O dissídio de Instrutor de Aprendizagem em Transportes 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233225 no cargo de Instrutor de Aprendizagem em Transportes.
Estado com maior salário médio
Rio Grande do Norte
R$ 5.955,90
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.274 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 1.579,33
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Brumado - BA
754 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Serviços de Perícia Técnica Relacionados à Segurança do Trabalho
R$ 10.089,55
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Outras Atividades de Ensino
1.002 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços Ministra aulas para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, de acordo com as especificidades do setor de prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, transportes, administrativos, financeiros, imobiliários, de saúde, entre outros Promove atividades de ensino, em situações de trabalho, por meio de teorias e práticas de planejamento, organização, otimização e realização de processos.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos e elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho segundo a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
O que faz um Instrutor de Aprendizagem em Transportes
O Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços planeja ações educacionais para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos técnicos e administrativos, as esferas de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem de serviços, no ensino profissional, considerando as especificidades e heterogeneidade do setor, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com princípios de gestão, de negócios e com o contexto social, político e econômico.
Ensina métodos e técnicas de trabalho de planejamento, organização, otimização e realização de serviços, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes para prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, administrativos, financeiros, imobiliários, securitários, de saúde, serviços às pessoas, entre outros Orienta os alunos na observação das normas técnicas e regulamentares de saúde, segurança no trabalho e preservação ambiental.
Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e define práticas de prestação de serviços, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar processos referentes à prestação de serviços, considerando organização técnica e administrativa, documentação do setor, controle de processos, entrada e saída de produtos, de materiais e de informações, princípios de contabilidade e logística Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades na prestação de serviços.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento.
Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas.
Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, palestras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pelo acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos para descarte.
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Funções do Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
O profissional Instrutor de Aprendizagem em Transportes deve comunicar-se, elaborar material pedagógico, demonstrar competências pessoais, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, planejar metas e estratégias de ações educacionais, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, prestar serviços À comunidade, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho.
Condições de trabalho da profissão
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços deve ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, programar calendário de atividades para estágios de alunos, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, dialogar com membros e instituições da comunidade, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, avaliar competências adquiridas anteriormente, sistematizar a legislação na sua área, controlar o estoque de peças de reposição, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, tomar parte na organização do currículo escolar, comprovar certificação das competências, especificar equipamentos para manutenção e reposição, ministrar palestras para públicos de fora da escola, demonstrar capacidade de organização, consultar manual do equipamento para manutenção, demonstrar capacidade de avaliação, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, processar materiais para a utilização em ensino, promover a exposição e venda de produtos do curso, identificar características e interesses pessoais dos alunos, sistematizar as mudanças tecnológicas, dialogar com os meios de comunicação de massa, demonstrar flexibilidade, divulgar ideias através de projetos de ensino, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, sistematizar a produção científica da área, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, revisar as metodologias e técnicas de ensino, comprovar qualificação profissional na área de atuação, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, registrar controles de estoque, tomar providências em casos de emergência, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, demonstrar perseverança, preparar material didático, estimular os alunos na busca de conhecimento, demonstrar capacidade de aprendizagem, simular situações atuais de trabalho, fixar critérios de avaliação dos alunos, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, prestar assessoria técnica à comunidade, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, elaborar os planos de aula, analisar as avaliações, organizar exposições de produtos, negociar projetos e cursos, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, adequar material pedagógico, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, definir metodologias e técnicas de ensino, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, sistematizar os termos técnicos da área, dialogar com os alunos, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, demonstrar tolerância e paciência, verificar o estado dos equipamentos de segurança, integrar-se em eventos da área, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, comprovar experiência na área específica, conferir a execução da manutenção, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, preencher planilhas de custo, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, dialogar com os outros professores, orientar os alunos, expressar-se com clareza, participar de campanhas educativas, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, criar situações interativas com o mercado de trabalho, participar de atividades de elaboração do plano de curso, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, preencher diários de classe ou similares, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, preparar recursos audiovisuais, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, confeccionar apostilas para apoio às aulas, criar situações operacionais de atividades, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), dialogar com outros setores ou unidades da escola, promover intercâmbios institucionais, registrar as tarefas executadas pelos alunos, identificar novas fontes para atualização, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, demonstrar criatividade, selecionar material pedagógico, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, propor cronograma de atividades pedagógicas, criar situações de trabalho em equipe, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, utilizar referenciais de avaliação normatizados, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, fixar metas educacionais para a escola, executar a manutenção preventiva, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, demonstrar liderança, auto avaliar-se, limpar os equipamentos, participar de ações institucionais com objetivo social, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, participar da captação de recursos financeiros e físicos, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, selecionar recursos didáticos, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, criar relacionamentos de confiabilidade, programar a utilização de material didático-pedagógico, estabelecer referenciais de avaliação, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, investigar diferentes recursos didáticos, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, revisar material pedagógico, agir eticamente na profissão, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, tomar parte na elaboração do calendário escolar, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, sistematizar as normas técnicas, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, encaminhar alunos para atendimentos específicos, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, corrigir trabalhos, provas, exercícios, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Aprendizagem em Transportes ficou em 7.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Aprendizagem em Transportes e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 7.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Aprendizagem em Transportes em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Aprendizagem em Transportes ficou em 5.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025
O salário de Instrutor de Aprendizagem em Transportes mostrado aqui é resultado do levantamento de 8.516 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Aprendizagem em Transportes com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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