O dissídio de Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141715 no cargo de Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 18.159,85

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

175 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belo Horizonte - MG

R$ 6.279,91

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

119 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Agenciamento de Cargas

R$ 15.012,60

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Bancos Múltiplos, com Carteira Comercial

25 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de câmbio e comércio exterior Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais relativas a operações de câmbio e de comércio exterior de uma instituição, de um estabelecimento ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena desenvolvimento e implantação de produtos financeiros de câmbio e de comércio exterior, especificando condições e fluxos operacionais.

Implementa processos operacionais, detectando riscos e acompanhando formalização de operações Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho Analisa mercado e concorrência e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas.

Consolida e repassa informações a clientes e órgãos reguladores Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

O que faz um Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior

O Gerente de câmbio e comércio exterior planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas e instituições financeiras que operam com câmbio e comércio exterior, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Coordena desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, avaliando riscos e identificando nichos de atuação.

Estabelece políticas por produto e condições operacionais Obtém conformidade legal de produtos, serviços e processos na área jurídica.

Fornece subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços de câmbio e de comércio exterior Homologa projeto-piloto e define canais de distribuição, como agências, internet e terminais eletrônicos.

Recomenda ações de marketing e vendas.

Adapta produtos, serviços e processos às mudanças legais Implementa políticas legais, administrativas e financeiras, interna e externamente, garantindo seu cumprimento.

Ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento.

Participa de comitê de crédito e acompanha formalização de operações Propõe alteração de nível de risco dos clientes e analisa dossiê de operações de câmbio Examina operações de câmbio e de comércio exterior e mensura impactos legais.

Detecta riscos, atribui perfil de acesso aos sistemas e otimiza fluxo de trabalho Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes Analisa sugestões e reclamações, desenvolvendo melhorias em produtos e processos.

Classifica níveis de risco e faz consultas de crédito Verifica autenticidade de informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações.

Analisa desempenho econômico-financeiro de clientes e evolução de inadimplência das carteiras Verifica documentação na negociação de cartas de crédito e libera pagamentos em moeda estrangeira e nacional Incrementa resultados financeiros.

Traça plano diretor para área de câmbio e de comércio exterior, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior Define estrutura organizacional da área e atribuições dos cargos Estabelece prioridades, objetivos, metas e indicadores de resultados.

Analisa mercado e concorrência e elabora orçamentos Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Determina perfil de ocupações e propõe remuneração, seleciona, treina, remaneja e dispensa pessoal.

Coordena equipes e promove a sua interação, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições Realiza avaliação de desempenho dos membros da equipe de trabalho Programa e promove treinamento e desenvolvimento de equipes e sugere promoção de pessoal Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos.

Controla orçamento da área e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla serviços terceirizados Solicita e autoriza manutenção de sistemas e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais, divulga normas e procedimentos e consolida informações Comunica alterações de taxas e tarifas a clientes e repassa informações a órgãos reguladores Promove campanhas de vendas Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.

Funções do Gerente de câmbio e comércio exterior

O profissional Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior deve demonstrar competências pessoais, implementar processos operacionais, comercializar produtos e serviços financeiros, coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, gerenciar pessoas, planejar processos de operações bancárias, comunicar-se, administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.

Atividades exercidas por um Gerente de câmbio e comércio exterior

Um Gerente de câmbio e comércio exterior deve participar de comitê de crédito, prever impactos de normas internas e externas, participar de projetos da instituição, dispensar pessoas, analisar mercado e concorrência, programar férias da equipe, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, propor alteração de rating ou score para clientes, demonstrar persuasão, homologar piloto de produtos, serviços e processos, realizar avaliação cruzada de desempenho, autorizar pagamento de serviços terceirizados, definir atribuições para cada cargo, acompanhar formalização de operações, demonstrar raciocínio analítico, definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos), analisar evolução de inadimplência das carteiras, propor remuneração de pessoal, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, assegurar padrões de atendimento, ajustar parâmetros operacionais, demonstrar liderança, classificar clientes (rating e score), estipular políticas por produto, divulgar normas e procedimentos, consolidar informações gerenciais, demonstrar poder de decisão, demonstrar visão gerencial, controlar orçamento da área, detectar riscos inerentes ao processo operacional, revisar plano diretor, atribuir perfil de acesso aos sistemas, elaborar orçamento da área, demonstrar capacidade de negociação, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, solicitar compra de equipamentos, identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, validar contratos de produtos com compliance, especificar condições e fluxos operacionais, controlar execução de serviços de terceiros, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, conduzir reuniões com equipe, contratar serviços terceirizados, identificar necessidade de cliente, adequar perfil ocupacional à função, liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional, autorizar manutenção de sistemas informatizados, executar consultas de crédito, programar desenvolvimento de equipes, divulgar objetivos e metas da área, demonstrar pensamento estruturado, interagir com demais áreas do banco, selecionar pessoas, delegar atribuições, incrementar resultados, avaliar riscos inerentes ao produto, determinar perfil de ocupações, conferir autenticidade de informações, controlar custos, examinar operações gerenciais, sugerir promoção de pessoal, reciclar-se profissionalmente, estabelecer objetivos e metas, fomentar prospecção de clientes, submeter plano diretor à aprovação superior, definir estrutura organizacional da área, analisar dossiê de operações de câmbio, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, recomendar ações de marketing e vendas, administrar conflitos, coordenar equipes, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores, demonstrar percepção (feeling), motivar equipes, otimizar fluxo de trabalho, reconhecer nichos de mercado, adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas, executar políticas de manutenção de clientes, solicitar manutenção de sistemas informatizados, obter conformidade legal de produtos e serviços, repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos, respeitar valores da instituição, estudar sugestões de clientes, atender auditoria interna e externa, demonstrar flexibilidade, conferir documentação, na negociação de cartas de crédito, submeter contratos de produtos à validação do jurídico, estabelecer indicadores de resultados, avaliar potencial de pessoal da equipe, analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj), demonstrar segurança, promover interação da equipe, visitar clientes, remanejar pessoal, estabelecer prioridades, solucionar reclamações de clientes, implementar políticas internas e externas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior ficou em 6.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que ficou em 6.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior ficou em 3.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira 2025

O salário de Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior mostrado aqui é resultado do levantamento de 288 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior CBO 141715 salário