O dissídio de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Agropecuário 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233205 no cargo de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Agropecuário.

Estado com maior salário médio

Bahia

R$ 7.972,45

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

76 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Carlos - SP

R$ 1.802,29

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Carlos - SP

17 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Formação de Condutores

R$ 1.790,31

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais

28 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento agropecuário no ensino profissional, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar diferentes tecnologias na produção agrícola Promove a aprendizagem considerando situações reais de trabalho, por meio do ensino de teorias e práticas referentes a processos, operações, produtos e serviços, insumos, máquinas e equipamentos, custos e tempos operacionais da agropecuária.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.

O que faz um Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Agropecuário

O Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário planeja ações educacionais para aprendizagem e treinamento agropecuário no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos agrícolas, as instalações e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, seleciona material didático e de consumo, prepara os recursos de trabalho.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento agropecuário no ensino profissional, de acordo com a legislação, incorporando conhecimentos de genética, biotecnologia, automação e tecnologias da informação e comunicação na agropecuária.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.

Ensina técnicas agrícolas, referentes a processos, operações, insumos, produtos e serviços, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, estimativa e apropriação de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam aplicar métodos e técnicas agrícolas, nos processos de produção e na realização de serviços agropecuários, considerando aspectos como: medições e demarcações de áreas para cultivo e de criação pecuária, manejo de solo e de animais, melhoramento genético, irrigação e drenagem, implementação de insumos biológicos e sintéticos, rotação de culturas, manejo integrado de doenças e pragas.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos, habilidades e atitudes Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos e produtos.

Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisa.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação, de resolução de situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições de equipamentos, ferramentas e instrumentos, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.

Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela integridade e manutenção dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação .

Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário

O profissional Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Agropecuário deve elaborar material pedagógico, comunicar-se, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, planejar metas e estratégias de ações educacionais, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, prestar serviços À comunidade, demonstrar competências pessoais, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional.

Condições de trabalho da profissão

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.

Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário

Um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário deve criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, avaliar competências adquiridas anteriormente, demonstrar liderança, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, demonstrar capacidade de avaliação, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, expressar-se com clareza, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, dialogar com outros setores ou unidades da escola, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, criar situações de trabalho em equipe, sistematizar a legislação na sua área, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, registrar controles de estoque, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, controlar o estoque de peças de reposição, promover a exposição e venda de produtos do curso, executar a manutenção preventiva, comprovar experiência na área específica, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, verificar o estado dos equipamentos de segurança, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, programar calendário de atividades para estágios de alunos, preparar recursos audiovisuais, demonstrar tolerância e paciência, participar da captação de recursos financeiros e físicos, corrigir trabalhos, provas, exercícios, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, sistematizar as normas técnicas, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, sistematizar as mudanças tecnológicas, dialogar com membros e instituições da comunidade, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, comprovar qualificação profissional na área de atuação, processar materiais para a utilização em ensino, dialogar com os alunos, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, demonstrar capacidade de organização, limpar os equipamentos, promover intercâmbios institucionais, utilizar referenciais de avaliação normatizados, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, agir eticamente na profissão, tomar parte na organização do currículo escolar, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, consultar manual do equipamento para manutenção, identificar novas fontes para atualização, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, registrar as tarefas executadas pelos alunos, preencher planilhas de custo, investigar diferentes recursos didáticos, elaborar os planos de aula, participar de campanhas educativas, analisar as avaliações, encaminhar alunos para atendimentos específicos, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, estabelecer referenciais de avaliação, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, tomar providências em casos de emergência, prestar assessoria técnica à comunidade, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, identificar características e interesses pessoais dos alunos, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), adequar material pedagógico, conferir a execução da manutenção, comprovar certificação das competências, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, criar situações interativas com o mercado de trabalho, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, participar de ações institucionais com objetivo social, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, participar de atividades de elaboração do plano de curso, dialogar com os outros professores, sistematizar a produção científica da área, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, dialogar com os meios de comunicação de massa, demonstrar flexibilidade, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, divulgar ideias através de projetos de ensino, preencher diários de classe ou similares, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, organizar exposições de produtos, fixar critérios de avaliação dos alunos, confeccionar apostilas para apoio às aulas, sistematizar os termos técnicos da área, especificar equipamentos para manutenção e reposição, auto avaliar-se, integrar-se em eventos da área, negociar projetos e cursos, demonstrar perseverança, demonstrar capacidade de aprendizagem, revisar material pedagógico, demonstrar criatividade, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, criar relacionamentos de confiabilidade, orientar os alunos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Agropecuário ficou em 7.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Agropecuário e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 7.00% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Agropecuário em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Agropecuário ficou em 5.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025

O salário de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Agropecuário mostrado aqui é resultado do levantamento de 277 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Agropecuário com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Agropecuário CBO 233205 salário