulas para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, de acordo com as especificidades do setor de prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, transportes, administrativos, financeiros, imobiliários, de saúde, entre outros Promove atividades de ensino, em situações de trabalho, por meio de teorias e práticas de planejamento, organização, otimização e realização de processos.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos e elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho segundo a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

O que faz um Instrutor de Aprendizagem em Transportes

O Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços planeja ações educacionais para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos técnicos e administrativos, as esferas de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem de serviços, no ensino profissional, considerando as especificidades e heterogeneidade do setor, de acordo com a legislação.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com princípios de gestão, de negócios e com o contexto social, político e econômico.

Ensina métodos e técnicas de trabalho de planejamento, organização, otimização e realização de serviços, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes para prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, administrativos, financeiros, imobiliários, securitários, de saúde, serviços às pessoas, entre outros Orienta os alunos na observação das normas técnicas e regulamentares de saúde, segurança no trabalho e preservação ambiental.

Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e define práticas de prestação de serviços, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar processos referentes à prestação de serviços, considerando organização técnica e administrativa, documentação do setor, controle de processos, entrada e saída de produtos, de materiais e de informações, princípios de contabilidade e logística Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades na prestação de serviços.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento.

Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas.

Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, palestras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pelo acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos para descarte.

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Funções do Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços

O profissional Instrutor de Aprendizagem em Transportes deve comunicar-se, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, demonstrar competências pessoais, elaborar material pedagógico, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, prestar serviços À comunidade, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, planejar metas e estratégias de ações educacionais, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada.

Condições de trabalho da profissão

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.

Atividades exercidas por um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços

Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços deve confeccionar apostilas para apoio às aulas, demonstrar capacidade de organização, participar de ações institucionais com objetivo social, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, consultar manual do equipamento para manutenção, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, demonstrar capacidade de avaliação, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, participar da captação de recursos financeiros e físicos, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, preencher planilhas de custo, dialogar com outros setores ou unidades da escola, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, registrar controles de estoque, expressar-se com clareza, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, processar materiais para a utilização em ensino, programar calendário de atividades para estágios de alunos, promover a exposição e venda de produtos do curso, auto avaliar-se, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, promover intercâmbios institucionais, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, orientar os alunos, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, estimular os alunos na busca de conhecimento, sistematizar as normas técnicas, analisar as avaliações, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, definir metodologias e técnicas de ensino, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, estabelecer referenciais de avaliação, demonstrar flexibilidade, preparar recursos audiovisuais, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), revisar as metodologias e técnicas de ensino, demonstrar perseverança, selecionar material pedagógico, integrar-se em eventos da área, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, dialogar com membros e instituições da comunidade, dialogar com os meios de comunicação de massa, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, tomar providências em casos de emergência, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, utilizar referenciais de avaliação normatizados, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, sistematizar a produção científica da área, demonstrar liderança, verificar o estado dos equipamentos de segurança, limpar os equipamentos, negociar projetos e cursos, sistematizar as mudanças tecnológicas, sistematizar os termos técnicos da área, tomar parte na organização do currículo escolar, controlar o estoque de peças de reposição, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, comprovar experiência na área específica, tomar parte na elaboração do calendário escolar, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, fixar critérios de avaliação dos alunos, demonstrar capacidade de aprendizagem, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, avaliar competências adquiridas anteriormente, organizar exposições de produtos, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, preparar material didático, criar situações operacionais de atividades, executar a manutenção preventiva, sistematizar a legislação na sua área, propor cronograma de atividades pedagógicas, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, corrigir trabalhos, provas, exercícios, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, adequar material pedagógico, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, comprovar qualificação profissional na área de atuação, criar situações interativas com o mercado de trabalho, dialogar com os alunos, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, fixar metas educacionais para a escola, demonstrar criatividade, selecionar recursos didáticos, registrar as tarefas executadas pelos alunos, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, ministrar palestras para públicos de fora da escola, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, identificar novas fontes para atualização, participar de campanhas educativas, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, identificar características e interesses pessoais dos alunos, dialogar com os outros professores, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, participar de atividades de elaboração do plano de curso, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, revisar material pedagógico, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, demonstrar tolerância e paciência, divulgar ideias através de projetos de ensino, preencher diários de classe ou similares, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, programar a utilização de material didático-pedagógico, conferir a execução da manutenção, elaborar os planos de aula, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, prestar assessoria técnica à comunidade, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, investigar diferentes recursos didáticos, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, criar relacionamentos de confiabilidade, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, criar situações de trabalho em equipe, encaminhar alunos para atendimentos específicos, comprovar certificação das competências, simular situações atuais de trabalho, agir eticamente na profissão, especificar equipamentos para manutenção e reposição.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Aprendizagem em Transportes ficou em 7.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Aprendizagem em Transportes e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 7.70% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Aprendizagem em Transportes em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Aprendizagem em Transportes ficou em 5.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025

O salário de Instrutor de Aprendizagem em Transportes mostrado aqui é resultado do levantamento de 8.516 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Aprendizagem em Transportes com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Instrutor de Aprendizagem em Transportes CBO 233225 salário