O dissídio de Coordenador de Cobrança 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 420110 no cargo de Coordenador de Cobrança.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 3.750,56

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.671 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Barueri - SP

R$ 4.432,99

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

897 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Supervisor de cobrança supervisiona atividades de cobrança, planejando o trabalho da equipe, controlando a execução das rotinas, estabelecendo parâmetros para negociação com devedores e acompanhando o envio de títulos aos cartórios ou às empresas de cobrança terceirizadas Avalia a qualidade dos serviços e acompanha o cumprimento de metas e prazos.

Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Coordenador de Cobrança

O Supervisor de cobrança planeja o trabalho da equipe, identificando prioridades, elaborando cronograma, propondo alternativas de maximização de resultados e definindo estratégias para cumprimentos de metas e prazos Analisa e implementa rotinas administrativas da área, supre materiais e equipamentos para execução dos serviços e propõe ações de melhoria em processos.

Analisa informações socioeconômicas de clientes, identificando suas necessidades e definindo a melhor técnica para sua abordagem.

Controla atividades de cobrança, conferindo numerário e documentos como faturas, duplicatas, cadastros e recibos Analisa relatório de indicadores e negocia taxas de juros.

Monitora as cobranças bancárias e a emissão de borderôs Acompanha a realização de cobranças de títulos em carteira, planejando recebimentos.

Analisa índices de inadimplência e estabelece parâmetros e alçadas para negociação com clientes.

Monitora a cobrança de títulos vencidos, a negociação de pagamentos com devedores e a proposta de acordos Verifica o envio de títulos aos cartórios ou às empresas de cobranças terceirizadas.

Pode bloquear prestação de serviços por inadimplência do cliente.

Supervisiona a execução dos serviços, administrando conflitos entre funcionários e clientes, distribuindo carga de trabalho, delegando funções e orientando a execução de tarefas Avalia a qualidade dos serviços prestados, acompanhando o cumprimento de metas e prazos estabelecidos, examinando o atendimento prestado ao cliente, identificando falhas no processo de trabalho e analisando o funcionamento de sistemas e equipamentos Administra pessoal, definindo perfil para cargos, propondo admissões e selecionando pessoal.

Controla horários de entradas, saídas e absenteísmo Define escalas, jornadas e cronogramas de trabalho Remaneja pessoal de acordo com aptidões e desempenho laboral.

Propõe promoções, penalidades e desligamento de pessoal Avalia o desempenho da equipe, levantando necessidade de treinamento.

Promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Presta atendimento personalizado ao cliente, fornecendo informações .

Funções do Supervisor de cobrança

O profissional Coordenador de Cobrança deve atender público e informantes, controlar atividades financeiras, planejar trabalho da equipe, demonstrar competências pessoais, administrar pessoal, avaliar qualidade dos serviços, supervisionar execução dos serviços, qualificar equipe de trabalho.

Condições de trabalho da profissão

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Supervisor de cobrança

Um Supervisor de cobrança deve reconhecer diferenças pessoais, propor desligamentos de funcionários, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, estimar volume de trabalho, monitorar atendimento telefônico, dimensionar equipe de trabalho, encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos, promover rodízio de funções, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, esclarecer dúvidas dos funcionários, selecionar pessoal, promover reuniões, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, reenquadrar funcionários em outra função, propor novos serviços aos clientes, propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, agir com desenvoltura, controlar as emoções, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, elaborar cronograma de trabalho, definir rotinas de trabalho, identificar prioridades, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, rever rotinas de trabalho, avaliar desempenho dos funcionários, prestar informações ao público e informantes, verificar consistência de dados coletados, aplicar penalidades aos funcionários, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, orientar trabalho dos empregados, agir com empatia, negociar pagamentos com devedores, criar relacionamento interpessoal, identificar falhas do processo de trabalho, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, relatar falhas do processo de trabalho, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, conferir numerário e produtos do caixa, propor penalidades aos funcionários, elaborar escalas de trabalho, expressar-se com fluência verbal, agir com flexibilidade, propor promoções de funcionários, administrar conflitos entre funcionários, analisar relatórios, agir com ética e atitude profissional, demonstrar atitude proativa, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, administrar conflitos entre funcionários e clientes, controlar ligações telefônicas, definir recursos de trabalho, promover atendimento personalizado ao cliente, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, propor admissões de funcionários, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, treinar novos funcionários, emitir relatórios de controle e desempenho, elaborar programação de férias, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, justificar diferenças de caixa, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, intermediar conflitos entre áreas internas, relatar necessidades de clientes e não clientes, liderar equipe, administrar banco de dados e listagens, agir com criatividade, conferir faturas, manter-se atualizado, definir perfil para cargos, verificar necessidades de novos equipamentos, atuar com dinamismo, propor reciclagem de funcionários.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Coordenador de Cobrança ficou em 7.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Coordenador de Cobrança e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que ficou em 7.10% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Coordenador de Cobrança em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Coordenador de Cobrança ficou em 6.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa 2024

O salário de Coordenador de Cobrança mostrado aqui é resultado do levantamento de 3602 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Coordenador de Cobrança com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Coordenador de Cobrança CBO 420110 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Coordenador de Cobrança em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Coordenador de Cobrança por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 43h 3.524,95 3.661,56 5.167,31 17,10 5.10%
Paraná 43h 2.647,33 2.749,93 3.880,78 12,70 6.60%
Minas Gerais 42h 2.649,68 2.752,38 3.884,24 12,97 7.60%
Ceará 44h 2.148,67 2.231,94 3.149,79 10,17 8.30%
Rio Grande do Sul 43h 2.946,70 3.060,91 4.319,64 14,16 5.60%
Rio de Janeiro 42h 3.610,62 3.750,56 5.292,90 17,84 7.00%
Santa Catarina 44h 2.960,17 3.074,90 4.339,39 14,14 7.10%
Goiás 43h 3.174,66 3.297,70 4.653,82 15,25 6.60%
Mato Grosso do Sul 43h 2.852,87 2.963,44 4.182,10 13,67 6.50%
Maranhão 43h 1.933,63 2.008,58 2.834,56 9,28 6.60%
Pernambuco 44h 2.504,56 2.601,63 3.671,50 11,91 7.70%
Pará 44h 1.980,90 2.057,68 2.903,85 9,39 7.00%
Bahia 42h 2.352,67 2.443,86 3.448,84 11,55 7.10%
Distrito Federal 42h 2.423,49 2.517,42 3.552,65 12,11 7.40%
Espírito Santo 42h 2.412,57 2.506,08 3.536,65 11,84 8.20%
Mato Grosso 44h 2.283,22 2.371,71 3.347,02 10,84 6.50%
Piauí 44h 2.372,40 2.464,35 3.477,76 11,25 6.10%
Amazonas 44h 2.614,98 2.716,33 3.833,37 12,47 6.50%
Alagoas 42h 1.794,43 1.863,98 2.630,51 8,83 8.30%
Rondônia 44h 1.833,98 1.905,06 2.688,48 8,66 7.20%
Sergipe 40h 2.476,52 2.572,50 3.630,39 12,84 7.30%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Coordenador de Cobrança.

Dissídio de Coordenador de Cobrança por cidade

Quanto ganha um Coordenador de Cobrança nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Coordenador de Cobrança na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 43 3.838,84 3.987,62 5.627,45 18,70 5.60%
Curitiba, PR 43 2.730,04 2.835,85 4.002,04 13,17 6.40%
Fortaleza, CE 44 2.118,04 2.200,13 3.104,89 10,02 5.70%
Belo Horizonte, MG 42 2.906,78 3.019,44 4.261,12 14,31 6.30%
Bauru, SP 42 2.903,23 3.015,75 4.255,92 14,39 8.30%
Rio de Janeiro, RJ 42 3.736,37 3.881,18 5.477,24 18,51 4.40%
Porto Alegre, RS 43 3.209,56 3.333,95 4.704,97 15,43 5.90%
Ribeirão Preto, SP 44 3.203,88 3.328,05 4.696,65 15,28 5.70%
Joinville, SC 44 2.800,21 2.908,74 4.104,90 13,36 5.00%
Campo Grande, MS 43 2.933,47 3.047,16 4.300,24 14,09 7.40%
Goiânia, GO 43 3.081,77 3.201,21 4.517,65 14,75 6.50%
Uberlândia, MG 43 2.397,87 2.490,80 3.515,09 11,65 5.50%
Barueri, SP 43 4.267,59 4.432,99 6.255,97 20,63 6.60%
Recife, PE 44 2.498,66 2.595,50 3.662,85 11,89 6.80%
Brasília, DF 42 2.423,49 2.517,42 3.552,65 12,11 4.80%
Sorocaba, SP 43 2.336,04 2.426,57 3.424,45 11,27 7.40%
São Caetano do Sul, SP 44 2.249,10 2.336,27 3.297,01 10,67 6.40%
Araçatuba, SP 41 2.299,41 2.388,53 3.370,76 11,68 5.30%
Osasco, SP 43 2.865,97 2.977,05 4.201,30 13,93 4.90%
Maringá, PR 44 2.687,41 2.791,57 3.939,54 12,69 7.10%
Mogi das Cruzes, SP 44 2.964,82 3.079,72 4.346,20 14,00 4.20%
São Bernardo do Campo, SP 44 2.721,13 2.826,59 3.988,97 12,85 7.10%
Campinas, SP 43 3.108,82 3.229,31 4.557,30 14,88 7.50%
São José dos Campos, SP 43 2.753,03 2.859,73 4.035,74 13,30 6.80%
Marilia, SP 44 3.323,53 3.452,34 4.872,05 15,80 8.00%
Santos, SP 43 2.964,73 3.079,64 4.346,08 14,25 4.10%
Manaus, AM 44 2.614,98 2.716,33 3.833,37 12,47 7.40%
Teresina, PI 44 2.514,26 2.611,71 3.685,72 11,94 6.20%
Rio Bonito, RJ 42 1.523,94 1.583,00 2.233,98 7,52 4.10%
Salvador, BA 41 2.917,79 3.030,88 4.277,26 14,78 7.40%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Coordenador de Cobrança. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Coordenador de Cobrança no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de cobrança e informações cadastrais 2.551,52 2.650,41 3.740,34 5.70%
Atividades de teleatendimento 2.655,30 2.758,21 3.892,47 4.20%
Serviços advocatícios 2.607,45 2.708,51 3.822,33 7.60%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 3.418,92 3.551,43 5.011,88 6.10%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 2.386,72 2.479,23 3.498,76 4.90%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 3.119,04 3.239,92 4.572,27 7.10%
Comércio varejista de móveis 1.838,00 1.909,23 2.694,36 6.20%
Serviços de comunicação multimídia - scm 4.259,75 4.424,84 6.244,47 8.30%
Locação de mão-de-obra temporária 2.878,63 2.990,20 4.219,86 8.30%
Correspondentes de instituições financeiras 4.285,20 4.451,29 6.281,79 7.40%
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas 4.574,48 4.751,77 6.705,85 6.40%
Administração de cartões de crédito 8.160,48 8.476,76 11.962,66 5.60%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 2.214,62 2.300,45 3.246,46 7.80%
Educação profissional de nível técnico 1.948,55 2.024,07 2.856,43 7.90%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 4.910,28 5.100,59 7.198,11 5.00%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 1.840,57 1.911,91 2.698,14 6.70%
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.717,30 1.783,86 2.517,43 5.20%
Estacionamento de veículos 1.928,89 2.003,65 2.827,61 8.20%
Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros não especificadas anteriormente 4.499,09 4.673,46 6.595,32 4.40%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 2.490,67 2.587,20 3.651,13 7.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.