O dissídio de Gerente de Produtos Bancários 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141705 no cargo de Gerente de Produtos Bancários.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 14.492,14

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.165 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 7.496,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.707 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários

R$ 28.939,76

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Bancos Múltiplos, com Carteira Comercial

1.904 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de produtos bancários Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais relativas a produtos bancários de uma instituição, de um estabelecimento ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena desenvolvimento, implantação e comercialização de produtos e serviços bancários, analisando perfil do cliente e especificando condições e fluxos operacionais.

Implementa processos operacionais, detectando riscos e ajustando parâmetros Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho Analisa mercado e concorrência e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas.

Consolida e repassa informações a clientes e órgãos reguladores Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

O que faz um Gerente de Produtos Bancários

O Gerente de produtos bancários planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas do setor financeiro e de produtos bancários, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Coordena desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, avaliando riscos e identificando nichos de atuação.

Estipula políticas por produto, estabelecendo condições operacionais Obtém aprovação interna e conformidade legal de produtos, serviços e processos.

Submete contratos à validação da área jurídica da instituição Fornece informações e subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços bancários.

Homologa projeto-piloto e define canais de distribuição, como agências, internet, terminais eletrônicos, entre outros.

Desenvolve processos de prospecção de clientes e recomenda ações de marketing e vendas Adapta produtos, serviços e processos às mudanças legais.

Implementa políticas legais, administrativas e financeiras, interna e externamente, garantindo seu cumprimento.

Ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento Acompanha formalização de operações, aprova taxas e tarifas e monitora qualidade da carteira de crédito Elabora estratégias de exigibilidade e de aplicações, examina operações gerenciais e apura riscos e impactos legais nos processos de trabalho.

Atribui perfil de acesso aos sistemas Otimiza fluxo de trabalho, promove a revisão de políticas operacionais e de crédito e participa do comitê operacional e de produtos Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes.

Analisa sugestões, soluciona reclamações de clientes e desenvolve melhorias em produtos e processos Faz consultas de crédito, confere autenticidade de informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações.

Analisa histórico de inadimplência das carteiras Traça plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior Define estrutura organizacional da área e estabelece prioridades, objetivos, metas e indicadores de resultados.

Analisa mercado e concorrência e elabora orçamentos Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Determina perfil de ocupações.

Propõe remuneração, seleciona, treina, remaneja e dispensa pessoal Coordena equipes e promove a sua interação, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições.

Realiza avaliação de desempenho dos membros da equipe de trabalho Programa e promove treinamento e desenvolvimento de equipes e sugere promoção de pessoal Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Controla orçamento da área e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla serviços terceirizados.

Solicita e autoriza manutenção de sistemas informatizados e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais, divulga normas e procedimentos e consolida informações Comunica alterações de taxas e tarifas a clientes e repassa informações a órgãos reguladores Promove campanhas de vendas Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.

Funções do Gerente de produtos bancários

O profissional Gerente de Produtos Bancários deve traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização, implementar processos operacionais, administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, comercializar produtos e serviços financeiros, planejar processos de operações bancárias, gerenciar pessoas.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.

Atividades exercidas por um Gerente de produtos bancários

Um Gerente de produtos bancários deve conduzir reuniões com equipe, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, visitar clientes, participar de projetos da instituição, controlar execução de serviços de terceiros, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores, administrar conflitos, desenvolver processos de prospecção de clientes, demonstrar visão gerencial, divulgar normas e procedimentos, examinar operações gerenciais, elaborar orçamento da área, participar do comitê operacional e de produtos, promover interação da equipe, delegar atribuições, atender auditoria interna e externa, demonstrar percepção (feeling), demonstrar persuasão, dispensar pessoas, atribuir perfil de acesso aos sistemas, incrementar resultados, estudar sugestões de clientes, demonstrar liderança, montar estratégias de exigibilidade e aplicações, adequar perfil ocupacional à função, assegurar padrões de atendimento, definir atribuições para cada cargo, consolidar informações gerenciais, realizar avaliação cruzada de desempenho, recomendar ações de marketing e vendas, selecionar pessoas, ajustar parâmetros operacionais, sugerir promoção de pessoal, divulgar objetivos e metas da área, autorizar manutenção de sistemas informatizados, implementar políticas internas e externas, identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, interagir com demais áreas do banco, contratar serviços terceirizados, divulgar campanhas de vendas, executar políticas de manutenção de clientes, respeitar valores da instituição, validar contratos de produtos com compliance, motivar equipes, executar consultas de crédito, programar desenvolvimento de equipes, revisar plano diretor, controlar custos, remanejar pessoal, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, estipular políticas por produto, monitorar qualidade da carteira de crédito, autorizar pagamento de serviços terceirizados, demonstrar poder de decisão, demonstrar segurança, identificar necessidade de cliente, submeter plano diretor à aprovação superior, especificar condições e fluxos operacionais, determinar perfil de ocupações, analisar evolução de inadimplência das carteiras, adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas, definir estrutura organizacional da área, conferir autenticidade de informações, demonstrar pensamento estruturado, analisar mercado e concorrência, avaliar potencial de pessoal da equipe, demonstrar capacidade de negociação, obter conformidade legal de produtos e serviços, definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos), solucionar reclamações de clientes, aprovar taxas e tarifas, prever impactos de normas internas e externas, homologar piloto de produtos, serviços e processos, estabelecer objetivos e metas, acompanhar formalização de operações, propor remuneração de pessoal, avaliar riscos inerentes ao produto, solicitar compra de equipamentos, repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos, fomentar prospecção de clientes, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, reconhecer nichos de mercado, detectar riscos inerentes ao processo operacional, solicitar manutenção de sistemas informatizados, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, demonstrar raciocínio analítico, estabelecer indicadores de resultados, coordenar equipes, submeter contratos de produtos à validação do jurídico, participar das comissões febraban, abecip, estabelecer prioridades, programar férias da equipe, demonstrar flexibilidade, reestudar políticas operacionais e de crédito, obter aprovação interna de produtos, serviços e processos, comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes, reciclar-se profissionalmente, otimizar fluxo de trabalho, controlar orçamento da área.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Gerente de Produtos Bancários ficou em 4.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Produtos Bancários e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que ficou em 4.30% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Produtos Bancários em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Produtos Bancários ficou em 8.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira 2025

O salário de Gerente de Produtos Bancários mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.271 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Produtos Bancários com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Produtos Bancários CBO 141705 salário