O dissídio de Gerente de Agência 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141710 no cargo de Gerente de Agência.

Estado com maior salário médio

Piauí

R$ 12.821,92

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.087 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ji-Parana - RO

R$ 6.076,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

318 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Bancos Comerciais

R$ 15.411,71

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Cooperativas de Crédito Mútuo

2.113 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de agência Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de rotina em agências bancárias, sob a direção de um diretor, gerente geral ou regional Coordena a implantação e comercialização de produtos e serviços bancários, analisando perfis e desenvolvendo processos de prospecção de clientes.

Implementa processos operacionais, detectando riscos, ajustando parâmetros e monitorando a qualidade da carteira de crédito Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho na agência bancária Analisa mercado e concorrência e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas da agência.

Consolida e repassa informações a clientes e órgãos reguladores Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

O que faz um Gerente de Agência

O Gerente de agência planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes em agências bancárias, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Define fluxo operacional das rotinas em agências bancárias.

Avalia riscos e identifica nichos de atuação Fornece subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços bancários.

Obtém aprovação interna de produtos, serviços e processos Homologa projeto-piloto, desenvolve processos de prospecção de clientes e recomenda ações de marketing e vendas.

Implementa políticas legais, administrativas e financeiras, interna e externamente, garantindo seu cumprimento.

Ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento Participa de comitê de crédito e propõe alteração de classificação de risco de clientes.

Coordena processo de gestão e revisão de crédito.

Acompanha formalização de operações e aprova taxas e tarifas Monitora qualidade das carteiras e coordena processos de recuperação de crédito Verifica enquadramento de garantias e aplicação do crédito na finalidade.

Instrui processos de cobrança e recuperação de crédito Elabora estratégias de exigibilidade e de aplicações, examina operações e mensura impactos legais nos processos de trabalho Detecta riscos operacionais e atribui perfil de acesso aos sistemas.

Otimiza fluxo de trabalho Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes.

Analisa sugestões e reclamações e desenvolve melhorias Classifica risco por nível - “rating” – e faz consultas de crédito Verifica autenticidade de informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações.

Analisa desempenho econômico-financeiro de clientes e evolução de inadimplência das carteiras Incrementa resultados financeiros Traça plano diretor para a agência bancária, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior.

Estabelece prioridades, metas e indicadores de resultados Analisa mercado e elabora orçamento do núcleo de negócio Define estrutura organizacional da agência, de acordo com as atribuições de cada cargo.

Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Determina perfil de ocupações, adequando-os quando necessário Seleciona, propõe remuneração, treina, remaneja e dispensa pessoal Coordena, motiva e promove a interação das equipes, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições.

Realiza avaliação de desempenho da equipe de trabalho Programa e promove treinamento de equipes e sugere promoção de pessoal Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Controla orçamento da agência e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla execução de serviços terceirizados Solicita e autoriza manutenção de sistemas e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais e divulga normas, procedimentos, objetivos e metas da agência Consolida informações gerenciais, comunica alterações de taxas e tarifas a clientes e repassa informações a órgãos reguladores Responde pela zeladoria e conservação do patrimônio da agência Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.

Funções do Gerente de agência

O profissional Gerente de Agência deve gerenciar pessoas, comercializar produtos e serviços financeiros, coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização, planejar processos de operações bancárias, administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, implementar processos operacionais.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.

Atividades exercidas por um Gerente de agência

Um Gerente de agência deve solicitar manutenção de sistemas informatizados, checar aplicação do crédito na finalidade, determinar perfil de ocupações, programar desenvolvimento de equipes, solicitar compra de equipamentos, demonstrar persuasão, selecionar pessoas, definir atribuições para cada cargo, divulgar objetivos e metas da área, interagir com demais áreas do banco, demonstrar segurança, remanejar pessoal, delegar atribuições, realizar avaliação cruzada de desempenho, coordenar equipes, participar de projetos da instituição, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores, propor remuneração de pessoal, autorizar pagamento de serviços terceirizados, atender auditoria interna e externa, comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes, avaliar potencial de pessoal da equipe, montar estratégias de exigibilidade e aplicações, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, visitar clientes, controlar custos, consolidar informações gerenciais, participar de comitê de crédito, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, otimizar fluxo de trabalho, reciclar-se profissionalmente, classificar clientes (rating e score), promover interação da equipe, solucionar reclamações de clientes, obter aprovação interna de produtos, serviços e processos, conduzir reuniões com equipe, divulgar normas e procedimentos, coordenar processos de recuperação de crédito, identificar necessidade de cliente, monitorar qualidade da carteira de crédito, desenvolver processos de prospecção de clientes, fomentar prospecção de clientes, gerir processos de crédito, especificar condições e fluxos operacionais, reconhecer nichos de mercado, revisar plano diretor, incrementar resultados, programar férias da equipe, coordenar processo de revisão de crédito, executar consultas de crédito, controlar execução de serviços de terceiros, estabelecer prioridades, assegurar padrões de atendimento, monitorar recuperação de crédito, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, demonstrar pensamento estruturado, adequar perfil ocupacional à função, analisar mercado e concorrência, definir estrutura organizacional da área, avaliar riscos inerentes ao produto, ajustar parâmetros operacionais, executar políticas de manutenção de clientes, analisar evolução de inadimplência das carteiras, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, implementar políticas internas e externas, estabelecer objetivos e metas, acompanhar formalização de operações, controlar orçamento da área, atribuir perfil de acesso aos sistemas, demonstrar percepção (feeling), identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, elaborar orçamento da área, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, dispensar pessoas, demonstrar flexibilidade, conferir autenticidade de informações, demonstrar raciocínio analítico, detectar riscos inerentes ao processo operacional, submeter plano diretor à aprovação superior, aprovar taxas e tarifas, instruir processos de cobrança e recuperação de crédito, motivar equipes, respeitar valores da instituição, prever impactos de normas internas e externas, recomendar ações de marketing e vendas, demonstrar visão gerencial, demonstrar capacidade de negociação, verificar enquadramento de garantias, analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj), examinar operações gerenciais, homologar piloto de produtos, serviços e processos, contratar serviços terceirizados, administrar conflitos, sugerir promoção de pessoal, autorizar manutenção de sistemas informatizados, propor alteração de rating ou score para clientes, demonstrar liderança, demonstrar poder de decisão, estudar sugestões de clientes, estabelecer indicadores de resultados.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Gerente de Agência ficou em 6.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Agência e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que ficou em 6.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Agência em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Agência ficou em 3.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira 2025

O salário de Gerente de Agência mostrado aqui é resultado do levantamento de 4.604 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Agência com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Agência CBO 141710 salário