O dissídio de Gerente de Produtos Bancários 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141705 no cargo de Gerente de Produtos Bancários.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 14.492,14

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.165 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 7.496,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.707 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários

R$ 28.939,76

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Bancos Múltiplos, com Carteira Comercial

1.904 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de produtos bancários Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais relativas a produtos bancários de uma instituição, de um estabelecimento ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena desenvolvimento, implantação e comercialização de produtos e serviços bancários, analisando perfil do cliente e especificando condições e fluxos operacionais.

Implementa processos operacionais, detectando riscos e ajustando parâmetros Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho Analisa mercado e concorrência e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas.

Consolida e repassa informações a clientes e órgãos reguladores Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

O que faz um Gerente de Produtos Bancários

O Gerente de produtos bancários planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas do setor financeiro e de produtos bancários, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Coordena desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, avaliando riscos e identificando nichos de atuação.

Estipula políticas por produto, estabelecendo condições operacionais Obtém aprovação interna e conformidade legal de produtos, serviços e processos.

Submete contratos à validação da área jurídica da instituição Fornece informações e subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços bancários.

Homologa projeto-piloto e define canais de distribuição, como agências, internet, terminais eletrônicos, entre outros.

Desenvolve processos de prospecção de clientes e recomenda ações de marketing e vendas Adapta produtos, serviços e processos às mudanças legais.

Implementa políticas legais, administrativas e financeiras, interna e externamente, garantindo seu cumprimento.

Ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento Acompanha formalização de operações, aprova taxas e tarifas e monitora qualidade da carteira de crédito Elabora estratégias de exigibilidade e de aplicações, examina operações gerenciais e apura riscos e impactos legais nos processos de trabalho.

Atribui perfil de acesso aos sistemas Otimiza fluxo de trabalho, promove a revisão de políticas operacionais e de crédito e participa do comitê operacional e de produtos Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes.

Analisa sugestões, soluciona reclamações de clientes e desenvolve melhorias em produtos e processos Faz consultas de crédito, confere autenticidade de informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações.

Analisa histórico de inadimplência das carteiras Traça plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior Define estrutura organizacional da área e estabelece prioridades, objetivos, metas e indicadores de resultados.

Analisa mercado e concorrência e elabora orçamentos Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Determina perfil de ocupações.

Propõe remuneração, seleciona, treina, remaneja e dispensa pessoal Coordena equipes e promove a sua interação, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições.

Realiza avaliação de desempenho dos membros da equipe de trabalho Programa e promove treinamento e desenvolvimento de equipes e sugere promoção de pessoal Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Controla orçamento da área e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla serviços terceirizados.

Solicita e autoriza manutenção de sistemas informatizados e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais, divulga normas e procedimentos e consolida informações Comunica alterações de taxas e tarifas a clientes e repassa informações a órgãos reguladores Promove campanhas de vendas Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.

Funções do Gerente de produtos bancários

O profissional Gerente de Produtos Bancários deve gerenciar pessoas, comunicar-se, coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, planejar processos de operações bancárias, administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, implementar processos operacionais, comercializar produtos e serviços financeiros, demonstrar competências pessoais, traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.

Atividades exercidas por um Gerente de produtos bancários

Um Gerente de produtos bancários deve delegar atribuições, participar das comissões febraban, abecip, interagir com demais áreas do banco, especificar condições e fluxos operacionais, conferir autenticidade de informações, participar de projetos da instituição, monitorar qualidade da carteira de crédito, estabelecer prioridades, atribuir perfil de acesso aos sistemas, implementar políticas internas e externas, autorizar manutenção de sistemas informatizados, avaliar potencial de pessoal da equipe, demonstrar pensamento estruturado, realizar avaliação cruzada de desempenho, propor remuneração de pessoal, homologar piloto de produtos, serviços e processos, estudar sugestões de clientes, repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, detectar riscos inerentes ao processo operacional, recomendar ações de marketing e vendas, reciclar-se profissionalmente, consolidar informações gerenciais, demonstrar capacidade de negociação, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, remanejar pessoal, demonstrar segurança, reconhecer nichos de mercado, participar do comitê operacional e de produtos, obter aprovação interna de produtos, serviços e processos, otimizar fluxo de trabalho, motivar equipes, solicitar manutenção de sistemas informatizados, demonstrar percepção (feeling), solucionar reclamações de clientes, demonstrar flexibilidade, sugerir promoção de pessoal, coordenar equipes, controlar orçamento da área, analisar mercado e concorrência, assegurar padrões de atendimento, reestudar políticas operacionais e de crédito, visitar clientes, determinar perfil de ocupações, estabelecer indicadores de resultados, elaborar orçamento da área, identificar necessidade de cliente, analisar evolução de inadimplência das carteiras, ajustar parâmetros operacionais, submeter plano diretor à aprovação superior, prever impactos de normas internas e externas, demonstrar raciocínio analítico, contratar serviços terceirizados, dispensar pessoas, administrar conflitos, controlar custos, desenvolver processos de prospecção de clientes, submeter contratos de produtos à validação do jurídico, divulgar campanhas de vendas, conduzir reuniões com equipe, programar férias da equipe, revisar plano diretor, definir atribuições para cada cargo, incrementar resultados, autorizar pagamento de serviços terceirizados, obter conformidade legal de produtos e serviços, selecionar pessoas, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, demonstrar poder de decisão, estabelecer objetivos e metas, solicitar compra de equipamentos, montar estratégias de exigibilidade e aplicações, examinar operações gerenciais, acompanhar formalização de operações, adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas, respeitar valores da instituição, executar consultas de crédito, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, adequar perfil ocupacional à função, divulgar objetivos e metas da área, atender auditoria interna e externa, definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos), comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes, avaliar riscos inerentes ao produto, demonstrar visão gerencial, demonstrar liderança, executar políticas de manutenção de clientes, definir estrutura organizacional da área, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, divulgar normas e procedimentos, programar desenvolvimento de equipes, estipular políticas por produto, demonstrar persuasão, aprovar taxas e tarifas, validar contratos de produtos com compliance, controlar execução de serviços de terceiros, identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, promover interação da equipe, fomentar prospecção de clientes, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Gerente de Produtos Bancários ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Produtos Bancários e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que ficou em 5.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Produtos Bancários em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Produtos Bancários ficou em 3.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira 2025

O salário de Gerente de Produtos Bancários mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.271 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Produtos Bancários com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Produtos Bancários CBO 141705 salário