O dissídio de Instrutor de Aprendizagem Agropecuária 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233205 no cargo de Instrutor de Aprendizagem Agropecuária.

Estado com maior salário médio

Bahia

R$ 7.972,45

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

76 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Carlos - SP

R$ 1.802,29

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Carlos - SP

17 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Formação de Condutores

R$ 1.790,31

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais

28 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento agropecuário no ensino profissional, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar diferentes tecnologias na produção agrícola Promove a aprendizagem considerando situações reais de trabalho, por meio do ensino de teorias e práticas referentes a processos, operações, produtos e serviços, insumos, máquinas e equipamentos, custos e tempos operacionais da agropecuária.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.

O que faz um Instrutor de Aprendizagem Agropecuária

O Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário planeja ações educacionais para aprendizagem e treinamento agropecuário no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos agrícolas, as instalações e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, seleciona material didático e de consumo, prepara os recursos de trabalho.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento agropecuário no ensino profissional, de acordo com a legislação, incorporando conhecimentos de genética, biotecnologia, automação e tecnologias da informação e comunicação na agropecuária.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.

Ensina técnicas agrícolas, referentes a processos, operações, insumos, produtos e serviços, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, estimativa e apropriação de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam aplicar métodos e técnicas agrícolas, nos processos de produção e na realização de serviços agropecuários, considerando aspectos como: medições e demarcações de áreas para cultivo e de criação pecuária, manejo de solo e de animais, melhoramento genético, irrigação e drenagem, implementação de insumos biológicos e sintéticos, rotação de culturas, manejo integrado de doenças e pragas.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos, habilidades e atitudes Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos e produtos.

Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisa.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação, de resolução de situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições de equipamentos, ferramentas e instrumentos, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.

Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela integridade e manutenção dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação .

Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário

O profissional Instrutor de Aprendizagem Agropecuária deve comunicar-se, prestar serviços À comunidade, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, planejar metas e estratégias de ações educacionais, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, elaborar material pedagógico, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.

Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário

Um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário deve demonstrar tolerância e paciência, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, prestar assessoria técnica à comunidade, sistematizar a produção científica da área, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, orientar os alunos, dialogar com os outros professores, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, criar situações de trabalho em equipe, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, consultar manual do equipamento para manutenção, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, executar a manutenção preventiva, integrar-se em eventos da área, registrar controles de estoque, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, verificar o estado dos equipamentos de segurança, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, registrar as tarefas executadas pelos alunos, promover a exposição e venda de produtos do curso, tomar parte na organização do currículo escolar, demonstrar capacidade de aprendizagem, controlar o estoque de peças de reposição, adequar material pedagógico, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, fixar critérios de avaliação dos alunos, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, organizar exposições de produtos, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, confeccionar apostilas para apoio às aulas, auto avaliar-se, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, participar de campanhas educativas, demonstrar capacidade de avaliação, comprovar qualificação profissional na área de atuação, corrigir trabalhos, provas, exercícios, sistematizar as mudanças tecnológicas, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, participar da captação de recursos financeiros e físicos, demonstrar criatividade, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, especificar equipamentos para manutenção e reposição, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, estabelecer referenciais de avaliação, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, dialogar com outros setores ou unidades da escola, demonstrar perseverança, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, processar materiais para a utilização em ensino, encaminhar alunos para atendimentos específicos, agir eticamente na profissão, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, participar de ações institucionais com objetivo social, expressar-se com clareza, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, preparar recursos audiovisuais, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, dialogar com membros e instituições da comunidade, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de organização, utilizar referenciais de avaliação normatizados, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, dialogar com os meios de comunicação de massa, elaborar os planos de aula, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, criar relacionamentos de confiabilidade, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, sistematizar os termos técnicos da área, identificar características e interesses pessoais dos alunos, demonstrar liderança, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, dialogar com os alunos, comprovar experiência na área específica, comprovar certificação das competências, tomar providências em casos de emergência, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, participar de atividades de elaboração do plano de curso, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, criar situações interativas com o mercado de trabalho, identificar novas fontes para atualização, preencher diários de classe ou similares, promover intercâmbios institucionais, sistematizar as normas técnicas, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, divulgar ideias através de projetos de ensino, preencher planilhas de custo, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, investigar diferentes recursos didáticos, conferir a execução da manutenção, sistematizar a legislação na sua área, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, programar calendário de atividades para estágios de alunos, revisar material pedagógico, negociar projetos e cursos, analisar as avaliações, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, limpar os equipamentos, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, avaliar competências adquiridas anteriormente.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Aprendizagem Agropecuária ficou em 4.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Aprendizagem Agropecuária e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 4.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Aprendizagem Agropecuária em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Aprendizagem Agropecuária ficou em 4.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025

O salário de Instrutor de Aprendizagem Agropecuária mostrado aqui é resultado do levantamento de 277 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Aprendizagem Agropecuária com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Instrutor de Aprendizagem Agropecuária CBO 233205 salário